Você já planejou tim tim por tim tim a sua viagem. Sonhou com a chegada a Machu Picchu. Confirmou as reservas dos restaurantes em Lima. Mas ainda falta um detalhe: a mala. Existe uma mala ideal para uma viagem para o Peru? O que é essencial levar? Alguma coisa não pode ficar de fora de jeito algum?
O que não pode faltar na mala para uma viagem ao Peru?
A dica básica é: leve roupas confortáveis e calçados mais confortáveis ainda. Independentemente da época do ano escolhida, não esqueça de levar uma blusa de frio. A temperatura média na parte alta do Peru, como Cusco e Puno, costuma ser mais baixa do que no Brasil.
Mesmo que você não vá fazer nenhuma trilha, muitos passeios incluem boas caminhadas, portanto, nada melhor do que levar na mala peças casuais que combinem com esse tipo de programa. As ruas são muito irregulares e não combinam com sapato de salto alto e a maioria dos ambientes é bem informal.
Planeje sua viagem:
- Pacotes de viagem para o Peru by Sundaycooks e Venturas
- Qual moeda levar para o Peru?
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado?
Vale conferir a previsão do tempo antes de fechar a mala para não ser pego de surpresa com variações térmicas ou com muita chuva. O seu próprio smartphone possui funções para monitorar o clima em diferentes destinos.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
A mala para uma viagem ao Peru precisa ter:
Na mala:
- Calças, bermudas e blusas leves
- Um casaco corta-vento para aqueles meses mais frios do ano (julho e agosto)
- Um tênis ou bota de trekking para as caminhadas mais longas
- Parece dica de mãe, mas eu também acrescentaria uma capa de chuva
- Uma toalha pequena (mania aqui de casa… mas pode ser útil no caso de trilhas e caminhadas)
Na necessaire:
Além dos seus produtinhos preferidos, não esqueça:
- Protetor solar
- Hidratantes para o corpo, lábio e para o rosto
- Soro ou hidratante nasal (o clima é muito seco!)
- Repelente
- Lenços umedecidos e água termal (vão ajudar principalmente se você optar por subir Huayna Picchu, por exemplo)
Farmacinha básica
Não esqueça de levar uma farmacinha básica com aqueles remédios que você está acostumado a tomar quando sente uma dorzinha de cabeça, um resfriado chegando, uma dor de barriga ou um mal estar qualquer. Não esqueça também de comprar lá os remedinhos para soroche (o mal de altitude).
Veja também:
Outras dicas:
Se você costuma viajar de mala de rodinha, não esqueça de levar também uma mochila leve o suficiente para que você possa carregar apenas o essencial (uma troca de roupa, hidratante, água, etc.) para a noite que passará em Águas Calientes antes da subida para Machu Picchu.
Os hotéis de Cusco estão acostumados a guardar as malas dos hóspedes durante esse curto período, então deixe sua mala grande e leve apenas o essencial para. Fizemos isso e foi bem tranquilo. Veja mais: onde deixar as malas no Peru: Cusco, Machu Picchu e Arequipa?
Tire suas dúvidas sobre Machu Picchu:
Pessoal, câmbio reais / soles no aeroporto 0,85, numa casa de câmbio qualquer em Cusco 0,96. Chegamos ontem negociamos o taxi e pagamos 15 soles do aeroporto até o Loreto, o taxi oficial queria cobrar 50 soles. Ainda tivemos a sorte do taxista ser muito gente boa e nos levo até o terminal do Cruzero del Sur hoje por 5 soles, nosso taxista oficial…risos. Lucelia estaremos nos mesmos dias em Machu Picchu. Pessoal, estamos adorando; dicas mega úteis!!!
Que legal, Ana!
Obrigada pelas informações atualizadas e boa viagem 😀
Bom dia,
Tenho uma viagem programada com a minha filha para o próximo dia 21 direto pra Cusco. Comecei a explorar o blog hoje e estou encantada com a riqueza de dicas detalhadas.
Ainda não tive oportunidade de ler tudo mas como minha viagem está bem próxima, gostaria de saber se o Sunday tem dicas para o tour de dois ou três dias para o Colca Canyon mas dormindo em Cabanaconde.
Cleny,
Estamos atrasados com os posts de Arequipa e do Vale del Colca, mas se você tiver alguma dúvida específica, é só perguntar que respondemos por aqui 😉
Obrigada pela atenção, Natalie!
Estou reprogramando o meu roteiro, pois achei caro contratar o guia particular para todos os passeios. Estou com uma dúvida: que passeio valeria muito a pena ir com o guia particular? Sei que alguns irão dizer que todos, mas…..
Que legal Ana, quem sabe não nos encontramos por lá!
Realmente contratar um guia particular tem um custo mais elevado, Lucelia, mas nesse post você encontra um breve comparativo entre tours privados e tours compartilhados no Peru:
https://sundaycooks.com/tour-no-peru-privado-ou-compartilhado-o-que-vale-mais-a-pena/
Obrigada Natalie,
Uma amiga me disse que tratar o passeio do Colca em Arequipa mesmo sai mais barato que pela internet porque lá tem muitas opções de agências.
Vou esperar chegar lá.
Essa opção também é sempre válida, Cleny 😉
Alguém poderia compartilhar a experiência que teve sobre o limite de bagagem permitido nos trens Cusco/Valle Sagrado a Machu Picchu? Parece que permitem apenas 1 bagagem de até 157cm lineares de no máximo 5kg por passageiro. Sabem como é feito esse controle? Tenho uma mala de mão com rodinhas que atende a essas medidas, mas tenho medo que ultrapasse o peso, já que ao sair de Cusco ficarei 2 noites no Valle Sagrado para só então pegar o trem a Machu Picchu, onde ficarei mais uma noite. Deve ser necessariamente uma mochila? a bagagem é pesada antes do embarque? Viajo essa sexta e estou tensa com essa questão! rs Muito obrigada!!!!!!!
Camila, não vi ninguém pesando bagagem. No tem ficam todas as malas juntas em determinados lugares do tem por vagão. Vi de tudo lá, inclusive aqueles mochiloes bem grandes de trilha. São de Ollanta p MP e nem na ida nem na volta pesaram nada.acho que sua mala passa facinho.não eh preciso que seja mochila.So cuidado que fica uma mala/mochila em cima da outra no trem pra vc não colocar nada que quebre fácil por exemplo…
Obrigada pela dica, Ingrid.
Muitooooo obrigada pela ajuda, Ingrid!!!! valeu mesmo! Me deixou um pouco mais tranquila! rs
Boa viagem, Camila!
Fica tranquila, Camila. Vai dar tudo certo 🙂 pode ir com a sua mala pequena sem problemas.
Camila, vi que você está em Cusco/Machu Picchu neste período. Irei na próxima semana, por isso gostaria de saber se está muito frio? Obrigada!!!
Luciana, nesses dois sites você consegue ver a previsão do tempo atualizada para Cusco nas próximas semanas:
https://www.tempo.pt/cusco.htm
https://www.accuweather.com/pt/pe/cusco/257812/daily-weather-forecast/257812
Oi Luciana! Sai de Cusco hoje pela manhã, agora estou no Valle Sagrado. Em Cusco, nos últimos 3 dias, estava fazendo um friozinho pela manhã, entre 8 e 10 graus, a manhã mais fria estava 6 graus, uma blusa de tricot mais quente e um casaco por cima eram suficientes. Mas por volta do meio dia já estava 17 graus, então o ideal é vc usar “camadas” de roupas, pra poder ir tirando ao longo do dia. Entre meio dia e 15h via muitas pessoas de bermuda e camiseta, mas pra mim era fresco! rs Não sei como vc sente o frio! Agora por volta das 16h a temperatura já começava a cair, fazendo novamente frio a noite. O sol é bem quente, então é tranquilo esse friozinho! Espero ter ajudado!!!! Beijos e boa viagem! Camila
Camila, viajei ontem de Ollanta para Machu Picchu e não vi ninguém pesando malas, na ponta de cada vagão do Expedition tem um espaço para colocar malas e entre os bancos tb. Boa viagem, tudo vai dar certo! Abs, Ana
Muito obrigada pela ajuda, Ana! E por compartilhar sua experiência comigo!!!Beijão!
Boa viagem, Camila 🙂
Valeu, Ana!
Olá,
Dia 29 de julho estou embarcando para Cusco, e ficaria duas noites fora: uma em Machu Picchu e outra em Puno.
Tenho uma dúvida: qual a capacidade e melhor tipo de mochila para levar durante essa pernoite? Estou na dúvida se devo ou não comprar mochilas cargueiro ou se posso levar tudo numa mochila comum. Desde já, muito obrigada!!! Abraço!!!
Oi,Luciana!Olha,pra te dar uma idéia, se for comprar uma mochila a ideal eh a mochila nautika cargueiro 48L. Vai servir pra muitas coisas e muitas viagens. Custo beneficio otimo! Tem espaço de sobra. E vc não fica aperreada!!É leve, compacta. Ideal. Ha tambem a nautica drop 32L, que serve também tranquilo. Tenho as duas. Perfeitas pra muita coisa. ..kkkk
Essas mochilas geralmente tem uma durabilidade muito boa, não é mesmo?
Ah,a Nautika cargueiro q falei é a “comando 48l”
Luciana,
Não sei se vale o investimento apenas para essa viagem, talvez se você tiver planos de reaproveitá-la em viagens futuras…
Eu levei minha mochila normal numa boa e foi bem tranquilo, afinal era só uma noite mesmo 🙂
Muito obrigada pelas dicas, Ingrid!! Abraço!
😉
Olá! Boa tarde!
Estou indo pro Peru em Setembro (inverno/seco) e uma amiga falou que não posso deixar de levar uma bota ou tênis impermeável. Procurei nos posts do site alguma informação sobre isso e não encontrei! É realmente necessário?
Adriana,
Viajo hoje pra lá e estou levando uma bota da Quechua, modelo Forclaz 50 que não é impermeável mas que atende muito bem nas trilhas. Li muita coisa sobre botas no fórum do mochileiros.com e gostei porque tem muita info pertinente. Mas como não costumo fazer trilhas nem trecking, o que comprei me atenderá perfeitamente.
Agora, se seu caso é fazer uma das longas trilhas pra Mapi, aquelas de 4 dias em média, valeria a pena investir em um bom calçado adequado.
Obrigada pela ajuda, Cleny 🙂
Na época viajei com um tênis desdes tipo de corrida/academia bem confortável. O investimento só vale se você fizer longas trilhas ou pretende fazer algo do tipo no futuro 😉
Obrigada, Cleny! Boa viagem!!
Olá, pessoal, boa noite! Estou programando viajar p/Cuzco em setembro sozinha. Ainda não comprei passagens ainda. Estou pesquisando tudo e fiquei muito satisfeita com as dicas do dicas que vi por aqui. Será que consigo uma promoção aérea para setembro? Alguém me indica um bom site de pesquisa?
Oi Juliana.
Promoção é sempre uma incógnita, a gente nunca sabe quando elas virão. Agora está um pouco em cima da hora pra comprar passagem pra setembro. Só se tiver alguma promoção de última hora, mas eu não ficaria esperando não.