Ainda desconhecido da maioria dos turistas que viaja ao Peru (que normalmente tem Lima, Cusco e Machu Picchu como principais destinos), o norte do país pode render ótimas surpresas, principalmente para quem se interessa por arqueologia, ruínas e culturas pré-colombianas.
A imagem dos Incas está tão fortemente relacionada a história do Peru, que o fato de conhecer seus ancestrais deixa a viagem ainda mais interessante.
Ancestrais dos Incas?
Pois é, meus caros, muito das técnicas que se atribuem a eles foram adquiridas durante a dominação de outros povos. Outras civilizações, como os Moche e Chimus, foram os verdadeiros inventores, por exemplo, das técnicas de canalização de rios.
É seguindo esse tom de descoberta que a região norte vai se mostrando, pouco a pouco, como uma boa opção para quem procura um roteiro diferente pelo Peru.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Neste post reunimos todos os relatos dos passeios que fizemos entre Trujillo e Chiclayo, as explicações históricas/arqueológicas e as dicas de hospedagem, de transporte, de alimentação e sobre a moeda local. Ou seja, tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo pelo norte do Peru.
Roteiro pelo Norte do Peru
Em poucos dias você consegue conhecer os principais pontos dessa região e as cidades de Trujillo e Chiclayo servem como base para explorar o norte do Peru. Veja o exemplo do nosso roteiro:
- Voo: São Paulo – Lima – Trujillo
- Ônibus: Trujillo – Chiclayo
- Voo: Chiclayo – Lima
Dica: Ao comprar a sua passagem para o Peru, lembre-se de incluir todos os trechos no mesmo bilhete internacional. Geralmente essa opção costuma ser mais vantajosa do que a compra dos trechos separados e ainda garante que a franquia de bagagem dos voos internos será a mesma do trecho internacional.
Veja: Problemas e soluções para organizar seu roteiro de viagem pelo Peru
Dia 1 – Chegada a Trujillo
Aproveite o primeiro dia para conhecer a Plaza de Armas e os prédios históricos que foram reconstruídos depois dos terremotos que abalaram a cidade.
Dia 2 – Passeio pelas Huacas e Complexo El Brujo / Senhora de Cao
Hora de visitar o Complexo El Brujo / Senhora de Cao e as Huaca Arco Iris / Huaca del Dragón / Huaca Arco de Vela / Huaca Esmeralda. Optamos por um tour guiado para facilitar a logística do passeio e para conseguir compreender a história dessas ruínas e descobertas arqueológicas.
Veja os relatos completos:
- Huacas e sítios arqueológicos de Trujillo
- Bancando o Indiana Jones em Trujillo: Complexo El Brujo e Senhora de Cao
Dia 3 – Chan Chan e Huaca del Sol e de La Luna
Dia reservado para o passeio por Chan Chan, um dos complexos arqueológicos mais importantes do norte do Peru, e pela Huaca del Sol e de La Luna.
Veja as nossas dicas sobre hospedagem e alimentação em Trujillo:
Hora de seguir viagem para Chiclayo \o/
Como ir de Trujillo a Chiclayo?
A melhor opção é seguir de ônibus e a viagem dura entre 3 e 4 horas. Não cogite a possibilidade de alugar um carro, pois as estradas no Peru são precárias, sem sinalização e o trânsito costuma ser bem caótico.
Fizemos esse trecho com a Emtrafesa, pois, como queríamos chegar cedo em Chiclayo para aproveitar o dia e fazer outros passeios, essa era a empresa que tinha os melhores horários. Outra opção confiável é seguir com a Cruz Del Sur, uma das melhores companhias de ônibus do Peru.
Veja todos os detalhes sobre como viajar de ônibus pelo Peru:
Dia 4 – visita ao Museu de Sicán, Túcume e Huaca Rajada
Logo no primeiro dia, passeie pelas principais ruínas arqueológicas perto de Chiclayo, cada uma com um significado e importância diferente. Como nenhum desses pontos fica dentro da cidade, leve em consideração que os deslocamentos serão maiores entre um trecho e outro.
Para conhecer mais sobre a história desses sítios arqueológicos, confira o post:
Dia 5 – hora de conhecer o Museu Tumbas Reales de Sipán
Um dia pra ficar na memória.
O Museu Tumbas Reales de Sipán guarda todo o acervo que foi retirado da tumba do Senhor de Sipán, enquanto que a Huaca Rajada foi o local onde ela foi encontrada. Um prato cheio para quem gosta de história e arqueologia!
Tente terminar esse último tour próximo à hora do almoço para que você possa voltar ao hotel antes de seguir viagem. No nosso caso, seguimos de avião até Lima para continuar a viagem pelo sul do Peru.
Informações sobre onde ficar em Chiclayo, transporte, alimentação e dicas gerais, consulte:
Outras informações
Dúvidas sobre qual moeda levar para o Peru ou o que levar na mala? Veja as nossas dicas nos posts abaixo
Para seguir viagem
Incluindo o dia de chegada e partida, você consegue fazer o roteiro básico pelo Norte do Peru com apenas uma semana. Tendo mais tempo disponível e interesse em se aprofundar nesse assunto e na cultura do país, neste caso, a dica é seguir viagem para um ponto ainda mais intocado: a região dos Chachapoyas em Kuelap, bem no coração da Amazônia peruana.
Essa região é um misto de mata fechada e culturas pré-incas. Dizem até que esse povo conseguiu resistir bravamente à dominação Inca na época. Pena que o acesso ainda é bem limitado e requer muito tempo e preparo físico, necessitando de mais 5 ou 6 dias de viagem.
Outro destino que ficou de fora do nosso roteiro, mas que parece ser muito bonito e interessante é Huaraz, um ponto de encontro de belas ruínas pré-incas, altitude, glaciares e lagos incrivelmente coloridos, quase como os Lagos Andinos. Para quem gosta de trilha, o destino é uma ótima pedida e o ideal é incluí-lo no roteiro antes de Trujillo. Conheça mais sobre Huaraz no blog Próxima Trip.
Nesse caso, um roteiro de viagem bem diferente e interessante de 2 semanas seria:
Lima – Huaraz – Trujillo – Chiclayo e, por fim, Kuelap
Oi Natalie! obrigada pela lembrança do meu blog 😉
o Peru é um país lindo, com uma cultura muito rica e um povo acolhedor e simpático, além da diversidade de paisagens né… gostaria muito de voltar e conhecer Trujillo e Chiclayo, visitados por vcs e também, no sul do País, gostaria de visitar Puno e o lago Titicaca que acabamos deixando de fora na outra viagem. Mas há sempre motivos para voltar, não é mesmo!?
até mais
Erika.
Verdade, Érika!
Sempre temos algum motivo para voltar ao Peru, o país tem vários roteiros interessantes além de Machu Picchu 😉
Olá, parabéns pelo blog! Tudo muito bem explicado, do jeito que a gente gosta. 🙂 Gostaria de saber onde vocês contrataram o tour para o passeio pelas Huacas/Complexo El Brujo /Senhora de Cao. Obrigado! Vinícius
Olá, Vinícius.
Na época contratamos uma agência que organizou vários passeios de norte ao sul do país. Você pode pedir uma indicação assim que chegar no seu hotel ou procurar uma das empresas mencionadas pelos outros leitores neste post: Lista de agências de viagem do Peru testadas e aprovadas
Senti. falta de um comentário sobre. Cajamarca cidade com muita história , e vale visitar . Norte do Peru , poucas horas de Chiclayo .
Oi, Yara.
Tudo bem?
Cajamarca aparece no nosso roteiro pela Amazônia Peruana
Temos mais informações aqui: https://sundaycooks.com/o-que-fazer-em-cajamarca-norte-do-peru/