Visitar o Palácio de Versalhes é, talvez, uma das melhores escapadas durante uma viagem por Paris.

Ficando no subúrbio próximo da capital da França, o castelo foi a casa dos nobres franceses durante os séculos 17 e 18 e atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados do país, recebendo quase 10 milhões de turistas por ano.

Paris visitando o palácio de Versalhes vista lateral do palácio

Se a arquitetura interna ou externa do Palácio de Versalhes não te chamarem a atenção, com certeza os 800 hectares de um dos mais belos jardins de todo a Europa já faz valer a visita.

Breve história do Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes fica na cidade próxima de Paris chamada Versalhes.

A base da construção teve início durante o reinado de Luís XIII que, quando jovem, se encantou com as florestas que costumava frequentar para caçar com o pai e rei até então Henrique IV.

Diz a história que tudo começou com uma pequena casa construída em 1624, para que o rei e seu filho pudessem dormir de noite após a caça. Porém, Luís XIII decidiu reconstruir e ampliar a residência em 1634.

Contudo, a arquitetura atual do Palácio de Versalhes começou a ganhar forma durante o reinado de Luís XIV (sucessor do trono e filho de Luís XIII).

O monarca tinha forte ligação com Versalhes e, por isso, decidiu expandir ainda mais a o Palácio que ao longo de seu reinado, de 1643 até sua morte em 1715. E foi assim que o palácio ganhou seus espaços mais impressionantes como a Galeria dos Espelhos e o canal artificial que fica nos jardins.

O trabalho nos jardins durou cerca de 40 anos e não foi nada facilitado pelos pântanos que tomavam conta do terreno na época. Sabia que durante o reinado de Luís XIV, era comum a realização de festas e encontros da monarquia nos Jardins?

Apesar dos mais de 50 anos de investimentos, o Palácio de Versalhes ainda não estava pronto quando Luís XV (os monarcas não eram muito criativos com nomes) assumiu o trono na França.

Com a mescla do apego emocional pelo espaço e as décadas de investimentos por parte dos monarcas, o Palácio de Versalhes se tornou o maior símbolo de luxo e extravagância da coroa francesa.

As reformas e mudanças estruturais perduraram até o reinado de Luís XVI, que, apesar de permanecer mais tempo em Paris, reinou até a Revolução Francesa em 1789.

Com o avanço da revolução, o Palácio de Versalhes teve todo seu acervo de obras e móveis removido e foi transformado em um local de armazenamento de bens confiscados.

Anos depois, o espaço que fora casa da família real e um dos mais reconhecidos símbolos de poder na França se transformou num museu em 1794 e aberto, oficialmente, em 1796. O resto é história.

Paris visitando o palacio de versalhes visão das escadas dos jardins

Compre moeda estrangeira com desconto!

Vai fazer uma viagem internacional?

Somos correspondentes cambiais da Confidence Câmbio/Travelex e conseguimos desconto para todos os leitores que usarem o cupom SUNDAYCOOKS. Veja o passo a passo aqui. (O cupom é válido no momento da conclusão da compra).

Como chegar até o Palácio de Versalhes

Ficando perto de Paris, o acesso é fácil. O jeito mais simples é pegar o trem. Basta descer na estação Versailles Château Rive Gauche, o terminal em um dos sentidos da linha C do RER (leia nosso guia do transporte de Paris e entenda sobre) e andar por 1,5 km, ou 20 minutinhos, e você chega no Palácio.

Até 20 de agosto de 2022, o acesso ao RER C está interditado devido a obras na linha até a estação Versailles Château Rive Gauche que segue fechada. Para chegar ao Palácio, desça na estação Versailles Rive Droite ou na Chantiers.

Outra possibilidade se você ficar no norte de Paris é pegar a linha de trem L de Paris Saint Lazare para Versailles Rive droite. Essa linha é mais conveniente para quem está hospedado em Montmartre ou perto da Galeries Lafayettes ou da Printemps.

Lembrando apenas que Versalhes fica na Zona 4 do transporte de Paris. Confira antes de comprar o bilhete e não erre na escolha.

Paris visitando o palácio de Versalhes estátua do jardim

Não se esqueça do seguro viagem!

Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.

Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!

Como é a visita ao Palácio de Versalhes na França

O acervo no museu do Palácio abriga mais de 60 mil obras de diversos períodos.

As coleções refletem os dois momentos do palácio desde sua fundação como casa dos monarcas , até se tornar um dos museus mais visitados do mundo, assim como o Louvre.

As instalações do Palácio de Versalhes continuam quase que intactas desde o século 18. Apesar da revolução francesa e sua história sanguinária para os monarcas e as duas guerras mundiais, o Palácio permaneceu quase intacto desde sua construção.

É possível conhecer os aposentos do rei e da rainha que ficavam em lados opostos da casa da monarquia francesa.

Outra das maiores atrações é a Galeria dos Espelhos. O espaço, marcado por ter sido o palco da assinatura do Tratado de Versalhes que anunciou o fim da 1ª Guerra Mundial em 1919, tem mais de 370 espelhos.

A excentricidade de Luís XIV resultou em um dos maiores museus visitáveis do mundo, já que o palácio tem 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras, entre outros ambientes decorados e “forrados” de arte.

A verdade é que, apesar do tamanho, você tem mais chances de se perder em meio à multidão de pessoas que passam por ali diariamente do que nos quartos e no jardim. O museu é sempre BEM CHEIO. Por isso, planeje sua passagem por lá.

Paris visitando o palácio de Versalhes imagens da parte interna do palácio cheio de gente visitando

Jardins de Versalhes

É impossível visitar o Palácio de Versalhes sem conhecer seus jardins.

Luís XIV não economizou na estética do seu jardim particular e trouxe diversas espécies de plantas e árvores que compõem uma diversidade única ao espaço.

Com cerca de 800 hectares, ou 8 quilômetros quadrados, os Jardins de Versalhes são gigantescos e percorrer sua extensão pode ser cansativo.

Por isso, dentro do próprio parque existe trenzinhos (pagos) que levam os turistas para uma volta e, ainda, há a alternativa de alugar bicicletas e carros elétricos para aproveitar o parque.

E é na parte externa do Palácio de Versalhes onde você encontra as opções para almoço: o La Flotille, um restaurante com um terraço próximo ao canal e e o La Petite Venise.

Vale lembrar ainda que é permitido trazer comidas e bebidas para o parque. Porém, o consumo só pode ser feito em áreas autorizadas disponíveis SOMENTE na parte externa. É PROIBIDO comer ou beber dentro do museu.

Se você não trouxe nada e não está com aquela fome suficiente para um almoço existem diferentes quiosques de bebidas e lanchinhos espalhados nas imediações.

Chegando na ponte norte dos jardins você encontra o Palácio de Grand Trianon, uma casa mais afastada do Palácio de Versalhes na qual Luís XIV passava um tempo a sós com a sua companheira.

Ingressos para o Palácio de Versalhes

Os ingressos para visitar o Palácio e os Jardins de Versalhes podem ser comprados com antecedência online, no site oficial do museu ou direto com a Get You Guide.

A partir de 20 euros por pessoa você tem acesso a todo o palácio, ao grand trianon, a todas as exibições temporárias, aos jardins.

Por ser muito popular, os ingressos têm horários marcados para a entrada. O turista deve entrar o palácio em até meia hora do período marcado. Você também pode garantir outros pacotes combinados com fura-fila, transporte saindo de Paris ou excurssões guiadas.

Quem adquiriu o Paris Pass ou o Museum Pass não paga o valor de entrada no Palácio de Versalhes.
vista da parte externa do jardim de versalhes junto com a fonte do jardim

Palácio de Versalhes

  • Endereço: Place d’Armes Versailles
  • Site: en.chateauversailles.fr
  • Datas e horários:
    • Palácio
      • Segunda: fechado
      • Terça à domingo: 9h às 17h30
    • Grand Trianon
      • Segunda: fechado
      • Terça à domingo: 12h às 17h30
    • Jardins
      • Segunda à domingo: 8h às 18h
  • Ingressos: a partir de 20 euros. Compre seu ticket com antecedência no Get Yout Guide.