Viena é uma cidade com tantas opções de atividades e tantas atrações turísticas que é fácil se perder na hora de programar a sua visita. Para dar uma forcinha no seu roteiro, selecionamos alguns dos programas que consideramos imperdíveis. Tem de tudo: de tours por locais turísticos até aquela escapadinha deliciosa da cidade, para fugir um pouco do centro urbano e aproveitar as férias com tranquilidade.
Programas imperdíveis em Viena
Entre patrimônios da UNESCO e prédios monumentais, Viena se destaca como uma das metrópoles mais bonitas e interessantes da Europa.
Visitar os grandes museus
A capital da Áustria é mundialmente famosa por ser uma cidade cultural, repleta de museus, galerias e muito mais. Visitar os melhores exemplares desses lugares é uma experiência marcante e inspiradora, já que eles costumam ter obras de grandes nomes da arte, seja do passado ou do presente.
Leia também:
Conhecer Spittelberg, o bairro jovem e criativo
Apesar de estar ligada a palácios, música clássica e elegância, Viena também tem um lado vibrante, perfeito para quem quer conhecer novidades europeias e se inspirar com ideias diferentes ou para quem quer apenas tomar um ótimo café num ambiente moderinho. Nesse cenário, o melhor destino é o bairro Spittelberg, o mais criativo da capital austríaca.
Siga nosso roteiro por Spittelberg:
Se impressionar com a obra do Klimt no Palácio Belvedere
O Belvedere tem muitos motivos para ser visitado: ele tem a maior coleção de arte austríaca no país, tem obras de gigantes da arte mundial e ainda fica num palácio considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, por sua arquitetura barroca. Mas o que torna esse jardim/palácio/museu uma atração mais do que imperdível é a sua coleção de obras do austríaco Gustav Klimt, a maior do planeta. Não dá para passar por Viena sem se encantar com O Beijo, o quadro mais famoso de Klimt, né?
Como visitar o palácio:
Caminhar pelo Innere Stadt, o centro histórico patrimônio da UNESCO
Várias cidades da Europa têm bairros inteiros tombados pela Unesco. Viena obviamente também tem o seu, o Innere Stadt, todo cercado pela avenida Ringstrasse, repleta de prédios icônicos do próprio país. Passear por essa região é primordial em qualquer roteiro, porque é nela que estão várias das maiores atrações vieneneses. E não deixe de incluir um passeio de bonde pela Ringstrasse, porque isso também faz parte dessa experiência austríaca.
Leia também:
Fazer uma trilha por entre vinhedos tipicamente austríacos
Para finalizar, que tal sair um pouco da cidade, respirar ar puro, ver paisagens verdes e – principalmente – experimentar vinhos deliciosos, feitos ali mesmo? Para quem não sabe, a Áustria tem tradição na produção de vinhos brancos, com Viena sendo uma das suas regiões ativas. Uvas Grüner Veltliner, Riesling, Weissburgunder e Sauvignon Blanc são as mais comuns e você pode experimentar várias nos vinhedos que ficam no entorno das regiões de Nussberg, Heiligenstadt e Nussdorf.
Veja como conhecer a região dos vinhedos:
Esse trecho da nossa viagem de 60 dias pela Europa teve o apoio do Vienna Tourist Board.