O Museu Larco é considerado um dos principais museus de Lima. São 5 mil anos de desenvolvimento da história peruana retratados através dos mais diversos tipos de objetos arqueológicos. Sua exibição em ordem cronológica facilita a compreensão de muitos aspectos das culturas pré-inca e inca.
O Museu Larco
45 mil obras? Um dia apenas para conhecer tudo isso?
Não se assuste, o museu não é grande e nem monótono. Na verdade, ele é uma ótima maneira de você começar a compreender os povos que fizeram parte da história do Peru, um país de tradições muito ricas e diferentes da nossa.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Os antigos povos peruanos honravam seus deuses com oferendas e cerimônias e costumavam fazer cultos a seus mortos. Como a morte sempre teve um papel importante para diversas culturas muitas das obras que admiramos hoje foram utilizadas como objetos cerimoniais e oferendas funerárias.
A trilogia Inca
O Condor (representate do mundo superior), o Puma (representate do mundo terrestre) e a Serpente (representante do mundo subterrâneo) são considerados os três animais sagrados do antigo Peru, formando a chamada trilogia inca dos três mundos.
Você perceberá a presença dessa trilogia cada vez mais forte à medida que visita Cusco, o Valle Sagrado e Machu Picchu durante sua viagem pelo Peru. Em diversos momentos a simples presença de formas que lembram 3 degraus de escadas indica a ligação entre esses mundos.
Planeje sua viagem:
A sala mais controversa do Museu Larco
Uma das alas do Museu Larco costuma chamar a atenção, tanto pelo seu conteúdo, quanto pelas reações inusitadas de quem a visita.
A sala destinada às artes eróticas das culturas antigas do Peru mostra peças curiosas que contam um pouco da relação dos povos pré-incas e inca com seus corpos e sua sexualidade. É inevitável não ter alguma reação ao entrar na sala, seja um pequeno rubor na face, sejam risadas escondidas em frente a algumas peças mais polêmicas.
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Museu Larco: um oásis dentro de Lima
O Museu Larco é um oásis no meio da loucura do cotidiano de Lima. Ele fica num belo casarão do século 18 e suas obras realmente o tornam único entre os museus, não somente do Peru, como de toda América do Sul.
Ao final da sua visita, não deixe de passar pelo café do museu, do chef Gastón Acurio, cuja decoração é delicada e a comida saborosa (o crème brulée é muito bem feito). Se estiver muito frio, eles ainda oferecem até uma matinha pra você se cobrir. Achei simpático 😉
O restaurante costuma ficar lotado na hora do almoço, por isso é interessante fazer uma reserva.
Museu Larco
- Endereço: Av. Bolívar 1515, Pueblo Libre, Lima
- Site: museolarco.org
- Horários: todos os dias, das 9 às 22h
- Ingressos: 30 soles
- Visitas guiadas: o museu oferece visitas guiadas com pesquisadores e historiadores peruanos. Para fazer uma reserva, escreva para [email protected]
Este museu e realmente lindo e neste dia na cidade incrivelmente choveu!
Que legal! Você levou a chuva para Lima 😛 Nós pegamos uma garoinha tão fina que quase não dava pra sentir >.<
Olá! Estou planejando uma viagem ao Peru e pegando várias dicas aqui no seu site.
Gostaria de ter uma noção de quanto tempo é necessário para visitar o museu Larco, pois pelo que vocês falaram, o acervo é bem extenso.
Obrigada e parabéns pelo belo trabalho de compartilhar essas informações preciosas!
Isabel,
Para visitar o museu com calma, você deve levar cerca de 2 horas 😉
Realmente, muito didático, lugar lindo, com uma jardinagem bela e um restaurante de primeira linha.
Vale muito à pena visita-lo quando forem ao Peru – Lima.
Que bom que você gostou da visita, Márcio!