Muito se fala sobre as criações da gastronomia peruana, seus novos chefs e seus ingredientes únicos. Nessas horas, não há lugar melhor do que o Mercado de Surquillo para experimentá-los in natura. Sem dúvidas é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de Lima.
Nossa paixão pelo Mercado de Surquillo
Apaixonados por mercados que somos, nossa aventura por Lima só estaria completa depois de conhecer o Mercado de Surquillo, onde chefs buscam suas matérias primas frescas, turistas ficam encantados com frutos raros e limenhos passam apresados.
Prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos, no Mercado de Surquillo você encontrará uma variedade incrível de grãos, de temperos, de frutas e de sabores muitas vezes diferentes do que esperamos.
Planeje sua viagem:
Da imensidão de batatas e das diferentes cores dos milhos, logo nos deparamos com a variedade dos ajís, as pimentas peruanas, muito utilizadas como base para seus pratos.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
O mais famoso entre eles talvez seja o ají amarillo, uma pimenta alaranjada muito utilizada nos ceviches, nas causas limeñas e no ají de gallina – pratos tradicionais da cozinha do Peru. Como ela não costuma arder, você pode experimentá-la sem medo.
Veja também:
Passeios pelo Mercado de Surquillo
Alguns guias e chefs peruanos oferecem um passeio pelo mercado, mostrando seus diferentes sabores e ainda explicando cada uma das frutas e vegetais típicos do Peru. Esse tipo de tour vale muito a pena, mas fazer um passeio pelo Mercado de Surquillo por conta própria também é uma experiência por si só.
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Em algumas barraquinhas, você pode conversar com as vendedoras e perguntar sobre cada fruta, comprar uma de cada e fazer a degustação ali mesmo. É uma oportunidade única para conhecer alguns sabores um tanto quanto diferentes para nosso paladar. Já adianto, são deliciosos!
Depois de visitar o Mercado de Surquillo, nenhum capítulo de Chef’s Table será mais o mesmo.
As frutas do Mercado de Surquillo
Se quiser algumas sugestões, não deixe de provar algumas das frutas do mercado como a lúcuma (essencial para o suspiro limenho e muito utilizada em sobremesas e sorvetes), a chirimoya (parente da nossa fruta do conde e atemoia), o aguaymanto (que no Brasil atende pelo nome de physalis ou golden berry), o pepino (um tipo de mini-melão), a tuna (uma fruta de cacto parecido com nosso figo da índia), a granadilla (um tipo de maracujá docinho), a ingá (uma fruta que parece um algodão doce natural) e o tomate de árbol (que de tomate não tem nada além da aparência).
Leia também:
Um mercado de orgânicos em Surquillo de fazer inveja
Aos domingos, na ruazinha lateral do Mercado de Surquillo, acontece uma feira de produtos orgânicos muito boa. São oferecidos temperos, mel, chás, chocolates, ervas, queijos, cafés e pães: tudo muito natural e fresco. Destaques para os temperos e chocolates amargos.
Mercado de Surquillo
- Endereço:
- Av. Paseo de la Republica, próximo ao cruzamento com Ricardo Palma
- Estação Ricardo Palma do corredor de ônibus Miraflores – Centro
- Horários:
- segunda a sexta, das 7 às 17h; sábados até as 17h; domingos até as 16h
- O mercado orgânicos acontece na rua lateral apenas aos domingos
- Preços:
- Considere gastar em torno de 12 soles para provar várias frutas
- Negocie sempre os valores
Muito bom! Pena que nessas situações não dá mesmo pra arriscar ficar de camera em punho. Ia ser interessante ver essas fotos. Mas agora MORRI DE INVEJA que eu não tenho plaquinha de área segura. Humph….
bjs,
Oi, Jacke!
Sei lá, tem horas que bate uma insegurança. Aí não tem jeito… talvez as fotos nem retratassem toda a loucura do lugar 😉
É pessoal, quer dizer que a physallis entrou no menu?? 🙂
O Surquillo é muito bom, né? O que vocês acharam dos balcões refrigerados que mantém as carnes?
Bjs da família toda.
Edu,
no final eu já estava achando tudo antropologicamente divertido. Mas a refrigeração das carnes segue um conceito beeeem diferente do nosso 😛
Não viram nenhum cachorrinho deitado ao lado das cestas de pães no chão, não? 😉
ahahah vi vários cachorrinhos! No final da viagem eu já estava até curiosa para saber que gosto aqueles pães tinham. Cá, você chegou a provar?
Ah! Morrendo de saudades de Lima. Da próxima vez, pretendo ficar uma semana só lá. 😀
Bjs
Lu,
Eu queria voltar uma semana só para provar todos os restaurantes que não deu tempo de conhecer 😛
Eu gosto bastante de entrar em mercados nas cidades que visito, dá uma sensação boa de estar conhecendo a cidade “por dentro”… Não visitei nenhum em Lima – acho que isso quer dizer que preciso voltar, né? 😉
Carlinha, acho que você ia adorar essa experiência. Os mercados são, no mínimo, bem curiosos 😉
Oi, pessoal!
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia
Obrigada, Bóia 🙂
Oi Natalie,
Amei seus relatos. Estava mesmo à procura de mercados em Lima, pois estou de viagem marcada para lá e não visito um lugar sem deixar de ir a um mercado local. Amo cozinhar e ão volto para casa sem a minha mala cheia de temperinhos e outros perfumes e sabores para com contar lá no meu blog o Tempere sua Viagem! Obrigada pelas dicas
bj
Oi, Renata.
Que bom que você gostou das nossas dias de Lima. Ainda quero dividir muitas informações e experiências que vivemos nessa viagem, mas o tempo anda bem escasso por aqui 🙁
Você vai adorar Lima, apesar da aparente desordem que define a ordem local, a cidade tem restaurantes fabulosos. E os mercados são uma prato cheio pra quem gosta de gastronomia 🙂
Se precisar de mais alguma dica, por favor nos avise. Tomara que você retorne para nos contar como foi sua viagem 🙂
Bjs!
Os mercados são um show a parte né!!!! hahahahahahaha
Realmente, tudo que vocês viram também vi! Divertidíssimo e estranho ao mesmo tempo! hahahahaha
Vale muito a visita para que não curte ser turista 24h por dia!
É uma viagem à parte, né? 😀