atualizado em:

Emiliana, a vinícola orgânica do Vale de Casablanca

Já ouviu falar sobre vinhos orgânicos? Nada melhor do que combinar um passeio tranquilo com uma pitada de conhecimento etílico.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

A menos de 75 km de Santiago, no belo Vale de Casablanca, fica uma das vinícolas com o conceito mais zen que conhecemos: a Vinícola Emiliana. Orgulhosa por entregar ao consumidor vinhos orgânicos e sustentáveis, a produtora leva a sério o conceito que a fez ganhar prêmios e reconhecimento internacional.

O cuidado com a integração com a natureza e o menor impacto possível sobre ela não é uma mera jogada de marketing, é algo que está enraizado na filosofia. Mais preocupados com o meio ambiente, o plantio e a colheita seguem o calendário lunar e nenhum uso de pesticidas é aprovado na propriedade, apenas adubos e protetores naturais que não impactam o bom funcionamento da biodiversidade. Por isso, não se espantem ao encontrar simpáticas alpacas e outros animais caminhando livremente pela plantação.

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - vinhos orgânicos

A viña Emiliana

Este é um passeio mais informativo e menos ilustrativo que as outras vinícolas que visitamos, mas a qualidade dos rótulos é bem superior às marcas mais conhecidas como Concha y Toro e Undurraga. Quando fizerem a reserva, vale pedir a degustação harmonizada com queijos típicos.

A loja da vinícola tem rótulos diferentes dos que encontramos no free shop, por isso aproveite a oportunidade para trazer algumas garrafas na mala com ajuda daquelas sacolas protetoras de garrafas vendidas ali.

Dica: segundo nossa guia, durante o verão o ideal é reservar um horário depois do almoço, quando as excursões já seguiram para Valparaíso 😉

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - tipos de passeios

Degustação dos vinhos da Emiliana

A vinícola oferece 4 programas diferentes de visitação e recomendamos que você faça a reserva antecipada. Eles acontecem diariamente sempre às 10h30, 12h, 14h30 e 16h. O email para reserva é contacto@emiliana.cl.

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - tour

Tipos de passeios e degustações

Tour degustación orgánico

  • Passeio pelos jardins com pausa para conhecer os animais fofos que moram ali, caminhada pelas parreiras com uma breve explicação sobre os tipos de solos e as condições favoráveis do clima em Casablanca. Visita à adega subterrânea.
  • Degustação de quatro rótulos: Adobe, Novas, Signos de Origen e Coyam
  • Duração: 30 minutos
  • Preço: 16.000 pesos ou 26.000 pesos pelo tour privado
  • Você pode complementar a degustação dos vinhos com uma harmonização de queijos e chocolates orgânicos por um acréscimo de 5000 pesos no valor final (4 tipos diferentes de queijos e 4 de chocolates)

Tour degustación orgánico Gê

  • Passa pelos vinhedos, pela produção de balsâmicos e licores além da adega subterrânea.
  • Degustação de quatro rótulos orgânicos
  • Preço: 26.000 pesos ou 32.000 pesos pelo tour privado
  • Você pode complementar a degustação dos vinhos com uma harmonização de queijos e chocolates orgânicos por um acréscimo de 5000 pesos no valor final (4 tipos diferentes de queijos e 4 de chocolates)

Experiencias en Emiliana – Produzindo seu próprio vinho

Quer fazer de conta que é um enólogo por um dia?

  • Esse passeio é bem diferente e vai transformar a sala de degustação num espaço para você criar seu próprio vinho. A brincadeira começa ao degustar três vinhos tintos diferentes (cabernet sauvignon, carmenère e merlot) e ao aprender um pouco sobre a característica natural de cada um deles. Depois você vai montar sua própria garrafa com um blend dessas três variações.
  • Preço: 28.000 pesos
  • Não inclui um tour pela propriedade

Picnic orgánico

  • Você vai receber uma cesta recheada de guloseimas para aproveitar toda a área verde da vinícola. Ela leva dois sanduíches, frutas secas, biscoitos tipo palmier, azeitonas ou queijos, dois doces, duas garrafas de água.
  • Preço: 24.000 pesos para duas pessoas (já com imposto).
  • Atenção à pegadinha: não está inclusa nenhuma garrafa de vinho e nem o tour de degustação. Isso será cobrado a parte

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca

Como chegar até a Vinícola Emiliana

A Emiliana fica no Vale de Casablanca, a região famosa pela produção de vinhos brancos no Chile.

Ela fica pertinho de outras vinícolas famosas como a Casas del Bosque e a Indómita.

Também é possível combinar o roteiro das vinícolas de Casablanca com a passagem por Valparaíso e/ou Viña del Mar. Aliás, já pensou em conhecer a casa do poeta Pablo Neruda em Isla Negra?

Vinícola Emiliana: passeio e degustação no Vale de Casablanca - reservas

De carro alugado

A maneira mais rápida de chegar até a vinícola Emiliana é de carro.

A partir da capital do Chile, o trajeto leva cerca de uma hora e meia, percorrendo 72 kms pela Rota 68.

O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio que devem ser pagos em dinheiro vivo.  Sai de Santiago pela Costanera Norte via Av. Providencia e pegue a Ruta 68 sentido Casablanca.

Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

De transporte público

É um perrengue chique, mas é possível chegar até a Emiliana de transporte público.

  • Desça na estação de metrô Estación Central em Santiago
  • Siga até o Terminal San Borja
  • Pegue um ônibus até a cidade de Casablanca
  • Peça para o motorista parar na Viña Emiliana

De táxi ou aplicativo de transporte

O Cabify aponta um valor salgado para esta corrida: cerca de $61,000 pesos chilenos (não consegui calcular o preço com exatidão porque a página está dando erro). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile. O único aplicativo de transporte legalizado no Chile é o Cabify.

Emiliana, a vinícola orgânica do Vale de Casablanca 4

Emiliana Organic Vineyards

  • Endereço: Ruta 68, km 60,7, Casablanca. Site
  • Horário de atendimento da loja: das 10 às 18h entre dezembro e março; das 10h às 17h entre abril e novembro
  • Horário dos tours: todos os dias sempre às 10h30, 12h, 14h30 e 16h
  • Reservas: contacto@emiliana.cl

 

Assine nossa newsletter!

Comentários