As comidas típicas da África do Sul preservam múltiplas influências que resultam em sabores e aromas incríveis. Suas origens vão desde povos regionais (como Khoisan, Xhosa e Sotho) até estrangeiros como malaios, holandeses, franceses, ingleses, alemães, indianos e italianos.
Reconhecida pela sua singularidade, a culinária sul-africana é um verdadeiro caldeirão de ideias para o mundo todo.
O país é um daqueles destinos que você se apaixona e quer retornar antes mesmo de ir embora e um dos motivos disso é a sua gastronomia. Caso ainda não saiba o que comer, selecionamos onze comidas típicas da África do Sul para você se deliciar!
Aliás, sabia que um dos passatempos preferidos do sul-africano é fazer churrasco? Este costume se chama Braai, onde os homens ficam em volta dos braseiros, enquanto as mulheres preparam saladas e as sobremesas. Quando se une churrasco aos bons vinhos sul-africanos, chama-se Boma.
Quais são as comidas típicas da África do Sul?
Os principais ingredientes das comidas típicas da África do Sul são as carnes de frango, jacaré, gazelas, antílopes, avestruz, antílopes e peixes como enguia e o robalo.
Com uma gastronomia rica em proteínas, os carboidratos entram nos pratos da África do Sul em quantidades menores, sendo normalmente feitos à base de milho ou batatas e misturados em purês, chamados de pap.
Bobotie
Boerewors
Preparada com carne bovina, suína e especiarias, a boerewors é uma salsicha fresca da África do Sul que significa salsicha de fazendeiro: boere (agricultor) e wors (salsicha). Essa carne suculenta é servida grelhada no pão, com molho acebolado, tomates, pimentas, cravos e sementes de coentro, como se fosse um cachorro-quente. Outra forma bem comum de comer boerewors é acompanhado de uma guarnição chamada milie pap, uma massa de milho grossa parecida com a polenta.
Bunny Chow
Com os parceiros do Sundaycooks, você ganha desconto durante toda a sua viagem.
Potjiekos
Chakalaka
Continuando a lista de comidas típicas da África do Sul, apresentamos o chakalaka, um prato inventado em Joanesburgo.
Ele é um condimento vegetal bem picante com tomate, feijão e cebola como ingredientes base, servido como uma salada e comumente com pap, uma espécie de polenta feita de milho branco. A partir daí, a criatividade dos cozinheiros vai longe, pois cada um insere seus toques a mais como pimentão, cenoura, pimenta e gengibre. Normalmente são servidos com carne grelhada, pães, guisados, macarrão ou qualquer outro prato típico da África do Sul.
Chakalaka é aquele tipo de acompanhamento que combina com tudo.
Sosatie
Gosta de carnes bem temperadas? Acredito que vai gostar do sosatie.
Nesse prato, a carne de cordeiro ou carneiro é marinada ao molho de cebola, pimenta, curry, alho e suco de tamarindo. Depois, eles colocam os pedacinhos em espetos para fazer um tradicional braai sul-africano.
Entre os pedaços de carne no espeto é comum encontrar ameixas, pimentões, cogumelos ou damascos. O sosatie é servido com arroz branco ou salada.
Curry Cape Malay
Este é um clássico ensopado de frango ou cordeiro ao curry com base de tomate. Os temperos formam uma mistura altamente aromática com gengibre, cominho, cardamomo, coentro, funcho, cravo, feno-grego, pimenta, mostarda e cúrcuma.
O curry cape malay é conhecido por combinar sabores doces e salgados, então é bem comum vir acompanhado de arroz doce ou arroz amarelo salgado. Alguns restaurantes podem servir com purê de batata ou macarrão com ovo.
Biltong
Que tal experimentar um petisco sul-africano? Aconselho começar pelo mais famoso do país: o biltong, um aperitivo de carne bovina curada, temperada com sal, coentro e pimenta que parece com a nossa carne-seca, só que um pouquinho mais grossa.
Muito consumida durante jogos de futebol, rugby e críquete, aproveite para experimentar o petisco em lugares que preparam com carne de avestruz e javali também.
Vetkoek
Outra receita popular entre as comidas típicas da África do Sul é a vetkoek, um pão frito em formato de bola recheada com geleias de frutas, curry (olha ele por aqui de novo) ou queijos. A palavra vetkoek significa “bolo gordo” e esta receita é versátil e está presente em vários momentos: no café da manhã, em lanches, nas principais refeições e até nos churrascos.
Isidudu
Isidudu é um purê preparado com farinha de milho azeda, curry, batata, repolho, abóbora e fígado de cordeiro ou de boi, normalmente conhecido como mielie pap, que citamos acima.
Servido pela manhã, esta é uma das comidas típicas da África do Sul que tem o maior valor nutricional. Uma ótima maneira de começar o dia no modo sul-africano ou para aquecer as noites mais frias.
Este prato é perfeito para comer antes de explorar o roteiro na cidade do Cabo, por exemplo. Aproveite!
Malva Pudim
E chegou a hora dos doces!
Esta sobremesa tradicional da África do Sul é um pudim à base de ovos, geleia de damasco e açúcar, coberto com creme de baunilha quente. E se não bastasse todo esse sabor por si só, ele ainda é servido com chantilly ou sorvete.
Você encontra o malva pudim na maioria dos restaurantes espalhados pelo país e está entre os doces preferidos dos viajantes.
A água da África do Sul
Vale destacar que a água de torneira da África do Sul não apenas é potável, como é considerada a terceira melhor água do mundo em termos de qualidade!