Se ao passear pelas ruas de Jerusalém você sente na pele a sua vibração, sua religiosidade e todo o seu fervor cultural, ao ver a cidade de cima você tem o privilégio de enxergar tudo isso envolvido em um mar de tranquilidade, ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de olhar para um dos cenários mais famosos do planeta.
Cartões postais de Jerusalém
Veja alguns lugares onde incluir essa sensação no seu roteiro pela Terra Santa.
Monte das Oliveiras
Um dos lugares mais famosos de Jerusalém, o Monte das Oliveiras foi onde aconteceram várias passagens importantes da vida de Jesus, incluindo a sua ascensão aos céus, segundo a Bíblia. E antes mesmo dos relatos desses acontecimentos existirem (uns mil anos antes, para ser mais exato), o local já era utilizado como um cemitério pelos judeus. Hoje existem mais ou menos 150 mil tumbas ali, por isso é fundamental manter o respeito enquanto aprecia a linda vista do local para a cidade.
- Endereço: Monte das Oliveiras. Site.
- Horários: aberto permanentemente
- Ingressos: gratuito
Museu de Israel
Inaugurado em 1965, o Museu de Israel tem uma coleção que inclui relíquias como a Venus de Berekhat, os Manuscritos do Mar Morto e objetos históricos e de interesse cultural de sinagogas e judeus ao redor do mundo. Como ele fica em uma colina no bairro Givat Ram, também oferece vistas ótimas da cidade.
- Endereço: 11 Ruppin Boulevard. Site
- Horários: domingo, segunda e quarta das 10 às 17h; terça das 16 às 21h; sexta e vésperas de feriados das 10 às 14h; sábado e feriados das 10 às 17h
- Ingressos: 54 schekel, adulto
Torre de David
Construída em cima de um antigo forte, a Torre de David (também conhecida como Cidadela de Jerusalém) é outro local famoso na cidade, onde inclusive acontecem eventos e performances. O pano de fundo de tudo isso é uma vista inspiradora para a própria Jerusalém.
- Endereço: próximo ao Portão de Jaffa, na Cidade Velha de Jerusalém. Site
- Horários: de domingo a quinta das 9 às 16h; sexta e vésperas de feriados das 9 às 14h; sábado e feriados das 9 às 16h
- Ingressos: 40 schekel, adulto
Planeje sua viagem:
Igreja Luterana do Redentor
Ela foi erguida num terreno doado por um sultão do Império Otomano ao imperador da Prússia e foi inaugurada em 1898, com a visita do último imperador prussiano, Wilhelm II. Hoje pertence a uma fundação luterana alemã e abriga congregações da mesma corrente. Vale ser visitada pela vista panorâmica e também pela sua arquitetura.
- Endereço: Muristan Road. Site.
- Horários: de segunda a sábado das 10 às 17h
- Ingressos: 15 schekel, adulto
O Caminho das Muralhas (Ramparts Walk)
Indicado para quem quer sair um pouco dos roteiros mais turísticos, o Caminho das Muralhas (que você vai encontrar como Ramparts Walk) é considerado um passeio rico em história e beleza, além de uma ótima fonte de conhecimento sobre a Cidade Velha de Jerusalém, justamente pela visão que você tem lá de cima. Importante: não esqueça de se proteger do sol, existe pouca sombra na caminhada.
- Endereço: próximo ao Portão de Jaffa, na Cidade Velha de Jerusalém
- Horários: de domingo a quinta das 9 às 16h; sexta das 9 às 14h; sábado das 9 às 16h; durante o verão, a caminhada pela parte sul fica aberta até as 19h, enquanto a norte fica até as 17h
- Ingressos: 16 schekel, adulto
Sinagoga Hurva
O nome desta sinagoga significa algo como “em ruínas” ou “arruinada” e nasceu do fato dela ter sido destruída poucos anos depois da sua inauguração, permanecendo assim por 140 anos, antes de ser reconstruída em 1864. Então, aproximadamente 80 anos depois, ela foi novamente destruída, para ser reerguida mais uma vez apenas nos anos 2000 e inaugurada em 2010. Merece uma visita, não?
- Endereço: Bairro Judaico na Cidade Velha de Jerusalém. Site
- Horários:
- Verão: de domingo a quinta das 9 às 18h; sexta e vésperas de feriados das 9 às 13h;
- Inverno: de domingo a quinta das 9 às 17h; sexta e vésperas de feriados das 9 às 13h
- Ingressos: 30 schekel, adulto
O Sundaycooks viajou a convite do Ministério de Turismo de Israel.