Se você costuma organizar suas viagens com antecedência e resiste às promoções de última hora, provavelmente se perguntará: qual é a melhor época para visitar Machu Picchu? Lima não é tão problemática, pois, apesar da neblina constante, quase nunca chove. Entretanto, para as outras regiões do país as condições climáticas são um fator importante.
A melhor época para visitar Machu Picchu
O inverno, que se estende de maio a setembro, é, sem dúvida, o melhor momento para ir para Machu Picchu, pois quase não há chuvas nessa área.
Inverno no Peru
Inverno de maio a setembro? Sim, sim, caro leitor. No Peru há basicamente duas estações: o verão chuvoso e o inverno seco.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Durante o inverno, maio e setembro são os melhores períodos para visitar Machu Picchu, pois são os meses mais agradáveis e amenos para passear por todo o Peru. Por serem baixa temporada, a tendência é encontrar menos turistas nas cidades e sítios arqueológicos.
Já os meses de julho e agosto são considerados meses de alta temporada pois visitantes de todos os cantos do mundo estão indo para lá. Julho é o mês das férias escolares brasileiras e muitas famílias deixam, inevitavelmente, este período para viajar pelo mundo; e agosto é o famoso mês das férias escolares na Europa. Se possível, evite viajar nesses meses, pois as cidades estarão bem mais cheias que de costume.
As temperaturas mais baixas, o clima seco e o solzão que aparece para iluminar as paisagens fazem com que o inverno seja a melhor época para visitar Machu Picchu, já que o risco de ter seus passeios afetados por alguma tempestade inesperada é menor.
Não se esqueça de caprichar no seu nécessaire com produtos de cuidados básicos como hidratantes, águas termais e filtro solar para não sentir os efeitos do clima bem seco na sua pele (não é bobagem ou excesso de zelo da minha parte).
Planeje sua viagem:
Verão no Peru
O verão no Peru – entre os meses novembro e março – costuma ser chuvoso e muito úmido.
Janeiro e fevereiro são meses conhecidos por suas fortes chuvas de verão, as quais podem trazer danos para regiões de Cusco e Aguas Calientes – como em 2010, deixando muitos turistas ilhados em Machu Picchu. Foi um caso extremo, é verdade, mas são comuns inundações nas cidades do Valle Sagrado, inclusive Cusco, nessa época do ano. Por essas e outras não é recomendável visitar Machu Picchu durante o verão.
Se você não puder viajar em outra época do ano, tente ser flexível e paciente ao montar o seu roteiro e vá preparado para cruzar com as chuvas fortes com mais frequência do que gostaria. Quem sabe você não dá sorte e São Pedro resolve dar uns dias de folga na faxina do céu?
Viajando pelo Peru:
Abril e outubro são meses em que pode chover ou não. Alguns dizem que abril é inverno e outubro é verão, mas o índice médio pluviométrico é bem parecido, por isso resolvi deixá-los separados dos demais. São considerados períodos de transição.
Nós viajamos em outubro e sabíamos que corríamos o risco de cruzar com as chuvas em algum trecho. E não deu outra, ela apareceu quando estávamos visitando o mercado de Pisac. Pobre do Fred, que tomou 3 banhos seguidos e voltou mais ensopado do que o frango de canja da avó! Mas essa foi a única chuva que pegamos nas quase duas semanas de viagem, e o passeio a Machu Picchu foi maravilhoso e com um sol de rachar mamona.
Fenômenos climáticos: El Niño e La Niña
Fenômenos climáticos vêm alterando constantemente as condições meteorológicas de diversas regiões do planeta, têm atrasado as nevascas em determinados destinos de neve, aumentado a quantidade de chuvas ou trazido tempos mais secos para outros lugares. Portanto, essa regrinha de inverno seco e verão chuvoso pode não ser verdadeira sempre, principalmente nos anos em que os fenômenos El Niño e La Niña acontecem.
Você também consegue informações mais precisas e gráficos detalhados das condições meteorológicas do Peru no Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru e no Weather.com.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Curiosidade
O Peru é um dos países mais afetados pelos El Niño e La Niña. Tanto é que alguns historiadores acreditam que as ações das Deusas que as civilização pré-Inca adoravam e temiam eram, na verdade, resultado desses fenômenos. Tempestades nas épocas de secas, calor durante o inverno, todos poderiam ser explicados pelos “Niños“. Ou não.
estou pensando em ir ao peru no final dezembro tem alguém indo ¿ si sim entre em contato desde de já agradeço.
Lecheval,
vc já procurou em fóruns de mochileiros? Geralmente eles cruzam as agendas 🙂 Quem sabe você não encontra uma cia por lá? 😉
e estou indo sozinho
Oi,
estamos planejando uma viagem ao peru em fevereiro mas temos dúvidas, quanto tu acha que seria arriscado não poder subir em machu picchu por causa das chuvas? se chovesse quando estivessemos lá, quantos dias demora para liberarem a subida novamente?
tenho lido os comentários e procuro razões para não ir ao peru agora por causa das chuva, apesar de vários relatos de pessoas que foram sem problemas, a vontade de ir é grande.
obrigado e parabéns pelos teus relatos, são muito bem escritos…
Abraço,
Gabriel
Gabriel,
eu entendo a sua dúvida. ela é super pertinente.
Quando fomos em Outubro, sabíamos que não era época de seca e que poderíamos encontrar com alguma chuva pelo caminho e que a chuva poderia atrapalhar nossos planos. E Fevereiro, infelizmente é um dos meses mais chuvosos no país. Provavelmente ela vai cruzar seu caminho em algum momento da viagem.
Vale mensurar o risco da chuva atrapalhar um pouco a programação antes de confirmar a viagem 😉
Uma possibilidade que eu cheguei a cogitar quando montava o meu roteiro era deixar 2 dias para Machu Picchu. Caso a chuva atrapalhasse a visita num dia, eu teria mais um dia para visitar o complexo e tentar a sorte de ver algo mais ensolarado 😛 (mas não foi preciso)
Quanto a demorar para liberar a subida, eu acredito que isso só aconteça em casos mais extremos como grandes tempestades, mas não tenho como afirmar com 100% de certeza.
Depois vc nos conta qual caminho optou?
Boa viagem!
olá pessoal, estaremos no peru, M.P. em março 2013 e apesar de ter lido muito sobre transporte ainda tenho uma duvida-
estando em cusco dá pra ir até ollanta de taxi e,
estando em a calientes e voltando para ollanta dá para ir de taxi também?
explico – é que tenho que estar de volta a cusco (aeroporto) ate 14.30 pois tenho voo para lima.
abçs
Oi Bernadete.
Não dá para ir de Aguas Calientes para Ollantaytambo de taxi não. Essa é uma rota exclusiva de trem. No seu caso eu recomendo voltar no dia anterior para Cusco para não ter problemas de perder o vôo.
Natalie, boa noite! Gostei muito de seu relato. Você poderia comentar sobre o roteiro que você e seus amigos fizeram. Obrigado.
Oi Alexandre. Ficamos felizes que tenha gostado.
Nós temos um post que fala justamente como fizemos nosso roteiro e o que achamos:
https://sundaycooks.com/quantos-dias-ficar-no-peru/
Qualquer dúvida, estamos aí.
Maravilhoso post. Irei em junho e agora as duvidas que tinha acabaram. Grato.
Olá!!! Eu e meu esposo estaremos indo em abril/13 para Lima (2 dias) – Cuzco (2 dias) – Valle Sagrado (1 dia) – Águas Calientes (1 dia) – Cuzco ( + 3 dias) – Puno (2 dias). O roteiro não incluía essas 3 noites a mais em Cuzco na volta de Águas Calientes. Porém, houve um problema com a operadora e acabamos tendo 3 noites extras em Cuzco. Alguém poderia me deixar dicas do que fazer???? Já teremos feito os passeios padrões…. Obrigada
Oi Joyce.
Eu sugiro que vocês façam um roteiro mais devagar pelo Valle Sagrado, já que terão esses dias extras. Pq os passeios em excursão são muito rápidos e dão uma pincelada apenas no que é o Valle. Nós fizemos vários posts sobre o Valle Sagrado para os 3 dias que ficamos por lá:
https://sundaycooks.com/category/destinos/peru/
Outra opção é ficar um dia a mais em Águas Calientes e subir Machu Picchu novamente e conhecer outras coisas, como subir Wayna Picchu (tem uma trilha que desce a montanha em vez de subir e que não fizemos por falta de tempo), tem a ida até a ponte Inca, etc. Nós gostaríamos de ter ficado um dia a mais lá :/
Olá, estou querendo fazer Cuzco, Valle Sagrado e Machu Pichu em junho, entre 22 e 28, mas soube que nesse período acontece a festa do sol, que deixa as cidades intransitáveis e muito ruins de visitar. Vocês sabem se isso de fato acontece??
Abraço!
Danylo,
Nosso guia comentou que atualmente a Festa do Sol é mais uma festa popular preparada para os turistas. Quem acredita nessa tradição comemora em sua própria casa. Mas eles aproveitam a data especial para chamar a atenção ainda mais dos turistas. Eu não visitei a região nessa época e também não conheço nenhum amigo que foi para pedir referências… acredito que as cidades devem ficar mais repletas de turistas que o normal, mas deve ser uma oportunidade para conhecer a região sob um novo olhar 😉 deve ser divertido.
OI Natalie, parabéns pelo blog adorei os textos sobre o Peru. Estou pensando em ir em agosto, tenho tentado me programar ao máximo. Comprei a passagem por um bom preço e agora estou olhando hospedagem.. a altitude me preocupa muito e os passeios também. Meu companheiro tem pressão alta e tenho pesquisado sobre essa relação com a altitude. Quero saber se o trem para Aguas Calientes é tranquilo e se lá é fácil hospedagem. Queria saber também se convém deixar pra escolher a hopedagem lá.. Bjos Natalie
Oi, Lu 🙂
Acho que você caiu no blog certo. Já publicamos vários posts que podem ajudar a tirar todas as suas dúvidas, sobre passeios, atrações, hotéis, altitude…
Recap: Nossas dicas e roteiros do Peru
Mal de Altitude em Cusco
Hotel em Águas Calientes
Trem: Como ir para Machu Picchu
Hotel em Cusco – uma dica legal
Passeios pelo Valle Sagrado
Sobre os hotéis, não deixe para reservar quando você chegar lá. Você perde um tempão procurando hotéis e ainda pode não conseguir uma tarifa camarada.
Qualquer dúvida, estamos por aqui 😉