Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
Primeiramente, obrigada pelas informações e dicas, me ajudaram bastante. Estou planejando viajar no Carnaval para lá, início de março, e pelo visto essa tb é uma época chuvosa, será que vai valer a pena?
O que eu sempre digo é: Se vc não tem outra data para ir, vá e aproveite, mesmo com chuva 😛 Leve uma boa capa de chuva e pronto. Nós fomos em Outubro e pegamos somente uma chuva de verão em Pisac. Todos os outros dias estavam bem abertos.
Agora, se vc pode escolher a data, é melhor ir numa época mais seca para ter menos problemas com chuvas.
Estou planejando ir a machu pichu em fevereiro, pois é quando estão marcadas as minhas férias. O que me dizem ? Qual a Temperatura nessa época ? Muita chuva ?
Oi Rubens.
A temperatura lá tende a ser um pouco mais alta que em cusco por estar a uma altitude um pouco mais baixa, mas chuvas vc pode usar esse gráfico do post sobre as chuvas 🙂 E a tendência é que haja bastante chuvas sim :/
Oi, provavelmente irei no começo de Dezembro. Nao quero pegar chuvas rs.
Quero mto conhecer o Peru, mas estou perdida. Para ir de Lima a Cusco só tem a opção de avião? Tenho 5 dias só para aproveitar.
Oi Priscila.
Você pode ir de ônibus ou de carro, mas é uma viagem bem longa e por montanhas cheias de curvas, por isso demora tanto para ir de Lima a Cusco por vias terrestres.
A melhor opção é mesmo ir de avião, ainda mais com tempo curto de viagem.
Parabéns por todas as informações, são extremamente úteis.
Estamos indo a Machu Picchu na segunda quinzena de Abril/14. Será que pegaremos muita chuva? Já que em Maio chove muito pouco, acredito que em final de Abril isso também ocorre. Será? Isto é a única parte da viagem que me preeocupa.
Oi Maria Lúcia.
Infelizmente não tem como prever. Nós fomos em Outubro que é uma época chuvosa e pegamos chuva de verão apenas em um dos dias. A dica é levar capa de chuva dessas mais longas com você e abraçar o perrengue se acontecer de chover 😉
Estava indeciso entre Março e Abril e agora parece que vou mesmo bater o martelo para o mês de Abril. Pretendo atravessar a Bolívia e chegar ao Peru já no final de Abril
Will,
É uma ótima época para conhecer essa região 🙂
Aproveite bastante e qualquer dúvida é só perguntar. Ajudamos no que for possível 😀
Olá Pessoal!
Mudei os meus planos, vou para Machu Picchu somente em abril ou maio de 2014, pois irei em novembro para Uruguai e Argentina. Pretendo entrar no Peru pelo Acre pois moro na região Norte. Alguem ja fez esse trajeto? como foi? estou em dúvida se começo pelo Peru e termino no Salar, ou começo pelo Salar e termino em Machu Picchu.
Grande abraço!
Artur Butierrez Aranha
Oi Artur.
Nós nunca fizemos esse caminho, mas o que sabemos é que ir de ônibus para o Peru, saindo do Brasil, é uma peregrinação e tanto. Mesmo que você saia do Acre, vai levar quase 1 dia de viagem, trocando de ônibus várias vezes. Não sei como é a oferta de vôos do Acre para o Peru, mas se houver vôo direto, vale bem mais a pena, pois você vai ficar muito menos cansado e poderá aproveitar bem mais os dias no país 🙂
Em todo caso, se alguém já tiver feito esse caminho, por favor deixe seu relato 🙂
Olá Fred!
A Star Peru tinha um voo um voo para Rio Branco, mas hoje não existe mais, estou pensando em ir pelo Acre pois moro em Boa Vista-RR então para mim seria mais em conta entrar pelo Acre do que ter que descer até SP ou RJ e pegar o voo para o Peru. Mas se alguem ja fez essa rota pelo Acre por favor postar para trocarmos ideias
grande abraço!
Putz, que pena que não tem mais esse vôo :/ se vc fizer e puder contar como foi, nós e os outros leitores agradecemos 🙂 Eu sei que de SP pra Lima tem um busão direto que leva vários dias pra chegar e que minha professora de espanhol usou uma vez.
CARA , SOU DO AMAZONAS MAS MORO NO ACRE, DAQUI É MOLEZA IR PARA A BOLIVIA E PERU, PASSAGEM DE ONIBUS TEM QUASE TD DIA, PERU CUSTA 150,00…TB TEM UMAS AGENCIAS DE TURISMO Q VENDEM PACOTES…EU PRETENDO IR EM JUNHO… QQ DUVIDA..MANDA UM EMAIL: [email protected]
ABCS
Estamos indo no Carnaval de 2014 ou seja de 1º a 8 de MARÇO. Será se vale a pena? Ou sairemos de capa de chuva todos os dias?
Oi Carlos.
As chances são de chuvas, mas também pode não chover 😛 Esses gráficos são sempre uma média. Se essa é a única data que vc tem, então abrace o perrengue e leve capa de chuva 😉 QUem sabe são pedro não dá uma forcinha?
Fui em Marco/13, na 2a quinzena. Pegamos chuva todas as noites em CUSCO, era sair para Jantar e voltar molhado, o que nao chegou a ser um problema, pois estavamos de ferias, curtindo pacas e nao era uma chuvinha (na verdade chuvao mesmo) que iria nos deixar de mau humor. Tirando isso foi tudo ok, bem friozinho, media de 10oC durante o dia, e bastante neblina de manha, mas depois dissipava. Ah! Pegamos um dos poucos dias de chuva no ano em Lima!
O clima em Cusco não muda muito além da chuva mesmo. Por estar bem alto, mas relativamente próximo ao equador, a cidade fica com uma média estável de temperatura. O que é bom, pq andar na altitude e no calor não é fácil 😛
Oi, gostei muito das informações…estou planejando de ir ao Peru em 2014, estava pensando em junho, mas minha irmã acha que vai estar muito frio e que isso poderia atrapalhar os passeios, daí pensamos em novembro, mas vi que tem muita chuva….gostaria de saber, se vc souber…se o frio de junho no Peru é suportável, pois moro na região centro-oeste onde o calor é sempre muito alto…em torno de 30 pra cima….Obrigada
Oi Celine.
Como você pode ver no gráfico, Cusco não varia muito a temperatura durante o ano, ficando entre máximos 21 graus e mínimos 2 (não necessariamente no mesmo mês :P). É bem mais frio que sua cidade, mas nada que umas boas blusas de frio não resolvam. Fique tranquila que você não vai congelar 😛 Ainda mais que durante o dia faz bastante sol.
A grande vantagem dessa época é que quase não há chuvas, que é o grande problema do verão (mas nem tão grande assim tb ;))