AAAh cerveja! Ela é apenas a bebida alcoólica mais consumida do mundo, preferida dos brasileiros e a mais procurada em qualquer bar, pub ou restaurante de qualquer destino.

Ouso dizer que é também a bebida que mais une as pessoas em uma mesa de bar, independente da nacionalidade e do estilo de preferência. Pilsen, Ale, IPA, Stout, Bordô, com aroma de café, de pão, de trigo… a grande variação de cervejas talvez perca apenas para a variação de sucos.

Que a Alemanha é a referência quando se fala em cerveja, especialmente Munique, você já deve ter ouvido dizer. Mas se eu te disser que destinos como Praga, Bruxelas, Dusseldorf e até Denver, nos Estados Unidos, também são excelentes destinos cervejeiros?

Pois bem, visitei esses lugares e podemos garantir: eles são perfeitos para os amantes de cervejas.

Só lembre-se de apreciar com moderação. Afinal, não queremos relatos de ninguém preso em outro país por dirigir embriagado.

Compre moeda estrangeira com desconto!

Vai fazer uma viagem internacional?

Somos correspondentes cambiais da Confidence Câmbio/Travelex e conseguimos desconto para todos os leitores que usarem o cupom SUNDAYCOOKS. Veja o passo a passo aqui. (O cupom é válido no momento da conclusão da compra).

Breve história da cerveja

A história da cerveja é milenar, remete a mais de 7 mil anos com os povos da Mesopotâmia, região conhecida hoje como parte do Iraque, que produziam uma versão bem rudimentar da bebida. Na época, o líquido era bem escuro, viscoso e ficavam pedaços sólidos que eram resultado da fermentação.

Porém, foi durante a expansão do império romano, entre 800 a 500 A.C., que a bebida passou a ganhar mais popularidade, quando era consumida por legionários. Aliás, foram os romanos que levaram a cerveja para o Reino Unido.

Na idade média, já no século 12, a cerveja passou a ser consumida em maior escala em países do Norte e Leste da Europa, onde o cultivo de uvas para a produção de vinhos era muito difícil ou inapropriado.

Porém, a forma com a qual consumimos cerveja só foi estabelecida séculos depois. Mais precisamente em 1487, quando Munique estabeleceu a lei de pureza na produção de cerveja.

Assim ficou estabelecido que apenas poderiam ser usados três ingredientes na produção: água, cevada e lúpulo. A cerveja que fugisse dessa composição era confiscada e descartada.

Em 1516, após a unificação da Alemanha, a lei passou a contemplar toda a região de Munique e ficou conhecida como a Lei de Pureza da Baviera.

Após a fundação da República de Weimar, com o surgimento da primeira guerra mundial, a Lei da Pureza foi aplicada em toda Alemanha. Inclusive, adotar a lei em toda Alemanha foi um pré-requisito para a região da Baviera aceitar fazer parte da nova constituição do Estado Alemão.

Os ingredientes base e suas regras foram seguidas à risca em toda a Alemanha até os tempos modernos. Ao longo dos séculos, a lei começou a ser afrouxada e outros ingredientes foram adotados.

Fora da Alemanha, outros países fizeram suas próprias misturas e adotaram diferentes receitas com ingredientes como: trigo, aveia, além de leveduras que dão diferentes aromas para a bebida.

Alguns países, como a Bélgica, criaram receitas próprias. Em Bruxelas, por exemplo, é comum encontrar cervejas mais encorpadas e aromatizadas. Se estiver em Praga, na República Tcheca, as pilsens (cervejas claras e menos encorpadas) ganham mais espaço.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber - imagem de bar interno em Denver

Não se esqueça do seguro viagem!

Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.

Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!

Cerveja e viagens: indicações do Sunday

Seja a busca pela origem da bebida ou para tentar achar aquele gosto (ou aroma) característico das cervejarias de um país, é só pesquisar um pouquinho que muitos destinos vão ter opções para os apaixonados por cerveja.

Nós do Sunday tivemos a chance de provar alguns dos diferentes rótulos e estilos em diversos países. Aqui vão nossas indicações de destinos para o seu roteiro de viagem cervejeiro:

Tour de cerveja em Munique

A história já deu uma bela introdução para nossa primeira parada entre cerveja e viagens. Foi na antiga região da Baviera, em Munique, que a lei de pureza começou.

E se você gosta de cerveja não vou nem precisar falar da Oktoberfest. Tealizada de setembro a outubro, é aqui que a tradição da lei de pureza é mantida e celebrada até hoje. É a maior festa do mundo em comemoração à cerveja.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber - bar em Munique com cerveja em uma caneca e prato tradicional de salsicha com batatas

Água, cevada e lúpulo. Nada mais. Com apenas esses 3 ingredientes, os mestres cervejeiros das seis únicas cervejarias que podem participar da festa usam toda sua criatividade e expertise para criar sabores e diferenças marcantes em seus rótulos.

A cerveja Marzen é a receita tradicionalmente consumida durante a Oktoberfest. Com um gosto histórico em um evento com mais de 200 anos de longevidade.

Também publiquei um guia com os principais tours e passeios pelas fábricas de cervejas em Munique. Você pode aproveitar o melhor dessa tradição em qualquer época do ano.

Tour de cerveja em Dusseldorf

A escola cervejeira de Dusseldorf pode ser classificada como uma mescla, já que está dentro da Alemanha, onde a tradição da Lei de Pureza sempre foi muito respeitada, e próximo da Bélgica, onde a adição de outros ingrediente foi o carro-chefe. Ingredientes como semente de coentro, frutas, mel e outros temperos que pudessem agregar sabor à cerveja poderiam ser utilizado na escola de cerveja Belga.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber  - cerveja em Dusseldorf

Enfim, apesar de ser uma cidade alemã, aqui a “globalização” da cerveja ganha mais força e dá uma nuance diferente nas viagens para essa cidade.

As cervejarias fazem a mistura dos estilos das escolas cervejeiras e fazem a visita pela cidade um prato cheio para os admiradores da bebida. Veja nossas dicas infalíveis de onde comer em Dusseldorf e divirta-se!

Tour de cerveja em Praga

Até hoje em Praga, muitos produtores de cervejas do país optaram por não automatizar a produção e mantiveram os métodos tradicionais com tonéis de madeira e os diferentes processos mecânicos. Assim, a cerveja de Praga é bem tradicional e um dos rótulos mais famosos e produzidos na República Tcheca é a Czechvar.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber - cervejaria em Praga

Enfim, além dos rótulos tradicionais, é comum encontrar tours cervejeiros que passam pelos principais produtores locais em Praga. De hotéis cervejeiros até locais onde Bill Clinton festejou a democracia, a República Tcheca é outra parada essencial para quem ama cerveja e sua história.

Para conhecer mais sobre a história e a tradição da bebida no país, recomendo que você leia esses dois textos que contam mais detalhes sobre os fortes laços da República Tcheca com a história da cerveja, principalmente a Pilsen, aquela que adoramos tomar aqui no Brasil.

Tour de cerveja em Bruxelas

Finalmente chegamos na Bélgica.

A escola belga de cervejarias aposta não apenas na adição de leveduras, como outros ingredientes e temperos, na composição da bebida. Assim é comum encontrar uma certa nuance de cheiros, desde aromas de flores até framboesa, em diversos rótulos.

As cervejas belgas costumam ser bem encorpadas e variam em questão das cores, podendo ir desde as mais claras (white beers) até mais escuras. Inclusive, um dos rótulos mais conhecidos e populares da Bélgica são as cervejas trapistas.

O que seriam cervejas trapistas? São cervejas produzidas por monges dentro de mosteiros afastados na Bélgica. A produção é contada, pois são feitas apenas para custear a manutenção do espaço onde vivem. Todo o lucro excedente é doado para obras de caridade.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber - bar em Bruxelas

A prática começou ainda na Idade Média pela Ordem Trapista e é levada até hoje pelos religiosos mais tradicionais do país.

Apesar de existirem 171 mosteiros da Ordem Trapista. Apenas 11 deles são autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista (ATP). Melhor para os amantes, que podem provar uma cerveja rara e tradicionalmente belga.

Apesar da popularidade e da presença constante de turistas, os bares de Bruxelas sempre têm uma carta de cervejas ao melhor estilo belga.

Veja também: A história das cervejas na Bélgica

Tour de cerveja em Denver

Saindo da Europa e explorando um pouco os Estados Unidos. Denver, no Colorado, é uma das cidades cervejeiras que merece destaque.

A tradição de produzir rótulos na cidade é recente quando comparado com as cervejarias europeias. Muitos produtores começaram a fazer a bebida ente as décadas de 70 e 90.

Cervejas e viagens 5 destinos para beber - Bar em Denver garrafa de cerveja Blue Moon

Porém, isso é o que torna as cervejarias americanas únicas. Todas costumam ter um ar moderno e sem receios de tentar alguma mistura, muitas vezes ousadas, para dar gosto, aroma e aspecto bem diferentes do que estamos acostumados.

Aliás, Denver é a casa do Great American Beer Festival, um dos maiores festivais da bebida dos Estados Unidos, que acontece anualmente, reunindo milhares de produtores de todo o país. O festival costuma acontecer no final de setembro e as datas podem ser conferidas no site oficial do evento.

Não deixe de conferir nosso guia de Denver. Lá, a gente detalha um pouco mais sobre os tours cervejeiros da capital do estado do Colorado e a melhor pedida para um happy hour.