Já tive minhas malas extraviadas algumas vezes e sempre fico ansioso ao esperar por elas no desembarque. Então, sempre que vou para o exterior, considero embalar minha bagagem naqueles quiosques que ficam perto dos balcões de check-in. Mas será que vale mesmo a pena embalar as malas?
Protegendo sua bagagem antes do embarque
Vantagens:
- Proteger a mala contra arranhões, cortes e abertura dos fechos e dos zíperes – acidental ou intencional.
- Destacar a mala, evitando que outra pessoa a pegue por engano.
- Adquirir um seguro indenizatório em caso de perda ou roubo.
Desvantagens:
- Relativamente caro. Agora, em janeiro de 2018, custa 60 reais por mala embalada no aeroporto de Guarulhos.
- Não há garantia que se a companhia aérea perder sua mala, ela será encontrada mais facilmente.
- A indenização do seguro não é fácil de conseguir, já que a companhia aérea precisa primeiro te reembolsar para, só então, o seguro poder ser pago.
A TrueStar SecureBag (embalagem em plástico filme verde) e a Protec Bag (embalagem em plástico vermelho) são as empresas que oferecem esse tipo de proteção mais comuns aqui no Brasil. A TrueStar também está presente no exterior.
Já utilizei o serviço dessas duas empresas e posso dizer que fiquei satisfeito com a proteção que essas embalagens proporcionam. Várias vezes a embalagem estava extremamente arranhada e desgastada, mas nada aconteceu com a mala.
Também considero um item de segurança pois, já que é mais difícil abrir uma bagagem que esteja embalada, a chance dessas quadrilhas de aeroportos deixarem sua mala em paz é maior. Mesmo com um estilete, abrir uma embalagem da TrueStar pode ser demorado. Sempre levo bocado de tempo para conseguir me livrar desse plástico
Considere embalar as malas para viagens mais longas ou com escalas. Nem tanto pela questão do seguro, pois para conseguir esse benefício, você primeiro terá de passar pelo perrengue da companhia aérea (que pode levar meses para se resolver), mas por saber que sua mala estará protegida contra arranhões e contra possíveis golpes. Sem contar que ajuda a dar um destaque, evitando que pessoas a peguem por engano.
Considere embalar suas malas se o seu voo:
- Terá conexão
- É de companhia aérea que você sabe / já ouviu falar de problemas com malas
- Passará por aeroportos muito movimentados
- Passará por aeroportos que sejam reconhecidamente inseguros quanto ao roubo de itens de bagagens
Outras dicas de segurança em malas:
- Evite levar coisas de valor, principalmente eletrônicos, nas malas despachadas. Esses são os objetos mais procurados pelos ladrões.
- Ao embalar as malas, guarde SEMPRE o comprovante. Caso precise, ele ser como apólice do seguro.
- Tire fotos das suas malas antes e depois de embalar. Isso ajuda na identificação caso seja extraviada.
- Em caso de extravio, procure sempre o posto de Achados e Perdidos (Lost and Found) e a companhia aérea ainda dentro da sala de desembarque para fazer a ocorrência. Sem a reclamação feita, nem a transportadora nem a empresa que embalou suas bagagens poderão ajudar.
Aeroportos em que há, notadamente, muito problema de extravio de malas:
- Miami
- Londres (isso mesmo, o Heathrow)
- Madri
- Barcelona
O aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos piores no quesito roubo de itens de dentro das malas. Nos últimos anos, também nos deparamos com relatos sobre furtos nos aeroportos de Miami, Orlando e Joanesburgo.
Companhias aéreas com as quais já tive problemas com extravio de malas:
- British Airways (2 vezes)
- Ibéria
- American Airlines
- LATAM
Que a Nossa Senhora Protetora das Malas nos proteja!
Priscila,
Muito obrigado pela dica, vou ver se de repente compro os cadeados la mesmo, pois as malas comprarei la também (sai mais barato)
Valeu mesmo pelas dicas, Bjs.
Olá! minha dúvida é a seguinte:
como sei que o serviço é bem caro (minha opinião), questiono a quem souber, se existe alguma regra quanto a embalagem somente ser autorizada com as empresas prestadoras nos aeroportos ou eu mesmo posso embalar (com filme PVC mesmo) e identificar do meu modo, pois sai imensamente mais barato e atende a mesma finalidade. Forte abraço a todos!
Oi Erick.
Não tem obrigação nenhuma não. Vc pode embalar as malas do jeito que quiser 🙂
Este ano eu tive que fazer uma viagem a trabalho para SEA (Seattle) e acabei passando por JFK.
Ao sair do Brasil paguei R$ 40,00 para embalar a bagagem em GRU pela TrueStar, mas, para minha surpresa, quando cheguei em JFK e fiz a conexão para SEA as balconistas da American Airlines me obrigaram a retirar a película protetora.
Resultado: chegando a SEA minha mala não estava arrombada, mas estava toda detonada devido ao péssimo tratamento que deram.
Pode ser que para longas viagens até compense envolver a mala numa película, mas é bom que todos saibam que há aeroportos que vão exigir a retirada da película.
Eu observei nos aeroportos que passei nos EUA que esse tipo de serviço (secure/protect bag) com película sequer existe. Achei estranho, mas tudo bem.
Oi Roberio.
Olha, a última vez que eu voltei de NY no JFK, tinha uma empresa embalando malas, mas eles disseram que pode ser que o pessoal da segurança rasgue a embalagem para olhar dentro da mala. Em teoria eles iriam levar para reembalar, mas eu acho difícil que isso fosse acontecer.
Em todo caso, devem ter pedido pra vc fazer isso para o caso de quererem abrir a mala. Não é legal, mas fazer o q? :/
Infelizmente o tratamento dado às malas é terrível em quase todas as companhias aéreas 🙁
Eu não embalo mais, comprei uma capa permanente no aeroporto de Porto Alegre e fiquei muito satisfeita, já vem com cadeado e ajuda muito na hora de encontrar na esteira…Muito, muito Bom…acho q deveria ser divulgado isso para as pessoas que tiveram experiencias ruins com mala como eu ja tive.
Carla, obrigada pelo seu relato 🙂
Já pensei em comprar uma dessas capas protetores, parece ser bem práticas e ainda ajudam a não danificar a mala. Comprei uma mala novinha e com menos de 5 viagens ela já está toda danificada :/
Oi Carla, me diga onde exatamente no aeroporto Salgado Filho tu comprou a capa para tua mala, preciso urgente de uma!!!! Pagou muito Caro?
Pessoal, posso comprar o plástico no supermercado e embalar eu mesmo em casa? Tem de ser só destas empresas nos aeroportos?
Pode sim, Felipe. Só não sei se valerá a pena, porque você precisará de bastante plástico para embalar as malas. Talvez vc encontre um mais em conta em algum atacado ou mesmo no Walmart dos EUA (tinha um rolo gigante quando eu olhei lá).
Estou pensando em embalar minhas malas pq acabei de comprá-las.
Já tive muita mala arrebentada em viagens e já assisti malas rolando pelo chão caindo daqueles “trenzinhos” que fazem o transporte e que só possuem uma lona nas laterais.
Esse plástico filme é fácil de achar em lojas de embalagens e artigos descartáveis, é enorme e tb no mesmo lugar se acha a fita adesiva larga e de várias cores. Acho que colocando bem colorido vai ficar difícil alguém abrir p/ depois fazer igual!!!
Ainda para completar: agora só coloco lacre nos zíperes prendendo junta à alça, para evitar que os ladrões consigam correr com o zíper, como eles fazem no vídeo em que abrem a mala com a caneta.
Antes usava um cadeado, mas no aeroporto de Munique encontrei minha mala sem o dito e ainda fui avisada que lá, todos os cadeados são arrebentados propositalmente. Também fiquei em choque com a informação, mas, pelo menos, não levaram nada.
É uma opção, Christina 🙂 Certamente dificulta a ação dos ladrões e ajuda a proteger as malas. Inclusive algumas pessoas sugeriram isso por aqui 😛
Comprei hoje(19/03/2014) no SAARA, um rolo de 300mx28cm que custou 18,50 reais. Preferi com essa largura p/ poder caber numa mochila e levar p/ qualquer lugar. Tem rolos até 3x essa largura. A fita adesiva larga e colorida de 40mx48mm custou 3 reais. Amanhã faço minhas malas e vamos ver se a TAP não vai reclamar!
Interessante, Christina 🙂 A TAP por si só não tem porque reclamar. Depois conta pra nós como foi a experiência 😉
Sem nenhum problema nem na ida nem na volta!
Na hora de passar pela alfandega brasileira fui direto pela passagem de “nada a declarar” apesar de estar voltando com 36 quilos a mais do que fui(rsrsrs), o agente pediu para eu parar e quando viu as malas todas empacotadas mandou passar direto!!!! (ufa!)
Só para constar, na Europa, o protect bag e similares estão com preço de 10 euros, o que sai mais barato que aqui que estava por 40 reais.
Que sorte, Christina 😛
olá, vocês sabem me dizer se no aeroporto Galeão, no RJ, há esse serviço de empacotamento da mala? nunca precisei usar, mas como viajarei para Itália com escala em Lisboa farei para me prevenir de qualquer dano à mala ou roubo… obrigada!
Oi Camilla.
Se não me engano tem sim. Já tem um tempo que não vou lá, mas lembro de ter visto esse serviço. Além do que, eles estão em quase todos os grandes e importantes aeroportos de cada estado 😉
Olá!
Já usei esse serviço no aeroporto em dois aeroportos, o de Guarulhos em SP e o de Florença na Itália. Em ambos gostei do serviço, mas achei o que o de Guarulhos foi caro demais (R$40,00); enfim, vale por ter sua mala inteira 🙂
Dentro de alguns dias vou embarcar no aeroporto de Veneza. Vocês sabem se lá tem algum serviço desses ??
Obrigado e boas viagens a todos 🙂
Oi Marcelo.
Infelizmente não sei se há no aeroporto de veneza o serviço, mas pela experiência, em todos os aeroportos maiores sempre há algo assim. Se puder nos dizer se há, nós agradecemos!
Ola!
Alguem saberia me informar o valor do servico supracitado aqui, em Paris?
Muito obrigada desde ja! 🙂
Oi Lucimeri. Esse serviço está disponível nos maiores aeroportos, então do Charles de Gaulle deve ter sim 🙂
posso eu mesmo empacotar complastico bolha?
Oi Eduardo. Teoricamente pode sim, mas plastico bolha rasga muito fácil. Aquele plástico filme que usamos nos alimentos é o mais indicado pra fazer manualmente 🙂