Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
amei seu blog estou indo pra Lima e cuzco sabado dia 20 de abril 2013, adorei as dicas.Parabéns.
Goreth,
Que bom que você gostou 🙂 Ficamos muito contentes.
Beijos e boa viagem.
Bom dia! Gostaria de saber se os preços para as temporadas de Maio a Junho são mais baixas. Gostaria de saber se no caso de alimentação, transporte, estadia e passeios a moeda utilizada é o dollar ou a moeda local? E se vocês possuem alguma indicação de hotel.
Desde já agradeço!
Oi Carlos.
Acho que suas perguntas podem ser respondidas nos outros posts que fizemos sobre o Peru 😀
Todos os posts do Peru
Se vc ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário no post sobre o assunto 🙂
E respondendo rapidamente, maio e junho é alta temporada por ser período de secas e vc pode pagar tudo em soles e alguns lugares aceitam dólares tb.
Gente…. Boa noite!!! Acabei de chegar da viagem ao Peru… Fiquei 12 dias e as dicas de vocês foram super hiper importantes…… O mês de abril é exatamente perfeito para visitar MachuPichu, a vista que tive da “cidade perdida” foi simplesmente inexplicável!!! É algo assim muito espiritual, muito cheio de energias maravilhosas, muito único…. Só entende quem chega até lá… Deixo aqui mais uma dica importante: o clima já está seco demais, o nariz e o olhos sentem isso, então, não deixem de levar um “rinosoro” e um lubrificante para os olhos… Sofri muito com sangue seco saindo do nariz e com os olhos ardendo…. Em todos os passeios as pessoas ficavam tentando se livrar desses problemas, e é muito constrangedor!!!! Fica a dica!!!! Obrigada a todos que colaboraram com as suas dicas…..
Joyce,
que bacana o seu relato!
Muito obrigada por compartilhar suas dicas e experiências conosco.
Ficamos muito felizes por saber que você ficou tão encantada quanto nós com Machu Picchu =)
Pessoal, estou indo no final de maio, gostei muito das dicas de vocês. Vou passar apenas um dia em Machu Picchu saindo de Ollanta. Gostaria de saber se vale a pena comprar a passagem do trem, com o buffet na entrada da cidadela por US$ 35 adicionais? A venda do “combo” é no próprio site da Perurail. Agradeço a atenção.
Oi Helder.
Eu acho que parar para comer antes de ir a Machu Picchu ou no meio do dia é perder um tempo precioso 🙂 Leve um lanchinho e coma lá dentro, ainda mais que você não chegará lá de manhãzinha. Se você partisse de Aguas Calientes logo cedo, daí acho que fazer uma pausa para o almoço poderia ser uma opção boa, mas bem carinha 😉
Bom dia, adorei as dicas do site e vou recomenda-lo aos meus amigos.
Estou indo para o Peru agora em junho e lógico que vamos para machu Pichu também. Tenho lido que a subida para Huyana Picchu é muito pesada, o que vcs acharam?
outra dúvida é quanto as vacinas que devo tomar. Vocês sabem me informar?
orbigada e parabéns!
Letícia,
Obrigada por indicar o blog para os seus amigos.
A subida é um pouco pesada, sim – levando em consideração que somos meio sedentários/preguiçosos. Mas sem dúvida alguma, valeu cada degrau e cada suspiro. Vá com calma, leve água e um lanche e aproveite, porque é um momento único e a vista lá do alto é impressionante 😉
A vacina da Febre Amarela não é mais obrigatória para quem vai para o Peru. Ela é opcional. Só passa a ser exigida caso você vá para a região da floresta amazônica peruana.
Aproveite a viagem por nós e qualquer dúvida, é só perguntar 😉
a melhor epoca é junho, pois, ha muitas festas regioanais de rua, totalmente gratis!
Oi Marcelo.
Festas na rua é muito bom mesmo 😉 O problema de Junho/Julho é que é também a época em que a cidade está mais cheia de turistas, mas certamente a cidade estará mais animada 🙂
Queria dizer que esses posts sobre o Peru são incríveis! Estou me encorajando para ir sozinha em outubro, será minha primeira viagem ao exterior e ainda estou nos primeiros passos do planejamento, então esse site está sendo um primoroso guia!
Abraços
Aline,
Ficamos muito contentes pelo seu comentário 🙂
Qualquer dúvida, por favor, é só perguntar.
Tomara que a sua viagem seja incrível.
Bjs,
Nati
olá aline, estou indo para machu picchu em dezembro, se te interessar dá uma olhada nesse tópico. grande abraço!
https://www.mochileiros.com/machu-picchu-dezembro-2013-8-dias-t83571.html
Olá,boa noite 🙂
Estou indo viajar para o Peru dia 18 de agosto,vou com minha família e ficaremos 10 dias por lá . Jä estou com as passagens em mãos, falta agora definir o roteiro, pois é agora que as dúvidas surgem. É verdade o que eu li que os ingressos para machu picchu só serão vendidos a partir de dezembro de 2013? Qual o roteiro vcs me indicam?
Desde já agradeço. Adorei o site de vcs.
Oi Carol.
Que bom que você gostou do site 😀
É difícil sugerir um roteiro sem conhecer vocês, por isso acho melhor deixar o link do post com o índice de posts do Peru desta nossa viagem. Lá você encontra tudo o que vimos e conhecemos por lá e pode escolher o que mais lhe agrada fazer 🙂
https://sundaycooks.com/recap-nossas-dicas-e-roteiro-do-peru/
Sobre a compra dos ingressos para Machu Picchu, não é isso não. Os ingressos estão a venda já. No final do ano passado eles ficaram um tempo sem deixar comprar ingressos para 2013 e só em Dezembro 2012 é que foi possível comprar os ingressos para o ano seguinte.
Se tiver alguma dúvida sobre os posts, é só perguntar 🙂
Olá!
Dá pra comprar com antecedência sim! Eu e meu marido também vamos agora em agosto, e já temos as entradas em Machu Picchu compradas, bem como as passagens de trem.
Boa viagem!
Oi Boa noite, estou procurando passagens e hospedagem para o Peru, pensei em ir em julho, mas os preços sao mais altos talvez por ser ferias, pode me indicar algum site ou agencia pra comprar a viagem? Amei as dicas de vocês. Obrigada.
Oi Telma.
Nós reservamos os hotéis pelo Booking.com e compramos passagens ou direto com as companhias aéreas ou com uma agente de viagem que temos.
Sites como Kayak, decolar, submarino viagens, etc podem ter algumas ofertas boas também, mas é sempre muito sazonal e volátil :/
Olá, gostaria de informações de como é em dezembro.
Estava pensando em passar a virada deste ano lá e já queria me programar desde agora.
Obrigada,
Oi Samira.
De acordo com o gráfico, Dezembro é um mês chuvoso e é tendência de ser mais cheio de grante por ser férias escolares. Infelizmente não sei lhe dizer se as festas de fim de ano são muito animadas. Na verdade, poucos lugares do mundo têm festas de fim de ano como as nossas 🙂