atualizado em:

12 comidas típicas do México

Esqueça aqueles fast foods de tex-mex. A culinária mexicana é um mundo de sabores e temperos diferentes.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

Ah, sim. Finalmente chegamos ao especial de comidas típicas do México. Uma das minhas preferidas e por ótimas razões.

Sabemos que quando se fala nos principais pratos da culinária mexicana estamos falando de carne, massa e condimentos. Muitos. Condimentos. Muitos mesmo. Uma combinação que torna os pratos extremamente saborosos (por isso tem lugar especial no meu estômago <3).

E tem melhores molhos do que o de pimenta e o guacamole para caracterizar as comidas típicas do México? Não existe.

Entre burritos, tacos, quesadillas, guacamole e muita pimenta, os pratos típicos mexicanos já caíram no gosto dos brasileiros, mas têm muito (de novo, muito mesmo) para se explorar e conhecer quando o assunto é comer no México.

comidas tipicas do mexico 01

História da culinária do México

As comidas típicas do México, apesar de se distinguirem bastante dos pratos de outros países, também são fruto de uma combinação de culturas, desde a influência dos colonos espanhóis até a mescla do uso de especiarias e plantas nos seus povos nativos.

A melhor definição vem do livro O Atlas Gastronômico, de Mina Holland, que diz que a cozinha mexicana é “vibrante como os botões de dália rosa, voluptuosa como o abacate, forte como um luchador de lucha libre, e patriótica como um mariachi” (uau).

O ingrediente mais marcante e reconhecido de toda a culinária mexicana é a pimenta que é capaz de redefinir o sabor do prato.

12 comidas típicas do México 4

Dentre os tipos mais comuns e produzidos no México estão a piquin, uma versão mais moderada, a guajillo, defumada e adocicada, e uma das mais picantes a habanero (aquela ideal para o amigo chato que vive pedindo para você trazer uma lembrança).

A origem da pimenta não é bem definida, mas os povos maias e astecas já cultivavam e consumiam essas iguarias séculos antes de Cristo.

comidas tipicas do mexico 07

Dentre as especiarias utilizadas até hoje nas comidas típicas do México, estão a pimenta da Jamaica, cravo, canela, cominho, anis-estrelado, cacau (também usado em pratos salgados) e baunilha.

Dos colonos espanhóis que começaram a desembarcar no México no início do século 16, a grande contribuição foi a inserção de carnes bovinas e suínas nos pratos.

Contudo, uma das maiores contribuições dos colonos para as comidas típicas do México como as conhecemos hoje são as tortillas. A massa é feita com farinha de milho e era utilizada no lugar do trigo para fazer pão. Atualmente é um dos ingredientes essenciais que compõem muitos pratos da culinária mexicana (burritos, tacos, nachos, quesadillas… diferentes pratos).

Outro prato simples mas que também é resultado de uma influência de outras culturas na cozinha do México é o moros y cristianos. Não entendeu? Mouros e cristãos na tradução e feijão com arroz no prato.

A variedade dos feijões cultivados no México, com o costume africano de misturar legumes no arroz e o refogado de cebola e alho fritos trazidos pelos colonos espanhóis dá forma ao moros y cristianos mexicano.

comidas tipicas do mexico 16

12 comidas típicas do México

Tortillas

Abrindo a nossa lista de comidas típicas do México, a famosa tortilla não poderia faltar. Como dito na história da culinária mexicana, a massa feita com farinha de milho é um dos ingredientes essenciais de muitos pratos.

A melhor parte desse ingrediente é seu uso diversificado, podendo ser cortado em triângulos e assado até ficar crocante para fazer os nachos, até assada em uma massa leve para servir enrolada em tacos e burritos.

Apesar da tradição pela farinha de milho, o trigo também pode ser usado para fazer a massa.

O recheio? Isso fico por sua conta e gosto. Carnes, molhos, especiarias… A tortilla está para o mexicano assim como o pão francês está para o brasileiro (daí já dá para ter uma noção de como é diverso o seu uso).

12 comidas típicas do México 5

Mole Poblano

Mal começamos nossa lista e já estamos mostrando um prato que pode dar um nó no seu paladar logo de cara. Estamos falando do mole poblano, o frango ou peru assado com molho de chocolate. Isso mesmo que você leu.

Mole é um termo derivado do dialeto nativo para definir molho. Lembra do guacaMOLE? (aaaahn).

Além de acrescentar chocolate, o mole poblano leva ainda ao menos três tipos de pimentas (mulato, ancho e pasilla), chipotle, amêndoas, uva-passa, alho, pimenta do reino, cravo, canela, sal açúcar, anis, coentro e tomate… Ufa.

Tudo acaba dando liga e dando um sabor único a carne de frango ou peru, sendo um dos pratos típicos mais consumidos no México.

Pozole

O pozole poderia ser apenas uma sopa ou guisado feito de milho com carne de porco ou galinha, porém os ingredientes não param por aí. Ainda são acrescentados diversos vegetais e outros ingredientes que dão seu sabor característico. Dentre eles estão a cebola, alface, queijo, pimenta (não podia faltar né) malagueta em pó, entre outros.

comidas tipicas do mexico 11

Cochinita Pibil

A cochinita pibil (sim, um nome um pouco chatinho de se lembrar) é uma carne de porco ao molho de achiote e laranja azeda, marinados sobre a carne.

Também são acrescidos ao molho alho, canela em pau, cominho, pimenta preta, cravos, vinagre, sal e oréganos.

Contudo, o que chama a atenção na cochinita pibil é o preparo em um “pibil”, um forno improvisado feito em um buraco na terra, semelhante ao usado para preparar o curanto, prato típico do sul do Chile.

Tamales

Os tamales têm um parentesco com outro prato típico e bem conhecido do brasileiro: a pamonha. Eles usam como base uma massa de milho cozida no vapor e servida enrolada na palha do próprio milho.

O recheio é o que torna o prato diverso: ele pode ser servido e preparado tanto salgado quanto doce. Queijo, fubá, carne de porco, frango, cogumelos, calabresa, abacaxi, queijo com amora… O céu é o limite.

Chiles en nogada

A chile en nogada (que não tem nada a ver com o Chile) é um prato comemorativo e uma das comidas mais típicas do México.

A iguaria, feita somente em setembro quando o México celebra sua independência, é feita com um molho com mais de 30 ingredientes (mais uma vez os mexicanos se superando nas especiarias e condimentos).

O prato ainda é decorado com uma fruta chamada granada e coentro. Quando colocados no prato, as cores da bandeira do México ficam em destaque, dando o tom (e gosto) comemorativo da receita.

Chilaquiles

As chilaquiles dão um toque especial para aquela considerada a refeição mais importante do dia: o café da manhã.

O prato consiste em torillas (olha elas aqui de novo) cobertas com molho, acompanhadas de ovos, frangos e, por vezes, frutos do mar.

E você pensou que o bacon, linguiças e panquecas dos Estados Unidos eram o ápice do café da manhã, hein?!

No México pode rolar até peixe logo nas primeiras horas do seu dia.

comidas tipicas do mexico 08

Elote

Senhoras e senhores, eu lhes apresento a versão mexicana do milho de rua: o elote. Ele é uma das comidas mais típicas do México, sendo servida em barraquinhas em diversas ruas.

Mas qual o grande diferencial do milho no prato? O elote é consumido no palito (a espiga de milho cozida inteira), depois envolto em uma camada de maionese, queijo, chili e qualquer outro condimento que der na telha do vendedor.

Tacos al pastor

Os tacos al pastor são uma versão de taco, mas com um pouquinho da influência do shawarma (prato originário do Oriente Médio).

Essa versão de taco leva carne de porco marinada a mole com pimenta, alho, cominho, sal, vinagre, orégano, entre outras especiarias, suco de abacaxi… e abacaxi em pedaços.

A combinação agridoce torna a variação do taco uma das mais diferentonas e populares no México. Falamos sobre um dos famosos Tacos al Pastor no post Onde comer na Cidade do México.

comidas tipicas do mexico 03

Enchiladas

As enchiladas mexicanas lembram um pouco as panquecas recheadas que fazemos aqui no Brasil.

O recheio, de carne bovina ou de frango, é enrolado em uma tortilla, com a grande quantidade de condimentos da culinária mexicana, desde guacamole até diferentes tipos de queijos.

O prato é de fácil preparo e é uma das comidas mais típicas do México.

comidas tipicas do mexico 05

Enmolada

Enmolada é uma variação da enchilada (aliás, é exatamente uma enchilada) com a adição de um molho especial.

Aquele molho que já falamos sobre aqui nesta lista. O mole.

O molho leva diversos tipos de pimentas e ainda acrescenta outras especiarias como amêndoas, uva-passa, alho, pimenta do reino, cravo, canela, sal açúcar, anis, coentro e tomate.

 Cemita Poblana

O México não podia ficar para trás sem sua própria variação do hambúrguer. A cemita poblana é um hambúrguer com carne de frango, boi ou porco empanados à milanesa, com um twist mexicano: abacate, pimentas, queijo Oaxaca, cebola roxa, chipotle e folhas de pápalo acompanham o recheio.

comidas tipicas do mexico 13

 

Assine nossa newsletter!

Comentários