Para muitos turistas brasileiros chegar até o Japão pode ser o primeiro ponto de preocupação, afinal são mais de 17 mil quilômetros de distância entre os dois países.
E a melhor maneira de chegar até ao outro lado do mundo é investindo num bom planejamento, afinal, são mais de 24 horas de voo com escala e isso precisa ser bem organizado.
O Japão recebe milhares de turistas de várias partes do mundo atraídos por suas tradições milenares, costumes e gastronomia, organização das cidades, tecnologia e gentileza da população.
Se você também é um viajante curioso e está disposto a conhecer um país completamente diferente do nosso, este post vai te ajudar a chegar até o Japão de maneira prática.
Como se preparar para chegar até o Japão?
É comum muitos turistas se sentirem preocupados ao visitar o Japão, principalmente se for a primeira vez que viajam para o país. É tudo bem diferente mesmo: fuso horário, cultura, idioma, lei e costumes.
Fique tranquilo! Vamos começar com um resumo de dicas para você fazer seu planejamento para chegar até o Japão de avião e ficar livre de surpresas desagradáveis ou desconfortos.
Idioma
Viajar para o Japão sem falar japonês fluente não será um problema, mas é preciso se preparar para todas as situações. Antes de sair do Brasil, aprenda expressões básicas para pedir ajuda, solicitar algo e se apresentar. O Google Tradutor e outros aplicativos deste tipo são companheiros indispensáveis de aventura. Eles ajudam a traduzir frases de fotos e até a falar pequenas frases.
Caso você queira ir além do básico, a Japan Foundation oferece cursos para quem quer aprender japonês sozinho. O inglês é usado por turistas em todo o país, principalmente nas principais cidades e centros turísticos onde as sinalizações estão em japonês e em inglês, mas não espere encontrar muitos japoneses falando inglês fora de Tóquio.
Fuso horário
Antes de chegar até o Japão, nós precisamos reservar passagens, viagens e passeios. Por isso, lembre-se que o país está 12 horas na nossa frente, considerando o horário de Brasília.
Conectividade
O país oferece uma grande rede de pontos de Wi-Fi em lugares fechados, como aeroportos, hotéis, comércios, restaurantes e rede pública com o Softbank. Mas recomendamos chegar viajar com internet móvel usando um e-sim que garanta cobertura no Japão, pois além da praticidade de já chegar conectado, você não ficará desamparado. Ter internet no celular é indispensável para quem quer viajar pelo país.
Quer se manter conectado?
A nossa recomendação é a Airalo: a primeira loja de eSIMs do mundo. Você terá conectividade e liberdade em mais de 190 países com as tarifas acessíveis do mercado.
Aproveite o cupom de desconto SUNDAYCOOKS10 e garanta 10% off nas compras de eSIM exclusivos para leitores do Sundaycooks no site do nosso parceiro Airalo.
Acesse o nosso passo a passo de como ficar conectado antes mesmo de sair do Brasil.
Voltagem e tomadas
A tensão usada no Japão é 100 volts. Outro ponto de alerta são os plugues das tomadas, sugerimos levar um adaptador que atenda os tipos A e B, pois estes padrões são bem diferentes dos brasileiros.
Moeda do Japão
A moeda oficial do Japão é o Iene. Você vai ver muitas cédulas e moedas em circulação, já que o país ainda utiliza bastante moeda em espécie. Ao chegar no Japão, é recomendado que você troque os seus dólares por ienes, pois alguns estabelecimentos podem não aceitar cartões.
Em caixas eletrônicos da Mizuho, você consegue sacar dinheiro usando cartões internacionais da MasterCard, Maestro ou Cirrus. Fale com seu banco antes de sair do Brasil para desbloquear o uso internacional, consulte as regiões em que o cartão será aceito no Japão.
Documentos para entrada no Japão
Separamos uma lista para te ajudar chegar até o Japão sem problemas:
Documentação
- Passaporte válido até a sua saída do país: ande sempre com ele enquanto estiver no país
- Visto de trânsito: veja se os países da escala exigem vistos
- Provas de que irá regressar ao Brasil: guarde sua passagem de volta para o Brasil
- O Japão não exige mais visto de entrada para turistas brasileiros
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem.
Saúde
Desde 29 de abril de 2023, turistas não precisam apresentar certificado de vacinação com 3 doses ou resultado negativo de COVID-19 para entrar no Japão.
Entretanto, é altamente recomendado que você esteja com a vacinação atualizada, caso algum passeio ou transporte específico exija, você já estará preparado. Aproveite para emitir seu certificado de vacinação pelo site ou aplicativo do ConecteSUS em inglês ou espanhol.
Antes da pandemia, o uso da máscara nunca foi obrigatório, mas os japoneses sempre usaram independentemente do ambiente. Junto com as vacinas atualizadas, também recomendamos levar algumas máscaras.
Seguro viagem
Para chegar até o Japão, é recomentado pelo governo japonês a contratação de seguro viagem. Com ele, todos os turistas podem aproveitar a viagem sem preocupação caso haja algum imprevisto.
Companhias aéreas que voam até o Japão
Não há voos diretos entre o Brasil e o Japão, portanto prepare-se para fazer alguma conexão até chegar no Japão.
O ideal é que você consiga voos usando apenas uma companhia aérea, pois caso haja algum imprevisto ou problemas não serão duas empresas com políticas diferentes para administrar e isso pode aumentar a dor de cabeça. Geralmente as escalas acontecem no país de origem da companhia aérea escolhida, mas isso não é uma regra, ok? Fique atento ao país que fará a conexão, pois você pode acabar precisando de um visto de trânsito.
As passagens de avião para chegar até o Japão custam a partir R$ 6 mil. Fique atento: alguns voos podem ser mais baratos, mas com longas conexões ou em países mais distantes tornando a viagem ainda mais cansativa.
Fizemos uma simulação dos principais voos saindo de São Paulo (Aeroporto Internacional de Guarulhos – GRU) (cidade com mais opções de voos) para Tokyo (Aeroporto Internacional de Haneda – HND) com apenas 1 escala:
Companhia aérea | Local de escala | Visto de trânsito | Tempo de escala | Tempo total estimado para chegar |
Qatar Airways | Doha, no Qatar Aeroporto Internacional Hamad (DOH) | Sim | 9h10 | 35 horas |
Turkish Airlines | Instambul na Turquia. Aeroporto internacional de Istambul Arnavutköy (IST) | Não | 3h40 | 28 horas |
Delta | Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson (ATL) | Sim | 2h40 | 27 horas |
A Turkish Airlines é melhor opção para chegar até o Japão, pois a Turquia não exige visto de brasileiros. Já Qatar é uma das melhores companhias do mundo, se encontrar um valor que caiba no seu orçamento, não pense duas vezes antes de confirmar a reserva. A Delta também oferece uma boa opção de conexão, mas só vale a pena se você tiver o visto dos Estados Unidos em dia.
Outras grandes cias como Emirates, Lufthansa, Air France / KLM também conectam o Brasil ao Japão fazendo escalas nos seus respectivos hubs. Quando fizemos o levantamento para esse artigo, as três empresas que apresentamos acima ofereciam as melhores conexões interligando os dois países.
Dúvidas frequentes
Quais companhias voam para o Japão?
São muitas as cias aéreas que chegam ao Japão: das tradicionais Delta, ANA, Air France, KLM e Lufthansa, às queridinhas da vez Qatar, Emirates, Etihad e Ethiopian, além de algumas outras.
Existe voo direto do Brasil para o Japão?
Não, infelizmente não existem voos diretos do Brasil para o Japão. Esse trajeto é feito com, pelo menos, uma parada no hub (aeroporto principal) da cia aérea escolhia.
Quanto tempo dura a viagem para o Japão?
A viagem sempre dura mais de 24 horas, podendo chegar até a 48h entre a saída do Brasil e a chegada ao Japão. É tempo pra dedéu! Por isso, é importante estar preparado com bastante música, séries, livros e até pensar em pagar por uma Sala VIP no caminho para poder descansar e tomar um banho. Ou um stopover no hub, pra incrementar um pouquinho mais a sua viagem. Seu corpo agradecerá.
Aeroportos no Japão
Dependendo dos seus planos, escolher por onde chegar no Japão pode otimizar distâncias. Os acessos aos aeroportos geralmente são fáceis, pois todos são conectados com o sistema de trens e/ou metrô.
Na hora de escolher costumamos considerar os pontos abaixo:
Acesso à primeira e à última cidade do roteiro
Já que será necessário investir quase dois dias das férias para chegar até o Japão, nada melhor do que já sair do avião na linha certinha do seu roteiro. E o mesmo vale para o seu retorno ao Brasil, principalmente depois de muitos passeios e destinos visitados. Opte também por contratar um transfer saindo do aeroporto de Tóquio até seu hotel.
Shower room (banheiro com chuveiro) fora da sala de embarque
Muita atenção para este ponto: pois mais para frente vamos falar sobre como diminuir o efeito do jet lag, mas já adianto que, após longas horas para chegar até o Japão, você vai desejar muito um banho.
O banho também será revigorante para encarar a viagem de volta ao Brasil depois de um dia inteiro conhecendo a sua última parada no país. Por isso, vale a pena procurar por esses espaços dentro do aeroporto reservados para quem precisa tomar banho. Vale investir se você não tem acesso à sala VIP.
Valor da passagem aérea
Tenha paciência e pesquise sobre vários trechos e aeroportos diferentes para chegar até o Japão. Acredite: tempo dedicado a isso fará com que você consiga fazer economia sem abrir mão de uma boa logística.
Infraestrutura do aeroporto
Pode ser que você passe algumas horas nos aeroportos e porque não ficar em um aeroporto com lojas e restaurantes legais para gastar aqueles últimos ienes que ficaram no bolso, hein?
Vamos explicar um pouco sobre os 4 principais aeroportos internacionais que os brasileiros mais usam para chegar até o Japão:
O Narita International Airport fica em Chiba, uma província a cerca de 60 quilômetros ao leste do centro de Tóquio, um pouquinho longe, mas é bem rápido chegar com o trem da JR da região via N’EX (Narita Express), ônibus ou táxi. Você ainda pode contratar um transfer pagando em reais e parcelando.
Nos 3 terminais você encontrará restaurantes que vão desde os japoneses tradicionais até os fast foods populares, cadeiras de massagem, cabines com chuveiros nos Terminais 1 e 2, quartos com camas para um dia, sem pernoite, salas de oração, áreas para fumantes e áreas de lazer para crianças.
O aeroporto ainda oferece cinco opções passeios gratuitos com guias voluntários em inglês, pelo Narita Airport Transit & Stay, com duração de cerca de três horas. No site você consegue ver o valor em ienes, pois as atividades, ingressos e degustações serão custeados pelo próprio turista.
O Narita International Airport oferece um ônibus amarelo para translado gratuito entre os três terminais, caso não queira transitar a pé (cerca de 10 minutos caminhando).
Aeroporto de Haneda ou Aeroporto Internacional de Tóquio fica a 30 minutos do centro da cidade. Também tem 3 terminais, todos com conexões diretas com trem e monotrilho para diversos pontos. Para sua comodidade, contrate um transfer até seu hotel pagando em reais e parcelando no cartão de crédito.
Para transitar entre os terminais, o aeroporto oferece translado gratuitos. Aproveite para conhecer os restaurantes e várias lojas de conveniência. Tem até de personagens de desenhos animados.
Há também quiosques de jornais e revistas e no quarto andar você pode comprar souvenirs de todo o país. Já nos saguões de embarque e desembarque, ficam os lounges e chuveiros, ideais para dar aquela pausa antes da maratona de volta para casa. Se tiver mais tempo e dinheiro, tem um SPA 24 horas no terminal 3.
E para que vai chegar até o Japão por este aeroporto, prepare-se, pois além de tudo, ainda foi inaugurado no início de 2023 o Haneda Airport Garden, um complexo no terminal 3 que oferece mais 30 restaurantes, 60 lojas, espaços para eventos, hotéis convencionais até opções luxuosas de hotel capsula e ainda um terminal rodoviário com ônibus que circulam por todo o Japão.
Não é à toa que este aeroporto está em 3º lugar no ranking anual do Skytrax World Airport Awards de 2023, que elege os melhores aeroportos do mundo, segundo passageiros. Imagina como deve ser o primeiro lugar?
Outra opção para chegar até o Japão é pelo aeroporto de Nagoya, que fica na província de Aichi, onde há uma grande colônia de brasileiros, e com fácil acesso para as províncias de Mie, Gifu e Shizuoka. Ou seja, essa opção será perfeita para fugir um pouco do roteiro Tóquio – Kyoto.
Este aeroporto recebe voos internacionais, mas concentra um volume maior de voos domésticos, sem abrir mão da infraestrutura padrão dos outros aeroportos e está há 30 minutos da estação de trem Meitetsu Nagoya e de lá você consegue chegar a qualquer ponto do país.
Se você não quer chegar até o Japão por Tóquio, outra opção com ótima infraestrutura é o Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka. Este aeroporto atende a região oeste do país como Osaka, Quioto, Nara e Wakayama.
Este aeroporto fica a cerca de 30 minutos do centro de Osaka, 50 minutos do terminal do trem-bala de Shin-Osaka e a 1 hora e 40 minutos da estação Quioto. Para chegar até lá você pode ir de táxi ou ônibus.
Aeroporto charmoso, cheio de lojas para gastar seus primeiros ou últimos ienes e fica mais fácil para conhecer e aproveitar as cidades históricas, com a infraestrutura padrão de todos os outros aeroportos, chuveiros, serviços de informações ao turista, serviço de bagagens (vamos explicar já, já como funciona), restaurantes, lounge, serviço de Wi-Fi e casas de câmbio.
Confira no mapa onde estão estes aeroportos e veja qual é a melhor opção para sua chegada ou partida:
Entre um passeio e outro é claro você vai querer experimentar os pratos japoneses. Aqui separamos alguns spoilers do que te aguarda.
Serviço de transporte de bagagens no Japão
Para férias do outro lado do mundo, dificilmente você vai viajar apenas com uma mala de mão ou voltará com poucos volumes e ninguém merece se estressar para transportar malas pesadas por cidades movimentadas, né?
Sete principais aeroportos do Japão oferecem um serviço para armazenar ou entregar bagagens em sua hospedagem, permitindo que você faça seus primeiros passeios com as “mãos livres”. Os aeroportos são Narita, Haneda, Kansai, Nagoya, Chitose, Fukuoka e o Aeroporto de Naha.
Basta encontrar os balcões de serviços com o logotipo da Japan Hands-Free Travel (Storage/Delivery) para identificar os fornecedores deste serviço certificados como “Hands-Free Travel“.
Compareça a estes balcões com seus itens e preencha um formulário. Neste primeiro momento, você já deve definir se a entrega será no mesmo dia ou se vai agendar um outro dia e horário específico.
Isso vale para entrega entre aeroportos, entre hotéis ou em lojas conveniadas, pois este serviço não é limitado apenas a aeroportos. O custo da entrega vai depender de onde for solicitado o serviço, o destino do envio e o tamanho da bagagem.
Armários para bagagem: onde guardar sua mala no Japão
Se for apenas para armazenar seus itens, você encontrará facilmente guarda-volumes de vários tamanhos, na maioria das estações de trens, aeroportos ou locais turísticos.
O custo varia de acordo com o tamanho da bagagem, do local onde está armazenada, do tamanho e do tempo que deixará por lá. Em lugares mais modernos, você pode encontrar opções de pagamentos em cartões também. Aconselhamos a pesquisar mais de um ponto de armazenamento com antecedência para poupar tempo da sua viagem.
Se você for utilizar em locais muito movimentados, é provável que eles fiquem ocupados rapidamente.
As restrições para entrega ou armazenamento são:
- Até 160 cm lineares, com peso entre 25 e 30kg;
- O valor do conteúdo deve ser inferior a 300 mil ienes;
- Objetos de valor;
- Itens frágeis;
- Produtos frescos;
- Líquidos e materiais perigosos.
Como evitar o jet lag numa viagem para o Japão?
A diferença de fuso horário é de 12 horas em relação ao Brasil e se somarmos as mais de 24 horas entre voos e escalas, como chegar até o Japão sem sofrer por dias com os efeitos do Jet Lag?
Por causa das mudanças no seu relógio biológico, sintomas excessivos de cansaço, irritabilidade, sonolência e dificuldades para dormir ou acordar são esperados.
Vamos deixar algumas dicas que nos ajudaram quando chegamos no Japão, mas se você quiser saber mais o tema, veja nosso outro post: como evitar os efeitos do Jet Lag.
Voos noturnos: tente achar um voo que o embarque no Brasil aconteça de madrugada para chegar até o Japão no final da próxima tarde ou à noite. Dessa forma, você garante que o seu cansaço se transforme numa boa noite de sono.
Faça alguns ajustes dias antes do voo: se puder, vá trocando a noite pelo dia de forma gradativa alguns dias antes da viagem. Assim, você não sofrerá tanto com essas mudanças.
Cuide da sua alimentação: faça refeições leves, beba muita água e evite café e bebidas estimulantes até ajustar o seu relógio biológico, ok?
Esteja confortável: roupas leves e práticas podem te atender em diversas temperaturas sem que tenha que carregar peso extra. O uso de meias de compressão alivia as dores nas pernas cansadas.
Ajuste seu relógio: entrou no avião ainda no Brasil? Mude eu celular para o horário do destino e tente dormir nas horas certas.
Evite planos no primeiro dia: estar do outro lado do mundo é muito empolgante, né? Mas não adianta deixar passeios mais intensos para o primeiro dia se você estará mega cansado. Se conseguir, deixe passeios mais leves e bem próximos ao seu hotel para o dia de chegada.
E o mesmo vale para quando voltar para o Brasil, combinado?
Iris, incrível esse post! Super visão sobre as opções de aeroportos.
Estamos começando a sonhar uma viagem pro Japão, mas ainda perdidos no roteiro.
Vai ter posts sobre as cidades também?
Oi Erika! Que bom que você gostou 🙂
Fique tranquila, teremos muitos posts sobre o Japão ainda, inclusive falando sobre as cidades (das mais tradicionais às menos conhecidas para turistas)!
Continue acompanhando que você vai querer transformar essa viagem em realidade rapidinho 🙂
Acabei de vir do Japão e Coréia e amei e é bem isso que você falou.
Uma pena não ter lido todos os teus detalhes.
A pedido de meus amigos criei um blog para falar sobre as cidades que visitei.
Se quiserem o blog
https://fuipromundo60.blogspot.com/?m=1
Será um prazer recebe-los por lá
Oi, Cláudia!
Obrigada pelo comentário.
Excelente conteudo, didatico e conciso. Parabens!
Obrigada, Jorge! 🙂
Ótimos comentarios ,parabéns Iris
Estou planejando minha viagem, e pretendo ficar e visitar principalmente a província de Niigata..tem alguma sugestão de qual aeroporto seria melhor? Obrigada!
Olá, Adriana.
O melhor aeroporto é o de Tóquio.
De lá, siga a viagem de trem até seu destino final.
Boa viagem 🙂
Amei 🤩
Obrigada!
Muito obrigado pelo post. Anotei tudinho
seu post foi em 2018< agora 2024 as coisas devem ter mudado.
Oi, Irene.
Atualizamos o artigo com informações mais completas.
Boa viagem!
Muito obrigado pelo post. Passei tudo para um caderno.
Fico feliz por ajudar!
Acabei de publicar as atualizações das informações deste artigo.
Olá!!
Estou planejando ir em Março/26 e não sei por onde começar a procurar as melhores passagens, pode me auxiliar?
Oi, Ricardo.
Tem em mãos um esboço do seu roteiro e depois comece comprando as passagens aéreas e os passes de trens.