Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
Primeiro, parabéns pelo post. Lendo, deu mais vontade de viajar. Eu pretendo ir em Jan/13 (única opção), mas estou preocupado com as chuvas. Minha intenção é não só conhecer Machu Picchu, mas sim aproveitar Cuzco. Será que vale a pena?
Alan. Janeiro é uma época de muita chuva. Aquela grande chuva que destruiu a ferrovia foi em janeiro. Mas isso não quer dizer que não seja possível aproveitar a viagem. Muitos (e talvez a maiora) dos turistas vai nessa época. Se é seu sonho e é a única época que vc pode, então coloque a sua capa de chuva na mochila e abrace o perrengue se ele te pegar 😛
Ola pessoal !!
tenho planos de conhecer Machu Picchu e baseado nas informações do blog…ja tenho data definida .. será em Setembro/2013.
Minha ideia é fazer esta aventura como bom mochileiro sem utilizar avião…nada contra.
preciso definir o roteiro;;; alguém já fez partindo de são Paulo……preciso de algumas dicas !!
grato pela ajuda
Oi Doni.
Eu não conheço ninguém que fez esse roteiro inteiro sem avião e acho que você pode perder muito tempo na estrada até o Peru, sendo que você poderia aproveitar esses dias no país 😛 De qualquer forma, minha professora de espanhol me disse uma vez que ela tinha ido para Lima de ônibus e que levou 4 dias para chegar lá partindo de São Paulo. De Lima para Cusco, imagino que sejam umas 8h +- e que seja possível fazer o trajeto de noite. Dentro do Peru também deve ser mais tranquilo fazer de ônibus que o trecho SP-Lima 🙂
Se vc fizer e quiser contar para nós como foi planejar e passear assim, adoraríamos ouvir 🙂
Olá Pessoal!
Pretendo ir a Machu Picchu este ano, possivelmente no final de agosto, mas terei apenas 6 dias para conhecer Lima e Cusco/Machu Picchu, mais precisamente de 23 a 29 de agosto, será que dá para conhecer tudo em apenas 6 dias? Quem esteve lá recentemente, teve alguma dificuldade de acesso ao parque? pois ouvi comentários que vão restringir mais ainda a quantidade de visitantes diários em função que as ruínas estão se movendo em direçao ao abismo, procede esta informação? Poderei ir em novembro também,as estou receioso pois me falaram que em novembro ja começa a chover por lá! podem me passar estas informações por email tb, [email protected].
Abraço a todos!
Oi Artur.
Darei a mesma resposta que dei a outro leitor 😛
Esse tempo é muito curto para tentar conhecer as duas cidades/regiões. Vc terá livre mesmo os dias 24 a 28 (5 dias), sendo q vc ainda tem o dia de ida para cusco e volta para lima. Eu sugiro que vc deixe para conhecer Lima numa outra oportunidade e foque em Cusco, Valle Sagrado e Machu Picchu apenas.
Chegando no dia 24 em Cusco, passeie com calma para evitar o soroche. No dia 25 faça um tour por algumas regiões do Valle Sagrado. No dia 26 faça um tour por outras regiões e termine em Ollantaytambo para pegar o trem para aguas calientes no fim da tarde. No dia 27 vá a Machu Picchu e volte para Cusco. Dia 28 vc pega o vôo mais cedo possível para Lima e passeie por lá. No dia 29, se ainda tiver pique e tiver tempo, vá a outras regiões de Lima até o almoço e vá para o aeroporto.
Em vez de ir para Lima no dia 28, vc ainda pode conhecer mais um pouco de Cusco e Valle Sagrado e só voltar para Lima no dia 29 de manhã/tarde e esperar seu vôo de volta para o Brasil no Aeroporto, pq não aconselho sair do aeroporto e ir pra lima para voltar 1-2h depois.
É um roteiro corrido, mas é o q eu indico para quem tem poucos dias lá.
Olá Fred!
Obrigado pelas dicas, possivelmente vou fazer isto mesmo. Estava querendo ir em novembro pois terei 16 dias para viajar, mas estou em dúvida, pois me falaram que em novembre ja chove bastante por lá, sabe me informa se em novembro ja é bem chuvoso lá? quem esteve lá recentemente teve alguma dificuldade de acesso ao parque? Desde ja agradeço as dicas
abraço!
Artur, a tendência é chover mais, mas tudo é muito relativo. Nós fomos em Outubro q já é época de chuvas e pegamos chuva num único dia e por 15 min. Você pode dar sorte de pegar pouca chuva na época de chuvas ou muito azar de pegar chuva na época de seca. É difícil dizer.
Agora, tirando quando as chuvas destruíram os trilhos dos trens há alguns anos, chuva nunca impediu visitas a Machu Picchu. Elas só deixam a visita um pouco mais chata :/
Eu fui em Fevereiro e embora chovesse todo dia, era só no final da tarde e durante a noite! Passei dez dias e apenas em dois choveu (pouco) durante o dia. A manhã era sempre ensolarada e só tem sol em todas as minhas fotos rsrs. Valeu a pena o risco!
Que bom que deu tudo certo Nicole 😀
Olá!
Estarei indo no inicio de novembro mesmo (01/11), mas como ja tenho passagem para Santa Cruz de la Sierra gostaria de saber se tem voo direto de Santa Cruz para Lima ou para Cusco?
Oi Artur.
Vc tem de ver nas companhias que fazem esse trecho. Imagino que a Lan e a Taca voem entre Bolívia e Peru. Outra opção é entar em sites como o Kayak e tentar fazer esse trecho para ter ideias de quais empresas vooam entre essas cidades e o preço. Eu sempre faço isso 😛
quero ir pro peru,em abril de 2014 é uma epoca boa?obrigada.
Helena,
Nesse post você encontra todos os gráficos e médias de temperaturas e chuvas no Peru –> Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
Abril você pode pegar um pouco de chuva no meio do caminho, assim como em Outubro, mas eu não deixaria de ir por conta disso 🙂 entre Maio e Setembro é o período de mais seca em Machu Picchu 😉
Olá pessoal!
Infelismente tive que mudar meus planos, pois tive que diminiur alguns dias das minhas férias, então vou provavelmente só a Bolivia e Atacama, mas vou conhecer o Salar de Uyuni e Atacama que era um dos meus objetivos também (rs). Vou deixar Lima e Machu Picchu para o ano que vem, esperando uma promoção da copa saindo de Manaus. Alguem tem informação se vão restringir mais ainda a entrada em Machu Picchu no ano que vem?
abraço a todos
Que pena, Arthur, mas você escolheu ótimas e incríveis alternativas: Atacama e Salar de Uyuni – eu conheço o Atacama que é realmente maravilhoso, o Salar também deve ser.
Quando a MP, eu não acredito nesse restrição, afinal de contas praticamente toda a economia da região gira em torno do turismo 😉
Mas volte aqui para nos contar como foi sua viagem 😀
Aproveite bastante
Oi, quero ir em Dezembro de 2013.
E uma epoca boa? me ajudem
Iabel,
Infelizmente Dezembro já é época de chuvas nessa região.
Nesse post aqui você confere todos os gráficos de temperatura e índices de chuva no Peru –> Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?
Olá!
Estou programando para ir em setembro ficar 10 dias. Estou indo sozinha se alguém for nesta época avise.
Abraço.
Rosi,
boa viagem e divirta-se bastante 😀