atualizado em:

Dica do leitor: restaurantes veganos e vegetarianos no Peru

Se você é vegetariano ou vegano e está preocupado com alimentação no Peru, siga essas dicas e viaje tranquilo.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Uma das preocupações dos viajantes vegetarianos, veganos ou que têm restrições alimentares é descobrir bons restaurantes e lugares onde comer. Apesar de o Peru ser a meca latino-americana da gastronomia, essa ainda é uma preocupação válida.

Como não somos vegetarianos, não podemos falar com propriedade sobre o assunto. Por isso, pedimos à Ju, que é vegana, que compartilhasse sua experiência ao viajar pelo Peru. Conta aí, Ju!

Texto e fotos: Juliana Ferraro

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 04

Namastê, queridos e queridas viajantes!

Acabei de chegar da terra dos Incas, para onde viajei com o Fred e a Natie na primeira excursão do Sundaycooks pelo Peru. Hoje gostaria de contar como foi minha experiência viajando pela primeira vez depois que decidi me tornar completamente vegetariana, ou seja, não como nem carne, nem ovos, nem leite ou derivados.

Veganizando no Peru

Eu estava tranquila antes de viajar, pois sabia que no Peru há muitos tipos de batatas, frutas, milhos e quinoa. Sabia também que teria bastante coisa para experimentar em Lima, Cusco e Águas Calientes.

Minha experiência vegana em Lima

Em Lima, fiquei empolgada com o primeiro restaurante, o El Mercado (do chef Rafael Osterling), onde comi alguns legumes cozidos na prancha de ferro com um tempero incrível. E o arroz com legumes também estava uma delicia.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 01

Fui percebendo, com o passar dos dias na capital, o quão restrito são os cardápios para quem é vegano. Ou são poucas opções ou não há nenhuma e temos de pedir para adaptar a receita, o que às vezes é complicado.

Em um dos restaurantes que fomos, não haviam opções genuinamente vegetarianas e eu acabei tendo de pedir um risoto que com certeza tinha manteiga. Senti que, em alguns lugares, quem estava servindo não fazia muita questão de entender o que significa ser vegano e não se preocupava muito com isso.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 02

Ao mesmo tempo, tive boas experiências em outros lugares, como uma sopa de abóbora inesquecível em um dos restaurantes do Gastón Acurio – um dos chefs celebridade do Peru que levou a cozinha típica do país para o mundo.

De maneira resumida, posso dizer que em Lima o placar ficou empatado. Alguns restaurantes tinham opções veganas e me levavam a sério, enquanto outros não estavam tão preocupados com isso. Mesmo a Natalie tendo enviado email e ligado para todos frisando a importância desse cardápio, sentimos que eles não se prepararam adequadamente.

Cusco, o paraíso dos veganos

Cusco foi uma experiência 100% gastronômica.

Logo no primeiro dia, fomos conhecer um restaurante chamado Greens que fica perto da Plaza de Armas. A entrada do local é linda e a decoração feita com quadros vivos, cheios de flores e cores. O cardápio não é totalmente vegetariano, mas tem muitas opções orgânicas e plantadas no Valle Sagrado. Comi um nhoque de beterraba e batata doce inesquecível.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 05

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 06

Outra dica é o Papachos, restaurante do Gastón, que fica no mesmo quarteirão do Greens, bem na Plaza de Armas de Cusco. Lá comi um hambúrguer de quinoa gigante, com um molho de abacate acompanhado de batata doce frita. Dava para saciar a fome de duas pessoas.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 07

Agora vem o melhor. O MAP Café, restaurante do MAP (Museo de Arte Precolombino), foi inesquecível. Eles não tinham opções de pratos principais veganos, mas logo o garçom disse: “Ah, você é vegetariana? Ok, vou falar com a chef e ver como podemos te surpreender hoje.” E eu? Me senti lisonjeada! Ele voltou com três opções criadas especialmente para mim e de sobremesa serviu uma salada de frutas bem docinhas. Um capricho só.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 09

Dicas para quem é vegano e vai viajar para o Peru

Restaurantes

Uma dica para os veganos que vão viajar para Lima é buscar endereços voltados para essa cozinha, pois é o que faço quando vou para São Paulo, por exemplo.

Já em Cusco, eu diria que é possível ir em quase todos os restaurantes, porque lá tem muita coisa boa e sempre encontrei opções gostosas e bem fartas.

Comidas

Existe um monte de coisas gostosas no Peru para quem não come nada que venha de animais. As frutas são deliciosas e até a geleia de coca é super boa. Eles ainda têm abacates lindos e muitas batatas, além do milho gigante e do suco de milho roxo, a famosa chicha morada, que foi praticamente minha bebida de todos os dias. E, claro, quinoa, muita quinoa.

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 08

De vegano para vegano

Não passei fome de jeito nenhum durante a viagem e para fechar com chave de ouro vou deixar a melhor dica até agora. Se você gosta de produtos naturais, todo domingo ao lado do mercado de Surquillo, em Lima, tem uma feira de orgânicos. Lá me certifiquei de que sempre teria uma sobremesa disponível ao comprar vários chocolates amargos.

Se você é vegano ou vegetariano, pode visitar o Peru sem medo de ser feliz – ou de passar fome.

Muito obrigado pelo relato, Ju! E você? Tem alguma outra dica? Deixe aí em baixo nos comentário! Nós agradecemos muito. 

Comida vegetariana e vegana em Cusco, Peru - 03

Juliana Ferraro

Juliana Ferraro é psicóloga de formação, professora de yoga por paixão. Co-criadora do site Lótus Viajante (lotusviajante.com), onde compartilha suas experiências de viagem, receitas vegetarianas e dicas de yoga e meditação. Mora em Paraty,  onde dá aulas na Casa do Dharma (casadodharma.com).

Para quem quiser entrar em contato:

Assine nossa newsletter!