Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu e região? Lima não é assim tão problemática, pois, apesar do fog, quase nunca chove, mas para as outras regiões do país as condições climáticas podem ser um fator importante.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Com sol :D

A melhor época para visitar Machu Picchu

O inverno, que se estende de Maio a Setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas na região.

Inverno no Peru

Inverno de Maio a Setembro? Sim, sim, caro leitor :) No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco e quase sem chuvas.

Dos meses de inverno, Maio e Setembro são os melhores para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é que existam menos pessoas nas cidades e sítios arqueológicos.

Já os meses de Julho e Agosto são considerados meses de alta temporada pois turistas de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este mês para viajar pelo mundo, bem como Agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.

Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, o clima seco e sem chuvas e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, pois o risco de ter seus passeios afetados por conta de alguma tempestade inesperada é menor.

Não se esqueça, todavia, de caprichar na sua nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima na sua pele 😉

Melhor época para visitar Machu Picchu: Cusco com sol em Outubro

Verão no Peru

O verão no Peru – entre os meses Novembro e Março – costuma ser chuvoso e muito úmido.

Janeiro e Fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão que podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes como o que aconteceu em 2010 e deixou muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras que o verão pode não ser a melhor época para visitar Machu Picchu.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Fog matinal, mas passou logo :)

Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas de verão com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do Céu? 😛

Abril e Outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que Abril é inverno e Outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais.

Nós viajamos em Outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho do nosso caminho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que frango de canja da avó. Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um super sol de rachar mamona 😛

Melhor época para visitar Machu Picchu: Quantidade de chuva

Melhor época para visitar Machu Picchu: temperatura na região de Cusco

[fonte: Weather.com]

Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña

Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.

Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteriológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.

Curiosidade

O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños”. Ou não :mrgreen:

Em qual época do ano você visitou Machu Picchu ou o Peru?

Como estava o clima? Pegou muita chuva?

Como fez para aproveitar os passeios mesmo com chuva?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    193 Comentários
  1. Olá, Boa Tarde! Estou planejando ir para Machu Picchu dias 22/05/16 a 27/05/16, gostaria de saber como é o clima e a temperatura nessa época e quais as dicas de lugares para visitar. obrigada

    • Oi Daniely, sobre o clima, dá uma olhada no site weatherchannel.com :)

      sobre o que fazer, pode ler tudo aqui no blog, tem bastante coisa 😛 Lá em cima no menu “destinos” tem o link para posts do Peru e cada cidade em separado.

  2. PRECISO DE UM PACOTE PARA 4 PESSOAS , PARA VISITAR MACHU PICHU , QUERO PROMOÇOES BAIXA TEMPORADA MAS QUE ESTEJA ABERTO PARA VISITAS RUINAS .

    • Oi Lucélia, nós não vendemos pacotes ou viagens aqui no blog. Mas vc pode fazer suas reservas pelos links dos nossos parceiros se quiser :)

  3. Olá!
    Estou indo dia 10/06 para Lima e dia 15/06 para Cuzco e Machu Picchu. Irei dia 17/06 para dormir em Aguas Calientes para no dia 18 ir cedinho para Machu Picchu, a minha dúvida é voltar no dia 18 a noite para Cuzco ou é melhor dormir Aguas Calientes e retornar no primeiro trem para Cuzco.
    Parabéns pelo Blog!

    • É possível retornar no mesmo dia para Cusco, Artur. Basta reservar os horários do trem no final da tarde / começo da noite.

  4. Obrigado!
    Estava pesquisando as passagens de Lima para Cusco e consultando pelo site da Lan e Avianca do Peru saem bem mais baratas as passagens, mas diz que é só para residentes no Peru, tem algum risco de comprar a passagem pelo site do Peru e depois não conseguir embarcar?

    • Sim, Artur. Se você comprar e não for peruano, eles provavelmente não irão deixar você embarcar, se é que você conseguirá comprar a passagem, pois o seu cartão é do Brasil.

  5. Boa tarde!
    Outra dúvida, tem como levar toda a bagagem para Machu Picchu? tem lugar para deixar bagagem na estação de trem?

    • Eles só permitem malas pequenas no trem e o ideal é levar apenas uma mala. Você pode deixar as malas no hotel/hostel em Cusco :)

  6. Boa tarde!
    Estou indo amanhã para Lima e dia 15 para Cuzco, gostaria de informações sobre casas de câmbio em Lima para trocar dólar por novo sol, e se é melhor trocar em lima ou cuzco. Bem como agencias que fazem o passeio do Vale Sagrado e valores
    desde já agradeço a atenção!

  7. Natalie, estamos planejando ir em Outubro. Fazer Lima-Ica-Nazca-Arequipa-Puno-Cuzco. Como vc disse que foram nessa época, o que vc aconselha levar (aqui, de mulher pra mulher…rs…uma vez q vamos num eaquema mais mochilão mesmo devido ao roteiro)?

  8. 1 8 9 10
Deixe seu Comentário