Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu e região? Lima não é assim tão problemática, pois, apesar do fog, quase nunca chove, mas para as outras regiões do país as condições climáticas podem ser um fator importante.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Com sol :D

A melhor época para visitar Machu Picchu

O inverno, que se estende de Maio a Setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas na região.

Inverno no Peru

Inverno de Maio a Setembro? Sim, sim, caro leitor :) No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco e quase sem chuvas.

Dos meses de inverno, Maio e Setembro são os melhores para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é que existam menos pessoas nas cidades e sítios arqueológicos.

Já os meses de Julho e Agosto são considerados meses de alta temporada pois turistas de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este mês para viajar pelo mundo, bem como Agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.

Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, o clima seco e sem chuvas e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, pois o risco de ter seus passeios afetados por conta de alguma tempestade inesperada é menor.

Não se esqueça, todavia, de caprichar na sua nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima na sua pele ;)

Melhor época para visitar Machu Picchu: Cusco com sol em Outubro

Verão no Peru

O verão no Peru – entre os meses Novembro e Março – costuma ser chuvoso e muito úmido.

Janeiro e Fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão que podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes como o que aconteceu em 2010 e deixou muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras que o verão pode não ser a melhor época para visitar Machu Picchu.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Fog matinal, mas passou logo :)

Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas de verão com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do Céu? :P

Abril e Outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que Abril é inverno e Outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais.

Nós viajamos em Outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho do nosso caminho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que frango de canja da avó. Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um super sol de rachar mamona :P

Melhor época para visitar Machu Picchu: Quantidade de chuva

Melhor época para visitar Machu Picchu: temperatura na região de Cusco

[fonte: Weather.com]

Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña

Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.

Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteriológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.

Curiosidade

O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños”. Ou não :mrgreen:

Em qual época do ano você visitou Machu Picchu ou o Peru?

Como estava o clima? Pegou muita chuva?

Como fez para aproveitar os passeios mesmo com chuva?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    133 Comentários
  1. Ola Gente!
    estou montando um roteiro para fazer no Peru com meu esposo entre junho-julho deste ano.
    Por enquanto só compramos as passagens de chegada até Cusco e de volta ao Brasil por Lima.
    Gostaria que opinasse sobre o roteiro. Ficou um pouco apertado pq nao conseguimos a volta no dia que queriamos, já que compramos de milhas.
    18/6: SSA-Lima (comprada). Chegando em Lima a noite, dormiriamos em um hotel proximo ao aeroporto.
    19/6: Vôo Lima-Cusco as 9 da manhã (comprado). Dia de passeio leve e aclimatação em Cusco
    20/6: City Tour nos arredores de Cusco
    21/6: Vale Sagrado
    22/6: Vale Sagrado e parada em Ollantayatambo e Trem para Aguas Calientes (dormir em AC)
    23/6: Machu Picchu e retorno para Cusco no final do dia
    24/6: Dia livre em Cusco para ver a festa do Sol e voo no inicio da noite Cusco-Lima. Dormir em Lima (mesmo hotel proximo ao aeroporto)
    25/6: Ônibus cedo Lima-Ica, check in em Hotel no Oasis de HUacachina. Passeio Vinicolas a tarde
    26/6: Passeio Islas Balestras e Paracas de dia e passeio pelas dunas do deserto de Huacachina no final da tarde
    27/6: Manhã livre no Oasis de Hucachina e a tarde onibus Ica-Lima. Aproveitar a noite em Lima e se hospedar em Miraflores
    28/6: Turismo em Lima e ônibus noturno Lima-Huaraz
    29/6: Huaraz
    30/6: Huaraz
    01/7: Huaraz
    02/7: Voo de manha cedo Huaraz-Lima. Turismo em Lima (hospedagem em Miraflores)
    03/7: Turismo em Lima
    04/7: Voo ao meio dia Lima-SSA (comprada)
    Obs: Fiz o roteiro de maneira a passar dias de final de semana em Lima para aproveitar o movimento local da cidade, bares e quem sabe, balada. Além do que as paradas em Lima antes de ir a Cusco e a Huaraz nos permite que deixemos as bagagens maiores no hotel.
    Tenho dúvidas se o roteiro estaria muito apertado assim e se vale a pena tirar Huaraz pq requer mais dias e quem sabe adicionar Arequipa.
    Agradeço desde já. Seria um prazer receber sua opinião!
    abs
    Renata

    • Renata,

      Você tem certeza que vai conseguir fazer o passeio pelas dunas no mesmo dia do passeio até Paracas? Não sei como ficou seu roteiro, mas nesse dia eu voltei meio tarde para Ica.

      Huaraz e Arequipa são destinos bem diferentes, optar entre um ou outro depende muito das suas preferências pessoais. O primeiro destino é mais puro contato com a natureza, como caminhadas, lagos e montanhas; já o segundo é mais indicado para quem gosta da cidades coloniais.

      Particularmente, eu sempre prefiro deixar Machu Picchu para o final do roteiro, mas como as suas passagens já estão compradas, essa sugestão não faz muito sentido. Reserve alguns momentos para vocês poderem descansar, porque essa troca de destinos e os trechos internos no Peru são um pouco cansativos.

      Qualquer dúvida, é só perguntar.

  2. Oi gente, bom dia!!
    To montando um roteiro para janeiro/2016, li em alguns posts que essa data não é muito indicada por causa das chuvas, mas infelizmente é quando poderia ir, queria saber se realmente não indicado a ir?
    Outra questão é sobre o roteiro que estou montando, sou bem aventureira e queria algumas dicas.
    Montei meu roteiro mais ou menos assim por enquanto:

    ->05/01/2016->SP->Calama->San pedro de atacama (3dias)->salar de uyuni (2dias)->puno(2dias)->cusco(1dia)->machupicchu(4dias)->arequipa(2dias)->arica(3dias)->calama->SP -25/01/2016

    Daria pra fazer assim? Modifico algo (dias, sequencia, lugares)?

    Aguardo respostas
    Obrigada

    • Oi Camilla.

      Olha, janeiro é o pico de chuvas na região de Cusco, mas eu costumo dizer que: se essa é a única época em que vc pode viajar, abrace o perrengue e ponha uma capa de chuva na mala :P

      Sobre os dias, 1 dia pra Cusco é pouco e 4 para Machu Picchu é muito. A não ser que nesse meio tempo esteja incluso a visita ao Valle Sagrado ou a trilha inca ;). O post abaixo fala da quantidade de dias em viagens ao Peru incluindo arequipa e puno.:

      Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru :)

      Acho que esse post aí em cima já irá lhe dar uma boa ajuda :)

  3. Estou indo para Cuzco no feriado de 7 de setembro, e estou gostando muito que tenho lidi por aqui, seu site é muito bom e já tem me ajudado bastante na execução do planejamento.Gostaria de saber como tenho uma semana somente(4- 11 set), se vale a pena ficar mais de um dia em Aguas Calientes e além de Machu Pichu fazer algum outro passeio? Desde já agradecido de mais um fã. Edgard

    • Que bom que pudemos ajudar, Edgar.
      Aguas Calientes não tem muito o que fazer. Alguns gostam de ir até as fontes termais, mas além disso, não há nada o que fazer, então se vc quiser ficar em Aguas Calientes um dia mais, é para voltar a Machu Picchu, caso contrário volte a Cusco :)

  4. Oi Pessoal, vou p Lima em agosto, agora que vi por aqui que é o mês mais movimentado, ferias marcadas sem condições de mudar, uma pena, mas enfim, vocês tem alguma dica de hostel, em Cuzco e Lima? Vou ficar 10 dias por la!

  5. 1 5 6 7
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] estes posts se você quiser saber qual é a melhor época para visitar Machu Picchu ou quantos dias são necessários para visitar Cusco e o Valle Sagrado. Aposto que eles vão lhe [...]

  2. [...] que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a citadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu com ou sem a entrada para [...]

  3. [...] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? [...]

  4. […] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? […]

  5. […] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? […]