Muitas dúvidas nos cercavam quando começamos a sonhar com a nossa viagem para o Peru e uma das nossas maiores preocupações era com esse danado do soroche, ou mal de altitude. Como poderíamos nos prevenir? Será que passaríamos mal durante os passeios? Durante nossas pesquisas, encontramos várias dicas sobre como prevenir o soroche e amenizar o mal de altitude em Cusco.
Os quase 3.400 metros de altitude na região de Cusco são ingratos com quem não está acostumado e não devem ser desprezados. Como diria seu Jorge Ben, prudência e canja de galinha não faz mal a ninguém, certo?
O que é o Mal de Altitude ou Soroche?
Quanto maior a altitude, menor a quantidade de oxigênio. A receita é simples: um pulmão que, mesmo cheio, não consegue oxigênio suficiente para todo o seu corpo; um coração que tenta compensar, bombeando mais sangue para suprir todos os tecidos; uma respiração ofegante que muda a acidez do seu sangue; um cérebro que não vive sem oxigênio e expande seus vasos para melhorar o aporte de gás; um sistema digestivo mal oxigenado. Está feito o mal de altitude: falta de ar, coração palpitante, tontura, dor de cabeça, náusea e fadiga.
Não se engane: ele pode causar danos temporários ou permanentes e, consequentemente, estragar toda a sua viagem. A boa notícia é que é possível tomar algumas atitudes simples que melhoram seus dias e te permitem conhecer as cidades mais elevadas plenamente.
Planeje sua viagem:
- Pacotes de viagem para o Peru by Sundaycooks e Venturas
- Qual moeda levar para o Peru?
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado?
Como evitar o Mal de Altitude?
Se eu pudesse dar apenas um conselho sobre como prevenir o mal de altitude seria: respeite seu corpo, e não deixe de descansar no seu primeiro dia em Cusco. Mais importante do que qualquer chá de coca, o repouso no dia de chegada é fundamental para que você comece a se aclimatar e não sofrer depois.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Não é preciso, necessariamente, ficar entocado no hotel, mas faça o mínimo de esforço possível, evitando passeios longos e esforço físico como subir ou descer ladeiras de San Blás.
Eu sei, eu sei. Geralmente viajamos com os dias contatos querendo aproveitar ao máximo nosso tempo e reservar o primeiro dia para descansar e fazer algum programa mais tranquilo parece um desperdício, mas garanto que isso pode fazer toda a diferença.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Dicas para prevenir o mal de altitude:
- Principalmente, vá com calma! Evite grandes esforços nos primeiros dias. Já que o apocalipse Maia não vai mais acontecer, as ruínas Incas continuarão lá por um bom tempo.
- Antes da viagem, tente entrar ou se manter em forma – exercício aeróbicos são ótimos pra isso!
- Se possível, faça o roteiro de forma a percorrer as cidades da menor para a maior altitude.
- Ao chegar na altitude, tome o famoso chá de coca ou mastigue suas folhas, geralmente disponíveis no seu hotel.
- Se hidrate bastante (bebidas alcoólicas não entram nessa conta e podem até ajudar a piorar os sintomas).
- Se alimente bem e regularmente, evitando alimentos pesados (lembre-se de que a sua digestão estará prejudicada pela falta de oxigênio!).
Você também vai encontrar pela cidade muitas propagandas da Sorojchi Pills, umas cápsulas que prometem alívio imediato contra o mal de altitude. Tomei na nossa terceira viagem pelo país e realmente senti um alívio mais rápido para aquela sensação de dor de cabeça e corpo pesado. O cilindro de oxigênio chamado OxiShot, vendido em qualquer mercadinho ou farmácia de Cusco, também pode ser uma mão na roda durante os passeios.
Viajando pelo Peru:
Nossa experiência
Logo que chegamos em Cusco, sentimos como se estivéssemos em câmera lenta e uma curta caminhada pela Praça de Armas já parecia uma maratona. Poucas horas depois, já comecei a senti dor de cabeça e a ficar enjoada. Como ficamos uma semana na cidade, acabei me acostumado, mas a falta de ar ao subir as escadas do hotel era inevitável. Uma parceria perfeita da altitude com a falta de preparo físico
O Fred também não se sentiu muito bem logo no primeiro dia apelou para as folhas de coca. Quando chegávamos ao hotel de noite, nós usávamos um pouco do OxiShot para ajudar a dormir.
Não pense que essas dicas são exclusivas para o Peru. Você também pode usá-las em qualquer lugar que esteja a grandes altitudes, seja no Equador, no Atacama ou do outro lado do mundo.
Oi, parabéns !!!
Vocês me auxiliaram muito com as informações que li aqui.
Meu filho que já esta acostumado com as altitudes em suas viagens, me pediu para pesquisar sobre OXISHOT, para comprar aqui no Brasil mesmo. Mas, não encontrei. vocês por acaso sabem onde posso encontrar? em sua ultima viagem. Passou bem mal… e esta retornando a Bolívia daqui a alguns dias, 4.658 mtrs de altitude a cidade onde vai. estou preocupada, podem me auxiliar?
Oi Cida, eu desconheço esse produto aqui no Brasil, mas, mesmo que existisse, carregar garrafas desse tipo na mala pode ser proibido (não sei o quanto eles encanam por ser oxigênio).
No Peru é fácil achar, principalmente em Cusco 🙂
Gente, estou apavorada com esse tá de soroche… medo de passar mal, principalmente de ficar enjoada e vomitar. Estou num avião embarcando pra Lima e vou pra Cusco em alguns dias. Vou seguir todas as dicas de vcs – ficar bem quietinha, hidratar bastante e tomar chá de coca / balinhas / mascar a folha. Muito obrigada a todos pelas dicas incríveis!!!
Vai dar tudo certo, Mariana! Basta ir com calma e ouvindo seu próprio corpo sem se forçar demais.
Boa viagem e aproveite!
Ola, senti uma tonteira em cusco e acreditei q era o mal de altitude, porem voltei pra o Brasil e ainda sinto a tontura, é normal? Faz 3 dias q cheguei de cusco.
Oi, Carlos.
Se você não está se sentindo bem, o ideal é buscar por uma orientação médica. Melhoras!
Tenho 70 anos e saude boa. As vezes tenho crise de asma. Vou em março para Lima Cusco, Valle Sagrado, Aguas Calientes e Machu Picchu. Estou com bastante medo . Será que vou me sentir mal ? Será que é melhor não ir a Machu Picchu ?
Oi Simone.
A primeira dica é conversar com seu médico sobre os possíveis efeitos da altitude e como agir se sentir-se mal. Agora, por experiência própria, se você for devagar, sem forçar seu corpo, se comer leve e se hidratar bastante, provavelmente não terá problemas (mas não sei como a asma lhe afetaria).
Machu Picchu é 1000m mais baixo que Cusco, então provavelmente você se sentirá melhor por lá 😛 Dentro de Machu Picchu há várias escadas, mas nada absurdo e você pode ir com calma também.
Por fim, compre o oxishot e leve com você para quando precisar daquela dose extra de oxigênio 🙂
Este site foi… como dizê-lo? Relevantes!!!! Finalmente achei algo que me ajudou.
Muito obrigado!
Obrigado, Skyler. Boa viagem!
Oi pessoal, estou em Machu Picchu.
Suas dicas ajudaram bastante!!
Obrigado!!
Obrigada, Mário. Que bom que as informações te ajudaram.
Help, God! Estou agora em Quito e só o fiapo! A altitude me pegou de jeito e caí aqui no site justamente por estar procurando dicas de como amenizar esse imenso enjoo!
Oi, Natália.
Também passeio muito mal com a altitude no Equador, principalmente na região de Quito. O segredo é descansar, beber muita água, comer comidas leves e se essa sensação ruim persistir, converse com o pessoal da recepção do seu hotel (as vezes eles têm máscara de oxigênio, o que ajuda bastante!) ou ligue para seu seguro viagem e peça por uma consulta médica.
Irei para cusco e farei o passeio de Machu Picchu em poucos dias e estou preocupada, pois tenho labirintite, será que vou passar muito mal por causa da altitude ? E recomenda que tome o chá de coca ou mastigue a folha ?
Vá com calma e respeite os sinais do seu corpo, Jenny.
Capriche no consumo do chá de coca e mastigue a folha também. Boa viagem 🙂
Olá, parabéns pelo site, informações bem descritas e fundamentais!! Pretendemos comprar o boleto turístico na tarde que chegaremos em Cusco (chegaremos as 11h, pensei em sairmos para compras umas 15h), seriam 900 m do hotel até aquele endereço que você passou (Cosituc). Acha que conseguimos ir a pé no mesmo dia da chegada ou aconselha pegar um táxi? Me preocupo por causa do soroche. Obrigada!!
Oi Lauren. 900m é até longe nessa altitude, mas indo beeeeeeeem devagar é possível. a questão é a altura das ladeiras do caminho. Chegando lá vc avalia. Se for ingrime, pega o taxi. deve ficar poucos soles pra essa distância 🙂
Olá,
vc visitou tudo em Machu Picchu? Pode falar um pouco sobre os locais?
Grata
Olá, Cássia!
Sim, já visitamos Machu Picchu quatro vezes.
Você encontra todos os detalhes sobre as ruínas incas neste post:
Como comprar os ingressos para Machu Picchu: guia definitivo