O surgimento do Coronavírus é um assunto de dimensões globais. Entidades e órgãos de saúde de todo o planeta passaram a adotar cuidados e restrições para evitar que o vírus se espalhe. E no último dia 11 de março, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou declarou a COVID-19 uma pandemia.
Neste meio, o turismo mundial tem sido afetado com o fechamento de fronteiras de países da União Européia, América do Sul, atrações populares e o cancelamento de voos partindo do Brasil com destino ao Velho Continente e até mesmo para os Estados Unidos.
Apesar do início em Wuhan, na China, a doença se espalhou para todo o mundo, fazendo com que os viajantes se questionassem se devem cancelar viagens devido ao Coronavírus.
O que é o Coronavírus?
O Coronavírus é pertencente a uma família de vírus (não diga?!) causadora de condições respiratórias sérias, que desde de dezembro de 2019, tem resultado em uma espécie de gripe mais forte (que pode acarretar numa pneumonia), que começou a surgir em Wuhan, na China, e se alastrou rapidamente.
O mundo ja tem quase 5 milhões de infectados com coronavírus e centenas de milhares de mortes registradas. O avanço da doença fez com que governos de diversas regiões isolassem seus habitantes, restringindo meios de transportes, cancelando eventos públicos e controlando a entrada e saída de pessoas de vários países.
Não viaje sem seguro!
Nós sempre falamos aqui no Sundaycooks o quão importante é contratar um seguro viagem quando vamos para outro país.
Em momentos como esse, quando vírus diferentes começam a se espalhar, isso se torna ainda mais importante. Não somente para que você possa ficar mais tranquilo caso seja necessário ir ao médico no exterior, mas também para estar coberto caso algum problema com seu voo ou mala aconteça.
Nossa dica é sempre pesquisar por um seguro viagem que cubra, não somente despesas médicas, mas também despesas por atrasos de voos e extravio de bagagem. É sempre ruim quando alguma coisa dessas acontece, mas saber que você está coberto faz com que o perrengue pareça menor.
ATENÇÃO: a cobertura do seguro garante o tratamento para o caso de contração do Coronavírus, mas NÃO para o cancelamento da viagem. No caso, vale remarcar a viagem e consultar a cobertura do plano.
Alem disso, como o Coronavírus foi classificado pela OMS como pandemia, fica a critério da empresa contratada a cobertura ou não do tratamento.
Já dizia nossas sábias avós: seguro morreu de velho!
Quais os sintomas do Coronavírus
Os sintomas do Coronavírus, até o momento, estão relacionados aos pulmões. Por ser uma infecção que afeta todo o sistema respiratório, os principais sinais de contaminação são:
Tosse
Falta de ar/dificuldade para respirar
Diarreia
Febre
Problemas gástricos
Pneumonia
Insuficiência renal
A indicação para quem retornou de uma viagem para os países mais atingidos ou regiões próximas com um destes sintomas é procurar atendimento médico apenas quando apresentar algum tipo de sintoma mais grave.
O Ministério da Saúde também recomenda que viajantes que cheguem ao Brasil fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias, mesmo que não apresentem nenhum sintoma de Covid-19.
Como evitar a contaminação do Coronavírus
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um comunicado oficial em aeroportos de todo o Brasil com dicas para evitar a contaminação do Coronavírus.
As dicas são:
Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não tiver água e sabão, use álcool gel 70%;
Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo e lave as mãos;
Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Procure o serviço de saúde mais próximo.
Coronavírus: China reabrindo as portas
A China está sendo o primeiro país a afrouxar as medidas para conter o alastramento do Coronavírus, que vinham afetando o turismo no país.
Em dado momento, o Governo chinês havia bloqueado parte da Grande Muralha e monumentos históricos de Pequim restringindo o acesso de pessoas.
Toda a região do Tibet havia fechado suas atrações . Porém, desde meados de abril, a China já se recupera e está reabrindo todas as suas atrações, inclusive, o parque da Disney no país.
Coronavírus: impactos na aviação
Além das atrações de diferentes destinos no mundo, outro ponto levanta questões se o viajante deve cancelar viagem devido ao COVID-19: os voos. O impacto dessa grise de saúde global para o mercado do turismo e da aviação está sendo enorme.
O impacto tem sido tanto que a Virgin Atlantic, que iria estrear um voo direto entre São Paulo e Londres neste mês, adiou a estreia para 5 de outubro e já fez empresas como a Avianca Holdings e a South African Airways a entrarem em processo de recuperação.
Outras companhias têm flexibilizado as políticas de cancelamento ou remarcação de voos para os países que estão apresentado casos mais graves como China e Itália. A Lufthansa, por exemplo, zerou as taxas de remarcação de passagens. A Air France e a KLM também estão com políticas mais flexíveis.
Mas atenção: muitas empresas estão readequando sua malha aérea, suspendendo rotas e voos entre o Brasil e os Estados Unidos, Europa e América do Sul.
Se você tinha viagem marcada para o exterior e vai cancelar ou adiar os planos, confira as políticas adotadas pela sua companhia.
Devo cancelar minha viagem devido ao Coronavírus?
China e Sul da Ásia
Não há restrições legais para o trânsito de pessoas entre o Brasil e a China para conter o Coronavírus. Porém, o melhor, pelo menos neste momento, é evitar problemas e adiar os planos de conhecer a China, ao menos até a situação estar bem controlada.
Como os dados de retenção da doença no país estão mostrando sinais positivos, aos poucos, a rotina na China está voltando ao normal e até mesmo os hospitais de campanha já estão sendo desativos.
Em breve, o turismo voltará a funcionar perfeitamente.
Caso já esteja em viagem, veja se não há cobertura também pelo seu seguro viagem.
Porém, os demais países da Ásia mantém cautela e têm algumas das suas atrações fechados ou em funcionamento especial
Europa
Muitos países da Europa estão sofrendo com o fechamento temporário de diversas atrações, restaurantes, museus e o corte no fluxo dos transportes públicos.
Itália, Espanha, Dinamarca,Polônia, República Tcheca e Alemanha são alguns dos países já haviam anunciado medidas bem restritivas para deslocamento e circulação no início do mês.
Porém, os países que compõem a União Européia permanecem com as fronteiras fechadas.
O Reino Unido passa por um processo de lockdown e, também, está sem quaisquer atividades turísticas em pleno funcionamento. O que quer dizer: sem viagens de e para a Europa.
A essa altura do campeonato, você deve estar se perguntando: “devo cancelar minha viagem para a Europa devido ao Coronavírus?”
Resposta: sim. Adie sua viagem até ao menos setembro, quando as atividades devem voltar ao normal (esperamos)
Quanto aos outros destinos, monitore os canais oficieis e veículos de imprensa sérios. Cuidado com informações alarmistas e correntes de WhatsApp. Confira sempre os informativos oficiais dos destinos, as orientações das cias aéreas e do Ministério da Saúde antes de adiar sua viagem.
Estados Unidos
Os Estados Unidos são o novo epicentro do Coronavírus. Em pouco tempo, o país registrou índices alarmantes com milhares de infectados e vítimas fatais.
Sendo assim, os voos continuam comprometidos, de e para diversas regiões do solo americano. Apesar da movimentação do presidente Donald Trump para a reabertura de comércios e retomadas na economia, muitos governadores e prefeitos americanos mantiveram restrições de deslocamento de pessoas.
Nova York
As principais atrações de Nova York vão permanecer fechadas por tempo indeterminado. Portanto, por enquanto, nada de show da Broadway ou passeios pelos museus. A cidade foi uma das que adotou as medidas mais agressivas de quarentena.
Disney, SeaWorld e Universal fechadas
O Coronavírus obrigou a Disney, o SeaWorld e a Universal a fecharem seus parques em todo os EUA. O período no qual os parques ficaram fechados ainda é incerto. Contudo, a reabertura total não deve acontecer tão cedo.
América do Sul
Os países da América do Sul também estão fechando fronteiras e adotando medidas restritivas para conter o avanço do Coronavírus.
Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Brasil… infelizmente, as viagens de e para os países da América do Sul permanecem comprometidas.
Inclusive, com o avanço do COVID-19 no Brasil, vitimando milhares de pessoas, as recomendações são de suspender qualquer viagem ou deslocamento.
Sendo assim:FIQUE EM CASA!
África
Apesar de estar longe dos holofotes dos turistas e ainda, a África registrou casos de Coronavírus em 23 países do continente.
Contudo, as viagens para a África ainda não sofreram grande impacto devido ao Covid-19, com o maior número de casos sendo registrado no Egito.
Porém, o sinal de alerta para novos casos deve permanecer ligado já que pouco ainda se sabe sobre o vírus.
Oceania
Na Oceania tanto a Austrália quanto a Nova Zelândia adotaram medidas parecidas para todos os estrangeiros que entrarem nos países.
Os viajantes internacionais deverão ficar em quarentena de 14 dias ao desembarcarem em solo australiano ou neozelandês.
No caso da Nova Zelândia os viajantes devem se auto-isolar e se registrar na Healthline (telefone gratuito da Nova Zelândia 0800 358 5453).
Cruzeiros
Os cruzeiros também têm sofrido com o avanço do Coronavírus. Alguns navios com milhares de passageiros já tiveram que ficar isolados e em quarentena.
Além disso, diversos roteiros dos transatlânticos têm sido alterados, com adiamentos, remoção de paradas ou paralisação geral ao longo de todo o ano de 2020.
Confira as principais empresas de cruzeiros paralisadas devido ao Coronavírus:
MSC
AmaWaterways
Avalon Waterways
Celestyal
Crystal
Disney Cruises
Princess Cruises
Uniworld
Viking
Costa Cruzeiros
Desta forma, é essencial consultar o site da empresa de cruzeiros em que você vai viajar ou seu agente de viagens antes do embarque.
Se informe sobre o período de suspensão e sobre cancelamento, reembolso ou adiamento das viagens.
Aplicativo do Ministério da Saúde
Para melhor informar a população sobre o Coronavírus, o Ministério da Saúde do Brasil lançou o app Coronavírus-SUS.
A aplicação do Ministério traz:
Informativos de diversos tópicos como os sintomas, prevenção, o que fazer em caso de suspeita e infecção e etc;
Mapa indicando unidades de saúde próximas;
Em caso de suspeita de infecção, o cidadão pode conferir se os sintomas são compatíveis com o do Corona, e caso seja será instruído e encaminhado para a unidade de saúde básica mais próxima;
Área de notícias oficial do Ministério da Saúde com foco no Coronavírus.
Combate às fake news e informações falsas que estão sendo disseminadas.
Em resumo, a pedida da vez é, novamente, FICAR EM CASA.
O ideal é adiar os planos até setembro de 2020, época na qual estima-se que o vírus deverá perder força.
Tente não cancelar a sua viagem, mas sim remarcar as datas.
Manteremos esse texto atualizado e informando a evolução do Coronavírus conforme novas orientações surgirem.
Nota da editora
Sempre fui entusiasta do meme “Torcedores, calma!”. Nunca gostei de discursos mais alarmistas e sempre mantive minhas viagens mesmo em tempos de atentados ou outras crises de saúde pública como o primeiro surto da H1N1. Mas agora o momento é outro e requer mais cautela, cuidado e atenção, ainda mais porque vivemos numa era de overdose de informações (e mentiras). Tenha muita calma e consciência na hora de tomar a decisão de cancelar, adiar ou remarcar sua próxima viagem.
As próximas semanas, feliz ou infelizmente, serão decisivas para acompanharmos a evolução dessa nova pandemia tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e na Europa. Essa matéria da Vox News explica um pouco sobre a curca de contágio e fala da importância de evitarmos aglomerações e como isso pode impactar no número de vítimas (essa análise do Washington Post também reforça a importância de se evitar interação social no pico da doença).
Acredito muito que, muito em breve, a situação vai se normalizar e vamos voltar a percorrer esse mundão quase sem barreiras. Enquanto isso, que tal colocar sua lista de séries em dia e caprichar na playslit com suas músicas favoritas?
E a questão do norte da Itália agora, o que acham? Vou passar daqui 2 semanas por Turim e Bérgamo (pego um voo lá, inclusive). Tenho lido notícias bem ruins mas não quero me deixar levar por sensacionalismo. Sabem indicar uma fonte confiável pra ter notícias sobre esses destinos?
Obrigada
Oi, Mariana.
Tudo bem?
Entendo sua preocupação e pensando nela, gostaria de te indicar o podcast da Folha de São Paulo divulgado ontem (dia 27/02) com uma nova entrevista com o dr. Dráuzio Varela. Ele fala que não há motivos para pânico: https://open.spotify.com/episode/0kNOi5S604vnrz0bl2UkGX
Gostaria de saber como fica a questao do reembolso ou compensação quando a cia aerea cancela um voo nessa condições, vocês saberiam detalhar?
Olá, Cris!
Depende de cada empresa e de cada tarifa contratada. Algumas cias estão flexibilizando as taxas de cancelamento. Entre em contato diretamente com o SAC da companhia.
Minha opinião é de que viagens que não sejam indispensáveis devam ser canceladas ou adiadas.
Afinal, qual seria o proveito de fazer turismo em um local cheio de restrições para circulação de pessoas, atrações turisticas fechadas, desabastecimento de supermercados, farmácias, etc?
A tensão gerada por essas situações tira o brilho da viagem de lazer.
Simone,
Ao viajar, estamos expostos à riscos mais graves como dengue, febre amarela, zica e outras doenças ainda mais graves que o coronavírus e nem por isso cogitamos remarcar nossas férias. Acho fundamental se manter informado, mas também é importante ter um pouco de cautela com as notícias muito alarmantes e sensacionalistas. Na época do surto de H1N1 passamos pelo mesmo cenário de pânico e cancelamento. Por isso, acredito que vamos sair desse surto rapidamente.
Pessoal, boa noite! Onde encontro o podcast com os comentários do Dr. Esper Kallas? É a mesma do Dr. Drauzio? Tenho uma viagem para Bruxelas, Amsterdã e Colônia em 1 mês e não queria ter que adiá-la.
Obrigado!
Oi, Rodrigo. Tudo bem?
Eu não cancelaria essa viagem. A primavera vai chegar e a tendência é o número de casos se estabilizar e começar a cair.
Os destinos europeus estão super vazios.
Eles reforçam que não há motivos para tanto alarde.
Esse site está desatualizado. Já há quarentena na Itália atingindo o país inteiro.
Mesmo que haja sensacionalismo e medidas descabidas geradas por pânico, uma viagem nessas condições deixa de ser diversão pra virar preocupação!
E se na Europa todas as atrações estiverem fechadas, os mercados com prateleiras vazias, população local hostil a viajantes, toque de recolher e, pior, quarentena forçada repentina ou cancelamento de voos para o retorno?
Calma, Lina.
Quando a notícia da quarentena na Itália foi divulgada, o experiente da redação já tinha terminado. Já estamos trabalhando nesta atualização.
Olá.
Minha viagem está marcada para Bariloche em final de Julho.
Qual seria sua opinião?
Ainda seria cedo para eu decidir algo?
Olá, Monique!
Eu aguardaria mais algumas semanas. Vamos acompanhar os noticiários e as políticas públicas tomadas pelos governos do Brasil e da Argentina.
Prezados Clientes, o posicionamento que temos é que tanto a Assiatcard, quanto a TravelAce irão garantir atendimento para os casos de Corona Vírus, a GTA informou que atestado o Corona Vírus, a cobertura é encerrada.
O posicionamento destas empresas, apesar de improváveis, poderá ser alterado, desta forma nos consultem. Se estiverem pensando em viajar, contratem o seguro viagem conosco .
Olá!
Eles lançaram esse comunicado ontem no final do dia. Já atualizamos o texto 😉
Olá, boa noite.
Tenho uma viagem marcada para Cancun para a próxima sexta-feira, dia 20.
Gostaria de saber se há restrição para esta região.
Também, ao retornar de lá haveria a restrição de permanecer em quarentena?
Grato.
Oi, Eliezer.
Cancún ainda não lançou nenhum medida para prevenção do alastramento do vírus. Entretanto, pela primeira vez nesse tipo de crise, eu recomendo que você remarque sua viagem.
Estou em viagem pela Europa
Madrid, indo para Paris daqui 3 dias
Devo abortar e voltar ao Brasil
Ou sigo França fico 10 dias e volto
Angústiado
Oi, Kayro.
Não consigo imaginar sua angústia nesse momento 🙁
Ainda não recebi nenhum comunicado oficial do ministério do turismo da França, mas a rotina no país foi afetada drasticamente:
Show, exibições, museus, restaurantes e bares permanecem fechados. Os hotéis seguem abertos trabalhando apenas com sistema de room service. Todos os eventos com mais de mil pessoas estão proibidos, assim como a circulação de cruzeiros pela costa do país. Todos os resorts de esqui também seguem fechados.
Boa noite!
Viajo amanhã para Cancún. Pelo o que pesquisei a situação no México está sobre controle!
Não será possível cancelar.
Existe possibilidade de impedimento do viajante para o Brasil.
Comentários
E a questão do norte da Itália agora, o que acham? Vou passar daqui 2 semanas por Turim e Bérgamo (pego um voo lá, inclusive). Tenho lido notícias bem ruins mas não quero me deixar levar por sensacionalismo. Sabem indicar uma fonte confiável pra ter notícias sobre esses destinos?
Obrigada
Oi, Mariana.
Tudo bem?
Entendo sua preocupação e pensando nela, gostaria de te indicar o podcast da Folha de São Paulo divulgado ontem (dia 27/02) com uma nova entrevista com o dr. Dráuzio Varela. Ele fala que não há motivos para pânico: https://open.spotify.com/episode/0kNOi5S604vnrz0bl2UkGX
Gostaria de saber como fica a questao do reembolso ou compensação quando a cia aerea cancela um voo nessa condições, vocês saberiam detalhar?
Olá, Cris!
Depende de cada empresa e de cada tarifa contratada. Algumas cias estão flexibilizando as taxas de cancelamento. Entre em contato diretamente com o SAC da companhia.
Minha opinião é de que viagens que não sejam indispensáveis devam ser canceladas ou adiadas.
Afinal, qual seria o proveito de fazer turismo em um local cheio de restrições para circulação de pessoas, atrações turisticas fechadas, desabastecimento de supermercados, farmácias, etc?
A tensão gerada por essas situações tira o brilho da viagem de lazer.
Simone,
Ao viajar, estamos expostos à riscos mais graves como dengue, febre amarela, zica e outras doenças ainda mais graves que o coronavírus e nem por isso cogitamos remarcar nossas férias. Acho fundamental se manter informado, mas também é importante ter um pouco de cautela com as notícias muito alarmantes e sensacionalistas. Na época do surto de H1N1 passamos pelo mesmo cenário de pânico e cancelamento. Por isso, acredito que vamos sair desse surto rapidamente.
Pessoal, boa noite! Onde encontro o podcast com os comentários do Dr. Esper Kallas? É a mesma do Dr. Drauzio? Tenho uma viagem para Bruxelas, Amsterdã e Colônia em 1 mês e não queria ter que adiá-la.
Obrigado!
Oi, Rodrigo. Tudo bem?
Eu não cancelaria essa viagem. A primavera vai chegar e a tendência é o número de casos se estabilizar e começar a cair.
Os destinos europeus estão super vazios.
Aqui está a primeira entrevista da Folha de São Paulo com o dr Esper
https://open.spotify.com/episode/49NLYjOYLipULq0x4yj6bF?si=u7DZF8wkTGenlLppwakhRQ
E a entrevista com o Dr Dráuzio:
https://open.spotify.com/episode/0kNOi5S604vnrz0bl2UkGX
Eles reforçam que não há motivos para tanto alarde.
Esse site está desatualizado. Já há quarentena na Itália atingindo o país inteiro.
Mesmo que haja sensacionalismo e medidas descabidas geradas por pânico, uma viagem nessas condições deixa de ser diversão pra virar preocupação!
E se na Europa todas as atrações estiverem fechadas, os mercados com prateleiras vazias, população local hostil a viajantes, toque de recolher e, pior, quarentena forçada repentina ou cancelamento de voos para o retorno?
Calma, Lina.
Quando a notícia da quarentena na Itália foi divulgada, o experiente da redação já tinha terminado. Já estamos trabalhando nesta atualização.
Olá.
Minha viagem está marcada para Bariloche em final de Julho.
Qual seria sua opinião?
Ainda seria cedo para eu decidir algo?
Olá, Monique!
Eu aguardaria mais algumas semanas. Vamos acompanhar os noticiários e as políticas públicas tomadas pelos governos do Brasil e da Argentina.
Prezados Clientes, o posicionamento que temos é que tanto a Assiatcard, quanto a TravelAce irão garantir atendimento para os casos de Corona Vírus, a GTA informou que atestado o Corona Vírus, a cobertura é encerrada.
O posicionamento destas empresas, apesar de improváveis, poderá ser alterado, desta forma nos consultem. Se estiverem pensando em viajar, contratem o seguro viagem conosco .
Olá!
Eles lançaram esse comunicado ontem no final do dia. Já atualizamos o texto 😉
Olá, boa noite.
Tenho uma viagem marcada para Cancun para a próxima sexta-feira, dia 20.
Gostaria de saber se há restrição para esta região.
Também, ao retornar de lá haveria a restrição de permanecer em quarentena?
Grato.
Oi, Eliezer.
Cancún ainda não lançou nenhum medida para prevenção do alastramento do vírus. Entretanto, pela primeira vez nesse tipo de crise, eu recomendo que você remarque sua viagem.
Veja a situação do destino aqui:
https://www.clarin.com/internacional/mexico/coronavirus-mexico-cancun-mantiene-salvo-lleno-turistas_0_PKKPUdtH.html
O ministério da saúde recomenda que o viajante internacional fique em casa por 7 dias ao chegar ao Brasil
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/13/ministerio-da-saude-divulga-orientacoes-para-estados-sobre-coronavirus.ghtml
Estou em viagem pela Europa
Madrid, indo para Paris daqui 3 dias
Devo abortar e voltar ao Brasil
Ou sigo França fico 10 dias e volto
Angústiado
Oi, Kayro.
Não consigo imaginar sua angústia nesse momento 🙁
Ainda não recebi nenhum comunicado oficial do ministério do turismo da França, mas a rotina no país foi afetada drasticamente:
Show, exibições, museus, restaurantes e bares permanecem fechados. Os hotéis seguem abertos trabalhando apenas com sistema de room service. Todos os eventos com mais de mil pessoas estão proibidos, assim como a circulação de cruzeiros pela costa do país. Todos os resorts de esqui também seguem fechados.
Boa noite!
Viajo amanhã para Cancún. Pelo o que pesquisei a situação no México está sobre controle!
Não será possível cancelar.
Existe possibilidade de impedimento do viajante para o Brasil.
Daniel Teodoro
Olá, Daniel
Você viu a recomendação do ministério da saúde? Ele orienta que o viajante internacional fique em casa por 7 dias ao chegar ao Brasil
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/13/ministerio-da-saude-divulga-orientacoes-para-estados-sobre-coronavirus.ghtml