atualizado em:

Qual moeda levar para o Peru? Dólar, novo sol ou real?

Descubra como economizar na hora de comprar as moedas para que você possa gastar tudo em lembrancinha :P

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Qual moeda levar para o Peru? foi uma das primeiras dúvidas que tive ao planejar nossa viagem. Isso porque a moeda do Peru, o Nuevo Sol / Novo Sol, não era facilmente encontrada nas casas de câmbio aqui no Brasil. Depois de várias idas ao país e de acompanhar de perto as mudanças cambiais, deixo aqui minhas dicas e segredos para ajudar você a escolher a melhor opção entre levar dólar, soles ou reais para a terra dos Incas 🙂

Qual moeda levar para o Peru?

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Para ajudar ainda mais nossos leitores, o Sundaycooks passou por um longo e detalhado credenciamento para nos tornarmos correspondentes cambiais da Confidence. Isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira disponível com toda a segurança e confiança que a Confidence oferece, mas com uma vantagem: nossas taxas são melhores até que o próprio site da empresa, tudo para que vocês possam economizar ao máximo 😀 Veja os detalhes abaixo:

100 Nuevos Soles

Novas dicas

Quando criei este post, o real estava bem valorizado em relação ao novo sol, contudo, nossa moeda se desvalorizou bastante e os bancos e o governo mudaram algumas de suas regras e valores para o saque internacional. Um exemplo é a incidência de 6,38% de IOF sobre todo tipo de cartão (crédito, débido ou VTM/Pré pago), cuja exceção é a compra de papel moeda que aumentou de 0,38% para 1,1%.

Eu também fiz um teste de saque internacional pelo Itaú e achei a cotação terrível, indicando uma tendência entre os bancos de se aproveitarem desse momento instável do câmbio que já dura por muito tempo.

Juntando isso ao fato de que, como correspondente cambial da Confidence, conseguimos negociar uma taxa ótima para nossos leitores, era hora de atualizar este post e rever as melhores opções de moeda a levar para o Peru.

Devo levar dólares, novos soles ou real para o Peru?

O novo sol está mais fácil de ser encontrado, pois a moeda ganhou popularidade com o aumento de pessoas viajando para o Peru nos últimos anos. Eu gosto de pensar que muito disso foi graças aos posts aqui do Sundaycooks :mrgreen:

Essa popularização faz com que a cotação da moeda melhore pela maior oferta e concorrência entre as casas de câmbio. Com mais brasileiros viajando para lá, a troca do real nas casas de câmbio peruanas fica mais fácil, entretanto a desvalorização da nossa moeda faz com que essa transação não seja tão vantajosa.

O ideal é levar um pouco de cada moeda em qualquer viagem.

Eu sempre digo que é melhor levar um pouco de cada opção em qualquer viagem, ou seja, leve dólar, novo sol, cartão de crédito e cartão de débito para o Peru. Mas quanto de dólar ou de novo sol devemos comprar? Ou será que vale levar apenas uma moeda como dólar ou novo sol?

Levar dólar ou novos soles?

Calcular a melhor opção depende muito das cotações do momento da compra e do momento da troca. Uma notícia ruim em qualquer dos países pode significar uma diferença grande nas conversões e encontrar cotações exatas de casas de câmbio no Peru é algo impossível e difícil de monitorar por aqui 🙁 Mesmo assim, encontrei um site com a cotação das casas de câmbio peruanas e vou usá-lo como base para os cálculos.

Mesmo com a variação nas cotações, as comparações e cálculos abaixo continuam válidos.

A ideia aqui é comparar quantos novos soles conseguiríamos ao trocar 1.000 dólares no Peru e quanto custaria para nós a compra dos mesmos dólares e novos soles aqui no Brasil. Assim conseguimos saber se vale a pena levar mais dólar ou mais novos soles na sua viagem à Machu Picchu, Cusco, Arequipa ou qualquer das outras cidades peruanas 😛

  • No Peru
    • 1.000 dólares = 3.367 novos soles (1 dólar = 3,367 novos soles)
  • No Brasil
    • 1.000 dólares = 3.345 reais (1 dólar = 3,345 reais)
    • 3.367 novos soles = 4.007 reais (1 novo sol = 1,19 reais)
  • Valores já com IOF de 1,1%

Em outras palavras 1.000 dólares-brasil = 3.345 reais. Esses dólares ao serem trocados no Peru te dariam 3.367 novos soles.

Nessa cotação, ao levar dólares e trocar por novos soles no Peru, cada 1 novo sol sairia a praticamente 1 real, ou seja, uma economia de 19 centavos por novo sol caso a compra deles seja feita aqui no Brasil (e isso considerando a nossa cotação que é a melhor que eu já vi para essa moeda).

Levar dólar para o Peru é mais vantajoso!

É claro que levar novos soles é mais prático e evita perder tempo trocando dinheiro, mas a diferença é considerável. Por isso a dica é: leve alguns novos soles para os primeiros dias no país (300 é uma boa quantia) e leve o resto em dólares, fazendo as trocas sempre aos poucos (100-150 dólares por vez) para evitar que sobrem novos soles ao final da viagem.

Lembre-se de que levar muito dinheiro vivo pode gerar preocupação e insegurança (mesmo nos EUA), por isso tenha seu cartão de crédito ou de débito habilitados para utilizá-los quando o dinheiro estiver acabando 🙂

Qual moeda levar para o Peru? - nova nota de 20 soles

O que eu faço se sobrar soles comigo ao final da viagem?

Nesse caso, o melhor a se fazer é pagar o último hotel com a maior parte dos soles, pois pior que perder dinheiro na compra de uma moeda, é perder na venda.

Não gaste tudo no hotel, já que você ainda pode precisar pagar o transporte até o aeroporto e ter algum imprevisto no caminho. Eu sugiro deixar uns 100 soles de reserva até chegar no aeroporto. Já no aeroporto, gaste tudo que sobrou, principalmente as moedinhas, no free shop local. Assim, você usa todo o dinheiro que havia sobrado e ainda traz uma lembrancinha para mim :mrgreen:

Dicas

O Sundaycooks agora é correspondente cambial da Confidence, ou seja, você pode comprar Nuevos Soles, Dólar, Euro e várias outras moedas estrangeiras conosco com toda a segurança e com as melhores taxas 🙂

Se for fazer a troca de uma quantidade considerável de dólares, procure consultar os bancos e peça para fazerem no cambio preferente para tentar economizar um pouco mais.

Você tem alguma técnica especial para a trocar moedas em países como o Peru? Teve algum problema ao tentar sacar ou trocar dinheiro por lá?

Qual moeda levar para o Peru?
Nova nota de 10 soles

 

 

Assine nossa newsletter!

Comentários