atualizado em:

Como chegar até Puno saindo de Cusco?

Da imensidão da floresta que cerca Machu Picchu, a imensidão do Lago Titicaca, poucos caminhos ligam Cusco à Puno, no Peru.

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Enquanto Cusco é a última bolacha do pacote em qualquer roteiro pelo Peru, Puno costuma ser apenas um ponto de passagem para quem está se deslocando entre o país e a vizinha Bolívia. Mas a realidade é que a região merece uma atenção maior, afinal ela é o lar de uma atração natural/cultural impressionante, o Lago Titicaca e os incríveis habitantes das suas ilhas flutuantes. Abaixo você encontra dicas de como sair de Cusco até Puno ou como continuar sua viagem de Puno até Cusco.

Um detalhe importante: não existe nenhum tipo de bate-volta até Puno, a nossa recomendação é ficar uma ou duas noites na cidade porque a altitude da área recomenda uma parada para se acostumar, evitando os males do soroche, e a viagem desde ou até – ou desde – Cusco pode ser bem cansativa.

Como ir de Puno para Cusco

Ingressos, passeios e tours pelo Peru:

Como ir de Cusco para Puno?

De ônibus

Peru Bus Tickets

A Peru Bus Tickets (site) tem duas opções: uma que vai direto de Cusco a Puno e outra que é chamada de “turística”, porque vai passando por vilarejos e cidades bonitinhas pelo caminho.

O ônibus direto leva cerca de 7 horas e sai de Cusco às 8h, chegando em Puno às 14h. O preço é de 30 dólares por pessoa e cada um pode levar até 20 kg de bagagem.

Já o ônibus turístico sai de Cusco um pouco mais cedo, às 7h30, e chega em Puno às 17h, passando pelo lago Huacarpay, por Raqchi, Raya Pass, Pukara e Juliaca. O total da viagem é de quase 10 horas e o preço é de 60 dólares por pessoa.

Cruz del Sur

Outra alternativa é o ônibus da Cruz del Sur, que sai de Cusco às 8h (da Avenida Industrial, 121) e chega em Puno às 14h30 (na Jr. 1 de Mayo). A duração é parecida com a do Peru Bus Tickets que vai direto: cerca de sete horas. As diferenças são a escala em Juliaca e os preços, que variam entre 9 a 25 dólares.

Como ir de Puno para Cusco - ônibus cruz del sur

De trem

Perurail – Andean

O Andean é um trem de luxo (faz parte do portfólio do grupo Belmond, o mesmo do Copacabana Palace, no Rio) com serviço completo, incluindo almoços, coquetéis e chás durante a viagem. A viagem tem algumas paradas para pequenos tours no caminho. Tem duração de 12h30, com saída de Wanchaq, em Cusco, às 11h, e chegada em Puno às 23h30 – mas o desembarque só acontece na manhã do dia seguinte, às 8h, depois de um desayuno a bordo e de ver o sol nascer no Lago Titicaca. O preço é de 1280 dólares por pessoa, em cabine com duas camas.

Como ir de Machu Picchu para Lago Titicaca

Perurail – Titicaca

Essa versão bem mais em conta sai do mesmo local do Andean (Wanchaq), em Cusco, às 7h10 da manhã, nos domingos, quartas e sextas-feiras. Custa 225 dólares por viajante.

De avião

Latam

O voo tem duração de 1h e vai de  Cusco a Juliaca, cidade próxima de Puno. Lembre-se que, ao desembarcar, você ainda precisará contratar uns transporte privado ou negociar com um táxi até seu hotel numa viagem de 1:30 de estrada. Custa a partir de 280 reais por pessoa.

E o carro? Não vale a pena alugar um veículo para fazer esse percurso? Não, definitivamente não vale. Veja mais detalhes sobre as condições das estradas no país no post: Como é dirigir nas estradas peruanas?

Assine nossa newsletter!

Comentários