Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui no blog e tem uma das respostas mais fáceis também. Não. Não vale a pena alugar carro no Peru!
Por que não vale a pena alugar carro no Peru?
Primeiro, entenda que por “alugar carro” estou me referindo não só aos alugados, mas também à opção de levar seu próprio veículo para o Peru saindo do Brasil. E quando digo veículo, quero dizer carros, motos, bicicletas, caminhonetes e, por que não, caminhões.
O trânsito é perigoso!
Se você acha o trânsito do Rio de Janeiro, de Recife, de Belo Horizonte ou de São Paulo ruim, é porque ainda não conhece as ruas e estradas do nosso país vizinho.
Logo de cara, dá até pra se assustar com essa dinâmica meio maluca tipicamente peruana. Os carros freiam sempre em cima da hora e muitas vezes encostam nos veículos da frente. Lembra daqueles rachas onde um ia na direção do outro e o perdedor era quem desviasse primeiro? Pois então, a maioria dos cruzamentos no país é assim, com a diferença de que ninguém desvia. Nunca.
Planeje sua viagem:
- Pacotes de viagem para o Peru by Sundaycooks e Venturas
- Qual moeda levar para o Peru?
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado?
Só esse primeiro contato já seria suficiente para dizer que não vale a pena alugar carro no Peru mas, depois da nossa segunda viagem, e de muitos quilômetros de estradas, percebemos como o trânsito pode ser prejudicial para quem não está acostumado.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Na região norte do país, percebemos que motos (e moto-táxis ou tuk-tuks) não são minimamente respeitados. Os carros não param de buzinar para que a moto vá para fora da pista (inclusive onde não há acostamento) e os ônibus e caminhões praticamente os apertam sem nenhum cuidado.
Viajando pelo Peru:
Já os carros, os ônibus e os caminhões não dão passagem em momento algum e, nas cidades, é normal ver quatro carros onde cabem apenas dois. Tudo isso funciona à base de muita buzina. Ela desempenha um papel de compactador natural do espaço-tempo.
Ah! E a distância segura do carro da frente para eles é estar o mais colado possível, forçando a passagem onde não há espaço. Isso sem nem entrar no mérito das condições das estradas. Elas costumam ser apenas pista única, cheias de curvas, com pouco acostamento e sem muita sinalização.
Lembre-se também da altitude (não a subestime) e do fato de que muitas áreas mais isoladas não têm postos de gasolina, sendo preciso abastecer o veículo diretamente com moradores da região.
Esse texto é propositadamente alarmista para que você possa saber o que te espera ao decidir alugar um carro por lá. Tudo o que descrevi foi o que passamos nos táxis, tours e ônibus de norte a sul do Peru.
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Claro que algumas cidades têm o trânsito um pouco menos caótico (Cusco e Arequipa me pareceram até normais comparadas às outras), mas quer saber? Não vale a pena passar esse perrengue todo e arriscar arruinar suas férias só pelo prazer de alugar um carro (e olha que eu adoro dirigir quando viajo).
Se você quer ter a oportunidade de conhecer lugares diferentes e parar para tirar fotos onde quiser, então contrate um tour privado, ande de táxi ou de ônibus. Assim você terá toda a vantagem de ter um carro à sua disposição, sem o estresse e a tensão que isso te traria.
Já alugou ou usou um carro no Peru? Compartilhe sua experiência com a gente!
Buzina parece o esporte nacional peruano. Se for em Cusco, tem apito dos guardas de trânsito, como opção.
Foi o trânsito mais louco que já vimos. O trânsito da Grande SP é organizado perto do trânsito peruano.
Não alugue carro em hipótese nenhuma! Resista à tentação…rs. Taxi é barato por lá.
Carro no Peru é sempre uma nova aventura 😀
Nossa, fiquei assustada. Estava pensando em ir de avião de SP para Lima e depois alugar um carro e seguir até cusco.
Oi Lidia. Alugar carro no Peru não é indicado, ainda mais pra fazer esse trajeto de mais de 20h. Algumas estradas são melhores, mas outras são terríveis, sem contar o trânsito nas cidades e a maneira de dirigir deles :/
Obrigada, Fred.
Boa tarde, estava pensando em alugar um carro no aeroporto de Lima para ir até Ica e para a reserva de Paracas, pois vou viajar com mais três pessoas, o que tornaria a viagem mais barata e facilitaria mais as coisas. Para ir até Ica e Paracas e depois voltar até Lima e devolver o carro no aeroporto o transito continua sendo complicado (não andaremos de carro dentro de Lima). Obrigado
É issmo mesmo, Lucas. No Peru inteiro o trânsito é terrível. Nas rodovias pode ter menos carros, mas o comportamento dos que existem são ruins como nas cidades e perto do aeroporto é uma confusão só.
Bom dia.
Recomendo o aluguel. Acabei de fazer esta viagem e vale a pena.
Na reserva de Paracas você vai tranquilamente no seu carro e faz mais uma economia.
Na ida, pode ir parando nas praias pelo caminho – não que possam ser comparadas às brasileiras, mas se tiver tempo sobrando ….. e serve para ir rapidamente para Ica.
Agora, fora isto você usa pouco o carro, Fiquei num hotel do lado do embarcadouro para as ilhas paracas e em Ica fiquei no oásis.
Cuidado na volta para o aeroporto. Se estiver em Ica, saia pelo menos 5 horas antes …..
Importantíssimo: Provavelmente você será parado uma ou duas vezes pela polícia rodoviária..
Garanta que você esteja com o farol baixo ligado. E quando for parado, mantenha sua mão sobre o interruptor do farol baixo.
O meu farol estava ligado e inexplicavelmente apareceu apagado …….
Já fui duas vezes de carro para o Peru saindo de Rio Branco no Acre. Moro em Manaus e não é tanta diferença assim do trânsito daqui para lá. Meu trajeto sempre foi até Cusco. Tomando cuidado não precisa ser tão alarmista. E confesso que vale a pena ir de carro por causa da estrada. Foi a estrada mais bonita que já viajei em toda minha vida. O trajeto entre Marcapata e Cusco é um espetáculo só.
Que bom que deu tudo certo na sua viagem, Guinter.
Também achei muito alarde. Para andar pelas estradas e super tranquilo. Nas cidades deixe o carro no hotel. Vale a pena. Já fomos de motorhome, motos e carros e não vimos nenhum problema como os relatados acima. O trânsito cosmopolita e ruim sim mas nas cidades use táxi e se divirta visitando todas as regiões de carro sem problemas.
Eliandro, eu prefiro pecar pelo excesso que pela falta dele, principalmente com relação à segurança. Fui para o norte do peru e, apesar de a parte asfaltada estar boa, era um deus nos acuda dos motoristas ultrapassando quando não podia, no meio das curvas e precipícios pra todo lado. Ninguém impede que você dirija por lá, mas EU, que gosto de dirigir em outros países, não recomendo.
Ja dirigi de lima ate o norte do Peru. Pela beleza e prazer a aventura, quero repetir assim que possível, quando li os relatos do Fred me vi em Lima, quem pode mais, chora menos… mas como disse, quero fazer isso mais uma vez e se minha saude permitir vou de moto.
Isso que é espírito aventureiro 😛 Algumas paisagens são de arrepiar, mas eu prefiro ficar vendo de dentro de um ônibus ou van com alguém dirigindo pra mim hehehe
Achei bem sensacionalista! O trânsito realmente é caótico mas não tão caótico quanto São Paulo. QUalquer um consegue dirigir no Peru basta ter cuidado.
Oi César.
Nós temos responsabilidade para com nossos leitores, e eu não vou recomendar que alguém alugue carro num lugar em que não é tranquilo nem prazeroso. Por isso não recomendamos que se dirija por lá. É muito estresse, muito trânsito e não vale a pena, já que o transporte público é tão barato. Quando estamos viajando, queremos tranquilidade. Já ouvimos muitos relatos de pessoas que estragaram a viagem porque alugaram um carro e de tantas outras que bateram por lá. Inclusive em junho eu estava lá e vi um casal de brasileiros bater o carro em Lima.
Eu dirijo em São Paulo e nunca vi carros tão próximos e gente tão ruim de direção quanto no Peru, principalmente em Lima, Cusco e Trujillo. Não é como aqui e nós não sabemos como os carros, tuktuks, onibus, caminhoes, etc se comportam por lá. Nas estradas, vale sempre a lei do mais forte e ultrapassagens perigosas são constantes.
Agora, cada um tem sua opinião, mas infelizmente aceitar a opinião dos outros hoje em dia está cada vez mais difícil, não é mesmo? Estamos sempre abertos a ouvir a opinião de todos, concordemos ou não, desde que sejam dadas com respeito e simpatia.
Ola, tô querendo passar 10 dias no Peru. Quero surfar em chicama e em outros picos, e tbm quero conhecer machu picchu. Poderia me dar algumas dicas e alternativas? Eu estava pensando em alugar carro, mas já desisti, hahahaha
Oi, Jorge.
Seu roteiro vai ficar meio pinga-pinga. Você precisará voltar até Trujillo de ônibus, de lá seguir de avião até Lima e depois de aviào novamente até Cusco — que é a porta de entrada para conhecer o Vale Sagrado e Machu Picchu.
Achei a matéria meio pobre de informação, muito sensacionalista. Para enriquecer e dar mais credibilidade deveria fornecer informações como preços do ônibus, táxi, aluguel dos carros e entre outros. Tem que informar valores, Levei mais em consideração os relatos dos amigos abaixo do que a própria matéria em si.
Olá, Alesi.
Já publicamos alguns textos falando sobre táxi em Lima e ônibus no Peru.
Entendo sua colocação, mas continuo não recomendando o aluguel de carro no país.
Fui fazer trabalho voluntário em Lima em 2014, fiquei 3 meses, nos ultimos 10 dias eu aluguei um carro e fui até Cusco sozinho. No geral as estradas são ótimas, com muitos pedágios, 80% são onibus e caminhoes, eles nao tem costumes de viajar de carro para longas distancias!
Lima – Nazca – Estrada muito boa, visual lindo!
Nazca – Arequipa – Estrada muito boa, vazia, visual absurdo, pacifico de um lado e deserto do outro, a parte “perigosa” fica por conta de nao ter NADA, absolutamente NADA de apoio… Se o carro quebrar, reza… Peguei uma tempestade de areia em uma parte da estrada que foi muito louco. Chega uma hora que vc abandona o mar e começa a subir, estrada continua muito boa e bem sinalizada, peguei essa parte de serra a noite.
Arequipa – Puno – O começo é maravilhoso, vc passa por dentro de uma reserva nacional, alpacas, lhamas, vicuñas… Surreal… A estrada continua muito boa, porém o visual começa a mudar, o verde da reserva começa a ficar branco e começa a aparecer neve (14 de fevereiro de 2014), peguei muita neve na estrada, como na minha frente tinha um caminhao, fui seguindo o caminho dele, ate passar, depois foi tudo bem, até que perdi a saída da estrada para Puno, então acabei tendo que ir até Juliaca que foi de longe a pior estrada que ja peguei, so buraco, lama… 2 horas pra passar 10km, depois disso, uma reta boa pra Puno.
Puno -Cusco – Estrada boa, até chegar em Juliaca (sim, o caminho passa por Juliaca), mas depois foi só estrada boa.
Cusco – Lima – Sai de Cusco 7 da manhã e cheguei em lima meia noite. Logo depois de sair de Cusco, em alguma cidadezinha, estava tendo uma blitz, fui parado, mostrei os documentos, disse para onde estava indo, o policial fez uma cara de assustado, mas continuei sem problemas. eu nao me lembro se a minha descida foi por Nazca ou Ica, porém em um trecho grande a estrada estava em terra, mas com várias maquinas ao lado, provavelmente hj não esta mais assim.
Bom, foi uma experiência unica!! Eu amo dirigir e pra falar a verdade, nem na europa eu peguei estradas tao lindas como no Peru.
Eu indico ir de Lima até Nazca, é uma boa pq 90% são retas e sem maiores problemas, mas nos trechos de serra eu não aconselho pessoas que não tem experiencia de modo nenhum, muuuuuuuuitas curvas e os motoristas não sao exatamente educados e sociaveis.
Estou marcando de voltar em março de 2019 (justamente por isso que estava nesse site, hehehe), mas dessa vez com minha noiva.
Obrigada pelo relato, Getulio 😉
Gostei muito do seu relato Getúlio, adoro viajar de carro e gostaria de saber se os 10 dias foram muito corridos pra fazer um trajeto tão longo. Poderia dar mais detalhes sobre tempo de viagem, distância e pontos de parada? GPS funcionou bem? Utilizou um chip peruano? Iremos em maio de 2019 e estamos avaliando as possibilidades de transporte.
Olá, Bruno!
Como fiz esse roteiro clássico de ônibus, não consigo te dar detalhes sobre as rotas de carro.
Nasci em Peru, embora more há 36 anos aqui em Brasil.
Já fomos dirigindo de Lima a Paracas (Linhas de Nazca, praia de Paracas)tranquilamente e desfrutando muito a viagem. Recomendo.
Agora, concordo com Fred: dirigir em Lima ou em outras cidades, não recomendo. Se dirige muito mal, se buzina à toa, as estradas a outros locais são terríveis. E perigosas. A estrada a Paracas que e um lugar muito bonito e muito boa. Mas não conheço outra de longa distancia. Lim a e enorme, 9 milhões de habitantes, então tem lugares não tão ruins assim de dirigir e outros impossíveis!!!
Para Cuzco, e Puno, não vão de carro. Para Paracas e Nazca, perto de Lima, pode, e vão curtir. E o que recomendo.
Obrigada pelo comentário, Marco.