Estimasse que Montreal tenha seis mil restaurantes, sendo mais de 80 tipos diferentes de cozinhas internacionais e regionais, o que mostra sua vocação natural de meca dos fãs da boa mesa. Esqueça as redes dos Estados Unidos e aproveite para incluir um desses endereços no roteiro e dê um toque especial aos seus dias na cidade.
Onde comer em Montreal? Dicas de restaurantes
Abaixo você encontra uma lista de vinte endereços testados e aprovados de onde comer em Montreal organizados por bairros e por experiências gastronômicas.
Onde comer em Old Montreal, o centro histórico da cidade
Old Montreal e a região do porto antigo concentram muitas atrações turísticas de Montreal, por isso, se a fome bater, opções de restaurantes não vão faltar.
Five Guys
Monte seu sanduíche com tudo o que tem direito, junte isso a um balde de refrigerante e uma porção de fritas e você terá o melhor fast food de Montreal. É gorduroso, é fast e mais um bocado de coisas, mas quem resiste a um hambúrguer (barato) de vez em quando?
Five Guys
- Endereço: 468 Rue McGill, Montreal. Site
- Horários: todos os dias, das 11h às 23h
- Faixa de preços dos lanches: a partir de 3.69 CAD
Délices Érable et Cie
Num misto de loja e café, a Délices Érable reúne uma variedade incrível de produtos a base de maple syrup, aquele xarope típico do Canadá, como waffles, sorvetes, vinagres cafés, chás e doces. É um lugar perfeito para comprar produtos para trazer na mala. Visite também os melhores mercados de Montreal.
Délices Érable et Cie
- Endereço: 84 Rue Saint-Paul, Montreal. Site
- Horários: todos os dias das 10h às 23h
Leia também:
Olive et Gourmando
Embora o Olive et Gourmando apareça com frequência nas matérias sobre Montreal, ele ainda é frequentado pelos moradores que cobiçam um lugar à mesa. Com um ambiente agradável, o cardápio é composto por lanches quentes ou frios (as opções que levam queijos e molhos especiais são ótimas!), sopas, saladas fresquinhas e sobremesas. Ideal para tomar um café e fazer uma pausa.
Olive + Gourmando
- Endereço: 351 Rue Saint-Paul, Montreal. Site
- Horários: todos os dias das 8h às 18h
- Faixa de preços dos lanches: a partir de 12 CAD
Verses Bistrô
Provei o brunch de natal oferecido pelo Verses, o bistrô que fica ao lado do hotel Nelligan. A sopa de pastinaca – uma parente da cenoura que é muito utilizado nas sopas feitas em Quebec – estava uma delícia e a carne de porco estava bem macia e com um tempero suave. A marca do restaurante é servir pratos contemporâneos com toques franceses feitos com produtos bem frescos.
Verses Bistrô
- Endereço: 100 Rue St-Paul, Montreal. Site
- Horários:
- Café da manhã: de segunda a sexta, das 6h30 às 10h30 e aos finais de semana das 6h30 às 11h
- Brunch: aos sábados e domingos, das 10h30 às 15h
- Almoço: de segunda a sexta, das 12h às 14h
- Jantar domingo à quarta: 17h30 às 22h e de quinta a sábado, das 17h30 às 22h30
- Faixa de preços das pratos principais:
- Brunch: a partir de 14 CAD
- Almoço: a partir de 21 CAD
- Jantar: a partir de 21 CAD
Le Club Chasse et Pêche
Iluminação baixa, entrada discreta e pouco conhecido dos turistas, o Chasse et Pêche se intitula cozinha contemporânea de Quebec. Lá provamos carne de faisão suculenta acompanhada por um molho de tomate e especiarias de sabores bem intensos.
Le Club Chasse et Pêche
L’Auberge Saint-Gabriel
O L’auberge Saint-Gabriel fica num prédio histórico de 1754 onde funcionou a primeira pousada de Montreal. Com uma cozinha influenciada pelas raízes francesas, o menu trazia sopa de pastinaca, seguida por um prato com vieiras, camarão e frutos do mar. A sobremesa veio acompanhada de belos churros.
L’Auberge Saint-Gabriel
Hambar
Para abrir o apetite na hora do almoço, nada melhor do que uma tábua de embutidos no Hambar, restaurante especializado em charcuteria e ótimos drinks (percebeu o trocadilho no nome?). Dica: experimente o drink Paris, uma mistura de gin & tônica com martíni, um toque de grapefruit e tomilho.
Hambar
- Endereço: McGill esquina com a D’Youville, Montreal. Site
- Horários:
- Brunch: sábado e domingo das 11h às 15h
- Almoço: de segunda a sexta das 11h30 às 14h30
- Jantar: todos os dias, das 17h30 às 23h
- Faixa de preços das pratos principais:
- Brunch: a partir de 15 CAD
- Almoço: a partir de 19 CAD
- Jantar: a partir de 24 CAD
- Reservas: site
Toqué!
Se pudesse dar um nome ao novo momento da gastronomia de Montreal/Quebec, ele se chamaria Normand Laprise, um cara simpático, de fala mansa que mostra sua preocupação com a origem dos ingredientes e com o preparo consciente dos alimentos.
Considerado “o padrinho da culinária de Quebec“, ele já recebeu a condecoração da Ordem Nacional de Quebec por sua contribuição à gastronomia da região.
Trabalhando sempre com produtos frescos, um cardápio sazonal e abraçando as técnicas francesas, o menu degustação do Toque! foi tão memorável que seria injusto destacar um único prato. Era como jantar num capítulo de Chef’s Table. Não é à toa que o chef entrou para a badalada lista dos melhores restaurantes do mundo.
Toqué!
Onde comer em Downtown Montreal?
Downtown Montreal concentra o coração financeiro da cidade, assim como muitos centros comerciais, hotéis e entradas para o metrô. Se você se hospedar nessa área, opções de ótimos restaurantes a uma curta caminhada não vão faltar.
Brasserie T!
A Brasserie T! é um restaurante todo descolado dentro de um contêiner com paredes de vidro especializado em charcuteria e pratos clássicos de bistrô. O local é muito procurado pelo seu brunch ou para o jantar antes ou depois dos teatros que ficam pela região. A casa é a versão petit (e mais acessível) do famoso Toqué! do chef canadense – e queridinho aqui do site – Normand Laprise.
Brasserie T!
Blumenthal
O Blumenthal é da mesma empresa que organiza Lumière e o Festival de Jazz de Montreal, por isso, todo dinheiro arrecadado com os jantares durante todo o ano é revertido para as atividades externas dos eventos, todas grátis.
Aberto sete dias por semana, o restaurante tem um ambiente aconchegante e descontraído. Os pratos vão desde simples saladas e hambúrgueres até elementos mais elaborados. Destaque para um clássico francês: a famosa sopa de cebola. Prove também o coelho e, por fim, o curioso crème brûlée com infusão de um cogumelo que lembra um pouco o sabor do maple.
Blumenthal
Europea
Comandando pelo chef Jérôme Ferrer, o restaurante Europea fica numa uma casa de estilo vitoriano com decoração contemporânea. Sua marca é cozinha criativa e seu menu, construído com produtos de Quebec, é um convite para viajar pelo Canadá. Um de seus pratos mais famosos é uma brincadeira com o cappuccino, um caldo de lagosta com purê de trufas negras no fundo e chantilly no topo com raspas de trufa.
Europea
- Endereço: 1227 de la montagne, Montreal. Site
- Horários:
- Almoço: de terça a sexta, das 12h às 13h30
- Jantar: domingo e segunda, das 18h às 21h30; de terça a sexta das 18h às 21h e sábado das 18h às 22h
- Faixa de preços das pratos principais:
- Menu de almoço: 45 a 60 CAD
- Jantar: menu degustação a partir de 94.50 CAD
- Prato principal a partir de 51.50 CAD
- Reservas: site
Ferreira Café
Restaurante português, figurinha carimbada em várias listas de ótimos restaurantes em Montreal, o Ferreira Café tem um ambiente aconchegante e um cardápio pra deixar qualquer um na maior dúvida na hora de fazer seu pedido. A sardinha e o bacalhau que provei me tiraram alguns suspiros. Ah, e não fuja da sobremesa! Os doces, assim como manda a tradição lusitana, são deliciosos.
Ferreira Café
Planeje sua viagem pelo Canadá:
Maison Boulud
Restaurante do famoso francês Daniel Boulud,o Maison Boulud fica no salão do tradicional hotel Ritz Carlton. Lá você encontra uma cozinha francesa que pode ser definida em uma palavra: delicadeza. A cada nova garfada sentia sabores tão sublimes que me fizeram entender a fama do chef.
Maison Boulud
- Endereço: 1228 Rue Sherbrooke Ouest, Montreal. Site
- Horários:
- Café da manhã: de segunda a domingo, das 7h às 10h30
- Brunch: somente aos finais de semana, das 12h às 14h30
- Almoço: de segunda a sexta, 12h às 14h
- Jantar: de domingo à quarta, das 18h às 22h e de quinta a sábado, das 18h às 22h30
- Bar: de segunda a domingo, das 14h às 22h30
- Faixa de preços das pratos principais:
- Café da manhã: a partir de 17 CAD
- Brunch: partir de 44 CAD
- Almoço: a partir de 26 CAD
- Jantar: menu degustação a partir de 120 CAD e prato principal a partir de 47 CAD
- Reservas: site
Bar Le Mal Nécessaire
Na área de Chinatown e no piso inferior de um restaurante chinês, fica o animado bar Le Mal Nécessaire. Com temática da Polinésia, a casa representa muito bem a fusão de culturas que forma o Canadá. Os drinks geralmente vêm servidos num coco ou num abacaxi e podem ser acompanhados de pratos da cozinha cantonesa. O mais famoso é Abacaxi Mai Tai feito com rum Bacardi black e gold, Cointreau, abacaxi, limão e mel.
Bar Le Mal Nécessaire
- Endereço: 1106B St Laurent Blvd, Montreal. Site
- Horários: de domingo à quarta, das 16h30 às 2h e de quinta a sábado dase 16h30 às 3h
- Faixa de preços dos coquetéis: 9 CAD
Onde comer entre o Plateau e Little Italy em Montreal?
A região do Plateau (que também atende pelo nome Plateau-Mont-Royal) é uma das áreas mais descoladas e divertidas de Montreal. Assim como a Little Italy, ela concentra vários endereços famosos e baratos.
St-Viateur Bagel Shop
Desde 1957, a St-Viateur Bagel produz, ainda de maneira bem artesanal, um dos bagels mais famosos de Montreal. Muitos hotéis e restaurantes compram seus pais nessa pequena padaria.
Conversando com moradores, os comentários geralmente são provocativos, algo como um Fla x Flu do mundo dos Bagels: “Você já provou o bagel novaiorquino? E gostou? É porque você ainda não provou o bagel de Montreal!”. E a St Viateur Bagel tem um papel significativo nessa história. Qual dos dois ganha essa disputada partida? Prove e descubra seu favorito.
St-Viateur Bagel Shop
- Endereço: 263 St-Viateur, Montreal. Site
- Horários:aberto 24 horas todos os dias.
- Faixa de preços dos sanduíches: 9.50 CAD
Continue sua viagem:
Tomato La Boîte à Pizza
Pizza boa, bonita e barata para todas as horas em meio à rua St-Denis, uma região bacana para caminhar tanto durante o dia quanto a noite e aproveitar suas lojas diferentes.
Tomato La Boîte à Pizza
- Endereço: 4319 St-Denis, Montreal. Site
- Horários: segunda, das 11h30 às 21h; terça a sábado, das 11h30 às 22h e domingo, das 11h30 às 21h
- Faixa de preços das pizzas: 10 CAD
Schwartz’s Deli
Este é o típico lugar tradicional, com fila na porta até altas horas. O Schwartz’s Deli oferece uma espécie de lanche de mortadela do Mercadão de São Paulo versão canadense. Inaugurada em 1928, a deli já foi até tema de musical na cidade. O carro chefe é um sanduíche feito com carne defumada com especiarias acompanhada por mostarda caseira, pão, picles e batatas-fritas. Lembra um pouco o pastrami, mas os moradores garantem que aqui é diferente. A carne é bem saborosa e fazer uma refeição por lá é se sentir num desses programas de TV que falam sobre gastronomia.
Schwartz’s Deli
- Endereço: 3895 Boul. Saint-Laurent, Montreal. Site
- Horários: de domingo à quinta, das 8h às 00h30; sextas até à 1h30 e aos sábados até às 2h30
- Faixa de preços dos sanduíches: 11.95 CAD
Beauty’s Café
Passeando pelo Parque du Mont-Royal, vá até o Beauty’s Café que ficou famoso graças ao seu simpático dono que ficava sentado ao lado da porta conversando com todos os clientes que passam por ali, desde 1942! Quanto ao cardápio, se prepare para uma refeição colesterolmente caprichada. Fãs de bacon, uni-vos!
Beauty’s Café
- Endereço:3895 Boul. Saint-Laurent, Montreal.
- Horários: de domingo à quinta, das 8h às 00h30; sextas até à 1h30 e aos sábados até às 2h30
- Faixa de preços das pizzas: 10 CAD
Juliette & Chocolat
Para os amantes do chocolate, para os não tão amantes assim, para as formiguinhas de plantão e para todos nós: assim é a Juliette & Chocolat, um misto de chocolateria com doceria, creperia e café. Se jogue no crepe de chocolate com morango e banana e no famoso chocolate quente da vovó e saia contente para encarar o frio do inverno canadense.
Juliette & Chocolat
- Endereço: 1615 Rue Saint-Denis, Montreal. Site
- Horários: domingo à quinta, das 11h às 23h; sexta e sábado, das 11h às 0h
- Faixa de preços dos crepes: 9.95 CAD
Caffè Italia
Próximo ao mercado Jean-Talon, no coração do Little Italy, fica um autêntico café italiano. Um ambiente mais escuro, cercado de quadros de carros da Ferrari, o Caffè Italia parece ter saído de um filme onde famílias se encontram para contar histórias sobre a più bella Italia. Se você quer se sentir num pedacinho da Itália, este é o lugar.
Caffè Italia
- Endereço: 6840 Boul. St-Laurent Petite-Italie, Montreal. Site
- Horários: todos os dias, das 6h às 23h
O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Destination Canada e do Festival Montreal en Lumière
Ótimo post, se até o Five Guys deu água na boca (e nem sou fã de fast food), imagino os outros..!
Valeu pelas dicas, quando estiver para visitar Montreal vou relembrar deste post. 🙂
Obrigado, Rafael 😀 O Five guys me surpreendeu mesmo. Eu gosto de fast food, mas estava esperando algo como o Wendy’s dos EUA q é bem ruinzinho. No final foi beeeem mais gostoso, ainda mais com o “ponha quantos recheios quiser” hahaha
Nos AMAMOS o Olive+Gourmando!! Super charmoso, ambiente descolado e a comida então…deliciosa!!
Demais o lugar, né Ana? Quando saímos estava uma super fila para entrar (efeito neve, talvez hahaha)
Nossa, que delícia de post! As fotos estão convidando pra ir pra Montreal.
Beijos
hahaha Objetivo atingido então 😀
Pois é… Eu sabia que dois dias em Montréal seria pouco, só não imaginei que seria pouco para comer tanto! 😉
E não é? Ainda ficaram alguns vários lugares que gostaríamos de ter conhecido, mas não deu tempo (faltaram refeições ou estavam fechados por causa do fim do ano) >.<