Faz uns anos que a história do aumento de IOF começou a fazer as pessoas consideraram outras formas de pagamento numa viagem para o exterior, mas notei que ainda existem dúvidas sobre como usar o cartão de débito internacional do seu banco.
Mas Fred, é possível usar meu cartão de banco para fazer compras e saques no exterior?
Sim! E, em tempos de câmbio instável, essa pode ser uma maneira de evitar a variação cambial inerente do cartão de crédito.
Como usar o cartão de débito internacional?
Sem entrar no mérito de discutir as várias formas de fazer compras internacionais – o Ricardo Freire fez um ótimo post explicando cada uma delas no Viaje na Viagem -, vou explicar como usar o cartão de débito internacional e também, antes de tudo, como saber se ele é internacional.
Como descobrir se o cartão de débito do seu banco é internacional?
Olhe atrás do seu cartão e veja se os símbolos da Cirrus ou Plus estão lá.
Se sim, é praticamente certo que ele pode ser usado internacionalmente. Mas como ninguém quer ter surpresas, ligue também para seu gerente de banco e confirme.
Quais as vantagens de usar o cartão de débito internacional no exterior? E as desvantagens?
O governo resolveu igualar o IOF do cartão de débito internacional e do cartão de crédito, tirando uma das grandes vantagens que o débito tinha sobre o crédito. Ou seja, ambos hoje cobram 6,38% de IOF (veja mais detalhes sobre o IOF aqui), mas mesmo assim, ainda há pontos positivos para utilização dessa função. Vamos lá!
Vantagens
Cotação do dólar utilizada na conversão
No cartão de débito internacional, a cotação do dólar é a do dia da transação (às vezes até do mesmo momento), e não a do pagamento da fatura como ocorre com o crédito. Em tempos de dólar instável, a chance de ter sustos com variação cambial é menor quando usamos o cartão de débito internacional.
Fazer saques e compras com débito direto da sua conta
Isso evita a necessidade de levar muito dinheiro vivo.
Claro, existem taxas que seu banco pode cobrar pelos saques e o valor do dólar (incluindo a diferença de IOF) costuma ficar em torno de 3% a mais que se levasse moeda estrangeira. Então pense bem se essa segurança extra vale a pena pelo “custo” a mais. Eu, particularmente, prefiro a segurança.
Leia também:
Desvantagens
Limite de gastos que é relativamente baixo
O limite para o uso do cartão de débito internacional costuma ser baixo para compras grandes, mas suficiente para gastos do dia a dia. Em alguns casos, seu gerente pode aumentar esses limites.
Há cobrança de taxas pelo seu banco e às vezes pelo caixa eletrônico internacional
Converse com seu gerente para saber se seu banco cobra taxas extras pelo uso do cartão de débito internacional, tanto para saques (mais comum), quanto para compras (mais raro).
Como usar o cartão de débito internacional?
Agora que você já sabe que seu cartão de débito é internacional, o próximo passo é habilitá-lo para utilização fora do Brasil (por questões de segurança, ele é bloqueado para esse tipo de utilização).
Dependendo do seu banco ou sua conta, você poderá fazer essa liberação, que também é chamada de aviso viagem, pela internet, pelo caixa eletrônico ou somente com seu gerente. Uma coisa é certa, você deverá informar os países e o período da viagem.
Cartão de débito internacional liberado, basta proceder nas compras nas lojas exatamente como no Brasil. Simples assim!
Para saques,procure um caixa eletrônico com os símbolos da Cirrus ou Plus e realize os saques seguindo as instruções da tela – geralmente elas aparecem em inglês.
Aqui temos um detalhe para clientes que utilizam senhas de 6 dígitos para saques: se seu banco pede os seus dígitos para realizar saques (como o Itaú), pode ser que seja necessário digitar a senha completa também quando fizer saques no exterior.
Pegadinhas ao utilizar o cartão de débito internacional
Cartões múltiplos
Quando débito e crédito estão no mesmo cartão, você precisa ficar atento ao fazer compras, pois normalmente a opção padrão é a de crédito. Peça sempre que utilizem a versão débito quando fizer um pagamento ou escolha essa opção ao fazer um saque no caixa eletrônico.
Entretanto, a maioria das pessoas que utilizou esses cartões múltiplos no exterior comentou que, mesmo conferindo a opção débito, todas as compras e saques foram processadas como crédito.
Por isso nós indicamos que você peça um cartão de débito exclusivo se pretende utilizar essa função no exterior, evitando dores de cabeça e gastos extras.
Taxas cobradas pelos bancos
Cuidado também com as taxas cobradas pelo seu banco para a utilização da função débito. No Itaú eu não pago taxas sobre despesas no débito, mas pago quase R$20 por saque. Já no Banco do Brasil, eles cobram 2,5% de taxas em cima de qualquer transação (compras no débito ou saque internacional) além de cobrarem um valor fixo sobre os saques. (Esses números podem variar dependendo do seu tipo de conta).
Cuidado com o limite de gastos diários no débito
Cada banco e cada conta tem um limite diferente que pode ser diário ou semanal. E o pior: compras e saques usam o mesmo limite que, além de tudo, é sempre em cotado em real.
Aproveite que você vai ligar para seu gerente para habilitar seu cartão de débito internacional, confirme os limites e taxas cobrados e evite sustos.
Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?
Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e podemos vender qualquer moeda estrangeira oferecida pela marca com toda a segurança que a empresa garante. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para você economizar ao máximo na hora de viajar.
Veja mais detalhes:
Se você costuma usar a função débito internacional nas viagens ou já teve problemas ao utilizar seu cartão múltiplo (débito e crédito no mesmo cartão) no exterior, por favor, compartilhar com a gente sua experiência!
Olá Fred. Tenho uma conta poupança no bradesco bandeira visa, atraz tem visa electron & Plus, queria comprar no debito pelo site nos EUA, será qe eu consigo?
Oi Bruno.
Cara, comprar com cartão de débito em site não funciona nem aqui no Brasil 😛 Por aqui alguns bancos fazem parceria com algumas lojas apenas pra permitir o pagamento com débito em conta (não pelo cartão de débito propriamente dito).
Já nos sites do exterior, eles permitem apenas compras com cartão de crédito internacional para estrangeiros. Às vezes nem isso, somente cartões de crédito do país do site. Ou seja, compras no cartão de débito apenas em lojas físicas.
Qualquer dúvida é só falar 😉
Ola Fred. Primeiro lugar, parabéns pelo seu blog. Seu post foi sem dúvida o melhor!! Vou viajar pra Nova York daqui a 9 dias. Após ler o seu post, liguei para o Fone Fácil Bradesco, e, lá me informaram que não existe a possibilidade de compras na função débito do meu cartão, no exterior, sendo apenas possivel o saque internacional. (cartão bradesco prime- sem função crédito, com bandeira do plus).
Você acha melhor que eu leve dolares daqui do Brasil, ou, tentar fazer compras no débito, e, caso não consiga, sacar lá nos EUA?
Oi Marcela.
É sempre bom levar moeda estrangeira para emergências e lugares que não aceitam cartão. Já que parece que seu cartão de débito não pode ser usado (muito estranho, por sinal), é melhor levar um pouco mais de dinheiro e usar o cartão de crédito para não acabar com o dinheiro todo de uma vez hehehe
Ainda assim, eu ligaria para o seu gerente da conta para confirmar. Pode ser que sua conta não aceite débito internacional, mas é estranho aceitar saques e não débito. E, mesmo que ele diga que não dá, eu tentaria comprar alguma coisa no débito para confirmar e ficaria de olho na conta para ver quanto cobraram (o débito deve aparecer no mesmo dia ou no 1o. dia útil seguinte).
Dica geral, qualquer que seja o local e o valor da moeda estrangeira: Leve sempre dinheiro (se não der na moeda local, leve em dólar pra poder trocar), cartão de débito e crédito. Se quiser mais um backup, um cartão pré-pago tipo VTM também é bom 🙂
Qualquer coisa, estamos aí!
Fred,
Estou indo fazer intercâmbio agora na Inglaterra e estou analisando qual a melhor forma de levar as libras ! Estou entre os cartões VTM/Cash Passport e cartao de débito do Santander mas não estou chegando a uma conclusão de qual é melhor ! As taxas de cambio do VTM estão muito diferentes nas diferentes casas de cambio e bancos e as que eu encontrei com um bom valor são de lugares que eu nunca tinha ouvido falar ! Então lá vão minhas perguntas: o que você indica para uma pessoa que vai passar 6 meses fora ? Você já ouviu falar na Fair Corretagem ou na Bexs ? (ambas em sp)
Obrigada
Julia
Olá fred
Estou indo fazer intercâmbio agora na Inglaterra e estou analisando qual a melhor forma de levar as libras ! Estou entre os cartões VTM/Cash Passport e cartao de débito do Santander mas não estou chegando a uma conclusão de qual é melhor ! As taxas de cambio do VTM estão muito diferentes nas diferentes casas de cambio e bancos e as que eu encontrei com um bom valor são de lugares que eu nunca tinha ouvido falar ! Então lá vão minhas perguntas: o que você indica para uma pessoa que vai passar 6 meses fora ? Você já ouviu falar na Fair Corretagem ou na Bexs ? (ambas em sp)
Obrigada
Julia
Oi Júlia.
Eu também achei o VTM carinho, mas a cotação da casa de câmbio que eu usei era a mesma se eu comprasse papel moeda e, na época, eu tive de pagar 10 reais pelo cartão. Infelizmente o valor do dólar realmente muda bastante de banco pra banco e de casa de câmbio pra casa de câmbio 🙁
Eu não conheço nenhuma dessas casas de câmbio, então não tenho como opinar sobre elas…
Quanto ao que levar, Cartão de Crédito e Débito (habilitados e com limite), um VTM/Cach Passport que, se a cotação estiver muito ruim, pode ser levado com pouco dinheiro apenas como backup caso os outros dois não funcionem, e, claro, leve uma quantia em dinheiro.
O VTM tem a vantagem de qualquer pessoa poder fazer um depósito caso seu crédito acabe. O cartão de débito é legal para fazer comprar e para poder fazer saques também, só lembrando que o banco cobra pelos saques e há um limite diário e semanal para os saques (esse limite é sempre em reais, ou seja, se for 300 reais de limite, você só poderá sacar umas 100 libras).
Eu não gostei de usar o VTM na Espanha (não aceitaram uma vez e sempre desconfiavam) porque não havia meu nome no cartão, então eu uso apenas como backup mesmo já que não posso confiar tanto. Se tiver como colocar o nome (parece que essa opção já está disponível), então imagino que esses problemas diminuam. Ainda assim, as taxas de câmbio são muito altas (assim como a compra de papel moeda) e por isso eu acabo não usando muito.
Como você vai ficar um bom tempo fora, eu acho melhor levar todas as opções para não ter sustos 😀
É isso!
Ah, esqueci de dizer, Júlia, para você calcular quanto deve levar, faça uma previsão de quanto espera gastar por dia durante o intercâmbio.
Claro que você não vai levar tudo de uma vez, mas assim você tem idéia de quanto seria um valor em que você não passará apertos caso demore um pouco mais para receber mais dinheiro.
Fred, liguei pra minha gerente do Banco de Brasil pra desbloquear meu cartão de débito pra uso internacional e, ela desconhecia essa possibilidade. Daí ela ligou pra pessoa responsável por cartões e, me retornou a ligação avisando que realmente, era possivel e, que havia feito o desbloqueio.
Pois bem, perguntei a ela sobre as taxas ( quanto o banco cobrava pra saques), qual o limite diário(ou semanal), enfim… E a criatura não soube responder NADA!!!!!
Você tem saberia me informar as taxas do Banco do Brasil para uso da função débito no exterior?
Desde já, agradeço!
Fred, liguei pra minha gerente do Banco de Brasil pra desbloquear meu cartão de débito pra uso internacional e, ela desconhecia essa possibilidade. Daí ela ligou pra pessoa responsável por cartões e, me retornou a ligação avisando que realmente, era possivel e, que havia feito o desbloqueio.
Pois bem, perguntei a ela sobre as taxas ( quanto o banco cobrava pra saques), qual o limite diário(ou semanal), enfim… E a criatura não soube responder NADA!!!!!
Você tem saberia me informar as taxas do Banco do Brasil para uso da função débito no exterior?
Agredeço desde já!
Oi Marcela.
Infelizmente muitos gerentes não estão preparados para dar esse tipo de informação 🙁 Eu também tive problemas desse tipo.
Tentei entrar no site do Banco do Brasil para ver se achava as tarifas para saques internacionais, mas também não encontrei nada exato. Veja a tabela de tarifas do BB.
A única solução é tentar ligar para outra agência e ver se outro gerente sabe mais sobre o assunto ou tentar ligar na Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004 0001 (Capitais) e 0800 729 0001 (Demais localidades).
Se você tentar descobrir então qual o valor do dólar cobrado pelos cartões, você ficará louca. Ninguém sabe informar ao certo como o valor é cobrado e nunca é o valor da cotação oficial 🙁
Espero ter ajudado,
Olá Fred,
Cara deveria ter lido esses comentários antes de viajar. Estou na Inglaterra com um maldito cartão múltiplo Itaú mas a função crédito não foi desbloqueada no Brasil, para falar a verdade tenho dois, o meu e o da minha namorada que é co-titular então são os dois da mesma conta, então, sem problemas. Bom para começar na primeira tentativa de compra (aeroporto Amsterdam) com a função débito, já previamente desbloqueada falhou, então fui a um caixa saquei e resolvi o problema, mas já fiquei desconfiado. Em um segundo momento na Inglaterra tentei, e novamente não consegui, daí tentamos com o da minha namorada e passou, pedimos débito e conferimos, e tudo certo, bom outra pulga atrás da orelha, dois cartões idênticos da mesma conta, um passa e outro não, estranho mas tudo bem. Fomos a Londres e fizemos várias pequenas compras. fui conferir o internetBanking e meu dinheiro estava intacto, por curiosidade tentei acessar a parte de cartão de crédito do internetBanking e lá estavam as minhas compras, data de fechamento de fatura e até uma taxa de R$12,00 por mês de cartão de crédito, sendo que eu nunca pedi cartão de crédito nenhum, nunca habilitei a função crédito! Tenho as notinhas de tudo e em algumas chega a constar que foi passado como débito. Você saberia dizer se o Itaú tem algum atendimento internacional ou preciso mesmo gastar mais do meu dinheiro ligando para eles no Brasil?
Desde já agradeço e deixo aí o testemunho de mais um infeliz com o Itaú e seu cartão multiplo.
Oi Jefferson,
Eu desconheço um atendimento do Itaú internacional, mas atrás do cartão há um telefone que você pode ligar a cobrar e falar sobre roubo ou perda do cartão. Talvez você consiga alguma informação sobre isso tb. No mais, é tentar usar o Skype pelo menos pra pagar menos nas ligações :/
Infelizmente esses cartões múltiplos (de qualquer banco) são um transtorno para usuários quando se quer utilizar o débito no exterior 🙁
Espero que consiga resolver seu problema,
Várias infos legais aqui.
Tenho conta no itau personnalite e habilitei tudo certinho pra viagem, mas é quase IMPOSSÍVEL comprar no débito aqui no canada.
As maquinas dão opcao de visa e visa electron mas electron simplesmente NÃO FUNCIONA, ou seja, com certeza uns mil reais rasgados (ou mais no final da viagem) por causa da porcaria do credito.
Somos obrigados a usar credito e gastar mais, super justo ne?
Oi Allan.
Estranho não funcionar. Seria porque seu cartão é múltiplo (com crédito e débito juntos)? Muitas pessoas tiveram problemas com esse tipo de cartão em várias partes do mundo, sendo que todas as compras eram debitadas do crédito, não importando a opção usada 🙁 Se for esse o caso, você pode ir reclamar com seu gerente, pois é culpa dos cartões e não sua. Algumas pessoas aqui confirmaram que o gerente extornou as taxas e acertou os valores quando foram reclamar.
Espero que consiga resolver,
Como se calcula uma compra no cartao de credito feita na Argentina (ou seja) pesos. Quando a minha fatura chegar como é feito este cálculo será que converte os pesos em dólares acha reais e aí aplica o IOF 6,38% ? Estou confusa me ajudem !!!!!!!
Oi Daniela.
É isso mesmo. Em qualquer compra internacional, se a compra não for em dólares, o valor da moeda local é convertido para dólares e depois o valor é convertido para reais. O IOF é aplicado primeiro sobre o valor em dólares e depois convertido para Real. Normalmente o valor do IOF vem separado do valor em dólares na fatura. Mas na verdade, não importa se os 6,38% serão aplicados antes da conversão para reais ou depois já que o resultado será o mesmo.
É isso 😉
Obrigada pela resposta de como se calcula uma fatura de cartão de crédito. Gostaria de uma opinião sua: irei para Argentina e estou numa dúvida tremenda do que seria melhor para que eu não gaste tanto nestas taxas se compro tudo no cartão de crédito, troco reais por pesos nas casas de cambio locais, uso meu cartão de débito (Itau) para sacar pesos nos bancos locais ou vc tem outra alternativa que seria melhor ? (sei que algum peso realmente eu tenho que ter para um taxi, um lanchinho etc.) Mas para se fazer compras, restaurantes etc. onde se gasta uma quantidade maior de pesos. Outra dúvida aproveitando é vc sabe qual o percentual que as casas de cambio cobram para trocar moedas ? É um percentual específico sei lá 1% sobre os valores que quero trocar ou não tem padrão. Desde já agradeço.
Oi Daniela.
Eu sempre compro tudo no cartão de crédito, mesmo sabendo que pode ser um pouco mais caro, pois assim eu acumulo milhas no cartão.
Casas de câmbio sempre serão a opção mais cara, ainda mais se você usar as do exterior que normalmente lhe cobrarão uma taxa extra (cada uma cobra o quanto quer).
O saque no exterior é normalmente a maneira mais barata de adquirir moeda local, mas também depende das taxas do seu banco e das taxas cobradas pelo caixa eletrônico (é, descobri isso fazendo saques no Peru :().
Já pagamento em cartão de débito é a opção que eu usaria se não quisesse as milhas do cartão de crédito, isso porque a única taxa que incide é o IOF (0,38%) e a cotação é a do dólar Turismo do dia, mas não é todo lugar que aceita e se você tem cartão múltiplo (crédito e débito juntos), é bem provável que somente o crédito seja usado, mesmo q você peça para usar débito.
Dinheiro é sempre dinheiro e será aceito sempre e você já sabe quanto pagou por ele.
Quando você for comprar dinheiro em casas de câmbio aqui no Brasil, você irá perceber que cada uma cobra um valor diferente, isso porque elas têm alguns gastos extras como transporte do dinheiro. Então esse valor será sempre maior que o da cotação da moeda pelo banco central 🙁 Eu já vi a cotação do dólar turismo estar por volta de 1,91 e a casa de câmbio me cobrar 2,01 reais o.O Mas como sempre precisamos de algum dinheiro vivo, tente ligar em várias casas de câmbio para comprar os pesos. Tente não deixar para trocar o dinheiro lá na Argentina, pois o valor será ainda pior. Eu fiz isso quando estive na Argentina e me dei mal :/
Cartão de crédito ou débito? Aqui cabe fazer uma pequena conta para saber qual o melhor:
Dólar Turismo + IOF (0,38%): 1,86 + 0,01 = 1,87
Dólar Comercial + IOF (6,38%): 1,74 + 0,11 = 1,85
Como você pode ver, pela cotação de hoje, o dolar comercial (geralmente usado nos cartões de crédito) com IOF está 2 centavos mais barato que o dólar turismo (usado nos cartões de débito) com IOF. Claro que há variações no dólar cobrado pelos cartões de crédito ou débito, então eu diria que ambas as opções HOJE são equivalentes. Por isso eu fico com o cartão de crédito pelas milhas 🙂
Lembrando que se a diferença do dólar Turismo para o Comercial baixar, essa conta pode se inverter.