Como recordar é viver e estamos a menos de um mês da Oktoberfest, a mais sensacional festa da cerveja alemã, aproveitei a oportunidade para atualizar e montar um roteiro redondinho de quatro dias em Munique, uma das cidades que eu mais gosto na Alemanha.
Para fazer este roteiro, eu incluí os principais pontos e atrações da região, com direito à visita ao famoso Castelo de Neuschwanstein, e considerei dias inteiros na cidade. Fique à vontade para adaptar este roteiro ao seus dias disponíveis e disposição
Dia 1 – Passeio pelo centro histórico de Munique
O objetivo do primeiro dia é passear pela Marienplatz e conhecer os principais cartões postais de Munique. Antes de irmos direto para a cereja do bolo, vamos passear um pouquinho, já que a melhor maneira de conhecer o centro histórico é caminhando 😉
A praça Maximiliansplatz e a Trinity Church são ótimos pontos de partida para esse roteiro, pois, segundo a lenda, essa foi a única igreja do centro da cidade que não sofreu nenhum dano durante a Segunda Guerra 0.O
De lá, siga até a Marienplatz e aproveite uma das mais belas praças e conjuntos arquitetônicos da Alemanha. É nesta praça que fica o prédio da prefeitura (Neue Rathaus), construído em estilo gótico, e também o famoso relógio de Munique, que toca todos os dias às 11h da manhã e atrai uma multidão de turistas para ver seus bonequinhos dançando ao som da música folclórica bavariana.
Se a fome bater, a dica é caminhar até o Viktualienmarkt, uma praça cheia de quiosques que vendem todos os tipos de petiscos e alimentos da região. Ótimo ponto para provar um prato local acompanhado de uma cerveja de ~categoria.
- Munique: onde ficar e por quanto tempo
- Ofertas de hotéis em Munique
- Ofertas de hotéis em Munique perto da Marienplatz
Pertinho desse mercado fica St. Peter’s Church (Alter Peter), uma das igrejas do centro da cidade cuja torre está aberta à visitação. Do alto, você consegue ver a Marienplatz de frente, a Frauenkirche (uma das igrejas mais emblemáticas de Munique) e, na linha do horizonte, a Alianz Arena.
A sugestão agora é seguir até o Sendlingertor, um antigo portal da cidade que hoje concentra vários biergartens bem animados. De lá, continue caminhando até a Karlsplatz. É nesse trecho que começamos a perceber a transição da Munique antiga para a Munique mais moderna.
Da Karlsplatz, é a vez de seguir até a Frauenkirche, passando pela Bürgersaalkirche e pelo famoso restaurante da Augustiner, uma das cervejarias típicas de cidade. Na Frauenkirche, não deixe de subir sua torre para ter uma outra visão do centro histórico 🙂
Descanse um pouquinho por ali antes de seguir até a Odeonplatz para conhecer a Theatine Church, outra famosa e bela igreja, a casa de Óperas da Bavária e os jardins do Hofgarten.
Para terminar o passeio com chave de ouro, vale conferir a programação local, principalmente entre a primavera e o verão, época que muitos festivais e feiras gastronômicas tomam conta da cidade 😉
Algumas dicas de Restaurantes em Munique
Para jantar, alguns restaurantes tradicionais de Munique são uma opção interessante para este primeiro dia: Paulaner im Tal, o restaurante da cervejaria Paulaner, a Hofbräuhaus, restaurante da cervejaria Hofbräu, a Löwe am Markt, da cervejaria Löwenbräu, o Zum Augustiner, da cervejaria Augustiner, ou o Ratskeller, restaurante nos porões da Prefeitura.
Eles podem parecer um pouco turistões, mas são ótimas opções de restaurantes para você começar a entrar no clima da comida típica alemã. A comida é farta e a cerveja, como era de se esperar, é de primeiríssima.
Veja detalhes desse roteiro no post: Um tour pelo centro histórico de Munique.
Se você preferir e quiser conhecer mais detalhes sobre a história de Munique, é possível contratar um tour guiado, como o Fred indica nesse post: Tour guiado em Munique: Como contratar 😉
Dia 2 – visitando o castelo Nymphenburg, museus e o lado mais moderno de Munique
Vale começar o seu segundo dia em Munique conhecendo um dos principais museus da Bavária. Se esse tipo de programa é a sua praia, então é só se jogar 😉 Os museus são ótimos e relativamente próximos uns aos outros.
Principais museus de Munique
- Galeria dos Velhos Mestres (Alte Pinakothek)
- Inaugurada em meados de 1830, a Alte Pinakothek sofreu fortes abalados durante a guerra e praticamente se reconstruiu durante a década de 50.
- Museu de Ciência e Tecnologia (Deutsches Museum)
- Mais de 100 mil objetos contam a evolução da ciência e da tecnologia no mundo ocidental. Dizem que este museu tem mais itens expostos que o Museu do Louvre em Paris.
- Novo Museu de Arte (Neue Pinakothek)
- Reúne obras e esculturas de diversos artistas do século XIX.
- Pinakothek der Moderne
- Ideal para quem gosta de artistas como Rembrandt, Michelangelo, Da Vinci, Picasso e Matisse.
Veja também:
Museus de Munique: Museu Alemão e Pinacotecas
O segundo ponto sugerido neste dia é o Castelo de Nymphenburg, um lugar imperdível em Munique, mas que, muitas vezes, passa batido pelos olhares e agendas de quem tem pouco tempo na cidade. Diz a história que ele foi construído no começo do século XVII como um presente do príncipe da Bavária para a sua esposa #QueRomantico –<-@
Só os belos jardins do castelo já merecem a sua visita 😉 E você ainda pode almoçar no restaurante/café dentro do complexo que oferece uma ótima comida local e a cerveja no ponto 😛
Depois do passeio pelo castelo, outros lugares bacanas que chamam a atenção dos turistas e que valem entrar no seu roteiro são o Olympiapark, complexo que recebeu parte das Olimpíadas de Munique, o famoso e emblemático Museu da BMW e a bela Alianz Arena, casa do Bayern de Munique. Para quem é fã de futebol, ainda é possível fazer um tour guiado pelo interior do estádio e comprar souvenirs do time da casa 😛
Para terminar o dia respirando ar puro, vá até a Chinese Tower, no English Garden, e aproveite para tomar mais algumas cervejinhas e comer pratos típicos alemães (vulgo linguiça, batata e porto :P) neste que é considerado um dos maiores e mais bonitos parques de toda a Europa.
Munique: O que fazer e onde comer
Dia 3 – visitando os castelos de contos de fada Neuschwanstein & Linderhof
Um dos programas favoritos de quem vai a Munique é visitar os Castelos Neuschwanstein e Linderhof que ficam nas encantadoras regiões de Füssen e Ettal. Dizem que Neuschwanstein serviu como fonte de inspiração para o Walt Disney criar o famoso Castelo da Cinderela. Mágico, histórico, fake ou não, vale a visita 😉
Para fazer esse passeio, nós tomamos a decisão equivocada de encarar uma excursão e, diferentemente de outros passeios com guias que já fizemos, esse realmente nos impediu de aproveitar tudo o que esses belos castelos tinham a oferecer 🙁 Uma pena.
A opção ideal para aproveitar bem o tour é seguir por conta própria, como indica o Ricardo Freire do Viaje na Viagem, nesse post. Escolha um passeio em grupo apenas se você estiver acostumado com esse tipo de programação e não se sentir seguro em fazer todo o trajeto por conta própria.
Aceita uma sugestão para o jantar?
Limoni e Byblos: dois restaurantes italianos perdidos no meio de Munique
Dia 4 – Um pulinho até Salzburg, na Áustria
Outro programa super bacana e altamente recomendável para quem está em Munique é aproveitar o Bayern Ticket para passar um dia em Salzburg, uma pequena e fofa cidade austríaca, palco da inesquecível história A Noviça Rebelde e que guarda, entre suas ruelas, toda a magia da música clássica tão presente na cultura da Áustria.
Para conhecer mais sobre as atrações e como chegar à Salzburg, veja nosso relato completo:
Conhecendo Salzburg em um dia a partir de Munique
Dia extra – Tour pelas cervejarias ou passeio por Garmisch e Zugspitze
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar esses dois bate-voltas saindo de Munique, mas garanto que são prioridades assim que conseguir voltar à cidade 🙂
A primeira dica é para quem é apaixonado por cerveja. Algumas das cervejarias mais conhecidas de Munique oferecem visitas guiadas a suas fábricas. Nós fizemos, então, um levantamento completo para quem quer curtir esse tour etílico no link abaixo. Não deixe de conferir as dicas dos leitores nas caixas de comentários, pois tem muita informação interessante para quem quer se aprofundar nesse tema.
Tour pelas Cervejarias de Munique: Hofbräuhaus e Paulaner
Outra dica bem legal do pessoal do Viaje na Viagem é um bate-volta até Garmisch e Zugspitze, um vilarejo típico dos Alpes da Baviera. Durante o inverno, esse é o ponto de partida para uma das estações de esqui favoritas dos alemães. Durante o verão, uma visita à cidadezinha pode render um ótimo passeio, afinal é no topo da montanha (que você tem acesso subindo com um bondinho) que estão alguns dos mirantes mais bonitos da região.
Já imaginou as fotos do Alpes com toda a vegetação bem verdinha? Deve ser lindo.
Bate-volta: de Munique a Garmisch e Zugspitze no Viaje na Viagem
Onde ficar em Munique?
Para facilitar a locomoção e ficar mais próximo dos principais pontos turísticos, procure hospedar-se dentro do centro histórico de Munique, ou seja, entre os limites da área azul demarcada no mapa abaixo.
Dicas de hotéis em Munique:
- Munique: onde ficar e por quanto tempo
- Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique
- Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂
- Ofertas de hotéis em Munique
- Ofertas de hotéis em Munique perto da Marienplatz
Veja Munique – O que fazer e onde ficar num mapa maior
Onde fazer compras em Munique?
Durante os dias que passamos em Munique, encontramos tantas festividades pelas ruas que não tivemos tempo de reparar onde ficam os principais centros de compras da cidade. Mas eu fiz a minha lição de casa e encontrei algumas indicações: a Maximilianstrasse, Kaufingerstrasse e a Fünf Höfe/Theatinerstrasse podem fazem a alegria dos ávidos por compras
Veja como conseguir o reembolso dos impostos ou Tax Free das suas compras
Calendário de festas em Munique
Como Munique é uma cidade muito festeira, bons motivos para tomar uma cerveja nunca lhe faltarão. Para a nossa alegria, as celebrações e festivais gastronômicos e cervejeiros acontecem praticamente o ano todo na cidade ~o~
Os principais já têm datas confirmadas para 2015, portanto você não tem desculpas para não se organizar e curtir o que a Bavária tem de melhor a lhe oferecer: muita história, pessoas simpáticas e ótimas cervejas 😉
BMW Welt Jazz Award – Sense of Humor
De Janeiro a Abril, a BMW vai promover alguns concertos especiais de jazz no BMW Welt, o prédio ao lado do museu da marca. Segundo a programação, a ideia é mostrar que curtir jazz não precisa ter aquele ar intelectual e elitista e que pode ser bem divertido. Detalhes em BMW Welt Jazz Award – Sense of Humor.
Strong Beer Festival
Entre os dias 27 de Fevereiro e 28 de Março de 2015, a cervejaria Löwenbräukeller promove o Strong Beer Festival, o segundo maior festival dedicado à cerveja em Munique, perdendo apenas para a famosa Oktoberfest. Tem como não amar essa cidade, minha gente?
Para ter acesso ao festival da cerveja, é preciso garantir os ingressos com uma certa antecedência. Portanto, fique de olho no site da Löwenbräukeller.
Fruehlingsfest
A Festa da Primavera, também conhecida como Fruehlingsfest, também já tem data confirmada para acontecer em 2015: entre 17 de Abril e 3 de Maio. Essa mini-Oktoberfest é uma experiência única 😛 Lá você pode provar muita comida típica e cervejas locais com muita animação 😀 Para mais informações, veja o site da Fruehlingsfest.
Auer Dult
A primavera é realmente uma época animada em Munique. De 25 de Abril até 3 de Maio de 2015, acontece o Auer Dult, outra festa típica regada a muita comida e cerveja que tivemos a sorte de participar durante nossa viagem pela Alemanha em 2012. Vale a pena dar um pulinho até lá 😉
Como a festa acontece 3 vezes ao ano, ainda dá tempo de participar da segunda edição deste ano que vai de 18 a 26 de Outubro. Veja o site oficial para as datas exatas.
Stadtgrundungsfest
Ainda no verão de 2015, acontecerá outra festa sensacional na cidade para celebrar a fundação de Munique. Anote na agenda entre os dias 13 e 14 de Junho de 2015 rola a tradicional Stadtgrundungsfest, ou seja, mais um motivo para PROST! 😛
Oktoberfest
No segundo semestre de 2015 é a vez da festa mais famosa de Munique: a Oktoberfest. De 19 de Setembro a 4 de Outubro, a cidade promete ficar lotada de visitantes que não querem perder um minuto sequer dessa bagunça tipicamente bavariana, com todo respeito, é claro 🙂
Feira de Natal
Para fechar o ano num clima mais fofinho e tradicional, a Feira de Natal acontece entre 27 de Novembro e 24 de Dezembro no coração do centro histórico, pertinho da Marienplatz. Mais informações no site Munich Christmas Market.
Outros eventos
O Olympiapark também vai divulgar uma série de atividades especiais para o próximo verão, bem como a Allianz Arena que completa 10 anos em 2015 – dica esperta principalmente para quem gosta de futebol 😉
Informações sobre transporte
O sistema de transporte de Munique é menos assustador do que parece, mesmo para quem não fala uma palavra em alemão. Mas para não se perder, é importante ficar atento a alguns detalhes. Antes de viajar, confira os posts sobre transporte:
- Sem Mistérios: Metrô de Munique
- Como ir do aeroporto ao centro de Munique
- Como comprar o Bayern Ticket?
- Como ir de Munique para Praga?
Seguindo viagem
Munique combina muito bem com Nuremberg, Áustria ou até mesmo Praga e Berlim. Toda a região da Bavária por si só já merece uma viagem única.
Gostei muito de suas dicas de Munique. Vou em junho pra lá. Penso em fazer um bate-e-volta até Innsbruck. No entanto, difícil encontrar quem tenha feito. O que pretendo fazer: ir de trem até Innsbruck, passando pelos Álpes BÁVAROS. Parece que há um trem, demorado, mas com paisagens lindíssimas. Ainda não descobri muito bem que trem é esse. Pretendo trocar esse bate e volta, pelo do famoso castelo que inspirou Walt Disney. O que acha? Tem como me dar informações sobre esse trem, se realmente vale a pena? Ele está entre as viagens de trem mais bonitas da Europa. Mas até agora não encontrei uma pessoa que tenha feito essa rota. Pode me ajudar? Obrigada!
Oi, Marina.
Tudo bem?
Infelizmente eu ainda não fiz o bate-volta saindo de Munique até Innsbruck.
Sobre trens panorâmicos na Suíça, recomendo esse relado do Ricardo Freire do Viaje na Viagem: https://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass
Quanto ao trem mais bonito da Europa, será que você está pensando no Glacier Express, na Suíça? O site do Ricardo também conta como é esse tour panorâmico.
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/zermatt-a-st-moritz-no-glacier-express-o-mais-famoso-trem-suico
Escolher entre o passeio de trem e os castelos na região de Füssen – além da questão logística tendo em vista que o segundo está mais próximo – é difícil elencar qual é o mais interessante. Tanto Innsbruck quanto Füssen são duas cidadezinhas deslumbrantes.
Boa sorte com o roteiro e qualquer dúvida, é só falar 😉
Oi, Natalie!
Estou voltando por aqui… preciso dizer que minha viagem (outubro/2015), foi maravilhosa e devo muito às dicas/roteiros/tudo fantáticos desse site maravilindo de vocês!
Como é impossível não voltar, já estou planejando meu retorno em breve. Queria uma dica (sei que é íntimo e pessoal, maaas…). Melhor incluir Munique ou Colonia no novo roteiro?
Lembrando, fiz: Frankfurt/Nuremberg/Dresden/Berlim.
Agora quero chegar por Berlim e passar por outras cidades (Leipzig/Nuremberg (sim. de novo! por que não? :0)/Rothenburg ob der Tauber) e daqui foi que fiquei na dúvida. Subo para Colônia ou paro em Munique e parto de lá, para casa?
Dessa vez, vamos eu, eu marido e nossa duas filhas.
Se puder me dar uma dica, assim como quem não quer nada, vou adorar.
Obrigada!
Oi, Viviane
Que legal que você vai voltar para a Alemanha! É realmente um país muito interessante e que merece várias visitas 😉
Escolher Colônia ou Munique vai depender muito de quantos dias você tem disponíveis. Acho que na região de Munique você consegue encontrar mais programas para fazer com suas filhas, tipo conhecer os castelos e fazer um bate-volta até a Áustria.
Colônia cabe perfeitamente num roteiro de dois dias no máximo, querende prolongar a viagem, ainda é possível curtir os vinhos no Vale do Reno (que é uma gracinha e ainda não conheci com muita calma) ou seguir para Dusseldorf.
Essa escolha também vai depender do seu voo de volta. Munique tem voo direto para o Brasil. Saindo de Colônia, invariavelmente, você vai precisar fazer uma conexão em outra cidade.
Acho que vai ser uma linda viagem!
Olá,
gostei muito do blog!
Parabens!
as dicas sao maravilhosas e me ajudou muito.
Gostaria de saber em media quanto se gasta por dia em Munique, com hospedagem a alimentação.
Obrigada
Obrigado Alicia.
Munique tem hotéis para todos os bolsos e o valor varia bastante com a época do ano, com a localização e, claro, com a qualidade do hotel, então é impossível dizer 🙁 Dá uma olhada nesses links abaixo para ter uma ideia:
Ofertas de hotel em Munique
Sobre comida, estivemos lá mês passado e com 20 euros por refeição você consegue comer uma boa comida alemã e dividir para duas pessoas (os pratos são enormes). É possível encontrar lugares mais baratos se sair do centro histórico ou escolher sanduíche ou pizza.
Dicas muito legais, parabéns!
Obrigada, Bruna.
Cidade mais maravilhosa que conheci na vida, quem for em Munique não só não se arrepende como fica louco para voltar novamente, como eu estou….
Voltar para a Alemanha é sempre uma ótima opção, não é mesmo? 😉
Parabéns pelo blog! Vc sabe se de 15 a 19 de julho deste ano haverá algum festival de verão em Munique? Sabe dizer também se há algum lugar com aventura, tipo tirolesa, muro de escalada, essas coisas que interessam adolescentes?
Obrigada.
Oi Leo.
Durante os finais de semana no verão sempre tem alguma coisa acontecendo. O Viktualienmarkt, bem no centro sempre está aberto. Pena que o Auer Dult acontece algumas semanas depois dessa data. Não conheço sobre essas atividades de aventura, mas trekking pela alemanha também não falta. Tenta falar com o escritório de turismo quando vcs chegarem para confirmar.
Olá. Gostaria de saber se em Munich há algum tipo de passe que engloba tickets para várias atrações por um preço menor, como se tem em Londres (London Pass). Estou indo para a Alemanha semana que vem, e preciso saber… Obrigado!
Obs.: ótimo post, valeu!
Boa pergunta, Leonardo!
Nunca tinha ouvido falar desse tipo de passa em Munique, mas encontrei um chamado Munich CityTourCard e custa a partir de 12,90 euros. Vou analisar sua funcionalidade com calma e depois atualizarei o texto. Ou se você comprar, aceito um feedback no retorno ao Brasil 😉
Boa viagem!
Obrigado, Leonardo 🙂 Eu não conheço nenhum passe de desconto em Munique e o pessoal do departamento de turismo não comentou nada sobre isso quando conversamos com eles. Em todo caso, se houver, vc consegue comprar na hora em algum dos museus. Tenta perguntar pra eles, pode ser que já tenham implementado isso recentemente.
Se descobrir, por favor nos avise 🙂