Já tive minhas malas extraviadas algumas vezes e sempre fico ansioso ao esperar por elas no desembarque. Então, sempre que vou para o exterior, considero embalar minha bagagem naqueles quiosques que ficam perto dos balcões de check-in. Mas será que vale mesmo a pena embalar as malas?
Protegendo sua bagagem antes do embarque
Vantagens:
- Proteger a mala contra arranhões, cortes e abertura dos fechos e dos zíperes – acidental ou intencional.
- Destacar a mala, evitando que outra pessoa a pegue por engano.
- Adquirir um seguro indenizatório em caso de perda ou roubo.
Desvantagens:
- Relativamente caro. Agora, em janeiro de 2018, custa 60 reais por mala embalada no aeroporto de Guarulhos.
- Não há garantia que se a companhia aérea perder sua mala, ela será encontrada mais facilmente.
- A indenização do seguro não é fácil de conseguir, já que a companhia aérea precisa primeiro te reembolsar para, só então, o seguro poder ser pago.
A TrueStar SecureBag (embalagem em plástico filme verde) e a Protec Bag (embalagem em plástico vermelho) são as empresas que oferecem esse tipo de proteção mais comuns aqui no Brasil. A TrueStar também está presente no exterior.
Já utilizei o serviço dessas duas empresas e posso dizer que fiquei satisfeito com a proteção que essas embalagens proporcionam. Várias vezes a embalagem estava extremamente arranhada e desgastada, mas nada aconteceu com a mala.
Também considero um item de segurança pois, já que é mais difícil abrir uma bagagem que esteja embalada, a chance dessas quadrilhas de aeroportos deixarem sua mala em paz é maior. Mesmo com um estilete, abrir uma embalagem da TrueStar pode ser demorado. Sempre levo bocado de tempo para conseguir me livrar desse plástico
Considere embalar as malas para viagens mais longas ou com escalas. Nem tanto pela questão do seguro, pois para conseguir esse benefício, você primeiro terá de passar pelo perrengue da companhia aérea (que pode levar meses para se resolver), mas por saber que sua mala estará protegida contra arranhões e contra possíveis golpes. Sem contar que ajuda a dar um destaque, evitando que pessoas a peguem por engano.
Considere embalar suas malas se o seu voo:
- Terá conexão
- É de companhia aérea que você sabe / já ouviu falar de problemas com malas
- Passará por aeroportos muito movimentados
- Passará por aeroportos que sejam reconhecidamente inseguros quanto ao roubo de itens de bagagens
Outras dicas de segurança em malas:
- Evite levar coisas de valor, principalmente eletrônicos, nas malas despachadas. Esses são os objetos mais procurados pelos ladrões.
- Ao embalar as malas, guarde SEMPRE o comprovante. Caso precise, ele ser como apólice do seguro.
- Tire fotos das suas malas antes e depois de embalar. Isso ajuda na identificação caso seja extraviada.
- Em caso de extravio, procure sempre o posto de Achados e Perdidos (Lost and Found) e a companhia aérea ainda dentro da sala de desembarque para fazer a ocorrência. Sem a reclamação feita, nem a transportadora nem a empresa que embalou suas bagagens poderão ajudar.
Aeroportos em que há, notadamente, muito problema de extravio de malas:
- Miami
- Londres (isso mesmo, o Heathrow)
- Madri
- Barcelona
O aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires é um dos piores no quesito roubo de itens de dentro das malas. Nos últimos anos, também nos deparamos com relatos sobre furtos nos aeroportos de Miami, Orlando e Joanesburgo.
Companhias aéreas com as quais já tive problemas com extravio de malas:
- British Airways (2 vezes)
- Ibéria
- American Airlines
- LATAM
Que a Nossa Senhora Protetora das Malas nos proteja!
Neste instante estou sentado no Galeão esperando meu voo e ao meu lado tem uma senhora enrolando duas malas com fita adesiva comum larga. Parece ser uma alternativa.
Eu estava procurando rolos desses filmes pela internet para fazer eu mesmo a embalagem e encontrei este blog.
Zeca,
Eu já vi um pessoal comprando uns rolos grandes de magipack e embalando a mala com aquilo mesmo. Pode ser uma alternativa 😛
Essa semana eu vi no aeroporto umas capas de plástico para as malas e me pareceu interessante. Fiquei com vontade de testar.
Oi Natalie!
Comprei essa capa plastica de mala q vc citou na Le Postiche, custa entre 25 a 30 reais (o preco de embalar uma vez com o protecbag), e com a vantagem de ser reutilizavel e poder usar tb pras malas nao pegarem po dentro do armario… rsrs
A unica desvantagem que eu vi, ao menos neste modelo que eu comprei, foi que nao dava pra usar com o expansor da mala aberto, nao fechava! Detalhe que eu nao reparei na hora de comprar… ????
Foi entao na volta da viagem de Orlando (com o expansor da mala aberto), que resolvi embalar a mala com filme plastico, e foi sucesso total.
O problema das capas é que elas são “bunitinhas” e o povo rouba.
Já vi muita gente reclamando que levaram suas capas, sorte que sobrou a mala mas, as capas não apareceu na esteira rolante com a mala
Olha, essa eu nunca tinha visto. Bom saber.
Oi Zeca.
Pois é, são várias alternativas 🙂 Quando eu estava nos EUA, fui no Walmart e achei um rolo gigante de plastico filme. Devia dar para umas 20 malas hehehehe Eu só não acho que fita adesiva seja uma boa ideia pq a mala vai ficar toda grudenta depois 😛
Entao estou atualmente em NYC, mas a 5 dias atras estava em Orlando, e bom nos tbm embalamos as malas com aquele papel filme de cozinha, posso confirmar que de certa forma valeu a pena, levando em conta que na hora de despachar as 12 malas(estamos em 6) vimos o quão o pessoal da AA ama nossas coisas…
E como era de se esperar tivemos 3 malas abertas, uma foi remendada com uma fita com um aviso de que foi inspecionada… outra teve o plastico retirado e um aviso colocado em seu interior… outra apenas foi aberta e fechada novamente…
Uma boadica para quem usa cadeados e comprar cadeados que usem codigos pois o pessoal do aeroporto possui uma chave que pode abri-los, evitando assim o arrombamento…
Meu maior medo agora e na volta pro Brasil, pois faremos uma escala na Colombia e nao sei qual a situaçao di aeroporto de la…
Oi Icaro.
É bem por aí mesmo. Se eles estiverem de bom humor, eles vão remendar a cobertura 🙂 Eu já tive a mala inspecionada várias vezes, mas nunca tive problemas. Os cadeados que você mencionou são os cadeados aprovados pelo TSA (o órgão de segurança dos aeroportos dos EUA). Eles têm um pouco mais de cuidados com esses, mas é possível que ainda assim arrombem o cadeado se não conseguirem abrir a mala (já ouvi pessoas dizendo que aconteceu com elas).
Eu também nunca fui à Colômbia (está na minha listinha :)), mas embalar as malas nunca é demais para protegê-las, nào é?
Primeiramente, gostaria de parabenizar aos responsáveis pelo site, tudo muito explicadinho, tirei várias dúvidas lendo os posts. Agora, minha pergunta: alguém já teve algum problema com a bagagem voando direto pela TAM de São Paulo para New York (JFK)? Ou na volta? Será minha primeira viagem para o exterior e se tiverem alguma dica para me dar, desde já agradeço muito. Abraços!
Oi Priscila.
Eu nunca tive problema. Já viagei pela TAM tanto para NY quanto para Orlando. Mas essa questão é muito relativa e pode acontecer de sua mala ser extraviada. Em vôos sem escala, a mala é mais facilmente encontrada, pois há basicamente 2 aeroportos para procurar. Quando perderam a minha mala na American Airlines, no outro dia a encontraram. Já quando perderam na Iberia/British Airways, com conexões em Madri, Barcelona e Inglaterra, ficaram mais de 15 dias perdidas e só entregaram quase 1 mês depois 🙁
A probabilidade é baixa de acontecer, mas tenha sempre algumas mudas de roupa na mala de mão e reclame assim que perceber que sua mala não chegou e veja os procedimentos da companhia aérea para extravio de bagagem.
Muito obrigada pela resposta, Fred. Vou seguir as dicas, valeu! 🙂
Pessoal, eu fui para os EUA recentemente com uma mala Samsonite com cadeado TSA embutido. O pessoal de lá abriu minha mala, mas na hora de fechar não viraram a chavinha, agora minha mala ficou com o cadeado, mas qualquer código abre a mala, ou seja, esqueceram de virar a chave na hora de fechar. Sei disso porque tenho 2 malas iguaizinhas e a que eles abriram esta com a chave em um posição e a outra que funciona esta em outra posição. Já passaram por isso ? Almir
Nossa, Almir. Que zica :/
Eu acho que a melhor maneira é tentar entrar em contato com a Samsonite aqui do Brasil para tentar consertar/destravar a chavinha, pois essas “chaves mestras” não são vendidas por aí 🙁 Se você conseguir resolver o problema, por favor nos avise para ficar como dica para outros leitores.
Já utilizei o serviço da Protec Bag e não gostei. 30 Reais pra embalar um isopor e é só uma camada. Pode prevenir arranhões, mas roubo, não. Não testei ainda o serviço da TrueStar, mas vendo as imagens, parece com o serviço que tive no Aeroporto de Wenzhou na China, eles dão muitas voltas o q realmente fica mais trabalhoso abrir e me custou menos de 14 Reais cada. Minha bagagem estava embalada e, ao passar pelo raio-x, me chamaram para abrí-la. Não sei como funciona em outros aeorportos, mas eu acompanhei o agente q levou minha bagagem para ser embalada novamente e sem custo adicional.
Realmente esses que passam várias vezes dificultam mais um roubo, mas aqui no Brasil é tudo o mesmo preço 🙁 Sobre abrirem as malas e pedirem para reembalarem, foi o que nos disseram quando voltamos de NY a primeira vez.
Olá, alguém sabe dizer qto é o valor atual do Truestar e, no caso de danos, até qto eles pagam?
Da ultima vez que fiz, de sp para fortaleza, eles disseram que cobre até 2 mil dólares em danos.
Alguém confirma?
Oi Daniel. Da última vez que estive em Guarulhos, eles estavam cobrando 30 reais por mala. Eu tentei encontrar o valor da indenização no site deles, mas não consegui. Tente entrar em contato por email com eles para ver se consegue essa informação: [email protected].
OI Fred,
Já tinha mandado o email. Eles responderam mas não mencionaram o seguro que perguntei.
Alguém mais sabe mais detalhes qto ao seguro da truestar?
Obrigado
Que pena que não disseram, Daniel. Eu lembro de não ser muita coisa esse seguro e, como todo seguro, eles têm uma burocracia danada para que você possa usá-lo 🙁
Oi, gostaria de saber se, atualmente, vc sabe me dizer quanto é, em libras, pra colocar essa proteção na mala, no aeroporto Heathrow? Mais de £30,00 será? Obrigada.
Oi Polyanna.
Infelizmente eu não sei dizer. Eu diria que não chega a 30 libras não, mas se chegar, acho que não vale a pena, pois seriam quase 100 reais.
Pessoal, pela primeira vez vou viajar pra fora, vou pra New York, mas estou com medo, pois comprei as passagens pela aeromexico, e pelo que li, la eles roubam bastante as malas.
Como devo fazer, no JFK, podemos embalar as malas nos plásticos?
Bruno, eu também fui pela primeira vez pra NY faz 2 meses, não embalei minha mala e não tive nenhum problema, graças a Deus. Porém, eu fui pela TAM. Achei super tranquilo o aeroporto JFK, mas como disse, eu fui e voltei de TAM. Mas lá no JFK tem sim os lugares de embalar as malas. É importante que você tranque sua bagagem com o cadeado TSA, pois se abrirem na Alfândega, não precisarão arrombar sua bagagem e ela seguirá viagem trancada, o que diminui a probabilidade de acontecer algo. Boa sorte!
Priscila, Desculpe minha ignorância, o que é cadeado TSA? Outra coisa se eu embalar minhas malas no JFK, qual alfandega poderá abrir minha mala, no próprio JFK ou em Guarulhos sp? No México tem riscos de eles abrirem também?
Obrigado e não fique brava com tantas perguntas rsrsrsrs.
rsrsrsrs imagina, eu sei como é ter um monte de dúvidas de “marinheiro de primeira viagem”… rsrs… Esse blog aqui me ajudou muito. Eu não entendo muito, então, tentarei te ajudar no que eu sei, no mais, vou deixar o pessoal do Blog responder, pois eles têm bastante experiência para nos ajudar.
Então, o cadeado TSA é um que a Alfândega consegue abrir com a chave deles, é caro, mas vale a pena. Eu comprei o meu na Kalunga, custou uns 30 reais +ou-. No exterior é mais barato, minha amiga comprou 2 por 10 dólares em Miami. Neste Blog deve ter um tópico só explicando sobre o cadeado, vai na busca e dá uma procurada.
Sobre a Alfândega, eu não sei direito como funciona, se a inspeção ocorre no país que estamos entrando ou no que estamos saindo… Alguém no Blog pode nos ajudar a tirar essa dúvida?
Oi Priscila. Obrigado por ajudar o Bruno 🙂
Bruno, como a Priscila disse, tem como embalar as malas no JFK sim. Mas as malas nos EUA passam por uma inspeção mais rigorosa e, segundo a pessoa que embalou as minhas na última vez, se eles forem abrir as malas, eles reembalam. Não sei se isso é verdade, mas sei que eles pelo menos irão colocar umas fitas adesivas para segurar o plástico que a envolve. Fizeram isso quando abriram a caixa despachada com minha batedeira (eu sei, louco ;P).
Se vc vai fazer conexões em lugares estranhos ou vai levar coisas de valor dentro da mala, eu sugiro que embale sim. É um pouco mais de segurança, mas saiba que não impede pessoas mal intencionadas 🙁
Sobre o cadeado TSA, sabia que não tem? Realmente nunca botamos reparo nessa parte 😛 Uma boa ideia para um post futuro, Priscila 😀
Respondendo ao Bruno, o cadeado TSA é um cadeado normal (em geral de senha) que tem uma entrada para uma chavinha especial que “teoricamente” somente o pessoal autorizado tem acesso. Isso permite que o pessoal da alfândega dos EUA possam abrir sua mala sem estourar o cadeado ou destruir o fecho e fechá-la de novo.
Infelizmente nem tudo são flores. Ladrões já devem ter cópias dessas chaves e eu já ouvi dizer que alguams pessoas perderam seus cadeados nessa brincadeira, provavelmente pq o agente de alfândega não o fechou direito.
Eu sempre uso o cadeado TSA, mas não por segurança, apenas para evitar que minha mala se abra sozinha durante o vôo. Ah, algumas malas já vem com opção fechos TSA (samsonite e victor inox têm com certeza).