Moscou é única. Antes isolada pela Guerra Fria no período da União Soviética, a capital russa ganhou mais fama após a Copa do Mundo de futebol de 2018. Porém, uma das pegadinhas para o viajante desavisado é saber qual moeda levar para a Rússia.
Apesar de ter uma moeda oficial única, a resposta não é tão simples assim. Veja se vale a pena comprar rublos no Brasil, onde trocar euros e como evitar gastos desnecessários na hora do câmbio.
Qual é a moeda da Rússia
Atualmente, a moeda da Rússia é o rublo, cotado a 0,068 real para 1 (cotação de fevereiro de 2020). Sua sigla é RUB e as notas são divididas entre 50, 100, 500, 1000 e 5000 rublos, já as moedas são de 1, 2, 5 e 10 RUBs.
Nessa hora você diz “poxa, Léo. Então é mais fácil comprar moeda da Rússia aqui do Brasil mesmo e aproveitar que o real é mais valorizado”.
Nesse momento eu digo “calma. Vamos analisar”.
Apesar do rublo ter ganho mais popularidade pós Copa do Mundo, podendo ser encontrado nas casas de câmbio das principais capitais, ele é uma moeda considerada fraca. A dificuldade resulta em taxas mais altas de importação da moeda russa.
Leia mais
Afinal, qual moeda levar para a Rússia?!
Desta forma, finalmente respondendo a qual moeda levar para a Rússia, a orientação é a seguinte: compre euros no Brasil e troque por rublos na Rússia.
Levar a moeda da União Europeia é vantajoso por:
- Ser facilmente trocada em diferentes pontos da Rússia;
- Pode ser aceita em alguns estabelecimentos pela proximidade com outros países;
- Ser considerada uma moeda forte e fácil de ser encontrada nas casas de câmbio no Brasil.
Como comprar euro com as melhores taxas, ainda no Brasil?
Para economizar na compra de dólar, euro ou outra moeda estrangeira, aproveite o cupom de desconto do Sundaycooks.
Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante.
Acesse Confidence Câmbio e use o cupom de desconto SUNDAYCOOKS para garantir uma cotação especial.
Vale levar Euro ou Dólar para Moscou?
“Mas, Léo, por que então não podemos levar dólares ao invés de euros? Eu tenho alguns guardados da viagem pelo Kentucky que você indicou”.
Porque a troca de dólar pelo rublo pode ter mais taxas do que a do euro, já que a Rússia está mais próxima de países que usam a moeda europeia.
Para evitar gastos extras desnecessários, leve para o território russo o euro e troque por rublos. Os cartões de crédito das bandeiras Mastercard e Visa também costumam ser bem aceitos. Não viaje sem eles.
Dicas de câmbio em Moscou e na Rússia
Para evitar pegadinhas comuns na hora do câmbio nos países do Leste Europeu, tente fazer essa transação nos bancos. Os principais bancos russos são Sberbank, VTB e Alfa-Bank e eles costumam oferecer os melhores valores de conversão e não cobram taxas adicionais como as casas de câmbio. Em Moscou é fácil encontrar endereços dessas redes russas.
A diferença do valor do câmbio entre a cotação oficial do Banco Central da Rússia e a da casa de câmbio não deve passar de 2%. Já nos aeroportos, esse montante deve ficar na casa de até 10% a mais.
Na hora da transação, é preciso apresentar seu passaporte. Aliás: antes de finalizar, lembre-se sempre de pedir o recibo que comprove os valores firmados.
Atenção: nas regiões mais turísticas, a informação mostrada nos painéis nas ruas nem sempre é igual a cotação cobrada. Confirme o valor certinho para evitar surpresas desagradáveis.
Geralmente, as casas de câmbio em Moscou ficam perto das principais estações de trem e saídas de metrô, assim como das áreas que concentram as principais atrações turísticas. Os shoppings e o centros de conveniência também costumam ter esse tipo de loja.
Também é possível fazer saques das nossas contas-correntes, ou cartões pré-pagos, nos caixas eletrônicos (ATMs). Ele ficam nos supermercados e shoppings e por serem operados pelos grandes bancos sempre oferecem opções de navegação em inglês.
Bom, agora que você sabe qual moeda levar para a Rússia, que tal saber a melhor forma de entrar no país e suas principais atrações?
Aproveite e não deixe de provar uma vodca russa!
O Sundaycooks viajou a convite do Welcome Moscow.