Já tive minhas malas extraviadas algumas vezes e sempre fico ansioso ao esperar por elas no desembarque. Então, sempre que vou para o exterior, considero embalar minha bagagem naqueles quiosques que ficam perto dos balcões de check-in. Mas será que vale mesmo a pena embalar as malas?
Protegendo sua bagagem antes do embarque
Vantagens:
- Proteger a mala contra arranhões, cortes e abertura dos fechos e dos zíperes – acidental ou intencional.
- Destacar a mala, evitando que outra pessoa a pegue por engano.
- Adquirir um seguro indenizatório em caso de perda ou roubo.
Desvantagens:
- Relativamente caro. Agora, em janeiro de 2018, custa 60 reais por mala embalada no aeroporto de Guarulhos.
- Não há garantia que se a companhia aérea perder sua mala, ela será encontrada mais facilmente.
- A indenização do seguro não é fácil de conseguir, já que a companhia aérea precisa primeiro te reembolsar para, só então, o seguro poder ser pago.
A TrueStar SecureBag (embalagem em plástico filme verde) e a Protec Bag (embalagem em plástico vermelho) são as empresas que oferecem esse tipo de proteção mais comuns aqui no Brasil. A TrueStar também está presente no exterior.
Já utilizei o serviço dessas duas empresas e posso dizer que fiquei satisfeito com a proteção que essas embalagens proporcionam. Várias vezes a embalagem estava extremamente arranhada e desgastada, mas nada aconteceu com a mala.
Também considero um item de segurança pois, já que é mais difícil abrir uma bagagem que esteja embalada, a chance dessas quadrilhas de aeroportos deixarem sua mala em paz é maior. Mesmo com um estilete, abrir uma embalagem da TrueStar pode ser demorado. Sempre levo bocado de tempo para conseguir me livrar desse plástico
Considere embalar as malas para viagens mais longas ou com escalas. Nem tanto pela questão do seguro, pois para conseguir esse benefício, você primeiro terá de passar pelo perrengue da companhia aérea (que pode levar meses para se resolver), mas por saber que sua mala estará protegida contra arranhões e contra possíveis golpes. Sem contar que ajuda a dar um destaque, evitando que pessoas a peguem por engano.
Considere embalar suas malas se o seu voo:
- Terá conexão
- É de companhia aérea que você sabe / já ouviu falar de problemas com malas
- Passará por aeroportos muito movimentados
- Passará por aeroportos que sejam reconhecidamente inseguros quanto ao roubo de itens de bagagens
Outras dicas de segurança em malas:
- Evite levar coisas de valor, principalmente eletrônicos, nas malas despachadas. Esses são os objetos mais procurados pelos ladrões.
- Ao embalar as malas, guarde SEMPRE o comprovante. Caso precise, ele ser como apólice do seguro.
- Tire fotos das suas malas antes e depois de embalar. Isso ajuda na identificação caso seja extraviada.
- Em caso de extravio, procure sempre o posto de Achados e Perdidos (Lost and Found) e a companhia aérea ainda dentro da sala de desembarque para fazer a ocorrência. Sem a reclamação feita, nem a transportadora nem a empresa que embalou suas bagagens poderão ajudar.
Aeroportos em que há, notadamente, muito problema de extravio de malas:
- Miami
- Londres (isso mesmo, o Heathrow)
- Madri
- Barcelona
O aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos piores no quesito roubo de itens de dentro das malas. Nos últimos anos, também nos deparamos com relatos sobre furtos nos aeroportos de Miami, Orlando e Joanesburgo.
Companhias aéreas com as quais já tive problemas com extravio de malas:
- British Airways (2 vezes)
- Ibéria
- American Airlines
- LATAM
Que a Nossa Senhora Protetora das Malas nos proteja!
Concordo.
Vale a pena proteger as malas e não apenas por precaução contra o que podem levar delas, mas também pelo que podem colocar nelas.
Quando viajo com mochilas uso o Travel Bag da Curtlo https://bit.ly/rluN6P
Fala Jordian.
Interessante essa Travel Bag. Para mochilas é uma mão na roda 😀 Para malas eu já não sei 😛
Mas essa questão do zíper me preocupa. Ele fica aparente? pq eu já vi demostrações de abertura de zíper mesmo com cadeado que você nem fica sabendo que a mala foi aberta 🙁
Realmente, colocarem itens na sua mala é outra preocupação, menor escala, mas que pode lhe dar muita dor de cabeça até você explicar tudo…
Até,
Tive objetos furtados da mala em uma viagem Joanesburgo-Belo Horizonte, pela South African Airways. Tudo o que estava no bolso mais externo da mala desapareceu, por sorte nada de valor.
Desde então sempre embalo as malas ainda em Confins, onde o serviço (da ProtecBag) é bem mais barato que em Guarulhos (TrueStar).
Oi Paulo.
Que pena que isso tenha acontecido com vc. Dos males o menor, pelo menos :/
Eu também prefiro embalar as malas no primeiro aeroporto da viagem, daí já vai protegendo desde o início 🙂
Em Vitória-ES ainda tem Protec Bag, mas em São Paulo já tem alguns anos que não tem.
Morei em Luanda, Angola, de 2008 a 2011, trabalhando com uma companhia internacional. Das dezenas de estrangeiros que conheci, todos praticamente tinham que viajar por Joanesburgo. Muitos deles tiveram as bagagens reviradas e coisas roubadas. Nos terminais vários perderam celulares e outras miudezas. É um aeroporto onde todo cuidado, literalmente, é pouco! Evite! Eles trem o Protec-Bag. Eu também passei várias vezes em trânsito sem problemas. A única vez que saí, a caminho de SP, tirei e voltei a fazer check-in. Não consegui tempo de fazer o embalo, mas recomendo!
Oi Renato.
Obrigado pelo relato 🙂 Fica a dica para quem está viajando por Joanesburgo.
Já usei o serviço duas vezes: A primeira vinda de Miami, com duas conexões ! Não pensei duas vezes e mebalei as 3 malas NOVINHAS !!! kkkk
Eu gostei, pq a proteção ja veio danificada nos cantos… se fosse diretamente nas malas, teria feito um estrago !
Fora que o cara dava MILHOES de voltas em cada mala com o plástico ! Excelente !
Na segunda vez usei esse Protect Bag que tem no Galeão. Não ache nada demais, pouco plastico…. mas as minhas malas eram tãooooo novinhas ! kkkk
Acho syper válido, já que o numero de malas mexidas não diminui !
Oi Renata.
O plástico da Protec Bag acaba sendo mais duro que o da TrueStar e é bem resistente. Não sei exatamente qual oferece maior proteção, mas as duas cumprem seu papel bem 🙂
Eu só acho a da Protec Bag mais fácil de abrir se você tiver um estilete ou algo do tipo, mas não acho que os gatunos vão perder tempo tentando abrir uma mala embalada (assim espero).
Até,
Fred,
Bom, há o risco de abrir o Zíper sim. O sistema não é tão hermético quanto o empacotamento, mas em compensação é re-utilizável. Nunca utilizei para proteger uma mala, mas já foi usado como “a mala”.
Abraço
hehehe Acho que essa vantagem de usar como mala extra também é uma boa 😀
Reutilizar certamente é uma das maiores vantagens. Acho que para malas não vale a pena por causa das rodinhas que ficam inutilizadas, mas para mochilas e malas sem rodas é uma idéia bem interessante!
Concordo plenamente
Sempre embalo minhas malas também.
Uma dica é comprar uma mala em uma cor bem diferente para facilitar a identificação. A minha nova mala comprei verde limão. Nas conexões não tem erro. De dentro do aviao, vejo minha mala de longe hehe
Já tive a mala arrombada no Galeao, e um amigo q ali trabalha como controlador de vôo disse que é muito comum acontecer!
Prefiro despahar só em ultimo caso, senão prefiro nao arriscar embalar na ida e na volta
Oi Danielle.
Que pena que isso tem acontecido com mais frequência ultimamente :/ em Ezeiza não há fiscalização direito e os roubos são frequentes também.
O jeito é a gente se previnir e pagar o pato, pois o estresse e gastos com embalagem é todo nosso 🙁
Eu sempre embalo. Acho super seguro!! 😉
Nessa ultima viagem embalei minha mala por um simples motivo: a alça dela quebrou 2 minutos antes de eu entrar no taxi para ir para o aeroporto…acontece! rs
Sobre o preço achei caríssimo tb….Agora não sei se é verdade mas me disseram que as empresas que embalam tem um certo monopólio, tanto que em Guarulhos, vc só encontra uma empresa p/ embalar…
Oi dona Guta 🙂
O preço é caro mesmo. O monopóplio deles é por aeroporto, pois eu também nunca vi outra empresa no mesmo aeroporto, nem no exterior.
Fazer o que? Se houvessem opções interessantes reutilizáveis, como a que o Jordian disse, para malas eu certamente usaria 😛
Não sei se foi em Ezeiza ou em Guarulhos que vi a True Star e a Protect Bag .,,, uma ao lado da outra ….
Em Guarulhos é não 😛 A não ser que de Outubro pra cá tenha aparecido uma Protec Bag lá hehehe
Eu embalo em casa mesmo 🙂
Compro 1 rolo de filme plástico desses que usamos na cozinha e um rolo de fita larga transparente e passo por toda a mala.
Meu marido a primeira vez que fiz isso, quase enlouqueceu disse que é dinheiro jogado fora maaaas, como minhas malas eram virgens eu não tive coragem de colocá-las pra serem arrombadas de cara e deu super certo.
Fui a Londres e a minha mala só chegou no outro dia, um bata perrengue isso.
E fui a Roma embalei em casa e depois no aeroporto com o plástico verde, chegou perfeita minhas malas.
Já em San Francisco lembalei em casa e levei os rolos pra embalar no hotel 🙂 bem mais barato e ficou tõ perfeita foi enrola toda de fita larga dá um baita trabalho pra tirar e isso protege de roubos e de sujeiras, molhar e até arranhões.
A minha mala nos EUA foi aberta ao voltar ao Brasil, de prache né
Vimos e desesperamos eles abriram e tiveram o capricho de fechar igual remendando com fita larga
Minha mala teve vários arranhões nessa volta e com o plástico e a fita o estrago foi bem menor.
Fora que viajo várias vezes ao ano pra visitar família dentro do Brasil e vou te contar, perdi as contas de quantas vezes a GOL e a TAM estoraram minha mala e tiveram que ir a minha casa buscar e arrumar só que chega a um limite, não tem como mais arrumar de tanto que eles estouram, muita falta de cuidado.
Dá trabalho sim maaaas, é mais barato e a garantia é a mesma de embalar em aeroporto eu acho.
Oi Joseane.
Nossa, que trabalhão 😛 Isso me lembrou uns rolos de plástico filme que vi num supermercado dos EUA. Era um rolão (pesava uns 2-3kg) que já vinha com um bastão para facilitar o embalo. Tinha também vários rolos de plástico bolha, que eu já vi gente usando nas malas tb.
É uma opção interessante pra quem não se importa de gastar um tempinho a mais fazendo as malas 😀
Até,
Fred, eu nunca tinha visto esse rolão até ir visitar minha família no Natal e meu sogro aparecer com um desses.
O rolo tinha ou tem 100 ou 200 metros é enorme e pesado, fiquei louca por um 🙂
Mas, não deu tempo de ir comprar antes de voltar pra casa.
E fou no interior de São Paulo que ele comprou e compra habitualmente. Fica a dica se alguém precisar acho que nesses mercadões devem vender, pelo menos ele comprou no mercadão da cidade.
Obrigado pela dica, Joseane 😛 Rolão de papel filme pra vida hehehe
🙂
eu não me importo em gastar um tempinho embalando as minhas malas, porque sei que foram caras e se descuidar não duram nada nas mãos desses facénoras destruidor de malas.
E não é tão mais trabalhoso quanto esperar pra que façam no aeroporto só é mais barato e eu curto pra caramba todos os ítens que fazem parte de uma viagem 🙂
Plástico bola seria interessante mesmo 🙂
O meu fica menos de 4 reias pra embalar
Oi Joseane.
Realmente é beeeeem mais barato 😛 fica aí a dica pra quem quer economizar ao embalar as malas, já que o preço é realmente bem salgado 😀