Arequipa é um dos mais belos exemplos da colonização espanhola no Peru e sua arquitetura ainda guarda tesouros importantes do período colonial. Conhecida por muitos como a “Cidade Branca”, graças aos casarios centrais que foram construídos em silla, um tipo de pedra branca vulcânica porosa, Arequipa guarda até hoje cenários e histórias preciosas como a Juanita, uma das múmias mais bem preservadas do Peru, e o Mosteiro de Santa Catalina, um dos mais bem conservados conventos de clausura do país.
Atrações de Arequipa, a Cidade Branca
Aos pés de três grandes vulcões (El Misti, Chachani e Picchu Picchu), Arequipa ainda é o endereço de grande parte da elite peruana, sendo considerada a segunda cidade mais rica do Peru. Outro título relevante é a nomeação a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Vamos, então, aos principais pontos de Arequipa 🙂
Dicas para montar um roteiro redondinho pelo Peru 🙂
Plaza de Armas
Considerada uma das Plaza de Armas mais bonitas do Peru, a Plaza de Armas de Arequipa é um exemplo perfeito da arquitetura espanhola colonial, muitas vezes comparada até às grandes praças da Andaluzia na Espanha.
Não esqueça o seguro viagem 😉
Catedral de Arequipa
Abalada por muitos terremotos, principalmente o de 2011 que derrubou uma de suas torres, a Catedral de Arequipa já foi reconstruída várias vezes. Assim como La Compañia, a igreja jesuíta de Arequipa, sua construção original retrata artes do séx XVII.
Entrada: 10 soles mais gorjeta para o guia (não é possível conhecer a igreja sozinho)
Mosteiro de Santa Catalina
Monasterio de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, esse é o nome completo de uma das atrações mais importantes de Arequipa.
Fundado em 1579, o mosteiro é tão grande que representa praticamente uma pequena cidade com suas ruas, praças e claustros. Até 1970, freiras da região viviam em um sistema de clausura. Após a visita do Papa, elas resolveram abrir parte de suas dependências ao público e passaram a sair das suas moradas apenas em situações extraordinárias.
Suas cores fortes e ambientes praticamente intocados e repletos de obras de arte fazem desse lugar um dos endereços mais especiais na cidade.
Horário: Todos os dias de 9h às 17h / terças e quintas de 9h às 20h. Fechado apenas natal, ano novo e sexta-feira santa.
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Museu dos Santuários Andinos da Universidade Santa Maria
Junto com o Monastério de Santa Catalina, o Museu dos Santuários Andinos é uma das melhores atrações Arequipa. Ele guarda um precioso acervo que conta a história de santuários que foram encontrados nos vulcões da região.
Graças a intensos estudos das universidades da cidade, foi encontrada, no vulcão Ampato em 1995, uma múmia de uma menina do fim do séc XV que foi sacrificada em um ritual aos deuses. Descoberta, esta, que é considerada uma das mais importantes no país graças ao seu ótimo estado de preservação.
Conhecida como Juanita, a múmia é considerada por muitos a mais bem conservada entre todas encontradas em antigos territórios incas. Talvez os pesquisadores dos sítios arqueológicos do norte do Peru não concordem muito com essa afirmação, mas o fato é que ela é realmente importante e resolveu inúmeras questões dos historiadores ao mesmo tempo que trouxe tantas outras consigo 😛
A múmia Juanita só fica exposta entre maio e dezembro. Nos meses seguintes é a vez da Sarita, uma outra múmia, receber o público. Esse processo é importante para preservar as múmias e dar continuidade aos estudos da comunidade científica.
Outro detalhe importante: chamamos Juanita de múmia apenas como forma de explicar mais claramente o que ela representa, mas conceitualmente ela não é uma múmia em si, já que não passou por um processo de mumificação. No caso dela, foi o congelamento, devido às baixas temperaturas, e a grande altitude que preservaram seus restos mortais.
Horário: De segunda à sábado: de 9h às 18h; domingos de 9h às 15h. Não é permitido tirar fotos do local.
Entrada: 20 soles mais gorjeta para o guia
Museu Arqueológico da Universidade San Agustín
O museu abriga grandes achados arqueológicos da universidade, incluindo objetos que já pertenceram a diversos povos pré-hispânicos, como Nazca, Tiwanaku, Wari e Inca, e outros objetos de ouro e prata do período colonial.
Yanahuara
Um bairro colonial cheio de ruas tranquilas, estreitas e brancas 🙂
Mirador de Carmen Alto
Cerca de 2,5 km separam a Plaza de Armas do Mirador. Além das famosas opções de sucos com frutas típicas, ele é um ótimo ponto para ver Arequipa do alto cercada pelos vulcões.
Vale a pena conhecer o Canyon del Colca em um dia saindo de Arequipa?
Aqui vale destacar que não recomendamos o bate-volta saindo de Arequipa para o Valle del Colca. Os passeios saem de madrugada para cumprir cerca de 160km de estradas cheias de curvas e voltam no final do mesmo dia, sendo extremamente cansativos. Junte o cansaço à grande altitude do Colca (que pode chegar a quase 5000m – Arequipa está a 2000m) e você tem a receita perfeita para o Soroche :/
O ideal é reservar um tour de 2 dias e 1 noite no Colca para aproveitar melhor o passeio. Do Valle (ou Canyon) del Colca ainda é possível seguir direto para Puno, numa rota bastante utilizada por turistas gringos.
Mais detalhes sobre o Valle del Colca em breve 🙂
Como ir de uma cidade a outra no Peru?
Quanto tempo ficar em Arequipa?
Sem levar em consideração o pernoite no Valle del Colca, dois dias inteiros são mais do que suficientes para conhecer os principais pontos da cidade. Nós acabamos voltando para Arequipa antes de seguir para Puno, porque não sabíamos que era possível seguir do Valle direto para o Lago Titicaca #ficadica 😉
Como se locomover em Arequipa?
O ideal é se hospedar nas imediações da Plaza de Armas de Arequipa. Desta forma você conseguirá visitar as principais atrações da cidade caminhando ou a uma curta corrida de táxi. Lembre-se sempre de negociar o valor da tarifa antes de entrar no carro.
Técnicas de Negociação de Táxi no Peru
Vale a pena alugar carro no Peru?
Arequipa combina com?
Com o Valle del Colca, Puno e Cusco. É uma viagem interessante para quem tem pouco tempo e quer explorar diferentes pontos da história e arquitetura do país. Você pode seguir viagem de Arequipa para Puno de ônibus ou avião e de Puno para Cusco de trem, ônibus ou avião.
Como ir de uma cidade a outra no Peru?
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/
Ótimas dicas! Já estava ansioso pelo roteiro de Arequipa.
Estamos indo no final de setembro e estava querendo encaixar Arequipa no final do meu roteiro pelo Peru. Deixaremos Puno no dia 01/10 e o voo de volta de Lima para o Brasil é só no dia 05.
Pensei em conhecer Arequipa no dias 01 e 02 e separar os dias 03 e 04 para pernoitar no Vale e pegar o voo do condor bem cedinho. O que acha?
Parabéns pelo blog! Está nos ajudando muito!!!!
Oi Bernardo.
Dá pra incluir arequipa sim 🙂 Mas eu faria diferente, até porque o trajeto de Arequipa para Lima é bem longo.
dia 1, vcs chegam em arequipa. Dia 2 e 3, vão para o Valle del Colca. 4 vão pra Lima. Como o trajeto de Arequipa para Lima de ônibus é longo (e eles sempre atrasam), é melhor não deixar para a última hora, a não ser que você vá de avião.
Se conseguir chegar de Puno em Arequipa de manhã, você consegue visitar a cidade quase toda, mas se chegar de noite, daí você pode não conhecer muita coisa dela (o valle del colca é mais legal na minha opinião :P).
Olá, esse blog é show, tem me auxiliado muito! Estou tentando fechar o roteiro da minha viagem mas estou numa dúvida cruel porque queria passar um dia em Arequipa (por enquanto só tenho disponibilidade para fazer vale del dolca de 2 dias), pois pelo que li no blog é uma cidade muito interessante mas para fazer isso terei que abrir mão do passeio de Cusco a Puno (Rota do Sol) ou ficar apenas um dia em Machu Picchu 🙁 . Só consegui entrada para Huaynapicchu para o horário das 7 (mesmo comprando com antecedência)e por isso queria ir um dia antes para fazer só Machu Picchu cedo. Estou com medo de ficar muito corrido para um dia só. Poderiam me ajudar com a opinião de vcs?
Obrigado, Josilene 🙂
Eu não deixaria de fazer Machu Picchu por um dia em Arequipa não. A cidade é bonita, mas acho Machu Picchu bem mais interessante 😉 E se você vai fazer o Valle Del Colca já, acho que tudo bem não conhecer muito de Arequipa. Na volta do Valle, passeie pela Plaza de Armas de noite e, se o horário permitir, visite algum dos pontos ali também (mas acho que vc vai chegar depois das 17h).
Agora, se a cultura Inca não for muito sua praia, pode tirar o dia de Machu Picchu, pq algumas pessoas acham a cidade sem graça (pois é :P). Por isso é importante fazer os tours antes e dentro de Machu Picchu com guias, para entender direitinho o que foi aquilo ali e não ficar vendo apenas paredinhas bonitas num cenário lindo 🙂
Olá.
quero muito saber sobre esse “passeio” que sai de Arequiba, passa pelo Canyon Colca (valle e canyon são a mesma coisa?) e termina em Puno!
Terei 3 dias em Arequipa, um para conhecer a cidade, outro para fazer o passeio no canyon e o 3º pela manhã no primeiro horario partir para Puno.
Então achei essa ideia muito boa >> o passeio terminando em Puno pois já me economizaria tempo
estive vendo algumas agencias pelo google e to achando meio caro 390 dolares :/
Oi Larissa.
É preciso conversar com as agências de viagem do Peru para ver como é, mas dá sim para sair do Valle del Colca (é a mesma coisa que o Canyon 😉 ) e seguir direto para Puno.
Fale diretamente com essas agências pra ver direitinho. Mas só de hotel vc vai gastar uns 50 dólares, a não ser que fique em hostel.
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Larissa, você conseguiu mais informações sobre como ir direto do Vale para Puno e valores melhores??
Olá de novo 😀 Nesse tour de 2 dias, vocês pagaram a diária em Arequipa da noite que dormiram em Chivay ou o hotel tinha locker para a bagagem?
Os hotéis estão acostumados a guardarem as bagagens. não precisa pagar a mais, ainda mais se vc voltar para o hotel depois 🙂
Oi!
Valeu pelas dicas cara! Muito legal!
Queria saber se é fácil conseguir passagens de onibus de Arequipa para Santiago! Estou fazendo o trajeto inverso ao que você fez.
Abraço e valeu! =)
Oi João, você quer dizer Santiago no chile? Em todo caso, as melhores companhias do peru de ônibus são:
Dicas para viajar de ônibus no Peru e as melhores empresas para usar
Oi. Tô aqui en Arequipa e tive a mesma sensação de perda de tempo de vir até aqui p ir p colca canion.
Em relação ao dinheiro que foi uma grande duvida, NÃO TRAGA REAIS. SÓ DOLAR.
Nosso real com sorte está sendo trocado por 0.75 soles e o dolar por 3.35. Ou seja, mesmo trocando duas vezes, vc perde menos dinheiro usando dolar.
Obrigado pela dica, Fernanda 🙂 Um dia em Arequipa, 1 noite para o Valle del Colca e partir direto para Cusco ou Puno é o ideal realmente.
oi Fred, tudo bom?
Vou chegar em AREQUIPA dia 07/05 (CHEGANDO ÀS 21H) e sair dia 11/05 (SAINDO ÀS 20H). Pensei em ir para Colca no dia 08/05 e voltar dia 09/05 e aproveitar a cidade no dia 10/05. Gostaria de saber se eu terei que pagar pela diária em Arequipa no dia q for pernoitar em Colca. Posso deixar as malas no hostel mesmo sem pagar pela diária?
Oi, Priscilla.
Geralmente você não precisa pagar a diária extra em Arequipa desde que você faça as reservas separadamente e confirme com o hotel se eles podem guardar sua mala nessa noite que ficará no Colca 😉
Bom dia,
não sei de qual lugar vc vai chegar para Arequipa, mas não sugiro este bate e volta p o Colca.
DEpendendo de onde estiver vindo, vá direto para Chivay ( local onde se hospeda para o passeio básico do Colca) e depois vá de uma vez para Arequipa.
Eu fiz este negócio de deixar malas e etc. e te confesso que é desgastante e desnecessário vc passar duas vezes pelo mesmo caminho.
Abs
Alguém saberia me dizer se existem em Chivay os passeios que vc faz a trilha, pernoita em uma das aldeias lá embaixo no Canyon e retorna no dia seguinte? Estaremos saindo de Cusco e achamos melhor ficar em Chivay e depois ir pra Arequipa.
Obrigada
Oi Emily.
Esse trekking é bem power pq se passa a mais de 4000m de altitude e não sei ao certo quantos dias são necessários, mas existe. Só não sei se é possível ir de cusco para lá direto (provavelmente, pq de chivay para cusco dá 😉 ).
Entre em contato com as agências do post abaixo que eles podem te explicar direitinho.
Agência de viagem do Peru, qual você indica?
Gente, estou neste momento fazendo o passeio do colca com 2 dias, apesar dos comentário de que seria melhor fazer em dois dias estou achando a maior roubada, agora são 14:31 da tarde e estamos num muquifo, sem ter o que fazer e achando a cidade horrível. Decididamente apesar de corrido seria interessante conhecer em um dia.
E de preferência antes de Cusco, senão o pouco que tem a oferecer perde a graça.
Que pena que a agência colocou vocês num hotel ruim 🙁 Nós escolhemos o hotel por conta própria e a agência responsável pelo tour nos levou e buscou no nosso hotel. Assim, pelo menos, é possível escolher um hotel melhorzinho.
O trekking pode ser feito em dois ou três dias. Se for feito em dois (opção que fiz 01 e 02/05) saí as 3:30 de van, para para café da manhã, depois parada para ver os condores e depois começa a caminhada. São cerca de 8km, 5 de descida íngreme até chegar no local de almoço (se for feito em três noites aqui passará a primeira). Terminado o almoço – particularmente pequeno (leve comida extra!) – continua-se a caminhada por mais uns 9km de suvidas e descidas até chegar só oásis. Aproveitamos a piscina, jantamos, dormimos e , às 5h da manhã, começa -se a caminhada de subida, sem café da manhã, por cerca de três horas (tem quem faça em menos, mas demoramos um pouco mais até). Pelas 9h começamos nosso café da manhã. Mais uma vez, insisto, levem comida extra, pão com atum na mochila salvou nosso passeio! Após o café todo o trajeto é feito na van, parada em moradores dos vulcões e no parque com centenas de lamas, alpacas e vicunhas. Vale muito a pena o passeio, mas eh bem puxado. A diferença de altura da parte superior até o oásis eh de cerca de 1200m. Fizemos o passeio pela agência oásis palmeiras e não temos do que reclamar, eles mesmos são donos da “hotel” na parte do oásis que ficamos. Pagamos 115 soles (mais 6% pelo pagamenos no cartão de credito)
Rafaela, que relato incrível!
Obrigada por compartilhar sua experiência com o trekking no Colca pro aqui 😀