Valle Nevado é uma das estações de esqui mais visitadas pelos brasileiros. Durante a temporada de 2023, ao menos 70% das diárias estavam reservadas para visitantes do nosso país. Arrisco dizer que, em altas temporadas, o idioma oficial por lá seja o português, hein?

Localizado na Cordilheira dos Andes, no Chile, este destino tem fácil acesso. São quatro horas de voo direto entre Brasil e Chile (até Santiago) e depois mais duas horas de estrada até chegar ao Valle Nevado.

Não precisa de visto e nem de vacinas obrigatórias, basta apresentar o passaporte ou RG válido e o comprovante de preenchimento do formulário de declaração juramentada de entrada no Chile.

Existem várias maneiras de curtir Valle Nevado, ao longo da temporada de inverno ou verão, seja apenas passando um dia ou se hospedando por lá para aproveitar as atividades com mais calma. Cada perfil de viagem terá uma perspectiva diferente uma da outra.

Neste guia completo sobre Valle Nevado reunímos dicas para tornar seus passeios de inverno ou verão mais práticos e proveitosos. Fique atento: todos os valores apresentados ao longo do texto são em pesos chilenos e foram apurados durante o primeiro semestre de 2024.

A estação de esqui de Valle Nevado

O Valle Nevado Ski Resort é a maior estação de esqui da América Latina e está localizado a mais de 3025m de altitude, bem pertinho de Santiago, e sua temporada de 2024 promete se estender até o dia 30 de setembro.

O complexo oferece uma infraestrutura com três hotéis, quatro restaurantes, três bares, uma academia, SPA, boulevard de lojas, piscina aquecida, mercado, cinema, creche, Kids Zone, espaço para eventos, estacionamento, heliponto, escola de esqui e até um Centro Médico.

O clima no alto da montanha costuma ser ensolarado e diversas atividades extras estão programadas durante toda a temporada.

Preocupados com a segurança, o Valle contrata equipes qualificadas e sempre à disposição para qualquer dúvida ou atendimento de emergência que se faça necessário. O espaço de assistência à saúde da Clínica Las Condes fica aberto todos os dias, das 9h às 17h, para atender qualquer emergência em caso de acidentes. Atenção: não pratique nenhum esporte de neve ou viaje para qualquer estação de esqui sem um seguro viagem que cubra a prática de esportes radicais.

Esquiador praticando em uma montanha cheia de neve
Fotos: Valle Nevado

Quando ir ao Valle Nevado?

O Valle Nevado fica aberto durante o ano todo com programação específica para cada período.

O início e o final da temporada podem ter preços melhores de hospedagens, mas não há tanta neve quando comparamos aos meses de julho e agosto.

A alta temporada acontece durante o inverno entre o fim de junho e meados de setembro. Ao longo deste período, ingressos e hospedagens se esgotarem, portanto, faça um planejamento para garantir o cronograma do seu roteiro.

No verão, Valle Nevado continua sua programação adaptando as atividades para o clima mais quente, conforme listamos no próximo tópico, mas já adiantamos que nem todos os serviços continuam, como é o caso de alguns hotéis e restaurantes.

assine nossa newsletter

    O que fazer no Valle Nevado?

    O Valle Nevado oferece possibilidades de diversão e isso inclui esqui ou não. Antes de comprar seu ingresso, selecione as atividades mais interessantes e consulte as opções de pacotes para garantir preços mais baixos.

    Programação de inverno

    Pistas: são 40 pistas qdividas entre pistas para crianças, iniciantes, intermediárias, avançadas e expert e 15 teleféricos que levam os visitantes de um ponto ao outro, enquanto apreciam a vista lá do alto. Este momento agrada esquiadores ou quem quer apenas curtir os momentos na neve.

    Durante o inverno, a prática de esqui, snowboard, snowshoeing (caminhada com raquetes), freestyle e heliski são as atividades mais procuradas.

    Guia de Valle Nevado: a maior estação de esqui da América Latina 1
    Fotos: Valle Nevado – Aulas de Ski

    Aulas: para quem vai pela primeira vez ou quer relembrar as técnicas de esqui, recomendamos que faça algumas aulas com instrutores certificados que falam português. Assim, você entenderá como esquiar de uma maneira segura e garantir boas memórias.

    As aulas duram cerca de 55 minutos e você pdoe contratar pacotes individuais ou em grupo.

    Après-ski: ao final do dia depois que as pistas encerram as atividades, os hóspedes são recepcionados com sopas e chocolate quente para relaxar e descansar. É como se fosse um o happy hour do esquiador.

    Wine & Music: é um dia dedicado à música e vinhos chilenos, com a presença de doze vinícolas da região. Esta será uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre essa bebida. Aprecisar uma bela taça de vinho olhando para a Cordilheira dos Andes deixa qualquer momento ainda mais especial.

    Atividades de verão

    Se estiver planejando um roteiro para Santiago durante o verão, o Valle Nevado estará aberto e com programação ativa! As principais atividades são as trilhas e há três tipos de rotas:

    TrilhaDuraçãoAlturaValor
    Viracocha (Deus das origens)1 a 2 horas3.300 metros$30.000
    Rota Inti (Deus Sol)4 a 5 horas3.600 metros$30.000
    Rota Apu (Espíritos das montanhas)1 a 2 horas3.485 metros$30.000

    Competições de mountain bike, escalada e passeio de gôndolas, almoço na montanha e passeio a cavalo são alternativas bem divertidas para aproveitar o Valle Nevado no verão.

    Por enquanto não há divulgação de preços atualizados para estas atividades em 2024.

    Vale a pena fazer um bate e volta de Santiago?

    Muitos brasileiros, com pouco tempo para conhecer Valle Nevado, se arriscam em fazer um bate e volta de Santiago a Valle Nevado, mas não vale a pena.

    Conhecer a região dessa forma é muito cansativo!

    O trajeto até Valle tem 60 curvas fechadas que podem causar enjoo. Subimos muito rápido para uma altitude de 3025 metros.

    Outro ponto ruim é o pouco tempo. Só para ir e voltar, temos que considerar ao menos 4 horas para ida e volta, o tempo perdido em filas com ingressos, aluguel de equipamentos, aulas, lojas, restaurantes e outras tantas atividades.

    Muitas agências costumam vender pacotes para esse bate e volta com 10 horas de duração, ou seja, se desconsideramos o tempo de trajeto serão apenas seis horas para ficar nas filas de serviços e atividades, conhecer o complexo enquanto de adapta aos primeiros desconfortos com a altitude.

    Mesmo com essa possibilidade acessível e realizável, não recomendamos.

    Quanto custa ir ao Valle Nevado?

    O acesso ao Valle Nevado é gratuito, mas para usar os serviços de teleférico, aulas e brincar nas pistas é preciso pagar pelo passe de esquei.

    Para visitantes mais frequentes, vale a pena ter o cartão Valle plus, agora chamado de Valle Nevado Pass. Este cartão é recarregável e pode ser reutilizado sempre que esquiar em Valle Nevado.

    A compra do cartão, que custa $6.000, e as recargas são feitas pelo site do Valle Plus ou na bilheteria. Está será uma ótima forma fugir das filas de compra de ingressos.

    Nessa temporada, crianças até 12 anos e idosos com mais de 75 anos esquiam gratuitamente todos os dias durante toda a temporada, mas é preciso garantir o ingresso de gratuidade direto na bilheteria do centro de esqui com apresentação de documento de identificação, não se esqueça!

    Bilhete Flex

    As pistas, teleféricos e restaurantes de Valle Nevado podem ser utilizados mesmo por quem não é hóspede do complexo. Pensando nisso, o centro de esqui criou um passe diário.

    Esses passes, chamados de Flex, são bilhetes válidos para qualquer dia do inverno 2024 e incluem acesso os teleféricos e as pistas de esqui.

    Flex 1

    • Estudante (de 13 a 24 anos): $63.200
    • Adulto (de 25 a 74 anos): $79.000

    Flex 2

    • Estudante (de 13 a 24 anos): $101.000
    • Adulto (de 25 a 74 anos): $126.000

    Esses valores dão direito a esquiar e acessar aos teleféricos em um (Flex 1) ou dois dias (Flex 2) durante a temporada de 2024. Para ter um cartão Valle Plus recarregável, selecione bilhete + cartão $6.000.

    Acompanhe a página de promoções para conseguir alguns descontos e comprando online, carregando o Valle Plus, você consegue aproveitar descontos que não têm na bilheteria.

    Ski days

    Esta é mais uma opção para quem quer aproveitar mais em pouco tempo no Valle Nevado. Ski days são combos para um dia que podem incluir: aulas, aluguel de equipamento, roupas, almoço e passeio de gôndola.

    Ski days

    Três visitantes usando o teleférico com equipamentos de esqui
    Fotos: Valle Nevado – visitantes no teleférico

    Abaixo estão os passes de temporada para visitantes que querem ficar um pouquinho mais do que dois dias:

    Americas Pass Select

    Este bilhete permite esquiar por 12 dias com 2 dias com conexão gratuita em La Parva.

    Americas Pass Select

    • De 30 a 39 anos
    • $624.000
    • Compre direto no site

    Americas Pass Core

    Este bilhete permite esquiar por 6 dias com 1 dia de conexão gratuita em La Parva.

    Americas Pass Select

    My Week Pass

    Nesta opção de compra, você seleciona um ou mais dias entre segunda e sexta. Esses dias não podem ser alterados posteriormente.

    My Week Pass

    Para outras idades é preciso fazer a cotação online conforme faixa etária nos links de cada passe.

    Valle Nevado: o que levar na mala e como se proteger do frio?

    Sempre nos perguntam que roupa levar para lugares frios ou como evitar que nossa pele sofra com as temperaturas negativas. Por isso preparamos um resuminho do que fazer para não passar perrengue.

    Para as roupas, a dica é sempre ter uma segunda pele, uma blusa de frio de malha quentinha e uma blusa corta-vento por cima. Desta forma, você evita que as rajadas de vento baixem muito a temperatura do seu corpo. Uma calça impermeável e corta-vento com uma segunda pele também é muito importante para quem vai ficar na neve.

    visitantes fazendo uma pausa em um dos decks dos restaurantes no Valle do Nevado
    Fotos: Valle Nevado – visitantes fazendo uma pausa durante o passeio.

    Outro ponto que devemos ter em mente é ter óculos de sol, gorros e luvas sempre à mão e cachecóis para os dias mais frios. Mas não se preocupe, no boulevard de Valle Nevado há lojinhas especializadas em equipamento e roupas de neve, caso você precise.

    Para sua pele sempre tenha um bom hidratante, um ótimo protetor solar e um protetor labial, pois o frio pode ser cruel. Além disso, mantenha-se sempre hidratado, pois o clima da montanha é muito seco e as atividades de neve nos fazem transpirar bastante.

    Como chegar ao Valle Nevado

    Antes de chegar lembre-se de checar se o RG e passaporte estão válidos e deixe a declaração juramentada de entrada no Chile preenchida, para não perder tempo no aeroporto.

    Nela você especifica todos os produtos e bens que vai levar na viagem. É um processo online bem simples e rápido. Ao receber a confirmação do preenchimento, basta mostrar o print de tela do e-mail para após retirar sua bagagem.

    vista aérea do Hotel Valle Nevado
    Fotos: Valle Nevado – vista aérea do Hotel Valle Nevado

    Do Brasil a Santiago

    A LATAM, a low cost Sky Airline e a JetSmart são as principais companhias aéreas que oferecem voos diretos e diários, a partir de São Paulo e Rio de Janeiro, para o aeroporto Arturo Merino Benitez International Airport (SCL), em Santiago.

    Viajando de LATAM para Santiago*
    Aeroporto de partidaVoos diáriosTempo de voo
    Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)8 horáriosde 4h15 a 4h30
    Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (GIG)3 horáriosde 4h50 a 5h
    *Informações coletadas em 24 de abril de 2024.
    Viajando de SKY Airline para Santiago*
    Aeroporto de partidaVoos diáriosTempo de voo
    Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)2 horários4h15
    Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (GIG)1 horário4h45
    *Informações coletadas em 24 de abril de 2024.
    Viajando de JetSmart para Santiago*
    Aeroporto de partidaVoos diáriosTempo de voo
    Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)3 horários4h15
    Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão (GIG)3 horário4h45
    *Informações coletadas em 24 de julho de 2024.

    Do aeroporto de Santiago ao Valle Nevado

    Do aeroporto internacional de Santiago até o Valle Nevado são 66 km num trajeto sinuoso de duas horas de duração que exigem muita atenção e experiência do condutor, principalmente em períodos de nevascas. O ideal é contratar um transfer para fazer este trajeto em segurança.

    Durante a alta temporada, o trânsito pode ser mais intenso aos finais de semana, por isso que aos sábados, domingos e feriados existem horários pré determinados para subir e descer a montanha.

    Nos demais dias e horários, a subida e a descida acontecem simultaneamente.

    Como aliviar o enjoo?

    É bem comum que alguns viajantes tenham enjoos no trajeto de carro até Valle Nevado, mas com essas dicas, será moleza driblar este pequeno desafio:

      • sente-se no banco da frente do carro;

      • não sente no sentido contrário do movimento do ônibus;

      • fixe o olhar no horizonte ou tente dormir durante toda a viagem;

      • evite olhar para trás ou movimentar muito a cabeça;

      • tente não ler ou usar celular com o carro em movimento;

      • evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas antes da viagem;

      • inicie a medicação contra o enjoo no dia que antecede à viagem.

    Separamos mais dicas para evitar enjoos em aviões e navios também.

    O Valle Nevado fica a três mil metros acima do nível do mar, então problemas com soroche, mal de altitude, podem surgir nos primeiros dias: náuseas, sensação de cansaço e dores de cabeça.

    Reserve o primeiro dia para descansar, tome muita água, evite refeições pesadas e bebidas alcoólicas. Se quiser mais dicas sobre mal de altitude, temos um artigo detalhados sobre o assunto.

    Onde se hospedar em Valle Nevado?

    Os hotéis de Valle Nevado só abrem durante a temporada. Há três tipos de hospedagens: Hotel Valle Nevado, Hotel Puerta del Sol e Hotel Tres Puntas. Nessas três hospedagens, as reservas incluem:

    Hotel Valle Nevado

    O Hotel Valle Nevado é o mais próximo das pistas, da academia, do SPA. Ele é único de categoria superior com ski-in / out, ou seja, você acessa as pistas de esqui direto do Lobby.

    Fachada do Hotel Valle Nevado durante à noite
    Fotos: Valle Nevado – Fachada do Hotel Valle Nevado

    Todas as 51 suítes têm de 32m² a 42m², atendem de três a quatro pessoas e têm varandas para as montanhas. As refeições são oferecidas no restaurante La Fourchette.

    Hotel Puerta del Sol

    O Hotel Puerta del Sol está a 20 metros das pistas e próximo aos serviços de esqui, restaurantes e bares, e é o único com saída direta para a piscina aquecida. Esta é a maior hospedagem entre as três opções, com 121 quartos que se dividem entre sete tipos de acomodações que vão de 20m² a 35m², atendendo de três a cinco hóspedes.

    Guia de Valle Nevado: a maior estação de esqui da América Latina 2
    Fotos: Valle Nevado – piscina aquecida do Hotel Puerta del Sol

    As refeições são servidas no restaurante Mirador del Plomo.

    Hotel Tres Puntas

    Nos 82 quartos disponíveis, nenhum tem varandas ou camas de casal.

    Para quem quer priorizar a economia, o hotel Tres Puntas proporciona uma estrutura com quartos menores, de 18m², que atendem até 4 pessoas em camas ou beliches de solteiro.

    Ele está a 100 metros de distância das pistas e é focado em receber amigos com espaços compartilhados e atividades noturnas, como shows e DJ’s. O café da manhã e o jantar são servidos no restaurante Sur.

    mesas e balcão do bar do hotel três puntas
    Fotos: Valle Nevado – bar do Hotel três Puntas

    Onde comer em Valle Nevado?

    O Valle Nevado oferece opções gastronômicas dentro do seu complexo. São nove restaurantes e três bares, que estão entre pistas e hotéis, todos com uma bela vista para a Cordilheira dos Andes.

    Guia de Valle Nevado: a maior estação de esqui da América Latina 3
    Fotos: Valle Nevado – Valle Lounge
    Guia de Valle Nevado: a maior estação de esqui da América Latina 4
    Fotos: Valle Nevado – Valle Lounge – refeição

    Com cardápio inspirado na culinária chilena e francesa, as opções vão desde fast foods até refeições completas para toda a família. De todos os restaurantes, apenas o Valle Lounge abre fora da temporada de inverno.

    Restaurantes das pistas
    Bajo Zero

    Para quem gosta de um fast food, o Bajo Zero será perfeito para uma refeição mais rápida. As opções por aqui são combos de sanduíches, pizza, vinho, cerveja e bebidas não alcoólicas.

    Horários: todos os dias, das 9h às 17h.
    Localização: setor de pistas

    Rincon La Lenera

    O Le Lenera tem um cardápio variado, com opções de carnes defumadas acompanhadas de massas. Para quem quiser algo mais rápido, há sanduíches, sopas e saladas. Este restaurante é mais frequentado por famílias, pois é ideal para grandes grupos que querem relaxar e apreciar os pratos com mais calma.

    Horários: de domingo a quinta, das 8h30 às 21h e de sexta a domingo, das 8h30 às 22h.
    Localização: setor hoteleiro

    Valle Lounge

    Este restaurante faz a conexão entre a pista e o hotel Valle Nevado. Com decoração aconchegante e lareiras complementam esse ambiente.

    O menu é a base de pizzas, combos de sanduíches, ceviche, carnes, massas, drinks alcoólicos, com destaque para o pisco sour e bebidas não alcoólicas.

    Horários: todos os dias, das 10h às 18h.
    Localização: setor hoteleiro

    El Montaneis

    Entregando um spoiler do próximo tópico, esta é uma das novidades da temporada 2024 que está a 3025 metros de altitude! Com serviço acolhedor, El Montanes oferece grelhados, pizzas, massas, hambúrgueres bem grandes e um pouco de gastronomia mexicana.

    Horários: de segunda a sábado, das 9h às 22h30. Domingos, das 9h às 18h.
    Localização: Plaza La Góndola

    Restaurantes dos hotéis
    La Fourchette

    Para quem procura por comida francesa na Cordilheira dos Andes, o La Fourchette, entrega pratos mais refinados acompanhados de uma carta de vinhos variada com serviços de buffet de café da manhã e jantar à la carte.

    Alguns pratos presentes no cardápio são: carré de cordeiro, confit de pato, boeuf bourguignon, pescado do sul entre outros.

    Horários: café da manhã, das 7h às 10h. Jantar, das 18h30 às 23h.
    Localização: hotel Valle Nevado

    Monte Bianco

    Aberto apenas no jantar, ao lado do restaurante de pista Valle Lounge, o Monte Bianco atende aos visitantes que buscam comida italiana, como as famosas massas, risotos, lasanhas e filés de salmão e carne bovina.

    Horários: todos os dias, das 18h às 23h.
    Localização: Ao lado do restaurante de pista Valle Lounge

    Sur

    Para os visitantes que querem apreciar pratos chilenos como peixes e caldos, ceviches e grelhados, o Sur é uma excelente opção.

    Em um ambiente simples, este restaurante está entre os melhores do complexo. Ele abre para o café da manhã para os hóspedes do hotel Tres Puntas, mas abre para todos no jantar.

    Horários: todos os dias

    • Buffet de café da manhã, das 7h às 10h
    • Jantar à la carte, das 18h30 às 23h.

    Localização: hotel Tres Puntas

    Mirador del Plomo

    Mirador del Plomo é uma restaurante prático para quem quer experimentar comidas mais variadas com toques internacionais servidos em buffet.

    Aqui você encontrará pratos chilenos, norte-americanos, com toques franceses e muito mais.

    Horários: todos os dias

    • Buffet de café da manhã, das 7h às 10h
    • Buffet de jantar, das 18h30 às 23h

    Localização: hotel Puerta del Sol

    Bares dos hotéis
    Bar Valle Nevado

    Com serviço sofisticado, oferece cervejas de diversas partes do mundo, uma grande gama de opções de uísques e bebidas quentes como cafés com Nutella e chocolates Bailey’s.

    Horários: todos os dias

    • Serviço de bar, das 15h às 23h.
    • Après Ski, das 17h às 18h.

    Localização: hotel Valle Nevado

    Bar Puerta del Sol

    O Puerta del Sol serve com cafés, chocolates e coquetéis, com destaque para Pisco Sour de Ruibarbo, Mojito Cubano e Uísque do Tennessee.

    Por aqui o cardápio de petiscos é composto por especialidades variadas da culinária japonesa.

    Horários: todos os dias

    • Bar, das 11h às 23h.
    • Après Ski, das 17h às 18h.
    • Sushi Bar, das 12h às 22h.

    Localização: hotel Puerta del Sol

    Pub Tres Puntas

    Este é o bar mais animado do complexo. Com DJs, música ao vivo e mesa de bilhar, Pub Tres Puntas é o último a fechar porque a animação por aqui segue até a madrugada.

    Vodcas, Aperol Spritz e pisco sour são as estrelas da noite.

    Horários: funciona das 20h até as 2h.
    Localização: hotel Tres Puntas

    Novidades da temporada 2024 em Valle Nevado

    • A temporada de 2024 já começou dia 21 de junho
    • Crianças até 12 anos e idosos com mais de 75 anos esquiam gratuitamente todos os dias durante toda a temporada
    • O El Montanés é o novo restaurante do complexo localizado na Plaza La Góndola
    • Hotel Puerta del Sol estará com novos enxovais, SmarTVs, minibar e iluminação LED.
    • Com as semanas temáticas (inclusas apenas para hóspedes), os visitantes terão:
      • Semana do Vinho de 9 a 16 de agosto: degustação de vinhos chilenos.
      • Semana do Bem-Estar (30 de agosto até 06 de setembro): aulas de ioga, meditação e tratamentos especiais no spa.

    Sua infraestrutura, seus hotéis, seus professores qualificados e todas as atividades disponíveis fazem de Valle Nevado uma das mais famosas e mais visitadas estações de esqui da América do Sul.

    Se você quer ter um primeiro contato com a neve, não deixe de ir a Valle Nevado para curtir esse clima de frio e divertido para nós brasileiros.