Ao planejar seu roteiro de viagem pela Cidade do México, leve em consideração que ela é uma das maiores metrópoles do nosso continente e que as atrações geralmente não ficam muito próximas umas às outras. Por isso, o tempo de locomoção entre um ponto e outro acaba sendo maior do que o imaginado. Pensando nisso, elaboramos um roteiro de seis dias pela cidade para você que quer aproveitar ao máximo uma das capitais mais vibrantes da América Latina.
Conseguiu uma oferta recentemente de voos para o México e está pensando em curtir uns dias na capital? Veja as nossas dicas e tire o melhor proveito do seu tempo de férias, começando pelo básico 😉
Onde ficar na Cidade do México?
Onde ficar na Cidade do México: os 3 melhores bairros
Maria Condesa: um hotel Boutique no bairro descolado da Cidade do México
Room Mate Valentina – uma opção econômica na Zona Rosa
Ofertas de Hotéis na Zona Rosa
Sobre transporte na Cidade do México
Sem mistérios: Metrô da Cidade do México
Como são os táxis na Cidade do México?
Tenho uma longa conexão lá, é possível sair e conhecer a cidade?
Sim! E este post é pra você 🙂
O que fazer numa longa conexão na Cidade do México?
Roteiro de viagem pela Cidade do México
Dia 1 – Chegada à Cidade do México
Se seu vôo faz escalas outros pontos do continente, como Santiago ou Bogotá, é bem provável que você perca o dia todo em trânsito até a Cidade do México. Considere, então, fazer apenas programas mais lights como sair para jantar perto do hotel escolhido ou descansar para reabastecer as energias, afinal, a capital mexicana está a mais de 2000m de altitude e isso não é fácil para quem não está acostumado. Leia mais sobre o mal de altitude aqui: Mal de altitude: como prevenir o soroche.
Veja todas as opções de transporte para sair do aeroporto e seguir para o seu hotel na Cidade do México:
Como ir do aeroporto ao centro da Cidade do México?
Dia 2 – Paseo de la Reforma e Bosque de Chapultepec
A sugestão é reservar o segundo dia para passear pelo Paseo de la Reforma e pelo Bosque de Chapultepec, visitando os principais pontos desta região: o Museu Nacional de Antropologia (onde você irá encontrar um grande acervo das civilizações antigas mexicanas – inclusive o calendário azteca), o Castelo de Chapultepec e o Museu Nacional de História.
A sugestão do roteiro completo você encontra nos posts indicados abaixo:
O Bosque de Chapultepec na Cidade do México: De castelo a museus
Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México
Se você estiver hospedado na Zona Rosa ou perto do Paseo de la Reforma, poderá aproveitar todo esse dia sem depender de transporte público ou táxis 🙂
Dia 3 – Ruínas de Teotihuacán e a marcante Basílica de Guadalupe
Visitar o Museu Nacional de Antropologia antes de conhecer Teotihuacán é fundamental para compreender melhor o contexto dessas civilizações pré-hispânicas. Como o passeio não costuma durar o dia todo (a não se que você queira, claro :P), ainda é possível conjugá-lo com outro lugar icônico da Cidade do México: a Basílica de Guadalupe.
Todos esses passeios podem ser feitos tranquilamente por conta própria usando apenas transporte público. A ideia é ir primeiro a Teotihuacán, evitando a leva de turistas que aporta por lá no período da tarde. Claro que, se você preferir pela comodidade, também é possível contratar uma agência de receptivo local.
Leia também:
Como ir a Teotihuacán por conta própria?
Por que você deve conhecer Teotihuacán, o tesouro perdido?
Basílica de Guadalupe: um espaço dedicado à fé na Cidade do México
Dia 4 – Conhecendo o Zócalo, o centro histórico da Cidade do México
Outra região marcante da Cidade do México é o Zócalo, também conhecido como Centro Histórico 😉 Nesse ponto, você encontrará vários casarões e construções que contam um pouco do passado da capital. Para visitar os museus, ruínas e mercados, considere praticamente um dia todo para esse passeio como indicamos no post:
Um dia no Zócalo, o centro histórico da Cidade do México
Dia 5 – Passeio por Xochimilco e Museo Frida Kahlo
O quinto dia é reservado para muita cor e fortes tradições. A dica é fazer o passeio pelos canais de Xochimilco de manhã e depois seguir até o tocante Museu da Frida Kahlo.
Todas as informações para fazer esses dois programas você encontra nos links detalhados abaixo:
Passeio de barco pelos coloridos canais de Xochimilco
Museu Frida Kahlo: entrando na mente da artista
Dia 6 – Compras e museus ou bate-volta até Tula
Vamos considerar este dia como um dia coringa no seu roteiro. Com 4 dias inteiros você consegue conhecer os principais pontos da Cidade do México e arredores, mas se tiver interesse em fazer outros passeios, considere visitar as Pirâmides de Tula, construídas por outra civilização antiga mexicana, ou ainda ir até a Casa do Trotsky, ao Estúdio Diego Rivera ou ao Museu Soumaya.
Se ainda sobrar um tempinho, você pode fazer algumas compras, seja no bairro de Polanco, seja em alguns de seus shoppings 😉 Nesse caso, reserve algumas horas para passear pela grande loja de departamento El Palacio de Hierro ou caminhar pelo Shopping Antara Polanco, no coração do bairro mais nobre da cidade, um ótimo ponto para compras de marcas mais exclusivas.
Confira as dicas aqui:
Outros museus na Cidade do México
Como economizar nas compras no México com o Tax Free
As Pirâmides de Tula: um bate e volta diferente da Cidade do México
Para curtir a noite na Cidade do México
Veja as nossas dicas de Restaurantes na Cidade do México ou aproveite o clima boêmio dos barzinhos na região do bairro Condesa.
Como foi o seu roteiro pela Cidade do México? Deixe suas dicas 🙂
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/
e´tenho que ver com calma mesmo, acho que vale a pena pagar um pouco mais e ir nessas empresas aéreas low cost!
obrigada Fred Maravilha!
Boa viagem, Alexandre!
Qualquer dúvida, estamos por aqui.
obrigada Natalie Soares!
Bom dia gente. Alguém já foi aos free tours da Estación México? Depois que fui e amei o tour gratuito do PIT Centro Histórico em Bogotá, procurei um semelhante na Cidade do México e reservei. Mesmo assim, surgiu a dúvida se seria legal, já que pode não ser e eu perder tempo nele, podendo fazer outro rs.
Infelizmente não sei dizer, Giovanna :/ Nós andamos tudo ali a pé e sozinhos mesmo. Não achei que perdemos muita coisa, então, o tour, por pior que venha a ser, não vai te atrapalhar muito 😉
vou em junho/16 para a cidade do mexico e ficarei 8 inteiros (sem contar chegada/saída) la.
Vou usar seu roteiro de 6 dias como base. acrescentei 1 dia para ir a Puebla e usarei o seu dia coringa com as opções que sugeriu.
Sobrou então 1 dia. Alguma sugestão para preenche-lo (sem shopping !)?
Outra coisa : canais de Xochimilco valem a pena mesmo ? tenho lido que é bem longe
Nesse dia sobrando você pode deixar para revisar alguma atração que tenha gostado bastante, fazer um tour gastronômico ou quem sabe uma visita em algum museu diferente 😉
Xochimilco é afastado, sim, mas fiquei com a impressão de que quase tudo na Cidade do México é meio distante 😛
Ah! Outra coisa: também é possível visitar Tula: https://sundaycooks.com/piramides-tula-arqueologia-mexico/
Olá Sérgio. Também estarei indo ao México na mesma época que você e incluí Xochimilco no meu roteiro. Sobre o que fazer no seu dia livre, eu indicaria ao nevado de Toluca ou às Grutas de Tolantongo. Não sei se faz o teu estilo, mas eu considerei esses lugares para o caso de me sobrar um dia rs (na verdade, para mim estão faltando dias).
olha só, que legal, dona Giovanna 😀
Será que vai rolar um relato completo aqui pro Sundaycooks na volta? *faz cara de pidona*
Giovanna . obrigado pela dica ! vou pesquisar sobre esses locais.
Claro que vai Dona Natie! E com sunday planner preenchida! o/
Aeeee 😀
Como ir da cidade do México pata Toluca? Quero visitar lá o vulcão, Calixtlahuaca e as pirâmides de Teotenango além da cidade.
É possível fazer tudo isso num dia, num bate e volta da cidade do México?
Oi Sérgio. Eu não sei exatamente como ir, mas Toluca está perto da Cidade do México, então certamente há ônibus na rodoviária que vai direto até lá. Na cidade, provavelmente o melhor vai ser pegar um táxi até os pontos turísticos 🙂
Depois de ver muitos relatos positivos e bons preços das passagens aéreas, decidimos ir a Cidade do México. Ainda tivemos a ousadia de fazer um “puxadinho” – vôo interno para Cancun, com cia mexicana. A experiência é sensacional e cabe com folga no orçamento.
Contei num breve relato aqui: https://viagemabordo.com/2016/02/24/cidade-do-mexico-com-voo-interno-para-cancun/
Ola. Estou muito interessado em conhecer o México, especialmente por que minha esposa faz aniversário no inicio de novembro e temos muita curiosidade em conhecer as fortes tradições desta data, que é alusiva ao dia de finados. Pensamos em ficar uns 5 dias, que deve incluir um final de semana. Alem da vasta oferta turística, cultural, e histórica, queremos desfrutar deste assunto específico no México. Quais as cidades que isso ocorre? Onde podemos nos hospedar? Podemos viajar para outras cidades com transporte público?? Ou locação de auto é recomendável? Posso levar apenas cartao internacional e Dollares Americanos? Agrade”co a ajuda
Oi Wanderlei.
O dia dos mortos (ou dia de los muertos por lá :P) é comemorado em muitos lugares, inclusive na cidade do méxico e xochimilco. Como você tem poucos dias, eu não iria para outra cidade, pois as distâncias são grandes e você perderia muito tempo de viagem. Em todo caso, a região de Puebla e em Oaxaca, há grandes festas também. Se for para escolher entre essas duas, eu ficaria com Oaxaca (mas são 11h de viagem de ônibus até lá).
Ficando na Cidade do México (minha sugestão), vá até Mixquic. Lá a festa ocorre a partir do dia 31 de outubro aparentemente. Xochimilco também tem festividades nessa época e é um lugar bem legal pra visitar.
O que fazer em Oaxaca? Deixe suas dicas 🙂
Roteiro de Puebla com direito a pirâmide e vulcão