Santiago é uma delícia para quem gosta de passear a pé. É claro que alguns lugares ficam distantes e exigem o uso de transporte, mas o centro histórico da capital chilena pode ser bem conhecido em apenas um dia, numa caminhada tranquila que pode facilmente intercalar lugares fechados (como museus) e espaços abertos.
Veja nossa sugestão de passeio a pé pela região.
Roteiro: um dia pelo centro histórico de Santiago, no Chile
La Moneda e Centro Cultural La Moneda
Inicie o passeio por dois dos locais mais importantes da capital dos chilenos: o Palácio de La Moneda e o Centro Cultural La Moneda.
O primeiro é o palácio presidencial do Chile, onde trabalham o presidente e três ministros mais próximos do núcleo do governo.
Além de ser fundamental no Chile atual, o Palácio de La Moneda também tem muita história, afinal foi ali que o presidente Salvador Allende cometeu suicídio depois de se recusar a se entregar aos militares que bombardeavam e atiravam contra o palácio, durante o golpe militar de 11 de setembro de 1973.
É possível fazer uma visita ao seu interior, mas são apenas 4 horários por dia (de segunda à sexta), as vagas são limitadas a 25 pessoas por grupo e é preciso fazer reserva com antecedência mínima de uma semana.
Já o Centro Cultural La Moneda, que fica ali pertinho, é um ótimo local de exposições e atividades culturais e artísticas.
La Moneda
- Endereço: Moneda s/nº. Site
- Horários de visitação: de segunda a sexta, às 9h30, 11h, 15h e 16h30
- Ingressos: entrada gratuita mediante reserva antecipada
Centro Cultural La Moneda
- Endereço: Plaza de la Ciudadanía 26 (estação de metrô La Moneda). Site
- Horários: diariamente das 9 às 21h
- Ingressos: entrada gratuita em algumas salas, paga em outras (valores entre 2 mil e 3 mil pesos chilenos)
Plaza de Armas e Catedral Metropolitana
Como toda cidade de colonização espanhola, Santiago também tem a sua linda Plaza de Armas, ponto inicial da construção da capital chilena. Um passeio por ali é entrar no coração da metrópole.
Planeje sua viagem:
A praça nasceu em 1541 e é cercada por prédios históricos, como o Correio Central, o Palacio de la Real Audiencia de Santiago (onde hoje funciona o Museo Histórico Nacional de Chile), o Edificio de la Municipalidad de Santiago e o Portal Fernández Concha, além da construção mais marcante da região: a Catedral Metropolitana.
Essa última, que é a morada permanente do arcebispo de Santiago, foi construída na segunda metade dos anos 1700, no local que já teve vários templos, danificados, incendiados e destruídos ao longo dos séculos. Não deixe de entrar nela.
Plaza de Armas de Santiago e Catedral Metropolitana
- Endereço: Plaza de Armas (estação de metrô Plaza de Armas)
Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana
O Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana (Museu Chileno de Arte Precolombino) é fundamental para quem tem interesse em história das Américas do Sul e Central, graças às suas incríveis coleções de objetos, relíquias arqueológicas e arte das regiões.
O ponto alto é a coleção Múmias de Chinchorro, consideradas as primeiras da humanidade (elas são de 5050 a.C., dois mil anos mais velhas que as múmias egípcias).
Dicas importantes de Santiago:
Vale também conferir as exposições temporárias que sempre acontecem ali.
Museu Chileno de Arte Precolombino
- Endereço: Bandera 361, esquina com Compañía. Site
- Horários: de terça a domingo, das 10 às 18h (mas tente entrar no máximo até as 17h30)
- Ingressos: 7.000 pesos chilenos, adulto-turista
Museu Nacional de Belas Artes
O Museo Nacional de Bellas Artes é o representante mais antigo da sua categoria na América Latina (1881) e fica num antigo palácio considerado patrimônio nacional do Chile desde a década de 1970.
Ali estão mais de 3 mil obras de arte do Chile, da América Latina e de vários outros lugares do mundo. É uma visita muito tranquila e inspiradora. E o melhor: a entrada é gratuita.
Museo Nacional de Bellas Artes
- Endereço: José Miguel de la Barra 650 (Parque Forestal). Site
- Horários: de terça a domingo, das 10 às 18h45
- Ingressos: entrada gratuita
Cerro Santa Lucía
Para terminar bem o seu dia pelo centro de Santiago, nada melhor do que um passeio ao Cerro Santa Lucía, um pequeno e lindo morro que brota no meio do prédios da região.
Além de ser um ótimo local para ver a cidade desde um ângulo mais elevado, o Santa Lucía é um parque deslumbrante, com fontes, escadarias e construções ornamentadas que dão a ele um clima de tranquilidade e volta ao passado.
Cerro Santa Lucía
- Endereço: calle Santa Lucía (estação de metrô Santa Lucía)
- Horários: diariamente, das 9 às 19h
- Ingressos: entrada gratuita
Feira de Antiguidades da calle Lastarria
Se o seu passeio pelo centro de Santiago acontecer entre uma quinta-feira e um sábado, dê uma passadinha também na Feria de Antigüedades y Libros en Barrio Lastarria.
A rua da feira fica pertinho do Cerro Santa Lucía e também é uma ótima área para jantar.
Feira de Antiguidades da calle Lastarria
- Endereço: calle José Victorino Lastarria, entre Rosal e Merced (estação de metrô Universidad Católica)
- Horários: de quinta a sábado, das 10 às 20h
- Ingressos: entrada gratuita