A convite do Destination Canada, fui conhecer uma das rotas de trem mais simbólicas para os canadenses: a The Canadian. Essa rota sai de Toronto em direção à Vancouver passando por Winnipeg, Edmonton e Jasper, cruzando boa parte do Canadá ao longo de 4 dias de belas paisagens. Como o trem só partia no dia seguinte, resolvi descobrir o que fazer em Toronto num roteiro de 2 dias pela cidade.
O que fazer em Toronto?
Antes dessa aventura de trem começar, passei 48 horas em Toronto e pude conhecer um pouco dessa cidade simpática e especial que poucos pensam em conhecer mais a fundo.
Na língua dos antigos povos indígenas da região, Toronto significa “o lugar de encontro“, definição que não poderia ser melhor. Uma cidade que respeita as mais diversas culturas e tradições é o lugar para você se encontrar, se perder e se sentir, por que não, em casa.
Uma vez eu li um texto sobre como melhorar a escrita de relatos de viagem em que o autor citava uma lista de palavras que deveriam ser evitadas e uma delas era a palavra “vibrante”. Imagino que seja porque ele não conhece Toronto ainda.
Planeje sua viagem pelo Canadá:
- Qual moeda levar para o Canadá?
- Como tirar o visto canadense sozinho passo a passo?
- Onde comprar chip de internet 4G no Canadá?
- Não viaje sem seguro viagem
- Compre o Toronto CityPass e economize nas principais atrações
Combinando Toronto com outras cidades
Uma das maiores cidades do Canadá e banhada pelo lago Ontário, Toronto tem muito mais atrações que as já manjadas de todo turista brasileiro como suas lojas e a bela CN Tower. Além disso, conjugar um passeio por Toronto com diversas outras cidades tanto do Canadá quanto dos Estados Unidos também pode dar um baita samba!
Que tal fazer Nova York, Boston e Toronto? Ou então Toronto, Niagra e a região de vinícolas Niagra on The Lake? Outro roteiro clássico, mas que passa apenas dentro do Canadá é combinar a metrópole com Montreal, Ottawa e Quebec City.
Roteiro de 2 dias em Toronto
Yorkville
Nada melhor que começar seus dias na cidade caminhando tranquilamente pelo badalado bairro de Yorkville em meio às principais marcas da alta costura mundial.
Walking Tour do Rock and Roll em Yorkville
Se você quer fazer um tour guiado ao som de um bom e velho Rock & Roll, que tal fazer um walking tour especial por Yorkville e descobrir que, antes de ser reduto dos rico e famosos, o bairro era o lar dos hippies, ciclistas e fãs de rock?
O Dave, nosso guia nesse walking tour do Rock and Roll, músico e integrante de três diferentes bandas, fala com tanto entusiasmo sobre os músicos e compositores famosos que fizeram parte da história de Yorkville que você vai se sentir como se estivesse dentro do festival Rock & Roll Revival que aconteceu ali na década de 60.
Se você fizer este tour, peça para seu guia terminá-lo na porta do Big Smoke Burger, um hambúrguer de responsa e um ótimo local para você provar sua primeira poutine, aquela famosa batata frita com queijo derretido e molho tipicamente canadense 😀
Se você está procurando walking tours diferentes e inusitados por Toronto, entre em contato com as empresas Tour Guys (também presente em Vancouver e outras cidades do Canadá) e a Urban Adventures.
Royal Ontario Museum
Apesar do seu design todo modernoso não ter agradado em nada a população local, o ROM (Royal Ontario Museum), não pode faltar na sua programação.
O museu tem um acervo incrível de Grécia, Egito e Roma Antiga. Isso sem contar os dinossauros, as salas que exploram a fauna e a flora local e os espaços reservados para artistas regionais e para exposições temporárias. Quem tem viagem marcada para Toronto poderá aproveitar a exposição especial sobre a Mesopotâmia no ROM até 5 de Janeiro do próximo ano.
Financial District e Old Town Toronto
Cuidado ao olhar para cima e se surpreender com a estrutura dos prédios, você pode tropeçar em alguém que esteja caminhando todo apresado pela região.
Além dos seus belos prédios, que já valeriam toda a caminhada, o Financial District e a Old Toronto também concentram algumas das atrações mais famosas, lojinhas bonitinhas e restaurantes legais.
St. Lawrence Market
Como um bom e variado mercado não poderia passar em branco aqui no Sundaycooks, corri para St Lawrence Market em Old Town para conferir se o pessoal de Toronto é tão fissurado nessa ideia da valorização dos ingredientes locais e da qualidade dos produtos fresquinhos quanto em Montreal.
Se as temperaturas permitirem, você já o que fazer: compre quitutes, queijos, vinhos e outros aperitivos e corra para o parque mais próximo para aproveitar o sol.
CN Tower e Edge Walk
Por muito tempo a CN Tower foi considerada a torre mais alta do mundo. Hoje ela já perdeu esse título, mas ainda guarda vários outros na manga como o título de atração mais visitada do Canadá e de ser a única a oferecer pura adrenalina, adrenalina de verdade, também conhecida como Edge Walk.
A CN Tower foi construída em 1975 e hoje é considerada o quinto mais alto “prédio” do mundo, perdendo para o emblemático Burj Khalifa de Dubai, mas ganhando da Willis Tower de Chicago.
O ingresso para ter acesso à CN Tower e ao mirante que lhe proporciona uma visão 360 de toda Toronto, custa 27,20 CAN (comprando pelo site com desconto). Você também pode reservar um almoço ou jantar no Restaurante 360, um restaurante giratório que fica no alto da torre e proporciona uma bela vista da cidade.
Se quiser ir no Edge Walk, é preciso fazer reserva, pois a procura é grande e entram apenas seis pessoas por hora. Os ingressos custam 175 CAN e você pode reservar diretamente no site da atração.
Até o final do ano deve ser inaugurado o Ripley’s Aquarium of Canada na base da CN Tower, o que deve proporcionar ainda mais momentos divertidos para quem viaja em família e quer aproveitar a região da Torre.
CN Tower
Endereço: 301 Front St. West
Horários: todos os dias: 9 às 23h (sujeito a mudança devido à época do ano)
Ingressos: adulto 32 CAN. Compre os ingressos com desconto no site
Edge Walk
Horários: 9 às 17h (varia de acordo com a época do ano)
Ingressos: adulto 175 CAN. É preciso comprar adiantado e fazer reserva no site.
Cervejaria Steam Whistle
Para recuperar o fôlego e matar a sede, atravesse a rua em frente a saída da CN Tower e siga em direção ao Railway Park, onde hoje fica a fábrica de uma das craft beers mais vendidas no Canadá: a Steam Whistle.
Você pode fazer um tour pela cervejaria, conhecer a história interessante dos fundadores e ainda degustar a cerveja local. O tour custa 10 dólares canadenses, dura cerca de 30 minutos e segue os moldes do tour pela cervejaria Samuel Adams em Boston. Nem preciso dizer que o tour é divertido, né? Afinal de contas nada que termina com cerveja pode ser ruim.
Eaton Center e Dundas Square
Como ninguém aqui é de ferro, uma voltinha pelo Eaton Center, o maior shopping do centro da cidade, vai fazer você queimar todas as calorias extras da cerveja e, quem sabe, ainda garantir boas compras ou presentes até para aquela prima que sempre lhe pede alguma lembrança de viagem 😛
O que mais ver em Toronto?
Toronto merece muito mais do que 48 horas. Eu ficaria 4 dias na cidade, até porque vindo de um voo de 11 horas direto do Brasil, você merece um dia mais relax de descanso para se recompor e poder aproveitar tudo o que cidade tem a oferecer.
Como numa espécie de wish list e para facilitar seu roteiro por Toronto, reuni as atrações que não visitei, mas que merecem a sua atenção 🙂
Outros Museus
No quesito museus, além do ROM eu visitaria o Bata Shoe Museum, o museu que conta a história dos sapatos, e a Art Gallery of Ontario que, só o seu prédio diferente, já vale a indicação.
O Casa Loma é o castelo de um antigo e falido ricaço da cidade. Construído para ser sua casa, o castelo hoje, além de receber muitos turistas, é cenário para diversos filmes de Hollywood e para festas de casamento.
Curiosidade: A procura pelo Casa Loma é tão grande que já virou motivo de piada na cidade: “Agende o casamento primeiro e procure por um noivo depois.”
Conheça outras cidades do Canadá:
Para os fãs de esportes
Você pode até dizer que não entende muito bem as regras do jogo, mas você não vai perder a oportunidade de assistir a uma partida de hockey, um dos esportes favoritos dos canadenses, não é? Ver uma partida ao vivo deve ser um baita programão, algo como assistir a uma partida de futebol no Brasil 😉 Para conferir a programação, procure informações sobre a temporada de hockey no Air Canada Centre, ao lado da Union Station de Toronto.
Para um programa ainda mais com a cara dos fãs do esporte, vale conhecer o Hockey Hall of Fame, o hall da fama do hockey canadense. Um museu que conta a história do esporte e dos seus principais atletas. Hockey é serious busnisses por lá.
Bairros étnicos de Toronto
O Canadá é um país conhecido por respeitar muito as diversas culturas e isso fica claro ao caminhar pelas ruas da cidade que, segundo o Neds Martinsé, meu companheiro de viagem, “é como caminhar por um comercial antigo da Benetton”.
Por isso, não deixe de explorar as principais regiões dos imigrantes e curtir cada rua, lojinha e restaurante. Chinatown, Little Italy, Little Portugal, Greektown, Little India e Little Poland irão certamente chamar sua atenção. É como brincar de fazer uma viagem de volta ao mundo sem sair de Toronto 😉
Assista a um Musical
A Broadway de Toronto é considerada a terceira maior Broadway do mundo, perdendo apenas para Nova York e Londres. Portanto, vale a pena garantir um ingresso para o seu musical favorito. Que tal Cat’s?
Para conferir a programação local e garantir seus ingresso, acesse o site do Toronto Theatre.
Queen’s Park e Universidade de Toronto
Toronto é por natureza uma metrópole muito bem planejada e com diversos parques e áreas verdes, garantindo uma sensação aconchegante a seus visitantes. Um belo exemplo disso, é o Queen’s Park, um dos maiores e mais lindos parques da cidade, onde também está a Universidade de Toronto, famosa pelo seu lindo prédio histórico.
Queen Street West
Procurando pela cena criativa e alternativa da cidade? Siga para a parte oeste da Queen Street e aproveite os diversos ateliês de artistas plásticos,os antiquários, os brechós e tudo o que essa região com carinha de Soho nova-iorquino tem a oferecer 😉
Onde ficar em Toronto?
Procure ficar próximo ao centro / Old Toronto para poder andar tranquilamente entre a maioria das atrações, mas não deixe que isso seja muito limitante. Se você estiver próximo a um metrô ou tram, então você estará bem localizado 😉 Aproveite isso e se permita escolher um hotel que talvez não esteja exatamente no centro da cidade.
Windsor Arms Hotel
Passei uma noite no Windsor Arms e achei um hotel e tanto!
Elegante, com poucas suítes, ótimo restaurante, lindo spa, wi-fi disponível em todo o hotel e super bem localizado no coração de Yorkville. Um ótimo hotel para quem procura por algo mais sofisticado.
Outras dicas sobre Toronto
Gorjeta e Taxas
Não esqueça que por aqui a gorjeta varia de 15 a 20% e as taxas sobre as compras é de aproximadamente 14%.
Transporte Público
Eu não tive a oportunidade de usar o transporte público, mas a cidade de Toronto tem uma rede de metrô e trams bem servida, principalmente no centro da cidade, e deve ser tão fácil de usar quanto o metrô de Montreal. Para mais detalhes, veja o site da TTC (Toronto Transit Commission).
Vale a pena comprar o Toronto City Pass?
O Toronto City Pass dá desconto na entrada na CN Tower (mas não dá desconto no Edge Walk) e direito à entrada no Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Center.
O Fred fez as contas e disse que ele só vale a pena se você for em pelo menos 4 das 5 atrações. A Torre, o ROM e a Casa Loma são quase que obrigatórios, mas não é todo mundo que tem interesse no Zoológico de Toronto ou no Ontario Science Center, por isso #ficadica
App See Toronto
Toronto também tem uma app para ajudar a divulgar a cidade, as atrações e os eventos que estão acontecendo. A app é bem bonitinha e pode lhe ajudar naquele momento de indecisão sobre onde ir curtir a noite 😛
Como é o clima em Toronto
A cidade tem um clima em que as temperaturas mínimas e máximas não costumam variar muito num mesmo dia. Apesar de fazer frio no inverno, Toronto tem médias mínimas de -6C graus, o que permite que nós brasileiros consigamos sobreviver sem muito esforço 😛 Claro que há sempre a possibilidade de uma super frente fria chegar e baixar ainda mais a temperatura.
O Sundaycooks viajou a convite do Destination Canada
Pra mim, Toronto é a New York que deu certo: tão bela quanto, cheia de atrações, uma riquíssima vida cultural, mas com um povo muito mais simpático! 😉
Oi, Má 🙂
Que bom te ver por aqui <3
Toronto é uma gracinha mesmo. O canadense no geral é um povo muito simpático, né? Sempre me surpreendo 😀
Adorei o post, sou super suspeita para falar de Toronto, né? Moro aqui e adoro demais…
Pena que não conesguimos nos encontrar, né Nat?
Bjão
Poxa,
Foi uma pena mesmo a gente não ter se encontrado 🙁
Adorei conhecer a sua cidade, mas ainda fiquei com vontade de voltar – voltar pra tomar um café ou uma cervejinha com você, passear mais pela cidade e seguir viagem, afinal ainda não conheço nem Quebec City e nem Ottawa
E a Toronto Island? Eu adorei, pena que eu só fui em março, tava frrrriiiiio demais (Pelo menos para os meus pés gelados). Mas é super charmosa, e tem uma bela vista da cidade.
Usei o transporte publico e achei excelente, estava sempre muito limpo, e o horário mostrado para os próximos trens foram respeitados como manda a rainha.
No meu caso valeu a pena comprar o weekly pass ($38.50 para viagens livres por uma semana contra $3.00 por viagem). Mas é legal lembrar que ele vale de segunda a domingo, e não simplesmente por sete dias corridos.
Outra vantagem de ter o weekly pass é que você pode andar quentinha, protegida da neve embaixo da terra, sem pagar mais nada 🙂
Obrigado pelas dicas, Mari 🙂
Se não me engano em Montreal o weekly pass é assim também, o que eu não acho justo e nem que faça muito sentido hehehe A Natalie passamos sempre tão rapidinho por Toronto que nunca consegue conhecer muito da cidade, mas espero conseguirmos corrigir isso em breve 😀
Passagens subterrâneas para a vida ahahha
Toronto é uma cidade incrível. Fiz intercâmbio de 6 meses para aprender inglês e fui muito bem recebida, principalmente pela família que me acolheu. As pessoas, o tempo todo, são muito simpáticas. Até mesmo na hora do rush, com metrô lotado, elas não perdem a simpatia. Fiquei admirada com a organização do transporte público, ônibus e streetcar sempre no horário (app do TTC para checar os horários ajudava muito). Tudo bem que na época que fui eles eram velhos, mas atualmente já estão sendo substituídos por novos (metro e streetcar). A segurança da cidade então, sem comentários. Andava de madrugada sozinha pela cidade e nunca tive problema nenhum. Tive a oportunidade de visitar Ottawa, Montreal e Quebec. E me apaixonei por Quebec. A cidade é simplesmente LINDA! Fui na época do Carnaval de Quebec…a cidade fica muito movimentava nesse período. Essa festividade é muito divertida para quem gosta de se divertir na neve, tem brincadeiras, áreas para patinar e esquiar, esculturas de gelo, maple syrup na neve rsrs ah sem falar no Hôtel de Glace (hotel feito de gelo) que é simplesmente incrível. E em Quebec experimentei a pior sensação de frio da minha vida, -22ºC. E sobrevivi o/ rsrs. Então, por tudo que vivi nos 6 meses no Canadá, mais especificamente em Toronto, não existe melhor país do que esse.
Oi Mara.
Obrigado pelo relato 😀 Eu ainda preciso conhecer Toronto e sou doido pra ir no Carnaval de neve de Quebec 😛 Pegamos temperaturas super baixas assim em Montreal também hehehe Foi divertido 😉
Vou ao Canadá Vamos de excursão mas pretendo ficar mais 2 dias em Toronto livre. Vou com a família (somos 4) incluindo meu neto que quer conhecer o Zoo e o aquário. Seria fácil conseguir um guia que falasse português e que nos “aturasse” nos mostrando Toronto nestes 2 dias. .
Muito Obrigada
Regina
Oi Regina. Nós não conhecemos ninguém, mas entramos em contato com a assessoria de Toronto para ver se eles têm indicações. Assim que responderem, eu te aviso 🙂
Oi Regina. Conversamos com a assessoria de Toronto e eles têm um programa de greeters muito legal. A página geral é essa:
https://www1.toronto.ca/wps/portal/contentonly?vgnextoid=8fa08b7a29891410VgnVCM10000071d60f89RCRD
e a página onde você entra com seus dados para pedir um greeter está aqui em baixo. Nessa página você explica o que espera e pode dizer que prefere um que fale em português se for o caso.
https://wx.toronto.ca/inter/city/tap.nsf/VisAppl?OpenForm
Depois conte a experiência pra nós 😀
aguardo resposta e se possível indicação de guias. Muito Obrigada
Eu pretendo ir ao Canadá conhecer Toronto, Ottawa, Quebec e Montreal. Alguém sabe me informar qual o período mais quente e o visto americano é certo?
Olá!
O período mais quente para visitar o Canadá é durante o verão que vai julho até metade de setembro. Agosto é o auge do calor.
Mesmo tendo o visto dos Estados Unidos, você vai precisar tirar o visto canadense (mas o processo é bem mais simples e todo online).
Veja esse post completo sobre como tirar o visto canadense sozinho