Os pratos locais têm uma importância enorme para os peruanos. Comer um ceviche, um tacu tacu, um ají de gallina ou qualquer outra delícia típica não é apenas fazer uma boa refeição cheia de sabores familiares. É valorizar a cultura do país, enaltecer suas próprias raízes e lembrar os antepassados e suas histórias. Algo enorme em uma nação com um passado tão rico. Conheça algumas comidas típicas do Peru que não podem ficar de fora da sua viagem.
Gastronomia no Peru: pratos típicos deliciosos
Lima é o melhor lugar do país para provar a culinária peruana e tentar se conectar a esse sentimento diante de uma receita ou um ingrediente especial, ainda mais se procura por toques modernos. Mas obviamente você também encontra pratos deliciosos em várias cidades do país.
Ceviche
É o mais famoso dos pratos peruanos e até tem a sua origem disputada por países vizinhos. É feito de peixe marinado em algum suco cítrico, acompanhado de muita cebola, alguma pimenta e outros ingredientes para temperar. É viciante e refrescante.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Continue sua viagem:
- Pacotes de viagem para o Peru by Sundaycooks e Venturas
- Qual moeda levar para o Peru?
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?
Chicha morada
Você logo vai aprender que existe uma variedade gigantesca de milhos no país. Uma dessas, o milho roxo, é a base da chica morada, um refresco delicioso e cheio de propriedades benéficas, cujo preparo também leva canela, casca de abacaxi, marmelo e cravo-da-índia, entre outros. Ela é servida sempre gelada, mas vale a pena provar mesmo que esteja frio na rua.
Lomo saltado
Esse é um belo exemplar da mistura da cozinha peruana com a oriental, já que o lomo saltado, criado no século XIX, é feito numa frigideira (na verdade, num wok) e leva shoyu entre os temperos. A carne servida é bovina, cortada em cubos ou tiras, vem acompanhada de pimentões e cebola roxa.
Tacu-tacu
O tacu-tacu é literalmente o feijão com arroz peruano e foi criado por escravos com sobras dos ingredientes. A grande diferença dele para o seu primo brasileiro é o jeito de fazer e de servir: ambos são misturados, amassados, colocados em um formato de panqueca e grelhados numa frigideira. Os acompanhamentos são variadíssimos, mas um bastante típico é o camarão com molho e salsa criolla.
Causa limeña
Carne bovina, frango ou peixe no meio de camadas de uma massa de batata temperada com pimenta e limão, normalmente servida de forma que você consiga enxergar os ingredientes. Essa é a deliciosa causa limeña, um prato de origem criolla, servido sempre frio.
Leia também:
Ají de Gallina
Apesar de parecer que a carne de frango é o ingrediente principal nesse prato, o verdadeiro protagonista é o ají amarelo, uma das tantas variedades de pimentas peruanas. Ambos são servidos misturados, quase como um fricassê, acompanhado de arroz branco e outros enfeites.
Anticuchos
Sabe os espetinhos que encontramos nas nossas ruas, feitos para quem precisa passar e levar, para comer de maneira prática? Os anticuchos peruanos têm essa mesma característica, mas são originalmente feitos com coração de boi. O tempero é feito de azeite, alho, sal, vinagre e pimenta ají panca, outra variedade peruana.
Rocoto relleno
Pimentões recheados sempre são uma boa pedida. No Peru, a versão local (principalmente em Arequipa) é o rocoto relleno. Básico e incrível: uma espécie de pimentão recheado com uma mistura de carne, cebolas, azeitonas, ovos e temperos, assado no forno e finalizado com um pouco de queijo.
Papas a la huancaína
Esse prato é originário da região de Junín e é tão simples quanto delicioso: batatas cozidas e cortadas em rodelas, cobertas com um molho feito com queijo e ají amarelo e acompanhadas de um ovo cozido, azeitonas, milho e folhas de alface. Pode servir como uma entrada ou como prato principal mesmo, dependendo da sua fome.
Dicas importantes:
- 9 problemas e soluções para montar um roteiro para o Peru
- Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
- Onde comer em Trujillo?
Cuy
Esse é provavelmente o prato que gera mais dúvidas nos visitantes do Peru: provar ou não provar? Para ajudar na sua decisão, saiba que o cuy é o nosso porquinho-da-índia, servido assado ou frito, temperado com ají. O sabor é bom e o prato tem 5 mil anos de tradição (era adorado por nobres incas), mas é bom saber que o bicho vem servido inteiro, o que causa uma certa repulsa em quem não está acostumado. Vai encarar?
Suspiro a la limeña
Para colocar um doce na boca depois de todos esses pratos, escolha o suspiro a la limeña, uma maravilha feita com manjar branco, gema batida e merengue de vinho do porto. Aliás, já peça dois, porque você vai querer repetir.
Já viajou pelo Peru? Qual foi seu prato favorito? Conta pra gente 🙂