Já tive minhas malas extraviadas algumas vezes e sempre fico ansioso ao esperar por elas no desembarque. Então, sempre que vou para o exterior, considero embalar minha bagagem naqueles quiosques que ficam perto dos balcões de check-in. Mas será que vale mesmo a pena embalar as malas?
Protegendo sua bagagem antes do embarque
Vantagens:
- Proteger a mala contra arranhões, cortes e abertura dos fechos e dos zíperes – acidental ou intencional.
- Destacar a mala, evitando que outra pessoa a pegue por engano.
- Adquirir um seguro indenizatório em caso de perda ou roubo.
Desvantagens:
- Relativamente caro. Agora, em janeiro de 2018, custa 60 reais por mala embalada no aeroporto de Guarulhos.
- Não há garantia que se a companhia aérea perder sua mala, ela será encontrada mais facilmente.
- A indenização do seguro não é fácil de conseguir, já que a companhia aérea precisa primeiro te reembolsar para, só então, o seguro poder ser pago.
A TrueStar SecureBag (embalagem em plástico filme verde) e a Protec Bag (embalagem em plástico vermelho) são as empresas que oferecem esse tipo de proteção mais comuns aqui no Brasil. A TrueStar também está presente no exterior.
Já utilizei o serviço dessas duas empresas e posso dizer que fiquei satisfeito com a proteção que essas embalagens proporcionam. Várias vezes a embalagem estava extremamente arranhada e desgastada, mas nada aconteceu com a mala.
Também considero um item de segurança pois, já que é mais difícil abrir uma bagagem que esteja embalada, a chance dessas quadrilhas de aeroportos deixarem sua mala em paz é maior. Mesmo com um estilete, abrir uma embalagem da TrueStar pode ser demorado. Sempre levo bocado de tempo para conseguir me livrar desse plástico
Considere embalar as malas para viagens mais longas ou com escalas. Nem tanto pela questão do seguro, pois para conseguir esse benefício, você primeiro terá de passar pelo perrengue da companhia aérea (que pode levar meses para se resolver), mas por saber que sua mala estará protegida contra arranhões e contra possíveis golpes. Sem contar que ajuda a dar um destaque, evitando que pessoas a peguem por engano.
Considere embalar suas malas se o seu voo:
- Terá conexão
- É de companhia aérea que você sabe / já ouviu falar de problemas com malas
- Passará por aeroportos muito movimentados
- Passará por aeroportos que sejam reconhecidamente inseguros quanto ao roubo de itens de bagagens
Outras dicas de segurança em malas:
- Evite levar coisas de valor, principalmente eletrônicos, nas malas despachadas. Esses são os objetos mais procurados pelos ladrões.
- Ao embalar as malas, guarde SEMPRE o comprovante. Caso precise, ele ser como apólice do seguro.
- Tire fotos das suas malas antes e depois de embalar. Isso ajuda na identificação caso seja extraviada.
- Em caso de extravio, procure sempre o posto de Achados e Perdidos (Lost and Found) e a companhia aérea ainda dentro da sala de desembarque para fazer a ocorrência. Sem a reclamação feita, nem a transportadora nem a empresa que embalou suas bagagens poderão ajudar.
Aeroportos em que há, notadamente, muito problema de extravio de malas:
- Miami
- Londres (isso mesmo, o Heathrow)
- Madri
- Barcelona
O aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos piores no quesito roubo de itens de dentro das malas. Nos últimos anos, também nos deparamos com relatos sobre furtos nos aeroportos de Miami, Orlando e Joanesburgo.
Companhias aéreas com as quais já tive problemas com extravio de malas:
- British Airways (2 vezes)
- Ibéria
- American Airlines
- LATAM
Que a Nossa Senhora Protetora das Malas nos proteja!
Concordo com vcs sobre o embalar, mas pelo que ja vivi na pele isso é impossível qdo se esta saindo dos USA. Mesmo no LAX não encontrei empresas deste tipo e a todos que perguntei, especialmente p/ a segurança, a resposta é que não existem mesmo e atual a segurança de voo americana não aceita malas saindo dela embala pois dificulta, a vistoria deles. E esta informação foi me dada agora em julho ultimo. Por isso que ate estranhei o comentário acima da Joseane e so gostaria de confirmar com ela…A segurança americana aceitou numa boa vc chegar com as malas já embalas? ou vc teve que dizer algo a mais para eles?
Abraços a todos
Oi Carlos.
Por experiência própria, em 2009 nós embalamos as malas no JFK na volta para o Brasil. O funcionário que embalou as malas disse que se a segurança do aeroporto abrisse a mala (e portanto, tirasse a embalagem), eles levariam de volta até ele para ser embalada antes de despacharem efetivamente.
Não acreditei muito nisso, e, quando tentamos ficar de olho no raio-x para ver se eles iriam abrir as malas, o segurança não gostou e mandou a gente sair. No final a mala não foi aberta, mas desde então eu não embalo ou tranco as malas quando estou voltando dos EUA, justamente para evitar essa dor de cabeça. Eu já tive 3 malas abertas pelo pessoal do TSA (sempre colocam um papel do TSA explicando que abriram a mala).
Até,
Moro nos EUA e viajo muito. O TSA tem frequentemente aberto minhas malas – e jamais as fecham! Eu acho que se alguém quizer roubar, vai roubar, então nunca usei esses plásticos. Normalmente uso uma dessas malas de plástico duro, mas as que tenho com zipper, fecho usando um araminho desses de pacote de pão, ou aqueles de plástico que vc enfia e só dá pra tirar cortando. O TSA corta e deixa assim. Duas vezes já cheguei no GIG assim, mas felizmente nada sumiu. Também não coloco nada de muito valor dentro de malas.
Fred eu estava com 3 malas uma delas foi aberta na volta vi quando cheguei em Brasília e eles reviseram o pacote e não sumiu nada GRAÇAS a Deus mas, não tinha papel explicando aabertura.
Já tivemos outras malas abertas e o papel de explicação estava dentro só dessa vez que não.
Será que um bandidinho abriu a mala e fechou de novo, por isso não tinha o papel?
Não acho que seja por isso, Joseane. O tio do TSA pode ter esquecido, pq se tivesse algum eletronico ou coisa de valor, um ladrão teria pegado.
Eu entrei normalmente Carlos, fui a San Francisco fiz conexão em Nova York mas, só peguei minhas malas em San Francisco mesmo.
Depois a volta também foi tudo normal.
Viajei em outubro de 2011.
Não sabia desse problema com malas embaladas 🙁
Eu nunca embalei e sempre penso no assunto. Uma vez com a TAM quebrou a alça, acho que nada que a proteção ajudaria. Nunca abriram ou furtaram coisas da minha mala. Tenho uma certa dó da minha mala linda e cara da Kipling, mas ela já viajou bastante sem um arranhão. Será que tenho sorte? Talvez tente agora na próxima viagem.
minha irma teve um problema com isso! meio bizarro: a pessoa q manipulou a mala dela na hora de embalar tinha fumado maconha, e aí qdo ela passou na seguranca eles detectaram e foi uma encrenca. pelo menos os segurancas tiraram o plástico para refazer o teste e entao perceberam onde estava o problema….
É muito legal ver os depoimentos de pessoas que já experimentaram o serviço de lacração. Inventamos esse sistema em 1988 e hoje é possível encontrar o serviço em quase todos os aeroportos do mundo! É um orgulho para nós da Protec Bag receber testemunhos tão legais. Quanto aos preços, concordo que é alto. Mas isso é devido aos altíssimos aluguéis que a Infraero cobra. Quando vc paga 8 reais por um cafezinho no aeroporto, tenha certeza de que 5 reais vai para o aluguel. Uma insensatez ! Abs. Paulo Fabra Siqueira
Paulo,
muito obrigada pelo seu comentário e seu feedback sobre a questão do aluguel cobrado pela Infraero 🙂
É importante receber esse tipo de informação, pois a situação nos aeroportos brasileiros anda bem complicada, ainda temos um longo caminho a percorrer…
Também embalo todas vezes que viajo pro exterior.E não jogo o plástico fora se vou fazer escala pra seguir viajando pelo interior de outro país.é só com muito cuidado encostar um vidro de esmalte pré aquecido na chama de um isqueiro ou fósforo ela corta bem rente o plástico mas não detona e vc reutiliza..o bolso e o planeta agradecem!
Oi Nana.
Obrigado pela dica! Eu normalmente peço um estilete ou tesoura para a recepção do hotel para abrir a mala, mas nunca reaproveitei. Pensando nisso, levar uma fita adesiva nesse caso também é interessante para “colar” as partes que você cortou 😀
Eu abro as minha embagens de filme plástico e fita larga transparente com caneta mesmo 🙂
Sempre tenho uma na bolsa e quando tem estilete disponível no quarto facilita. Não acho trabalhoso e nem difícil com caneta
Eu geralmente peço uma tesoura no hotel 😛 mas já usei tampa de caneta e a própria caneta (ótima para abir qnd usam plástico filme).
Vcs sabem me informar se no aeroporto de newark em new jersey tem este serviço de embalar as malas? e no aeroporto de Washington, tem este serviço?
Desculpem minha ignorância, mas se a minha mala não estiver embalada, estiver somente com um cadeado, como o TSA abre a mala se eles quiserem? Eles arrombam o cadeado?
Oi Carolina.
Eu nunca fui ao aeroporto de Newark ou Washington, mas esse serviço está em tudo que é aeroporto hoje em dia 😛 Uma leitora comentou até que compra rolos de filme de PVC para embalar a própria mala durante as viagens. Eu vi até um super rolo desses pra vender num supermercado americano
No caso do TSA, estando a mala embalada ou não, eles poderão abri-la sem cerimônia. Se estiver com cadeado que não seja o aprovado por eles, ele certamente será arrombado se quiserem abrir sua mala.
no aeroporto de Newark não tem este serviço. Fiquei desesperada quando cheguei lá no final do ano passado e tive que despachar as malas sem proteção, porque em uma viagem anterior para NYC, na volta minha mala tinha sido revirada!!! mas graças a Deus isto não aconteceu.
em San Francisco, da última vez que fui, tinha este serviço e por 2 malas paguei USD 14,00, não achei tão caro – é o preço da tranquilidade (olha que eu sou super mão-de-vaca!!)
Obrigado pela dica Elisa.
14 dólares por duas malas é bem barato mesmo. Lembro de ter pago 15 dólares por mala da última vez que usei o serviço.
Gostaria de saber se no aeroporto de Londres, tem lugar para embalar malas?
Obrigada
Oi Manu.
Eu não lembro de ter visto no Heathrow, mas acredito que sim, pois é um aeroporto grande e que faria todo sentido ter embaladores de malas. Tente ver no site da True Star pra ver se têm no Heathrow.
Agora o aeroporto de de New York não aceita mais a bagagens erem embaladas com plastico. Desta maneira eles enfiam um estilete e cortam , além do plastico, a sua mala. Neste meio do caminho as malas são roubadas. Foi o que aconteceu comigo do aeroporto de NY até GRU pela American Airlaines ( lá uma das malas estava cortada e com o volume visivelmente inferior) O que consegui lá foi somente um papel para reclamar. E depois pela companhia GOL de GRU para CNF. Perdi 6Kg de compras. Foi difícil mas exigi a pesagem das malas quando cheguei em BH pois a mala estava toda rasgada . O pessoal do guiche não queria mas depois da policia do aeroporto aparecer foram obrigados. No final das contas me ofereceram R$ 253,00 pelo dano. É tal irresponsabilidade e o descaso que somente abrir processo dará certo.
Plea AA tenho que correr por locais que consertam malas para pedir orçamentos ou impossibilidade de conserto. Ou seja. Quem foi prejudicado ainda tem de ficar correndo atrás do erro deles. E alguém já viu um local deste dar um laudo de: Não consigo concertar? Pois é .
Todo mundo que já viajou de um pais para outro e faz conexões sabem como o estress já está no limite .
Parece que em 2012 o lema é : Vamos roubar o máxino de malas possiveis e na hora de passar pela alfandega ninguem é parado.
Oi Perola.
O pessoal dos EUA abre mesmo as malas quando suspeitam de algo. Eu já tive várias minhas abertas e com um panfleto deles explicando, mas nunca fui roubado (UFA!). O que eu já ouvi muita gente comentando é roubo em Guarulhos e, principalmente, nos aeroportos da Argentina. É uma pena ver como as companhias e pessoas dos aeroportos do mundo tratam com descaso esses casos 🙁 espero que você consiga resolver tudo rapidamente.
As minhas malas que foram abertas e estavam com papel unca foram reviradas.
Até pareceu que eles abrem e colocam um cão pra cheirar e fecham de volta nada foi mexido ou movimentado do lugar. Ficamos impressionados com o trabalho de inspeção.
Acabei de voltar de Orlando e empacotei as malas com filme plastico comprado no Walmart, e posso dizer que valeu muito a pena pela economia e protegeu igual as embalagens da Truestar! Eh menos trabalhoso do que parece!! E pra ajudar na identificacao da mala ainda passo por cima umas tiras de uma fita adesiva colorida que eh facilmente encontrada no Target, tem de varias estampas, de zebrinha, de bolinhas, listrada…. Vejo a minha mala de longe. O rolo gigante pra embalar custou 20 dolares, embalamos 6 malas e ainda sobrou bastante, mas da pra embalar com aquele filme plastico de cozinha mesmo. Ja a fita adesiva colorida da marca Duck tape custou uns 4 dolares.