O que o maior dinossauro do mundo, a Princesa de Gales e os pinguins cariocas têm em comum? Em algum momento de suas vidas, todos eles passaram pela província de Chubut entre Trelew e a Península Valdés.
Chubut e sua vocação para NatGeo
A província de Chubut, na patagônia argentina, proporciona ótimas aventuras para quem procura por um roteiro diferente e repleto de contanto com a natureza, pois os principais passeios oferecidos entre Trelew, Puerto Madryn e a Península Valdés envolvem observação de animais como pinguins, baleias, leões marinhos e golfinhos. Nos dias em que passei por lá, me senti em um verdadeiro programa da National Geographic, mas sem as mesmas habilidade fotográficas, é claro.
Como são os principais passeios em Chubut, na patagônia argentina?
Punta Tombo, a casa dos pinguins
O centro de preservação de Punta Tombo foi inaugurado em 2012 e é o ponto perfeito para observação dos pinguins de Magalhães, que partem da costa do Rio de Janeiro rumo às águas geladas da Patagônia entre setembro e abril. É lá também que fica a maior colônia reprodutiva da espécie em toda a Patagônia onde vivem de 200 a 400 mil casais de pinguins. O passeio é feito por uma trilha de cerca de 3 km e com dois mirantes bem posicionados de frente para o mar.
Ingresso: em média 8 dólares.
Puerto Pirámides, o endereço certo das baleias
Os guias locais garantem que Puerto Pirámides é o único destino no mundo que você tem a garantia de encontrar baleias durante a navegação. Sorte ou não, nosso grupo conseguiu ver várias delas bem de pertinho e posso afirmar que a primeira vez que ela aparece bem na nossa frente com toda a sua magnitude é impressionante. Fico pensando como deve ser incrível para a criançada conseguir ver algo tão bonito e tão perto.
Então anote aí na agenda: de junho até a primeira semana de dezembro você consegue avistar esse tipo de baleia; de março a abril é a vez das orcas tomarem conta do pedaço.
Passeio de barco: 73 dólares para estrangeiros.
Puerto Madryn, o lugar daquele vídeo fantástico com uma GoPro
A região de Puerto Madryn oferece diversos passeios como canoagem, trilhas de bicicleta e passeios a cavalo, mas esse ponto da província de Chubut também é muito conhecido pelos mergulhos com leões marinhos. Nada de cilindros, o mergulho é feito apenas com snorkel e, como os animais estão acostumados, eles chegam beeeem pertinho de todo mundo.
Mergulho: 85 dólares.
E olha que incrível o que aconteceu durante esse passeio de caiaque em Puerto Madryn!
Puerto Rawson, golfinhos velozes
Prepare logo a sua câmera, pois rápidas e saltitantes toninas, parentes dos golfinhos, passam praticamente voando perto do barco. Essa espécie é típica desse trecho do Atlântico e a navegação em alto mar dura cerca de 2 horas.
Passeio de barco: 39 dóalres.
Outras atrações da região
- Estância San Lorenzo, para visitar outra pinguinera e provar o típico cordeiro patagônico
- Trekking
- Trilhas de bicicleta
- Passeios a cavalo ou 4×4
- Punta Delgada ou Punta Cantor, de onde partem os passeios para avistar elefantes-marinhos
- Punta Norte para avistar de perto lobos marinhos e as orcas
- Museu Paleontológico Egidio Feruglio, onde estão os fósseis do maior dinossauro já encontrado
- Gaiman, uma cidade gaulesa que ainda preserva tradições celtas e é famosa pelas casas de chá.
Qual a melhor época para visitar a Península Valdés?
De setembro a dezembro é o único período do ano que você consegue fazer os passeios de observação dos principais animais da região: baleias, golfinhos, pinguins e leões marinhos. Essa é também a temporada dos cruzeiros que saem de Buenos Aires em direção a Ushuaia.
Como já diria sua avó, leve um casaquinho e venha preparado para o gélido vento patagônico que sopra durante todo o ano.
Onde ficar em Chubut: Puerto Madryn ou Trelew?
Independentemente da cidade escolhida para a sua base, tenha em mente que as distâncias são muito longas e que você provavelmente passará um bom tempo em trânsito entre um ponto e outro.
Trelew tem um aeroporto maior e recebe os voos mais frequentes da Aerolíneas Argentinas, mas a infraestrutura hoteleira é inferior se comparada com Puerto Madryn.
Puerto Madryn também oferece mais opções de restaurantes e agências de receptivo, por outro lado, a cidade está bem afastada de Punta Tombo, um dos passeios mais legais da região.
Pensando em ficar em Puerto Madryn, os hotéis Território, Dazzler Tower e Península parecem boas e confortáveis alternativas de hospedagem depois de longos dias avistando animais patagônicos.
Aluguel de carro x passeios organizados
Assim como em Esquel, toda a região da Península Valdés, Puerto Madryn e Trelew possui uma estrutura de transporte público bem restrita, inviabilizando qualquer possibilidade de quem quer fazer os passeios por conta própria.
Se você gosta de dirigir por longas estradas, vale considerar alugar carro por lá, mas fique atento pois o sinal de GPS nesse ponto do mapa costuma ser fraco e a internet e o telefone costumar falhar. Além disso, também leve em consideração que as estradas são retas intermináveis e com uma vegetação muito monótona, podendo ser um transtorno e um perigo para quem dirige e sente sono ao volante.
A opção mais tranquila é contratar uma agência local e fechar todos os passeios que lhe parecerem mais interessantes de acordo com o tempo disponível na região.
Uma experiência inesquecível
Quando embarquei para Trelew, confesso que pouco sabia sobre a província de Chubut, mas, a cada novo cenário, as pequenas cidades e os novos destinos foram se tornando uma grata surpresa nessa minha passagem pelo país do alfajor.
Fiquei empolgadíssima ao ver os pinguins de pertinho, senti um frio danado na barriga quando uma baleia apareceu diante dos meus olhos e ainda gostei muito de conhecer a história desse ponto distante da Argentina que só começou a construir suas próprias cidades no final da década de 70. Foram experiências que ficarão marcadas em minha memória.
O Sundaycooks viajou a convite da província de Chubut.
Belíssima matéria e belíssimas imagens!!!
Estive nesse paraíso a tempo atrás e pude testemunhar todo esse encanto de ver animais extraordinários tão de perto! Fiquei com o sonho de retornar algum dia para aproveitar melhor!! Gostaria de compartilhar um video das baleias em puerto madryn que tive a felicidade de filmar de um Drone a partir da praia.
https://youtu.be/VFPxTMdJSd4
É lindo mesmo, não é, Fabrício?
Ola! Ótima matéria! Estou indo para Chubut e gostaria de saber se os passeios são todos pagos com dólar. Os pacotes de passeio saem caro?
Oi, Gabi.
Você pode negociar o pagamento tanto em dólar quanto em pesos argentinos.
Os valores que eu tinha anotado devem estar desatualizados porque fiz essa viagem em meados de 2014, mas eles variavam de 10 a 120 dólares dependendo da atividade proposta:
8 dólares + transporte = Punta Tombo
73 dólares = Puerto Pirámides, para ver as baleias
14 dóalres + transporte e almoço = Estância San Lorenzo, para ver os pinguins
Boa viagem!
Olá! Lindas imagens! Estou programando uma viagem para Puerto Madryn em setembro, e estou a procura de mais informações e dicas, vocês indicam alguma agência de turismo na região?
Oi, Ana. Tudo bem?
Infelizmente não tenho nenhuma agência local para indicar e meus contatos no escritório de turismo não trabalham mais lá. Entretanto, encontrei um link no site da prefeitura mostrando todas as agências da região: https://madryn.travel/agencia-de-viajes/
Boa viagem!
Natalie, obrigada pela dica! Abrçs