Escolher qual vinícola visitar na região de Santiago não é tarefa das mais fáceis, principalmente para quem não entende muito sobre vinhos. Tirando nomes mega-conhecidos como Concha y Torro e Santa Rita, vale a pena investir em passeios pelas produções menos badaladas, mas que guardam verdadeiras jóias raras do enoturismo chileno. Um belo exemplo disso é a Casas del Bosque, no Valle de Casablanca. Ah! Mesmo que vinho não seja sua bebida favorita, os tours pelas propriedades valem o passeio.
Planeje sua viagem para Santiago:
Vinícola Casas del Bosque, no Valle de Casablanca
Menos de 85 km, ou cerca de uma hora de viagem, separam a vinícola Casas del Bosque, no Valle de Casablanca, de Santiago. Uma localização perfeita para conjugá-la com visitas a outras vinícolas ou dar uma esticadinha até Isla Negra e visitar a mais bela casa do poeta chileno Pablo Neruda.
O passeio começa com o guia nos mostrando os parreirais, falando sobre a colheita, sobre a história dos vinhedos, sobre o preparo da terra e sobre como o clima mais frio da região é ideal para a produção de vinhos brancos. Sauvignon Blanc e Chardonnay, Pinot Noir e Syrah são algumas especialidades da casa. Eles também produzem outros vinhos tintos, porém as uvas utilizadas vêm de outro vale onde as temperaturas são mais quentes. São 12 milhões de garrafas produzidas por ano e apenas 20% delas são exportadas.
Como funciona o processo de fabricação do vinho da Casas del Bosque?
Num resumo para leigos podemos dizer que para o suco de uva virar vinho, é preciso envolvê-lo em processos de fermentação que fazem com que o açúcar da uva seja transformado em álcool pelas leveduras, uma espécie de fungo. Os vinhos brancos são fermentados apenas com seu suco, enquanto que os vinhos tintos são fermentados com seus suco, casca e sementes.
Alguns vinhos brancos terminam essa fase de fermentação e são engarrafados em seguida, sendo chamados então de vinhos jovens. Já outros vinhos brancos como o Chardonay e os tintos podem ficar repousando entre 6 e 24 meses em barris de carvalhos franceses (considerados mais delicados do que o carvalho americano) para que seus aromas e sabores sejam intensificados.
Carvalho francês x Carvalho americano
Que a batalha comece! Aqui vale um parênteses para explicar a diferença entre carvalho francês e americano, pois cada vinícola tem uma preferência
O carvalho francês é mais caro e tido como mais suave no quesito “dar sabor ao vinho“, pois os poros de sua madeira são menores, fazendo com que o contato da bebida com o ar, necessário para aflorar os sabores e aromas, seja mais lento.
Já o carvalho americano tem poros maiores e, por isso, dá sabores mais fortes ao vinho. Em ambos os casos a escolha da madeira dos barris depende das características que se quer dar ao vinho, podendo-se facilmente misturar barris franceses com americanos.
A música na fabricação dos vinhos
Na Casas del Bosque é sempre possível ouvir música nas salas do armazém, isso se deve à necessidade de se manter uma certa vibração para que ocorra o decantamento de algumas partículas durante a fase de envelhecimento dos vinhos em barris.
Degustação dos vinhos da Casas del Bosque
Depois de conhecer sobre a terra, as uva e o processo de fabricação, passamos para a melhor etapa do tour: a degustação.
A degustação escolhida foi a de seis taças em que foram oferecidos os vinhos: Sauvion Blanc, Chardonay, Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon e o Cabernet Frank. Aos poucos o guia nos explicava sobre cada vinho, suas cores, características, notas aromáticas, temperaturas ideais e melhores harmonizações.
É um passeio tranquilo e gostoso, sem ser pedante ou enfadonho. Vale a visita mesmo para quem não entende muito sobre vinho e quer aprender um pouco mais.
Tipos de passeios e degustações
A vinícola está aberta todos os dias, das 10h às 18h. Fecha apenas dia 1 de janeiro, sexta-feira santa, 8 de dezembro e no natal. O email para reserva é [email protected]. Os valores só são divulgados mediante preenchimento do formulário de reserva. Eles sugerem que você chegue com 15 minutos de antecedência e leve um casaquinho. O pagamento pode ser feito em pesos chilenos, dólares ou cartão de crédito. Também é possível solicitar por tour em português.
Aromas Wine Tour
- Duração: 50 minutos
- De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 15h e 16h30
- Em inglês e espanhol
- Rótulos oferecidos durante a degustação: Reserva, Gran Reserva, Pequeñas Producciones
Premium Wine Tour
- Duração: 60 minutos
- De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 13h30; 15h e 16h30
- Em inglês e espanhol
- Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono
Mirador Wine Tour
Tour com guia exclusivo passando pelas parreiras, pela adega e terminando no lindo restaurante Casa Mirador que fica no alto de uma colina com vista para todo o Vale
- Duração: 60 minutos
- De segunda à domingo entre 10h e 17h somete com reserva antecipada
- Em inglês e espanhol
- Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono
- O Casa Mirador fica a 5 minutos de carro da vinícola. Eles pedem que você esteja com um carro para chegar até lá.
Private Tour
Tour guiado com guia privativo.
- Duração: 60 minutos
- De segunda à domingo entre 10h e 17h somete com reserva antecipada
- Em inglês e espanhol
- Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono
Woman Tour
Grupo exclusivo de mulheres, ideal para quem viaja com um grupo de amigas ou quer fazer um programa diferente só com as mulheres da família.
- Duração: 60 minutos
- Somete com reserva antecipada
- Em inglês e espanhol
- Rótulos oferecidos durante a degustação: Espumante BO, Rose, Riesling, Pinot Noir Pequeñas Producciones.
Winery Tour
Tour mais simples, sem degustação. Mostra o processo de produção do vinho, os vinhedos e a adega de preservação.
- Duração: 30 minutos
- De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 15h e 16h30
- Em inglês e espanhol
Restaurantes
A vinícola agora abriga três restaurantes diferentes que expressam muito bem esse momento especial da gastronomia do Chile.
A vinícola ainda conta com um restaurante chamado El Tanino, com um ambiente agradável ao ar livre, onde é possível provar comidas típicas chilenas.
BO é um wine bar onde você pode degustar o espumante da casa, provar alguns aperitivos e tapas. Funciona durante a primavera e o verão, das 12h às 16h30.
O Casa Mirador é o mais novo restaurante do grupo. No topo da montanha e tocado por uma leve brisa do Pacífico, lá você vai almoçar e degustar os vinhos da Casas del Bosque num dos cenários mais bonitos da região.
O Tanito e o Casa Mirador abrem todos os dias das 12h às 16h30, é importante fazer uma reserva com 48 horas de antecedência. Escreva para [email protected].
Como chegar até a Casas del Bosque
De carro alugado
São 86,8 km que podem ser feitos em cerca de 1h15. O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio.
Siga pela Rota 68 até Paso Superior Casablanca em Casablanca, depois pegue a saída para Lo Vásquez/Casablanca.
Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.
De tour compartilhado
Se você não quer se preocupar em dirigir fora de casa, quer otimizar seu dia de passeio e ainda quer aproveitar e conhecer Viña del Mar e Valparaíso, esse tour da Get Your Guide pode ser bem prático e evita o estresse de brigar para ver quem vai ser o motorista da rodada.
De táxi ou aplicativo de transporte
O Cabify aponta um valor bem salgado para esta corrida: $62,894 pesos chilenos (aproximadamente 430 reais, na cotação do dia 13/07/2020). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile.
Viña Casas del Bosque
Endereço: Hijuela, 2, Casablanca – Región de Valparaíso. Site
Amei o passeio…. voltaria, com certeza…. Gostaria de apreciar o Restaurante em uma próxima visita.
p.s. belas fotos
O restaurante tem uma cara ótima mesmo 😀
pretendo ir a Santiago em 01/05/2015 e gostaria de conhecer a vinicola Lapostolle.
qual a forma mais barata de chegar até Santa Cruz ( que é o povoado mais proximo desta vinicola) de modo que seja possivel ir e voltar para Santiago no mesmo dia? Tem idea de quanto custaria um taxi pra me levar e aguardar o passeio e depois retornar a Santiago no fim da tarde?
Eu também quero conhecer Santiago em 2015 e pretendo fazer um passeio a essa mesma vinícola!
Essa vinícola é linda, Louise. Acho que você vai gostar 🙂
Olá, tudo bem?
Irei dedicar um, dos três dias que ficarei em Santiago no mês de outubro para conhecer as vinícolas da região Valle da Casabranca.
Li a indicação de vocês e fiquei com uma dúvida. Vocês acham bacana fazer como: visitar umas 3 ou 4 vinícolas e parar numa última para o almoço? Não fica super corrido? Considerando que vcs já conhecem o esquema, o que vcs sugerem de bacana para programação “1 dia no Valle”?
Oi Diana.
Não é possível conhecer mais de 3 vinícolas no mesmo dia, pois cada tour dura 1h +-, mais tempo de deslocamento, de visita à lojinha, etc. Eu acho que o ideal para um dia apenas é visitar a Casas del Bosque logo que abrir, seguir para a Indómita, almoçar (o chef é ótimo lá) e terminar o dia na Emiliana. Elas são relativamente próximas e são 3 das melhores que conhecemos 🙂 Infelizmente não dá pra incluir a Matetic porque ela é mais longe e é mais interessante para se fazer quando for visitar Isla Negra.
Oii Fred e Natália!
Estou indo para Santiago sábado (30/04) e na segunda (02/05) iremos para Viña del Mar/Valparaiso. Ficaremos lá dois dias, e para aproveitar vamos descer o Valle Casablanca!
Aí vem minha dúvida, qual vocês gostaram mais?! Casas Del Bosque ou Viña Indómita, graças ao post de vocês não consigo decidir!!!
Na verdade estou até querendo parar em uma na ida para Valparaiso e na outra na volta! 😀
ps: Estou planejando, para aproveitar a viagem, na volta de Vinã Del Mar passar em uma dessas duas vinícolas, almoçar e ir sentido a Algarrobo e descer a costa até San Antonio, passando por Isla Negra, e voltar para Santiago no fim do dia! Vocês passaram pela costa?! Acham que vale a pena?!?!
Taty,
Desculpa pela demora! Estamos viajando e os dias na estrada andam mais cansativos do que imaginávamos. Bom, sua viagem já deve ter acontecido, mas como você fechou seu roteiro? Gostou das vinícolas?
oiii Natalie,
minha viagem já foi sim!!! E como eu disse não consegui decidir e acabamos passando nas duas!! hehehehe
Fomos para Vina del Mar na segunda e passamos na Indómita, fizemos o tour e almoçamos lá. Quando voltamos na quarta passamos na Casas del Bosque e fizemos o tour. As duas são lindas, verdadeiros paraísos, mas até hoje estou sonhando com a Indómita! Voltarei lá para ir novamente, amei os vinhos e a comida é fantástica!!! Pedimos o menu degustação com 6 pratos e os vinhos para acompanhar, fiquei apaixonada pelos vinhos dessa vinícola, trouxe vários!! Indico a todos esse lugar, essa comida e esses vinhos, apesar de ter gostado mais do tour da Casas del Bosque e lá ser um pedacinho do céu!!! 😉
Quanto ao resto do roteiro, após o tour em Casas del Bosque nós descemos pelo litoral até San Antonio, passamos Algarrobo, El Quisco, Isla Negra (casa de pedra do Neruda), El Tabo, Cartagena e de lá pegamos a 78 e voltamos para Santiago! Passamos por lugares bem bacanas, se estiver de carro vale a pena conferir! 😉
Que bom que deu certo, Taty 🙂 e obrigado pelas dicas!
Natalie e Fred, não achei as informações muito claras no site do Casas del Bosque a respeito dos tours oferecidos… Vou no fim de março e me interessei pelo Harvesting e na experiência gastronômica. Minha pergunta: nesses passeios já está incluído o tour regular pela vinícola? Também não encontrei os preços praticados para essas atividades. Sabem me informar? Obrigada!
Oi Izabella, infelizmente nós também não sabemos. Tenta mandar email para eles para confirmar, mesmo que seja em português 🙂