Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
Olá, Fred! Planejo ir em Março do ano que vem (5 a 30). Sei que a “melhor época” é a partir de maio por ser inverno e baixa temporada, mas devido à dificuldade para tirar as férias, só tenho esse mês. Pretendo fazer Bolívia-Chile-Peru-Bolívia. Só chegaríamos no Peru por volta já de meados/fim de março. Não queremos perder a oportunidade de fazer esse mochilão por riscos de chuvas chatas em MP! Gostaria da sua opinião. Obrigada! =)
Oi Ana. Se essa é a única época que vc pode, leve um guarda-chuva e uma capa, abrace o perrengue e seja feliz 🙂 É impossível prever se haverá chuva ou não. A tendência é que haja chuvas, menos torrenciais que em janeiro e fevereiro. O jeito é estar preparado para os imprevistos.
Qual o periodo do inverno em Cusco, Machu Picchu…
Oi Nizan, lá é inverno na mesma época que aqui 😉 Estamos todos no hemisfério sul. De toda maneira, Cusco tende a ser mais frio por causa da altitude e Machu Picchu um pouco menos, pois está mais baixo.
Setembro é boa altura para ir?? Que vacinas temos de tomar??
Oi Carla, como explico no post:
“Dos meses de inverno, Maio e Setembro são os melhores para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é que existam menos pessoas nas cidades e sítios arqueológicos.”
Não é necessário nenhuma vacina específica para essa região.
Li que é melhor deixar Machu Picchu para o final da viagem. Fiz o meu roteiro e o melhor dia para a visita será num domingo. Será que é um bom dia para ir a M. Picchu ou está mais cheio que os outros dias da semana. Vi algum comentário dizendo que aos domingos há desconto para os peruanos e que o parque estaria mais cheio…Alguém pode me esclarecer?
Oi Patrícia.
Machu Picchu e realmente a cereja do bolo. Não acho que valha a pena ir outro dia e ver antes das outras coisas. Além disso, se vc chegar cedinho (dormindo em Aguas Calientes), a muvuca não será o problema 🙂
Fred, Sensacional a informações sobre o Peru. Vou dia 6 de Maio e estou usando essas informações para meu Planejamento. Vou para Lima, depois Cusco, depois Ollanta ( ja estou intimo, mas na verdade tenho que me acostumar ainda com os nomes Peruanos), depois Águas Callientes e por fim a ” cereja do bolo” Machu Pichu. Acha uma boa dormir em Allanta e Águas Callientes?
Oi, Júlio.
Nós fizemos Cusco como base para conhecer o Valle Sagrado e dormimos em Águas Calientes apenas na noite anterior do passeio por Machu Picchu. Dormir uma noite em Ollanta também pode ser uma opção mais tranquila para seu roteiro 😉
Olá Fred, gostei das informações sobre o Peru, País que me atrai em muito, mas vc acha que posso fazer essa viagem em família? Tenho dois filhos que terão 10 e 09 anos, em Março do ano que vem, ou seria muito cansativo por serem crianças, ainda. Ou melhor só eu e marido?
Oi Márcia. É tranquilo sim, claro que com eles a viagem é mais lenta, pois eles provavelmente não conseguem seguir um ritmo mais apressado. Há também a questão da altitude que pode fazer com que sintam mais os efeitos. Planejando certinho, com certeza dá pra levá-los 🙂
Olá!
Estou bastante preocupada sobre o que tenho lido a respeito dos meses de Janeiro e Fevereiro para visitar Machu Picchu… Infelizmente só tenho opção de férias no mês de Janeiro e já fiz todo um planejamento para este mês específico em 2018. Alguém poderia me fornecer mais informações e relatos de experiência sobre o mês de Janeiro em Machu Picchu??? Não gostaria de ter que cancelar a viagem por causa das chuvas…
Oi, Bárbara.
Infelizmente os meses de janeiro e fevereiro são bem chuvosos na região de Machu Picchu :/
Como a Bárbara, também vou a Machu Picchu em Janeiro. Minha preocupação está em como organizar os horário de saída de Cusco para Águas Calientes. Qual estação, Poroy ou Ollantaytambo é melhor? Como vou de um hotel de Cusco até a estação de trem? qual é a melhor opção?
Alguem pode me ajudar?
Oi Leonice.
O melhor é fazer o tour no dia de ir para Aguas Calientes que termina em Ollantaytambo. Assim o guia já te deixa na estação de trem. Na volta, vc pode escolher entre descer em Poroy ou Ollanta e de lá pegar a van até custo. Também existem vans que vão de cusco para poroy ou ollanta ou vc pode pegar um táxi se não quiser fazer como explicado acima.
Entre poroy e ollanta, qualquer uma serve. Ir para cusco descendo em Ollanta é um pouquinho mais rápido que ir por Poroy.
Olá estou adorando as dicas! E gostaria de pedir mais uma…vou fazer um mochilao no próximo ano e infelizmente só consegui ferias a partir da segunda quinzena de fevereiro, vou passar pelo Chile, Bolivia e Peru, sendo que chego em Cusco dia 01/03/18 e ficarei apenas 3 dias para fazer todos os passeios, sei que esta bastante corrido, gostaria de pedir uma sugestão dos melhores passeios (Cusco, MP e Vale Sagrado) para que eu nao perca tempo com lugares que não são tão legais e deixe de visitar outros que são legais. Obrigada
Oi Sabrina.
Nesse tempo vc consegue fazer Machu Picchu e olhe lá. Talvez um dia no valle Sagrado (ollanta, maras e moray são os principais). Se der tempo, Sacsayhuamán e Pisac.
Olá! Estamos indo no inicio de Fevereiro – eu sei, eu sei, as chuvas, mas não tinha jeito, era o periodo que tínhamos para tirar, agora é pedir ao Papai do Céu para nos conceder dias agradáveis!
Enfim, iremos eu, marido e filhos (5 e 9 anos).
Ficaremos 3 noites em Cusco, no JW Marriott – a localização é boa?
E mais 3 noites no Vale Sagrado – estamos pensando o que seria melhor; Urubamba ou Ollantaytambo. O que vocês acham? Não queremos passar uma noite em Aguas Calientes, a intenção é ir e voltar de Machu Picchu no mesmo dia.
Outra coisa é que temos um voo de Cusco para Lima as 12h. É tranquilo fazer um transfer direto do Vale Sagrado (Urubamba ou Ollantaytambo) para o aeroporto? É quanto tempo de viagem? Ou o ideal é passar mais uma noite em Cusco?
Obrigada!
Oi, Ana. Tudo bem?
A localização do JW Marriott é excelente.
Já no Vale Sagrado, indico alguns ótimos hotéis que tive a oportunidade de conhecê-los esse ano: o Sol y Luna, o Tambo del Inka, Aranwa Sacred Valley e o Tierra Viva Valle Sagrado.
Ficando em qualquer um desses hotéis, você está bem servida para sair logo cedo, visitar Machu Picchu e retornar no final do dia.
A viagem para o aeroporto pode levar entre 1 hora e 1:30 dependendo das condições da estrada. O seu hotel pode reservar esse transporte privativo ou você pode reservar com uma das agências de receptivo. Garantindo esse detalhe, não é preciso passar mais uma noite em Cusco.
Olá!
Gostaria de saber se é uma boa ideia viajar no mês de junho. No meu caso iríamos 2 adultos, 1 idosa e 1 criança. O que você acha?
Grata.
Oi, Jimena.
Esse período é ideal para fugir das chuvas, mas coincide com a alta temporada dos turistas. Você vai encontrar algumas filas em Machu Picchu.