Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
oi pessoal, tava pensando em ir para o Peru em julho (férias, n tem como ser outro mês infelizmente) e gostaria de saber se é uma boa época para visitar cuzco, lima e principalmente machu pichu q ouvi dizer q fica com neblina, com condições ruins para ver as ruinas e pode até chegar a pegar neve, procede essa informação?? gostaria de saber mais ou menos o clima q provavelmente devo encontrar e condicoes climaticas. Muito obg desde já
Por favor, releia o texto acima. Para facilitar sua vida, seu trecho referente ao mês de julho:
“Já os meses de Julho e Agosto são considerados meses de alta temporada pois turistas de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este mês para viajar pelo mundo, bem como Agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
Apesar das temperaturas um pouco mais baixas, o clima seco e sem chuvas e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, pois o risco de ter seus passeios afetados por conta de alguma tempestade inesperada é menor.”
Natalie, desculpe a intromissão, mas acho injusto a pessoa não ler o texto, “pular” direto para os comentários e fazer perguntas já tão bem esclarecidas. Por isso concordo com o site do Ricardo Freire, onde os comentários passaram a ser moderados. Assim, outros leitores assíduos do site continuam aproveitando e seguindo os posts, sem a presença de comentários e perguntas repetidas.
Obrigado, Fabíola 🙂
Eu não sei se concordo com a moderação dos comentários, pois acho que isso inibe um pouco a participação. Em todo caso, já percebemos essa questão das perguntas repetidas e os problemas que elas causam e estamos com algumas ideias para melhorar essa situação sem ter de chegar na moderação. Vamos ver.
Até lá, agradeço a você e a todos os leitores que aparecem aqui dando seus relatos, suas dicas e respondendo aqueles que têm dúvidas 🙂
Oi Vitor.
Neblita tem sempre em Machu Picchu durante a manhã. Por ser inverno a temperatura tende a ser um pouco mais baixa (nada nem próximo de negativo) e daí mais possibilidade de neblina, mas essa é a melhor época em relação às chuvas (ou falta delas), pois no verão pode chover bastante.
Neve em Machu Picchu é impossível. Nunca vi ninguém que tenha pegado neve lá, até porque as temperaturas não baixam tanto assim. Já acima de 4000m (MP tá a 2400 e Cusco a 3300) é possível ver neve no inverno sim.
O post explica sobre as condições climáticas, mas lembre-se, Machu Picchu está abaixo de Cusco e, portanto, é mais quente 🙂
Condições
Parabéns pela pagina! Muito boa e muita valiosas as informações…
Estamos começando a planejar nossa viagem para o Peru, gostaria de saber qual roteiro vocês sugerem para fazer.
Estamos em dois casais, não conhecemos nada do Peru e estamos em busca de informações. Pensamos em ficar 15 dias…
Muito obrigado e um abraço
Cássio, querido. Não me leve a mal, mas não é porque os administradores do site são muito atenciosos, que podem despender tempo montando um roteiro de viagem para cada visitante do site…. Para isso existem agências de viagens especializadas. #prontofalei
Oi Cássio.
Como a Fabiana disse, é complicado para nós falar que roteiro vc deve fazer. Pedimos que leia todos os posts que temos aqui, pois eles com certeza cobrirão todas (ou quase) suas dúvidas 🙂 Depois, se tiver alguma dúvida pontual, a gente, junto com os leitores do blog, consegue te ajudar.
Comece pelo post abaixo que ele tem um resumão:
Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru 🙂
Oi, gente;
Estou indo com meus filhos para o Peru (Cuzco / Valle Sagrado / Macchu Pichu / Islas Flotantes / Lima / Nazca / Islas Ballestas) daqui a umas poucas semanas, em meados de Julho.
Eu sei que é inverno, mas quão frio efetivamente é? Durante o dia pelo que eu vi a temperatura sobe um pouco; é isso mesmo? E como fica a sensação térmica? Há muito vento?
Desde logo, obrigado pelo que possam me contar e sugerir E parabéns pelo site e seus posts!
Oi Álvaro. As médias de temperaturas estão aí no post 😉 Puno não deve ser muito diferente disso também. Já os outros lugares são bem mais quentes. Não achei que ventava muito em nenhum desses lugares (cusco e puno).
Tenho muita vontade de ir a Machu Picchu mas estou com medo porque tenho artrose nos joelhos, será que agueNTO???
Valeria,
Eu acho que é possível, desde que você vá com calma e não suba Huayna Picchu. Os degraus dentro de Machu Picchu são mais altos do que estamos acostumados. Mas se você se sentir muito insegura, consulte seu médico de confiança e peça orientações antes da viagem 😉
Oi, estou pesquisando bastante coisa e adorei ler mais sobre o roteiro…
Gostaria de uma opinião sobre a época da viagem. Tinha programado a primeira semana de outubro, mas tenho muito medo das chuvas. Como uso uma prótese na perna e não posso molhar ficaria bemmm complicado o passeio com chuva.
Oi Cris.
Realmente é impossível prever as chuvas nessa época. Nós fomos também em outubro e só pegamos chuva uma vez em Pisac no meio da tarde, mas nada garantido :/
Olá, vou p/Peru final de agosto e estou pegando muitas dicas por aqui. Parabéns, adorei as informações que vcs postam.
Estou com uma dúvida, estamos querendo ir a macchu picchu e pernoitar em águas calientes, para ganhar tempo pensei em visitar o vale sagrado antes, assim pegaríamos o trem cedo de cusco p/o vale sagrado e após, final do dia, iríamos p/águas calientes p/pernoitar e no dia seguinte bem cedo visitaríamos macchu picchu. Mas no site da Peru Rail nao estou me achando nas estações, tenho que comprar passagem p/ Ollantayatamb para visitar o vale sagrado?(Cusco- Ollantayatamb) e depois Ollantayatamb-macchu picchu? para chegar em águas calientes?
Desde já, agradeço pelos esclarecimentos!!! 🙂
Obrigado Kelli.
Acho que você está confundindo algumas coisas 😉
A estação de Ollanta se chama Valle Sagrado (nome horrível pq o Valle é tudo em volta de Cusco) e a de aguas calientes se chama Machu Picchu. O trem leva pelo menos 3h de Ollanta para Aguas Calientes. Por isso o ideal é terminar o dia em Ollanta (visitando as ruínas), seguir para Aguas calientes no trem das 17-19h, subir machu picchu no outro dia cedinho (evitando hordas de turistas) e voltando para cusco (estacao poroy) no fim do dia. Aguas calientes não tem nada de muito interessante pra fazer.
Dá uma olhadinha aqui que temos os roteiros prontinhos 🙂
Dicas para montar um roteiro redondinho pelo Peru 🙂
Acho muito estranho falar-se em pernoitar em Águas Calientes e em nenhum momento citar sequer os banhos que se podem ter nessa maravilha de cidade, cujo melhor mesmo é a água quente sulfurosa que vem direto do vulcão para nosso desfrutar. Toda vez que vou a MachuPicchu faço questão de chegar pela tarde a Águas Calientes, também conhecida como MachuPicchu Pueblo, tão somente para poder curtir as águas quentes, local onde Shirley MacLaine teve sua revelação, vindo depois a escrever o llivro, que também virou filme posteriormente, Minhas Vidas.
Oi Tato, obrigado pela dica 🙂
Fui início de agosto para o Peru Pegamos dois dias de chuva, que atrapalharam os passeios pelo Vale Sagrado e por Cusco. A cidade fica cheia de poças, suja e feia…Por sorte já tínhamos conhecido toda a cidade, então não tivemos tanto prejuízo. Nosso guia falou que antigamente era raro ter chuvas nessa época, mas nos últimos tempos o clima anda “doido” em todos os lugares mesmo!
Olá!
Em primeiro quero dizer que este blog foi um achado, muito obrigada e parabéns.
Vou vistar o Perú no início do mês de abril/2016, Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de hotéis ou hostes, que sejam mais em conta no bairro Miraflores. Obrigada
Oi Elaine. Dá uma olhada nesse post que foi feito pra vc 😛
Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
Parabéns pelo blog. Estou planejando viajar para o Peru e consegui sanar muitas dúvidas que tinha através dos posts… obrigado!
QUe bom, Gabriel 🙂 Volte sempre e boa viagem!
Olá!
Acha que vale a pena arriscar e passar o reveillon em cusco? Obrigada 🙂
Oi Larissa.
Olha, é o período de maior quantidade de chuvas e de pessoas na cidade. Eu tentaria evitar essa época (mais por causa das chuvas), mas se não for possível, leve uma capa e abrace o perrengue 🙂