Você já planejou tim tim por tim tim a sua viagem. Sonhou com a chegada a Machu Picchu. Confirmou as reservas dos restaurantes em Lima. Mas ainda falta um detalhe: a mala. Existe uma mala ideal para uma viagem para o Peru? O que é essencial levar? Alguma coisa não pode ficar de fora de jeito algum?
O que não pode faltar na mala para uma viagem ao Peru?
A dica básica é: leve roupas confortáveis e calçados mais confortáveis ainda. Independentemente da época do ano escolhida, não esqueça de levar uma blusa de frio. A temperatura média na parte alta do Peru, como Cusco e Puno, costuma ser mais baixa do que no Brasil.
Mesmo que você não vá fazer nenhuma trilha, muitos passeios incluem boas caminhadas, portanto, nada melhor do que levar na mala peças casuais que combinem com esse tipo de programa. As ruas são muito irregulares e não combinam com sapato de salto alto e a maioria dos ambientes é bem informal.
Planeje sua viagem:
- Pacotes de viagem para o Peru by Sundaycooks e Venturas
- Qual moeda levar para o Peru?
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado?
Vale conferir a previsão do tempo antes de fechar a mala para não ser pego de surpresa com variações térmicas ou com muita chuva. O seu próprio smartphone possui funções para monitorar o clima em diferentes destinos.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
A mala para uma viagem ao Peru precisa ter:
Na mala:
- Calças, bermudas e blusas leves
- Um casaco corta-vento para aqueles meses mais frios do ano (julho e agosto)
- Um tênis ou bota de trekking para as caminhadas mais longas
- Parece dica de mãe, mas eu também acrescentaria uma capa de chuva
- Uma toalha pequena (mania aqui de casa… mas pode ser útil no caso de trilhas e caminhadas)
Na necessaire:
Além dos seus produtinhos preferidos, não esqueça:
- Protetor solar
- Hidratantes para o corpo, lábio e para o rosto
- Soro ou hidratante nasal (o clima é muito seco!)
- Repelente
- Lenços umedecidos e água termal (vão ajudar principalmente se você optar por subir Huayna Picchu, por exemplo)
Farmacinha básica
Não esqueça de levar uma farmacinha básica com aqueles remédios que você está acostumado a tomar quando sente uma dorzinha de cabeça, um resfriado chegando, uma dor de barriga ou um mal estar qualquer. Não esqueça também de comprar lá os remedinhos para soroche (o mal de altitude).
Veja também:
Outras dicas:
Se você costuma viajar de mala de rodinha, não esqueça de levar também uma mochila leve o suficiente para que você possa carregar apenas o essencial (uma troca de roupa, hidratante, água, etc.) para a noite que passará em Águas Calientes antes da subida para Machu Picchu.
Os hotéis de Cusco estão acostumados a guardar as malas dos hóspedes durante esse curto período, então deixe sua mala grande e leve apenas o essencial para. Fizemos isso e foi bem tranquilo. Veja mais: onde deixar as malas no Peru: Cusco, Machu Picchu e Arequipa?
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Boa Noite pessoal! Vou no fim do Mês para lá , para quem ainda não comprou o trem Cuscu-Aguas Calientes ou o ingresso para Machu Picchu, uma informação , na hora da compra no site, eles pedem cartão com Verify , então é normal não finalizar a compra. Mas basta vc mandar um email para o suporte (fale conosco ) deles, que rapidamente eles retornam com autorização para a compra. Os sites são chatinhos mesmo, mas vcs conseguem comprar …
Jade,
Obrigada pela dica 🙂 o site de compra dos ingressos é mesmo meio temperamental.
Adorei a dica do site da Timberland, ler estes posts à noite quase nos faz perder o sono. Dá uma vontade de ir “correndo” numa loja para verificar o peso ou a leveza das botas. Risos!!
Verdade, né? 😀
Olá, pessoal do Sunday!
Não sei se lembram de mim, mas sou a pessoa que disse que estava obcecada em ver o pé das pessoas nas fotos de MP. Hehehehe…
Então, senta que lá vem história, pois acabamos de voltar do Peru e queria compartilhar algumas infos:
– Bom, comprei a bota da Salomon (o modelo mais barato, no lugar mais barato que encontrei, lógico!) e foi ótimo! Pra mim e pro meu marido fez diferença. Fizemos o trekking mais seguros, sem machucados nos pés e sem escorregar na garoa;
– utilizamos o guia infalível de negociação de táxi no Peru, não só para táxi, mas para tudo e, realmente é infalível. Meu marido que ama pechinchar foi à loucura;
– o roteiro de 3 dias de Lima seguimos quase à risca, o de restaurantes dividimos entre o Sunday e o Cup of Things. Além do Happy Cow, claro, pois meu marido é vegetariano. Mas todas as indicações foram sensa! Destaque para o Papacho’s e o restaurante do Museu Larco;
– conseguimos comprar tudo pela internet, sem problemas. Deu tudo certinho!
– fomos no segundo grupo do Wuayna e é muito melhor! Quando saímos da trilha, Machu parecia um formigueiro de tanta gente;
– Tem que ir às ruínas com guia. Ah! fomos com o guia Rafael, indicado por muitos por aqui, mas que parece que uma pessoa teve problemas com ele. Não quero desmerecer a experiência do amigo, mas conosco foi tudo incrível. Profissional, pontual e cheio de informações pertinentes. Recomendo!
É isso, pessoal! Sei que montar essa viagem é um pouco assustador, mas depois que dá certo, é incrível!
Boa sorte aos que ainda vão e abraço para todos!
Que legal, Tatiana 😀 Que bom que pudemos ajudar e obrigado pelo relato!
Sobre as malas…
No caso de deixar as malas em Cusco, sabe se os hotéis guardam mesmo que já tenha acabado a diária? ? Vamos dormir em Cusco dia 14/07 agora, e a diária acaba dia 15/07, daí vamos pra Aguas Calientes pra dormir lá. Daí eu vi na Internet que não pode levar mala grande nos trens, tanto os que vem de Cusco para Aguas Calientes quanto os que vem de Aguas Calientes para Machu Picchu. Ou sabe ao menos se isso é negociável no hotel, ou se tem algum outro lugar seguro para guardar. ..Vamos voltar a Cusco para seguir para La Paz, mas não dormiremos em hotel novamente.
Oi,Vinicius!No hotel que fiquei eles guardaram tranquilamente. Manda email pra teu hotel perguntando. Muitos hotéis fazem isso mesmo que quando vc volte não vá ficar lá.:)
Obrigado, Ingrid 🙂 E isso vale para outras cidades também como Arequipa, em que passeios de 1 ou dois dias são comuns.
Gente vcs são apenas maravilhosos! Vou na semana que vem para o Peru, não vejo a hora! Baseei toda a viagem nos relatos que li no blog, muito obrigada, me salvaram, achei uma viagem dificil de planejar né? São muitos detalhes, espero que dê tudo certo! Depois de ler os comentários aqui me dei conta que não tenho roupa, nem sapatos adequados pra viajar! Hahahah, socorro!
Um beijo queridos
OI,Tati…Não se desespere 🙂 dará tudo certo na sua viagem. A gente se adapta kkkk. Vc vai ver mts pessoas com vários tipos de roupas e calçados. …Sendo confortável eh o que importa…Leva muitas meias pra ficar alternando entre dias e noite ….afinal as coisas não secam rápido por lá kkk,entãooo Boa sorte e boa viagem! !!
Eu sequei minhas roupas molhadas pela chuva no aquecedor do quarto 😛
Oi Taty, como a Ingrid disse, não há segredo. Nós fomos basicamente de calça, camiseta e tênis e não tivemos problemas 🙂 E uma blusinha para o frio de Cusco quando está de noite ou ventando.
Pessoal, quero agradecer todas as dicas, eu e minha irmã embarcamos para Cusco às 6 da manhã deste sábado 04 de julho para esta viagem tão sonhada. Quando voltar contarei sobre nossas aventuras. Só posso dizer que vocês são o MÁXIMO, gente do BEM que transmitem Alegria, vontade de viver e viajar. Abraços e até a volta. Ana
Obrigado, Ana!
Aproveite bastante a viagem por nós!
ingrid vc é muito simpática.!! Obrigada pelo help, depois conto pra vcs como foi!
Beijão
: ) estamos então esperando pra vc contribuir tbm com a experiência da viagem …
Vocês, nossos leitores, são todos simpáticos 😀
Oi pessoal, comecei a acompanhar o blog e tem me ajudado abessa na programação da minha viagem 🙂 ….super show todas as dicas!!!
Alguem estará por lá entre 11 e 16/07?
Obrigado, Luciane 🙂
Ah! Me lembrei de uma dúvida!
É melhor levar Soles ou Dollar?
Comprar soles aqui, de jeito algum. Dólar ou Real? Depende da cotação. Dá uma olhada neste post q tem muito comentário novo sobre o assunto 🙂
Qual moeda levar para o Peru?
De modo geral leva dollar. Ai se puder comprar uns 120 soles pra poder iniciar alguma coisa por lá tipo um táxi pro hotel ou um lanche no aeroporto eh bom sempre ter.Separa os dolares das diárias dos hoteis pra vc não mexer e pagar em dólar mesmo pq desvaloriza demais se vc pagar em soles ou real.Tipo Quando fui comprei a 2.45 com as taxas. Cheguei lá pra pagar hotel que não fosse dólar eles cobravam 2.85 a 2.89 reais o dolar.Então passeios, entradas eh bom levar dólar. Vc vai estar com a moeda mais alta pra se garantir. Chegando lá vc vai trocando 100 dolares ou 200 no dia que for precisando. Assim vc se controla mais e gasta o necessário. Ah vai precisar de uma carteira pra colocar os dolares separadas dos soles. ..Eh bom pra vc não misturar as moedas pq lá os soles tem moeda de centavos e de 2,3, e 5 soles e mistura tudo kkk uma outra dica eh evitar dobrar os dolares igual a gente faz com dinheiro aqui pq as casas de câmbio sempre desconfiam dos dólares sujos ou dobrados demais rs rs
Boas dicas, Ingrid! Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui 🙂
Olá. Viajo para Cusco com meu marido em 11/07/15. Lendo as recomendações de vocês, montei um roteiro:
12/07(domingo): Qorikancha / Tipón / Pikillacta / Rumicolca / Andahuaylillas / Huaton
13/07 (segunda): Sacsayhuaman / Qenqo / Tambomachay y Pisac
14/07 (terça): Chinchero / Moray / Salineras de Maras / Ollantaytambo (aquí seguimos para Águas Calientes)
15 e 16/07 em Águas Calientes (não conseguimos ingresso para subir a montanha, está esgotado. Será que em alguma agência lá encontramos?)
17/07 – ainda não temos nada programado.
18/07 regresso ao Brasil
Gostaria de ir a Pisac na terça, pois dizem que a feira só acontece aos domingos e terças e quintas. Tem alguma sugestão de mudança que possa fazer para que isso aconteça e não saia muito do caminho?
Agradecida
Lucelia,
Alguns leitores já relataram que a feira de Pisac agora acontece todos os dias, mas não consigo confirmar com certeza essa informação.
Vocês vão visitar Machu Picchu nos dias 15 e 16? Infelizmente os ingressos para Huayna Picchu se esgotam mais rápidos mesmo, talvez uma agência local conseguisse uma reserva para vocês.
No dia 17 vocês podem deixar para passear por Cusco, a cidade tem bons museus e alguns mercados populares bem interessantes 😉