Assistir uma partida de futebol americano está caindo no gosto do brasileiro que visita os Estados Unidos. O jogo que parece confuso para os visitantes de primeira viagem (Jardas? Quarterback? Ahn?!), está cada dia mais popular, impulsionado pelo sucesso do SuperBowl e por astros do esporte como Tom Brady.

Mas como escolher a data, o local, comprar o ingresso, encarar as multidões, entrar no estádio e ver um jogo? Veja como assistir uma partida da NFL durante sua viagem pela América do Norte.

A liga de futebol americano

Semelhante aos campeonatos de futebol do Brasil, a National Football League (NFL) engloba diferentes times, cidades e datas.

Normalmente, a temporada de futebol americano começa no início de setembro e se estende até fevereiro do ano seguinte, data do SuperBowl, a partida decisiva da temporada.

Como assistir uma partida de futebol americano 03

Aliás, a final da NFL é um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo, com quase 100 milhões de espectadores de diversos países e seus shows marcaram a história da TV e do universo da música pop.

A última edição foi vista de perto por mais de 70 mil pessoas, no estádio Mercedes-Benz, de Atlanta, na Geórgia. A audiência na televisão passou dos 105 milhões. Esse ano (2020), a grande festa do esporte americano vai acontecer em Miami e terá o show do intervalo comandado pelas musas Shakira e J-Lo.

Comprando ingressos para os jogos

O calendário oficial de partidas costumar ser divulgado todos os anos em abril. Por isso, fique ligado no portal oficial se quiser se programar. Basta acompanhar o site da liga e ver as futuras datas e locais das disputas entre os 32 times que formam a liga.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Comprar um ingresso e assistir uma partida de futebol americano é menos complicado do que parece.

No portal da Ticket Master a lista de jogos com entradas disponíveis, separada por times, pode ser conferida e comprada (Lembre-se: os valores são em dólar, mais IOF e não podem ser parcelados.)

Os preços variam conforme a cidade, o estádio e a demanda (ou seja, garantir entradas para a finalíssima não é fácil ou barato. Eu diria que é praticamente impossível conseguir esse ingresso. Os mais baratos passam de 4 mil dólares).

Como assistir uma partida de futebol americano 04

Valores das partidas de futebol americano

Os valores variam muito, desde 30 dólares (uma partida em Miami) na arquibancada, até 1.500 dólares (em Dalas), em um assento com vista privilegiada.

No Brasil, algumas agências de viagens comercializam pacotes que já incluem ingressos para o SuperBowl, sendo uma alternativa para quem quer garantir a entrada.

Para ter um preço mais amigável com o bolso e bons descontos, não pode faltar planejamento e buscar os bilhetes entre setembro e outubro é o ideal.

Como assistir uma partida de futebol americano 02

Principais destinos para os fãs da NFL

Miami, Washington, Denver, Nova York, Los Angeles… só nomear. Assim como no Brasil, os maiores destinos americanos também têm grandes arenas.

Cada um deles traz um estádio com suas características, alguns mais recentes e modernos como o AT&T Stadium, em Dalas, e outros mais históricos como o Memorial Coliseum, em Los Angeles. É perfeitamente possível combinar sua viagem pelos Estados Unidos com uma partida de futebol americano.

Entrando nos estádios de futebol americano

Como é comum em eventos de grande porte nos Estados Unidos, a segurança para assistir uma partida de futebol americano é rígida.

A entrada nos estádios segue regras locais e da NFL, que estipulam algumas determinações especiais.

Mochilas, malas, garrafas, pochetes (elas já voltaram, OK??!) e derivados são proibidos.

Os únicos itens permitidos são binóculos, câmeras, smartphones e bolsas plásticas transparentes com 30 centímetros de diâmetro e pequenas bolsas, de tamanho equivalente a palma da mão pequena.

Curtindo a partida de futebol americano

Chegar ao estádio para assistir ao jogo da NFL é o mais fácil. Agora, se você não é fã do esporte, o mais difícil é entender as regras (vale estudar um pouquinho o tio Google).

Mas não se preocupe. Cada jogo costuma ser um evento por si só, cheio de coreografias e interação com os fãs. Só sente e aprecie o show! E não deixe de provar o típico cachorro quente de estádio.

Como fã do esporte, consegui ver uma partida em Houston e foi uma baita experiência. Verdade seja dita: ninguém organiza um evento esportivo desse porte como os norte-americanos. Senti um pouco daquele calor humano da torcida brasileira bem bagunceira, mas foi um momento divertido daqueles típicos de filme. Sem sombra de dúvidas, é um programa que vale cada dólar alto.

O Sundaycooks viajou para Chicago, New Orleans e Houston a convite do Brand USA.