Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu e região? Lima não é assim tão problemática, pois, apesar do fog, quase nunca chove, mas para as outras regiões do país as condições climáticas podem ser um fator importante.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Com sol :D

A melhor época para visitar Machu Picchu

O inverno, que se estende de Maio a Setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas na região.

Inverno no Peru

Inverno de Maio a Setembro? Sim, sim, caro leitor :) No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco e quase sem chuvas.

Dos meses de inverno, Maio e Setembro são os melhores para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é que existam menos pessoas nas cidades e sítios arqueológicos.

Já os meses de Julho e Agosto são considerados meses de alta temporada pois turistas de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este mês para viajar pelo mundo, bem como Agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.

Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, o clima seco e sem chuvas e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, pois o risco de ter seus passeios afetados por conta de alguma tempestade inesperada é menor.

Não se esqueça, todavia, de caprichar na sua nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima na sua pele ;)

Melhor época para visitar Machu Picchu: Cusco com sol em Outubro

Verão no Peru

O verão no Peru – entre os meses Novembro e Março – costuma ser chuvoso e muito úmido.

Janeiro e Fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão que podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes como o que aconteceu em 2010 e deixou muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras que o verão pode não ser a melhor época para visitar Machu Picchu.

Melhor época para visitar Machu Picchu: Fog matinal, mas passou logo :)

Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas de verão com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do Céu? :P

Abril e Outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que Abril é inverno e Outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais.

Nós viajamos em Outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho do nosso caminho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que frango de canja da avó. Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um super sol de rachar mamona :P

Melhor época para visitar Machu Picchu: Quantidade de chuva

Melhor época para visitar Machu Picchu: temperatura na região de Cusco

[fonte: Weather.com]

Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña

Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.

Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteriológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.

Curiosidade

O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños”. Ou não :mrgreen:

Em qual época do ano você visitou Machu Picchu ou o Peru?

Como estava o clima? Pegou muita chuva?

Como fez para aproveitar os passeios mesmo com chuva?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    110 Comentários
  1. Olá! Primeiro, parabéns pelo Blog!!! Muito, mas muito útil mesmo!!!! :)
    Agora, posso explorar vcs um pouquinho??? rsrsrsrs Tenho umas dúvidas e talvez vcs possam me ajudar…. Vamos lá…. Vou ao Peru na primeira semana de maio, que já entendi que é uma época bem bacana de visitar Cusco…. Não tenho muitos dias de folga, então resolvi passar um dia em Lima e 5 em cusco… Alguma dica do que é essencial em Lima para eu conhecer??? Do tipo isso eu não posso perder??? rsrsrsrsrs Outra dúvida: eu vou comprar meu ingresso pra machu picchu on line, e se tudo der certo, eu também vou comprar o do trem ida e volta cusco-aguas calientes… mas se eu resolver mudar o horario do trem, eu consigo fazer isso em Cusco? Por que não sei se vou direto pra machu picchu ou se passo uma noite em aguas calientes pra chegar cedinho no outro dia… E se eu fizer isso, as malas ficam no hotel em cusco??? Eu queria ter tempo para ir para o Vale e depois Machu Picchu…. mas acho q fica apertado em cinco dias, o que acham? To abusando da boa vontade de vcs né? rsrsrsrsrsrs Muito obrigada pela ajuda!!!!

    • Cara Raquel: Normalmente a mala grande fica no hotel em Cusco, levamos mochila contendo repelente, protetor solar, roupa de banho (para Águas Calientes) e duas ou três mudas de roupa. Parece-me que você quer ficar mais tempo do que costumamos. Divirta-se! É lindo!

    • Verdade, Tato. Uma pequena mochila é suficiente, pois você irá carregá-la durante o dia todo. Uma mala pequena também pode ser deixada no hotel em Aguas Calientes se for o caso.

    • Obrigado, Raquel :D Ficamos felizes em ajudar!

      Praticamente todas as dúvidas estão aqui neste post:

      Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país

      Então vou responder bem rapidinho :)

      Faça um passeio ao valle sagrado que termine em Ollantaytambo a tempo de pegar o trem de lá para Aguas Calientes. Subir para Machu picchu de manhã cedinho faz toda a diferença! :)

      Combine com seu hotel em deixar sua bagagem grande lá, pq vc provavelmente voltará para ele no dia seguinte para continuar conhecendo Cusco.

      Nos outros dias vc ainda consegue conhecer Cusco e mais um pouco de Valle Sagrado :) Na lista acima, olhe a parte que fala de Valle Sagrado.

      Em Lima, Conhecer o Shopping Larcomar (tem uma vista linda), Parque Del Amor e a Plaza de Armas (com tudo que há em volta) são essenciais. O Museo Larco também é muito importante se tiver tempo.

      No mais, em 5 dias vc até que consegue conhecer um pouco de Cusco e do Valle Sagrado sem deixar muita coisa pra trás ;)

  2. Boa noite! Tenho ferias de 15 de outubro a 30 de novembro. Qual o melhor período pra marcar viagem a cusco? Vou passar 10 dias. Gostaria de saber sobre neblina, etc. Devido a visibilidade nos pontos altos. Obrigada e aguardo.

    • Juliana,

      Novembro já é considerado época das chuvas na região. Portanto, quanto mais cedo você conseguir agendar a sua viagem, melhor ;)

      Em Outubro você ainda pode encontrar algumas chuvas pelo caminho. Querendo conhecer Machu Picchu com muitaaa calma (e subir as outras montanhas) reserve dois dias de passeios, assim você não corre o risco de perder a viagem por conta da falta de visibilidade. Mas só considere essa opção se você tiver tempo disponível e muito interesse por esse estilo de viagem ;)

      Qualquer dúvida, estamos por aqui ;)

  3. Olá, boa noite! Pretendo viajar em janeiro de 2015 para o Peru. Sei que não é o período ideial, mas é o que tenho disponibilidade. Na verdade, iniciaria a viagem no Peru, depois iria para o Chile e terminaria na Argentina.
    Estou no início da pesquisa, porém algumas dúvidas importantes surgiram:
    1. O ideal é começar por Lima?
    2. A partir de Cuzco que se vai para o Valle Sagrado e Machu Picchu?
    3. Como funciona esse deslocamento? Hospemdo-me em cuzco e de lá parto para o valle e posteriormente para Macchu Picchu. E de Macchu Picchu retorno para Cuszo?
    4. Aguas Calientes fica entre cuzco e o valle sagrado?
    5. Quantos dias, no mínimo, vocês sugerem para ficar em cada lugar?

    Enfim, muitas dúvidas . Desculpem-me o turbilhão de perguntas, mas que esses esclarecimentos são super importantes e fazem diferente para um marinheiro de primeira viagem, né?!

    Super obrigada!

    • Oi Gabriella, vamos lá:

      1) Eu aconselho começar por Lima sim.
      2) Sim e não. Cusco é, vamos dizer, o centro do Valle Sagrado (valle sagrado é o nome dado à região de Cusco e arredores e é composto por diversas cidades e ruínas) e de lá é tranquilamente possível fazer bate-e-voltas para todas as cidades do Valle Sagrado. Também é possível fazer o passeio para Machu Picchu de Cusco, mas o ideal é vc ir para Aguas Caliente no fim do dia, dormir e subir bem cedo pra Machu Picchu. No final do dia vc volta diretamente pra Cusco.
      3) Você precisa de contratar um tour ou um guia particular para fazer os passeios, pois ficar usando o táxi pra isso tudo além de ser mais caro vc não tem as explicações dos guias. Machu Picchu é um caso à parte porque vc vai primeiro para Aguas Calientes de trem (é a única maneira) e de lá sobe de van até a entrada de Machu Picchu. É interessante fazer um tour guiado por lá também.
      4) Não. Aguas Calientes é a cidade que fica na base de Machu Picchu e só é possível chegar lá de trem.
      5) Veja esse post aqui: Quantos dias ficar no Peru?

      Por favor leia também os outros posts do Peru, pois eles certamente respondem à todas as suas perguntas :D

      http://sundaycooks.com/category/destinos/peru/

  4. Oi! Boa noite! Eu e minhas amigas estávamos planejando ir para o Peru em janeiro do ano que vem! Quando li o post, fiquei tensa com a informação das chuvas em janeiro! É sempre assim? Todo janeiro chove muito? Ou pode ou não acontecer e compensa o risco?

  5. 1 4 5 6
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] estes posts se você quiser saber qual é a melhor época para visitar Machu Picchu ou quantos dias são necessários para visitar Cusco e o Valle Sagrado. Aposto que eles vão lhe [...]

  2. [...] que você já sabe como ir para Machu Picchu e qual a melhor época para visitar a citadela Inca, chegou a hora de aprender como comprar os ingressos para Machu Picchu com ou sem a entrada para [...]

  3. [...] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? [...]

  4. […] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? […]

  5. […] Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? […]