Não existe melhor maneira de se conectar com uma nova cultura do que provando seus pratos tradicionais. Aliás, você conhece a cozinha clássica de Aruba? Aqui vamos compartilhar as principais comidas típicas de Aruba e suas influências vindas desde a Europa e a América Latina.

Essa mistura de sabores surgiu pois a ilha foi colonizada pelos espanhóis e holandeses e também teve a presença de povo escravizados vindos da África, imigrantes orientais e asiáticos. Isso sem mencionar seus povos ameríndios originários e própria influência vinda de outras ilhas do Caribe e da América Latina. Por isso, é muito comum encontrar na culinária arubiana a presença de culturas diferentes se misturando e tornando a gastronomia desta ilha saborosa e especial.

Por lá, podemos encontrar pratos com peixes frescos com molhos, sopas, aperitivos e variações de carnes, inclusive carne adocicada de cabra.

Experimentar os pratos típicos em Aruba se tornou parte de passeios culturais, então é comum que restaurantes tradicionais ou food trucks sejam disputados, desde o café da manhã até o jantar. Mas acredite: você não irá se arrepender quando experimentar.

assine nossa newsletter

    Quais são as comidas típicas de Aruba?

    Pastechis

    O pastechi é uma massa frita em forma de meia-lua e como recheio de queijo, legumes ou carne temperado com pimenta, passas, aipo, cebola picada e noz-moscada. Com características bem parecidas ao nosso pastel, ele pode ser servido no café da manhã e você encontra em lanchonetes e até nas praias. É uma delícia!

    Comidas típicas de Aruba: Porção de Pastechis
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Pan Bati

    O pan bati lembra a nossa panqueca e é feito com farinha de milho e outra farinha levemente adocicada. Em Aruba você pode encontrá-lo substituindo o pão ou em versões com recheio doces e salgados. Costuma acompanhar muitas refeições.

    Prato com pan bati
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Keshi Yena

    Keshi Yena servido junto com uma salada
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Em português Keshi Yena significa queijo recheado. É um prato tradicional feito desde os séculos XVII e XVIII produzido pelos escravos desta ex-colônia holandesa. Ele é feito com a casca do queijo Gouda ou Edam, como base, e dentro dela é recheado com carne vermelha, frango ou frutos do mar e temperado com especiarias. Ao final, ele é levado ao forno para esquentar e gratinar.

    Cabrito Stoba

    Apesar do clima quente, ensopados são muito populares por lá. Cabrito Stoba é, sem dúvida, um dos ensopados mais famosos. Muito comum em restaurantes típicos, esse prato é um ensopado de cabrito que leva um molho adocicado de tomate, noz-moscada, açúcar e pimenta. E acreditem: essa combinação funciona super bem.

    Cabrito Stoba servido em um prato
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Cool island soup

    Vai uma sopa gelada por aí?

    Para quem não curte ensopados quentes, Aruba não para de surpreender. Sim, eles têm uma sopa gelada! A Cool island soup é uma sopa feita de frutas geladas. Normalmente são preparadas com abacaxi, melão, mamão, damasco, água com gás e suco de limão fresco.

    Funchi

    Funchi servido com temperos
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Funchi é bem presente em quase todos os pratos. Feito apenas com fubá, sal e manteiga cozidos e misturados até que a massa fique espessa e dura, é um versão da nossa polenta e é tradicionalmente servido com ensopado de peixe. Ele pode ser cortado em palitos e frito servindo como um ótimo petisco.

    Giambo

    O giambo é um ensopado espesso de carne, camarão e peixe com bastante quiabo picadinho e ervas. A consistência é bem escorregadia por causa do quiabo. Os ingredientes são cozidos juntos o que dá ao giambo um sabor mais intenso.

    Cala

    Cala é conhecida como uma lembrança gastronômica de Aruba. É um bolinho servido como porção de aperitivos picante. Ele é feito com feijão fradinho e pimenta e é bem crocante por fora. É servido quente e, quer um conselho? Para suavizar o sabor, beba uma Balashi, a cerveja típica de Aruba.

    Porção de cala
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Quesillo

    Uma sobremesa muito querida e presente na ilha é o quesillo. Um delicioso pudim de caramelo feito com leite condensado, baunilha e uma calda de açúcar caramelizado. É uma versão arubiana do flan de caramelo (ou do nosso pudim de leite?) que está em todos os restaurantes da região.

    Quesillo servido com calda de caramelo
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Bolo Ponche Crema

    Os arubianos adoram comer bolo. Um dos mais famosos é o Ponche Crema que é feito de gemada e leva também natas batidas, baunilha, café preto e rum.

    Coquetel Aruba Ariba

    Este é um dos drinks mais famosos da ilha e foi criado no Bali Bar no início dos anos 1960. O Aruba Ariba é feito seguindo uma receita que leva vodca, rum, coecoei (um licor bem típico da ilha), creme de banana, sucos de laranja, cranberry e abacaxi (numa mistura de punch de frutas) e um toque de Grand Marnier. O melhor drink que provei na ilha!

    Copo de vidro com o coquetel Aruba Ariba
    Fotos: ATA, Aruba Tourism Authority

    Essa viagem faz parte do projeto Mulheres na Viagem, uma iniciativa comandada pela Andrea Miramontes do Lado B Viagem, da Natália Manczyk do Porta de Embarque, da Sylvia Barreto do Viajar é Simples e euzinha – Natalie Soares – com um o objetivo de incentivar mais mulheres a viajar pelo mundo sozinhas ou em boa companhia de outras mulheres.

    Esse projeto teve com o apoio da ATA, Aruba Tourism Authority.

    Créditos das fotos dos pratos típicos: ATA, Aruba Tourism Authority