Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
Poxa vida, estava pensando em ir no feriado do carnaval em 2014 que é justo em Março. Pelo jeito vou ter que repensar
Oi Denize.
Se você só puder ir nessa data, abrace o perrengue e vá 🙂 você pode dar sorte de não pegar muita chuva durante o dia. Agora, se você tem a opção de ir em outras épocas, de Abril a Outubro é uma época melhor (Maio a Setembro sendo melhores ainda) 🙂 Em Abril deste ano há um feriado longo também, quem sabe você não consegue ir nessa data?
Deu até medo da minha viagem ser toda de chuva, vou agora em janeiro.
hehehe a tendência é que você encontre chuvas mesmo. Vamos torcer para ser mais de noite e não atrapalhar muito. Em todo caso, como não há o que fazer, leve uma boa capa de chuva e abrace o perrengue 🙂 Ah, e pedir para os Deuses Incas lhe diminuirem um pouco as chuvas também pode ajudar 😛
Olá,
estou pensando em fazer um mochilao pela america do sul em 30 dias e achei que a parte mas facil seria escolher a epoca pra ir…doce ilusão…o roteiro eh buenos aires, mendonza, santiago, desrto do atacama, salar uyuni, copacabana (lago de titicaca), cuzco e machu picchu….cada lugar eh bom em uma epoca e estava querendo ir no final de 2014, tipo 27 de dezembro pra passar o reveillon em algum destes lugares….quais as dicas que você me dá,,,help meee 😉
Lívia,
Uma vez me falaram que viajar “é fazer escolhas”. E a pessoa estava certa. As vezes para visitar um lugar que tanto queremos, precisamos abrir mão de outro.
Cuidado para não deixar a viagem muito cansativa por conta de longos e grandes deslocamentos. Se você conseguir montar essa equação certinha, vai lhe render um roteiro incrível pela América do Sul.
Realmente Dezembro é período de chuva em Machu Picchu :/ você tem que calcular se vale a pena arriscar ou não 😉
Você pode conferir todos os nossos posts sobre o Peru aqui.
Qualquer dúvida, é só postar seu roteiro por aqui e deixamos o nosso pitaco 😛
Olá! Primeiro, parabéns pelo Blog!!! Muito, mas muito útil mesmo!!!! 🙂
Agora, posso explorar vcs um pouquinho??? rsrsrsrs Tenho umas dúvidas e talvez vcs possam me ajudar…. Vamos lá…. Vou ao Peru na primeira semana de maio, que já entendi que é uma época bem bacana de visitar Cusco…. Não tenho muitos dias de folga, então resolvi passar um dia em Lima e 5 em cusco… Alguma dica do que é essencial em Lima para eu conhecer??? Do tipo isso eu não posso perder??? rsrsrsrsrs Outra dúvida: eu vou comprar meu ingresso pra machu picchu on line, e se tudo der certo, eu também vou comprar o do trem ida e volta cusco-aguas calientes… mas se eu resolver mudar o horario do trem, eu consigo fazer isso em Cusco? Por que não sei se vou direto pra machu picchu ou se passo uma noite em aguas calientes pra chegar cedinho no outro dia… E se eu fizer isso, as malas ficam no hotel em cusco??? Eu queria ter tempo para ir para o Vale e depois Machu Picchu…. mas acho q fica apertado em cinco dias, o que acham? To abusando da boa vontade de vcs né? rsrsrsrsrsrs Muito obrigada pela ajuda!!!!
Cara Raquel: Normalmente a mala grande fica no hotel em Cusco, levamos mochila contendo repelente, protetor solar, roupa de banho (para Águas Calientes) e duas ou três mudas de roupa. Parece-me que você quer ficar mais tempo do que costumamos. Divirta-se! É lindo!
Verdade, Tato. Uma pequena mochila é suficiente, pois você irá carregá-la durante o dia todo. Uma mala pequena também pode ser deixada no hotel em Aguas Calientes se for o caso.
Obrigado, Raquel 😀 Ficamos felizes em ajudar!
Praticamente todas as dúvidas estão aqui neste post:
Dicas e roteiros do Peru: Guia completo do país
Então vou responder bem rapidinho 🙂
Faça um passeio ao valle sagrado que termine em Ollantaytambo a tempo de pegar o trem de lá para Aguas Calientes. Subir para Machu picchu de manhã cedinho faz toda a diferença! 🙂
Combine com seu hotel em deixar sua bagagem grande lá, pq vc provavelmente voltará para ele no dia seguinte para continuar conhecendo Cusco.
Nos outros dias vc ainda consegue conhecer Cusco e mais um pouco de Valle Sagrado 🙂 Na lista acima, olhe a parte que fala de Valle Sagrado.
Em Lima, Conhecer o Shopping Larcomar (tem uma vista linda), Parque Del Amor e a Plaza de Armas (com tudo que há em volta) são essenciais. O Museo Larco também é muito importante se tiver tempo.
No mais, em 5 dias vc até que consegue conhecer um pouco de Cusco e do Valle Sagrado sem deixar muita coisa pra trás 😉
Boa noite! Tenho ferias de 15 de outubro a 30 de novembro. Qual o melhor período pra marcar viagem a cusco? Vou passar 10 dias. Gostaria de saber sobre neblina, etc. Devido a visibilidade nos pontos altos. Obrigada e aguardo.
Juliana,
Novembro já é considerado época das chuvas na região. Portanto, quanto mais cedo você conseguir agendar a sua viagem, melhor 😉
Em Outubro você ainda pode encontrar algumas chuvas pelo caminho. Querendo conhecer Machu Picchu com muitaaa calma (e subir as outras montanhas) reserve dois dias de passeios, assim você não corre o risco de perder a viagem por conta da falta de visibilidade. Mas só considere essa opção se você tiver tempo disponível e muito interesse por esse estilo de viagem 😉
Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉
Olá, boa noite! Pretendo viajar em janeiro de 2015 para o Peru. Sei que não é o período ideial, mas é o que tenho disponibilidade. Na verdade, iniciaria a viagem no Peru, depois iria para o Chile e terminaria na Argentina.
Estou no início da pesquisa, porém algumas dúvidas importantes surgiram:
1. O ideal é começar por Lima?
2. A partir de Cuzco que se vai para o Valle Sagrado e Machu Picchu?
3. Como funciona esse deslocamento? Hospemdo-me em cuzco e de lá parto para o valle e posteriormente para Macchu Picchu. E de Macchu Picchu retorno para Cuszo?
4. Aguas Calientes fica entre cuzco e o valle sagrado?
5. Quantos dias, no mínimo, vocês sugerem para ficar em cada lugar?
Enfim, muitas dúvidas . Desculpem-me o turbilhão de perguntas, mas que esses esclarecimentos são super importantes e fazem diferente para um marinheiro de primeira viagem, né?!
Super obrigada!
Oi Gabriella, vamos lá:
1) Eu aconselho começar por Lima sim.
2) Sim e não. Cusco é, vamos dizer, o centro do Valle Sagrado (valle sagrado é o nome dado à região de Cusco e arredores e é composto por diversas cidades e ruínas) e de lá é tranquilamente possível fazer bate-e-voltas para todas as cidades do Valle Sagrado. Também é possível fazer o passeio para Machu Picchu de Cusco, mas o ideal é vc ir para Aguas Caliente no fim do dia, dormir e subir bem cedo pra Machu Picchu. No final do dia vc volta diretamente pra Cusco.
3) Você precisa de contratar um tour ou um guia particular para fazer os passeios, pois ficar usando o táxi pra isso tudo além de ser mais caro vc não tem as explicações dos guias. Machu Picchu é um caso à parte porque vc vai primeiro para Aguas Calientes de trem (é a única maneira) e de lá sobe de van até a entrada de Machu Picchu. É interessante fazer um tour guiado por lá também.
4) Não. Aguas Calientes é a cidade que fica na base de Machu Picchu e só é possível chegar lá de trem.
5) Veja esse post aqui: Quantos dias ficar no Peru?
Por favor leia também os outros posts do Peru, pois eles certamente respondem à todas as suas perguntas 😀
https://sundaycooks.com/category/destinos/peru/
Olá Gabriela, estava pensando fazer a mesma rota (peru, chile e argentina). Poderia me enviar os caminhos e passeios que pretende fazer, pois estou decidindo isso somente agora em dezembro parq fazer o mochilão em fevereiro? Meu email é [email protected]
Obrigado!
Qual é o seu roteiro, Renan?
Se precisar de ajuda para decidir algum detalhe ou tiver alguma dúvida, é só perguntar 😉
Oi! Boa noite! Eu e minhas amigas estávamos planejando ir para o Peru em janeiro do ano que vem! Quando li o post, fiquei tensa com a informação das chuvas em janeiro! É sempre assim? Todo janeiro chove muito? Ou pode ou não acontecer e compensa o risco?
Oi Ana.
Não dá pra precisar como a Pacha Mama irá se comportar 😛 Mas a média histórica é de que Janeiro chove bastante. O que eu sempre digo por aqui é: Se você não pode ir em outra época para lá, vá assim mesmo, leve uma boa capa de chuva e abrace o perrengue 🙂 Quem sabe você dá sorte de pegar pouca chuva?
Bom dia ! Vou viajar para Lima e Cuzco em Maio de 2015, conhecer Matchu Pichu, Aguas Calientes, Vale Sagrado, e gostaria de saber qual tipo de roupa levar, se faz muito frio, se são necessárias roupas muito quentes oui média estação para fazer a caminhadas.
obrigada
Oi Mara. Dá uma olhada nesses posts que eles devem lhe ajudar 🙂
O que não pode faltar na mala para uma viagem ao Peru?
Qual é a melhor época para visitar Machu Picchu?