Não existe melhor maneira de se conectar com uma nova cultura do que provando seus pratos tradicionais. Aliás, você conhece a cozinha clássica de Aruba? Aqui vamos compartilhar as principais comidas típicas de Aruba e suas influências vindas desde a Europa e a América Latina.
Essa mistura de sabores surgiu pois a ilha foi colonizada pelos espanhóis e holandeses e também teve a presença de povo escravizados vindos da África, imigrantes orientais e asiáticos. Isso sem mencionar seus povos ameríndios originários e própria influência vinda de outras ilhas do Caribe e da América Latina. Por isso, é muito comum encontrar na culinária arubiana a presença de culturas diferentes se misturando e tornando a gastronomia desta ilha saborosa e especial.
Por lá, podemos encontrar pratos com peixes frescos com molhos, sopas, aperitivos e variações de carnes, inclusive carne adocicada de cabra.
Experimentar os pratos típicos em Aruba se tornou parte de passeios culturais, então é comum que restaurantes tradicionais ou food trucks sejam disputados, desde o café da manhã até o jantar. Mas acredite: você não irá se arrepender quando experimentar.
Quais são as comidas típicas de Aruba?
Pastechis
O pastechi é uma massa frita em forma de meia-lua e como recheio de queijo, legumes ou carne temperado com pimenta, passas, aipo, cebola picada e noz-moscada. Com características bem parecidas ao nosso pastel, ele pode ser servido no café da manhã e você encontra em lanchonetes e até nas praias. É uma delícia!
Pan Bati
O pan bati lembra a nossa panqueca e é feito com farinha de milho e outra farinha levemente adocicada. Em Aruba você pode encontrá-lo substituindo o pão ou em versões com recheio doces e salgados. Costuma acompanhar muitas refeições.
Keshi Yena
Em português Keshi Yena significa queijo recheado. É um prato tradicional feito desde os séculos XVII e XVIII produzido pelos escravos desta ex-colônia holandesa. Ele é feito com a casca do queijo Gouda ou Edam, como base, e dentro dela é recheado com carne vermelha, frango ou frutos do mar e temperado com especiarias. Ao final, ele é levado ao forno para esquentar e gratinar.
Cabrito Stoba
Apesar do clima quente, ensopados são muito populares por lá. Cabrito Stoba é, sem dúvida, um dos ensopados mais famosos. Muito comum em restaurantes típicos, esse prato é um ensopado de cabrito que leva um molho adocicado de tomate, noz-moscada, açúcar e pimenta. E acreditem: essa combinação funciona super bem.
Cool island soup
Funchi
Funchi é bem presente em quase todos os pratos. Feito apenas com fubá, sal e manteiga cozidos e misturados até que a massa fique espessa e dura, é um versão da nossa polenta e é tradicionalmente servido com ensopado de peixe. Ele pode ser cortado em palitos e frito servindo como um ótimo petisco.
Giambo
O giambo é um ensopado espesso de carne, camarão e peixe com bastante quiabo picadinho e ervas. A consistência é bem escorregadia por causa do quiabo. Os ingredientes são cozidos juntos o que dá ao giambo um sabor mais intenso.
Cala
Cala é conhecida como uma lembrança gastronômica de Aruba. É um bolinho servido como porção de aperitivos picante. Ele é feito com feijão fradinho e pimenta e é bem crocante por fora. É servido quente e, quer um conselho? Para suavizar o sabor, beba uma Balashi, a cerveja típica de Aruba.
Quesillo
Uma sobremesa muito querida e presente na ilha é o quesillo. Um delicioso pudim de caramelo feito com leite condensado, baunilha e uma calda de açúcar caramelizado. É uma versão arubiana do flan de caramelo (ou do nosso pudim de leite?) que está em todos os restaurantes da região.
Bolo Ponche Crema
Os arubianos adoram comer bolo. Um dos mais famosos é o Ponche Crema que é feito de gemada e leva também natas batidas, baunilha, café preto e rum.
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem
Coquetel Aruba Ariba
Este é um dos drinks mais famosos da ilha e foi criado no Bali Bar no início dos anos 1960. O Aruba Ariba é feito seguindo uma receita que leva vodca, rum, coecoei (um licor bem típico da ilha), creme de banana, sucos de laranja, cranberry e abacaxi (numa mistura de punch de frutas) e um toque de Grand Marnier. O melhor drink que provei na ilha!
Essa viagem faz parte do projeto Mulheres na Viagem, uma iniciativa comandada pela Andrea Miramontes do Lado B Viagem, da Natália Manczyk do Porta de Embarque, da Sylvia Barreto do Viajar é Simples e euzinha – Natalie Soares – com um o objetivo de incentivar mais mulheres a viajar pelo mundo sozinhas ou em boa companhia de outras mulheres.
Esse projeto teve com o apoio da ATA, Aruba Tourism Authority.
Créditos das fotos dos pratos típicos: ATA, Aruba Tourism Authority
Alguém tem a receita do cala?
Oi, Lizandra.
Tudo bem?
Infelizmente fico te devendo essa receita!