atualizado em:

Comidas típicas de Saint Martin

Com suas influências na gastronomia francesa, veja como Saint Martin pode nos encantar também através do paladar

por Karina Nunes outros artigos do autor
atualizado em:

Ao norte da ilha, onde França e Caribe se misturam, as comidas típicas de Saint Martin são uma sutil mistura de sabores e especiarias. Embora existam muitas ilhas no Caribe que foram ou ainda são de propriedade dos franceses, Saint Martin é considerada a capital da culinária francesa do Caribe ou a versão tropical da Europa.

A origem das comidas típicas de Saint Martin

Saint Martin tem sua culinária mundialmente famosa. É o resultado de uma mistura saborosa entre fortes ingredientes da cultura crioula, a tradição da culinária francesa e os aromas caribenhos. Ao longo dos séculos, as misturas indígenas e de outros países como Espanha, Inglaterra e Holanda, também fizeram parte das histórias da mesa de Saint Martin.

A diversidade da gastronomia em Saint Martin une França, a cultura crioula e os aromas caribenhos

Diante dessas influências e diferentes etnias, o norte da ilha se tornou um polo cultural e gastronômico somado à sua beleza natural. Por aqui, essa diversidade esteve presente de forma carinhosa no coração dos moradores. Sempre alegres, transbordam a necessidade de compartilhar seus sabores com quem os visitam.

Os principais ingredientes da cozinha de Saint Martin

A base de todas as comidas típicas de Saint Martin é feita com produtos frescos. Sempre há muitos ingredientes presentes na construção das principais receitas e é bem comum que esses itens se repitam em diversos pratos, como: peixes, mariscos, limão, abóbora, cebolinha, tomate, pimentão, cebola, alho, tomilho e especiarias (pimenta, pimenta da Jamaica e noz-moscada, curry).

Seja nos restaurantes franceses ou nos endereços mais simples, os pratos terão sempre seus sabores particulares e saborosos.

Além dos endereços clássicos, não deixe de ir também em restaurantes populares chamados lolos. Eles oferecem uma experiência super autêntica dos principais pratos consumidos na ilha.

Quais são as comidas típicas de Saint Martin?

Muito além de praias azuis e clima agradável, a ilha oferece opções incríveis para experimentar que fica quase impossível saber por qual prato começamos. Vamos listar as 12 principais comidas típicas de Saint Martin que podem te ajudar a iniciar essa viagem aos sabores.

Punch planteur

O punch planteur é um coquetel de frutas alcoolizado que pode ser provado em várias versões. A mais comum é feita com rum, sucos de laranja, abacaxi, goiaba e xarope de cana. Muitas vezes colocam noz-moscada para um gosto mais forte.

O punch planteur está entre os drinks mais queridos entre moradores e turistas em Saint Martin.

Guavaberry rhum

Para aproveitar a curta duração da estação da colheita de guavaberry (uma frutinha vermelha que no Brasil a chamamos de cambuí e vem da árvore cambuíva, o guavaberry rhum é uma bebida alcoólica tradicional da ilha feita com açúcar, rum e essa danada guavaberry. É sempre preparada em grandes quantidades, pois os moradores gostam de tomar o drink durante o ano, principalmente nas festas de fim de ano.

Também é uma recordação super diferente para trazer da viagem. Você pode encontrar essa bebida na lojas Ma Doudou (Cul-de-Sac 97150, na baía de Pinel) ou na Busco (6 rue Franklin Roosevelt, Grand-Case, atrás do Rainbow Café), mas lembre-se de verificar o horário de funcionamento antes para não perder viagem.

Chaussons au boeuf (pastelzinho de carne)

Os pastéis são aperitivos muito consumidos em Saint Martin. Seja de carne vermelha, peixe ou camarão, os chaussons au boeuf estão presentes acompanhando drinks e também como acompanhamento de pratos. Há as versões fritas ou assadas e podem ser servidas quentes ou frias.

A nossa recomendação é a Airalo: a primeira loja de eSIMs do mundo. Você terá conectividade e liberdade em mais de 190 países com as tarifas acessíveis do mercado.

Aproveite o cupom de desconto SUNDAYCOOKS10 e garanta 10% off nas compras de eSIM exclusivos para leitores do Sundaycooks no site do nosso parceiro Airalo.

Acesse o nosso passo a passo de como ficar conectado antes mesmo de sair do Brasil.

Acras de morue (bolinho de bacalhau)

Para outra opção de aperitivos, há os acras de morue. São bolinhos de bacalhau temperados com pimenta acompanhados de uma pequena salada. Como assim existe uma versão caribenha do nosso bolinho?

Acras de morue são os aperitivos mais presentes entre as principais comidas típicas de Saint Martin.

Court-bouillon créole au poisson (peixe ensopado à moda crioula)

Para quem gosta de peixes, o peixe ensopado à moda crioula é típico de Saint Martin e costuma ser servido com arroz branco. O court-bouillon créole au poisson é feito com peixe vermelho ou branco marinados no limão, pimenta, alho e sal. A concentração dos temperos, mesmo em pouca quantidade, faz com que o ensopado fique mais saboroso.

Vai fazer uma viagem internacional?

Compre moeda estrangeira com desconto!

Somos correspondentes cambiais da Confidence Câmbio/Travelex e conseguimos desconto para todos os leitores que usarem o cupom SUNDAYCOOKS. Veja o passo a passo aqui. (O cupom é válido no momento da conclusão da compra).

Soupe au mouton (sopa de carneiro)

Soupe au mouton é a sopa de carneiro caribenha. Esse caldo é preparado com quase dez temperos, além de levar macarrão, cenouras e abóbora. É um prato forte e ótimo para repor as energias depois de um dia de passeios.

Chiquetaille de morue au vinaigre (Bacalhau desfiado no vinagre)

O chiquetaille de morue au vinaigre é um delicioso bacalhau desfiado que é servido em folhas de alface ou em uma mistura de abacate com farinha de mandioca. Essa é uma receita típica das Antilhas francesas.

Os pratos típicos de Saint Martin são preparados com ingredientes frescos. As saladas estão sempre presentes em qualquer refeição

Travers de porc à la saint-martinoise (Costelas de porco estilo Saint Martin)

As costelas de porco são bem queridas e você vai encontrá-las em diversos lugares, seja em churrascos a céu aberto ou em restaurantes popular. As travers de porc à la saint-martinoise – ou costelas de porco estilo Saint Martin – são churrascos de costelas de porco marinado no molho de cebola, alho, limão e molho barbecue.

Crabe et riz (Arroz e caranguejo)

Outro prato clássico do lado francês da ilha é o crab and rice, ou arroz e caranguejo. Essa é uma comida típica de Saint Martin mais apreciada pelos moradores da ilha durante a Páscoa, em reuniões de família. O arroz se une ao caranguejo muito bem temperado com porco, óleo de urucum, tomate, pimenta-do-reino, pimenta, tomilho e cravos. O aroma desse prato é inconfundível.

Crab and rice está entre as comidas típicas de Saint Martins mais famosas da ilha.

Fricassée de lambis (Fricasse de molusco)

O lambis é um molusco branco bem macio encontrado nas Antilhas e fica entre cinco e quase cinquenta metros de profundidade no mar caribenho. Considerado um prato de luxo, o fricassée de lambis é preparado com muita paciência já que tirár o molusco da sua concha espessa e em espiral costuma ser bem trabalhoso, mas com certeza, é um sabor marcante e vale para colocar na sua lista de comidas típicas de Saint Martin!

Que tal fazer uma degustação de queijos e vinhos em Saint Martin?

Johnny Cake

Johnny Cake, ou Journey Cake, era originalmente uma broa de milho que foi inventada pelos índios. Depois, passou a ser feita com farinha de trigo e, mesmo sendo um pãozinho doce, pode acompanhar as refeições quentes.

Johnny Cake ou Journey Cake são pãezinhos doces que costumam acompanhar as principais comidas típicas de Saint Martin

Gâteau de patate douce (bolo de batata doce)

Apreciado desde o café da manhã até como sobremesa, o gâteau de patate douce é um bolo de batata doce conhecido na ilha. E como a maioria dos seus pratos, também levam vários ingredientes: batata doce, canela, pimenta, uvas passas, baunilha, canela, açúcar e até abóbora.

Gateau de patate douce é um bolo de batata doce muito apreciado em todos os momentos do dia

As comidas típicas de Saint Martin te convidam para uma viagem única pelos seus sabores, agradando a todos os paladares de forma saudável e bem longe de fast foods americanos. É um baita destino para quem gosta de combinar praias tranquilas e ótimas opções de restaurantes.

O Sundaycooks viajou a convite do Discover Saint Martin e da Copa Airlines.


    Assine nossa newsletter!