O Peru reabriu suas fronteiras em setembro de 2021 e vem tentado retomar suas atividades turísticas, setor que foi fortemente afetado pela crise da COVID-19.
E a notícia mais aguardada dos últimos meses por muitos leitores do Sunday enfim chegou: o Peru já está recebendo turistas brasileiros vacinados.
[Atualização: 25/08/2023] Não há mais a exigência de comprovante de vacinação de Covid 19 para entrar no Peru!
Ainda sim, por questão de saúde, recomendamos que fique sempre com as vacinas atualizadas para que esteja sempre protegido.
Outra vacina importante é da febre amarela, ela também é altamente recomendada para região. Veja como emitir o seu Certificado Internacional de Vacinação.
Alguns voos entre o Brasil e o Peru foram retomados. Abaixo, você encontra todas as regras para entrar no Peru enquanto a pandemia – infelizmente – ainda não acaba.
Regras para viajar para o Peru e Machu Picchu em 2022: COVID-19
É preciso apresentar um teste de exame RT-PRC emitido no máximo 48 horas antes da partida do primeiro ponto de embarque e o comprovante de imunização completo emitido pelo ConectSUS em espanhol.
Também é obrigatório o preenchimento da declaração de saúde chamada Declaración Jurada de Salud y Autorización de Geolocalización. Acesse o link indicado nesse texto e preencha todos os campos corretamente antes do embarque.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Esse formulário deverá ser apresentado tanto no check-in quanto na entrada no país junto com o resultado do exame.
Passageiros com menos de 12 anos sem sintomas não precisam apresentar atestado médico.
Boa notícia! As fronteiras terrestres entre o Acre, no Brasil, e Madre de Dios, no Peru, reabrem a partir de 14 de fevereiro de 2022. Ufa! acabou a restrição de circulação regional entre os dois países. Quem divulgou essa informação foi o perfil oficial do Ministério do Turismo no Brasil. Vocês podem conferir a nota diretamente no Instagram.
Não se esqueça do seguro viagem!
Mesmo os turistas vacinados devem viajar com um bom seguro viagem. Veja algumas ofertas de seguro e viaje tranquilo.
Utilize o cupom SUNDAY5% para ter 5% de desconto!
Voos para o Peru saindo do Brasil retomando gradativamente
A LATAM já retomou a rota entre São Paulo e Lima com mais de doze frequências semanais e deve voltar a voar saindo do Rio de Janeiro também. Os voos partindo de Guarulhos serão diários e operados com um Airbus A320.
Já a GOL tem planos de voltar a voar para Lima apenas em 10 de julho de 2022, conforme informação enviada pela sua assessoria de imprensa.
Por fim, a Avianca está conectando o Brasil com a Colômbia, mas ainda não tem planos de recuperar a rota direta com Peru. A cia já retomou seus voos entre São Paulo e Bogotá, portanto, é possível chegar até Lima com uma conexão na capital colombiana ou em outros destinos latinos como San Salvador, San José e Guayaquil.
Saúde pública e controle da pandemia
O Peru é um dos países mais afetados pelo surto de Covid-19 no continente americano e o governo segue mantendo o estado de alerta até o final de março de 2022. Com recursos escassos e problemas econômicos graves, fica ainda mais difícil conseguir conter o avanço da pandemia. Como mais de 70% da população trabalha no mercado informal, é muito difícil manter o isolamento e o distanciamento social, o que agrava ainda mais a propagação do vírus. O resultado será devastador para a população mais pobre do país.
Atenção! Novas regras para entrada no Brasil
Ao entrar no Brasil, não é mais necessário apresentar um teste PCR negativo. Você deve preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) em até 24 horas antes da viagem.
Todos os documentos são conferidos pela cia aérea durante o check-in do seu primeiro voo, inclusive podem exigir seu comprovante de vacinação.
Planeje sua viagem:
Leia mais
- Como emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19
- É seguro voar de avião durante a pandemia
- Covid-19 e viagens: mudando os planos
- Como remarcar ou cancelar sua passagem
- Agências online: como cancelar a viagem
- Quais seguros viagem oferecem cobertura para Covid-19?
- O que você precisa saber sobre “Passaporte Covid-19”
As fronteiras terrestres também estarão abertas normalmente? Pretendo ir ao Perú pelo Acre.
Oi, Andersson.
Aparentemente está tudo liberado. Mas fique atento aos documento exigidos: teste PCR negativo feito em 72 horas antes ou o comprovante da imunização completa emitido em espanhol pelo sistema do SUS.
Anderson,
Estou tentando buscar informações sobre as fronteiras terrestres. Assim que receber alguma notícia, vou publicar por aqui.
Terrestre não está aberta ainda …só via aérea!
Verdade, Del!
Realmente ainda não está. Consegui essa informação hoje mais cedo e já atualizei o texto.
A Fronteira Terrestre continua fechada, informações fornecidas pelo Consulado Peruano em Rio Branco Ac, tel 68 3224 2727
Oi, Ozimar!
Obrigada pelas informações
Cuando abre la frontera de tabatinga
Oi, Rigoberto.
Estou buscando essas informações para você e assim que conseguir, devo publicá-las por aqui.
E para quem sou tem uma dose, porque tenho uma dose para tomar em novembro mas tou com medo das fronteiras fecha de novo
Oi, Conceição.
Quem ainda não tomou as duas doses, deverá apresentar um teste de PCR negativo feito em até 72 duas antes da viagem.
Vamos torcer para as fronteiras não fecharem novamente!
Olá!! A segunda dose tem que ter mais de 21 dias tomada?? Me falaram isso mas não achei em nenhum lugar
Olá!! A segunda dose tem que ter mais de 21 dias tomada?? Me falaram isso mas não achei em nenhum lugar. Obrigada!!
Excelente pergunta, Giovanna.
Realmente em nenhum comunicado oficial do governo peruano foi falado claramente sobre tal exigência. Na dúvida, leve seu comprovante de vacinação em espanhol emitido pelo ConectSUS (depois da segunda dose) e um teste PCR negativo feito em até 72 horas antes da viagem.
E o Brasil, já está aberto para o Peru?
Nossa, achei que o trocadilho iria para a moderação, kkkkkk. Mais que um trocadilho, é uma relação diplomática, então devem estar abertos mesmo, um para o outro. Que comecem as viagens!
¯_(ツ)_/¯
Olá, viajo neste domingo para Punta Cana e faço escala no Peru de 10horas.
Estou com a imunização completa. Preciso mesmo assim apresentar teste PCR?
Sim, é importante.
Boa noite, gostaria de saber se a fronteira terrestre entre o Brasil / Peru continuam fechadas ou já voltaram a funcionar.
Estou pensando em ir para a região no dia 16/10/21 de carro e necessitava desta confirmação.
Obrigado!
Milton Fiebig
Eu acabei de ligar no Consulado Peruano em Rio Branco – Acre – (tel 68 3224 2727) e as fronteiras terrestres continuam fechadas sem previsão de reabertura.
Ola, td bem!? vi suas dicas, mas ainda em duvida. Pretendo ir em setembro/2022 p cusco e vi q tem voos direto latam Garulhos-Cusco. Para tanto, preciso realizar teste 72horas+ o tal documento preenchido on line+ carteira de vacinação, é isso!? e para retornar de Cusco ao Br, quais docuemtnos exigem? mto obrigada desde ja
Oi, Débora!
Para entrar no Peru, você precisa apresentar seu comprovante de vacinação das duas doses completas. Emita o certificado em espanhol no ConectSus, mais e declaração juramentada do governo peruano e o teste PCR negativo feito 48 horas antes do embarque.
Para voltar ao Brasil, todos são obrigados a apresentar um teste PCR negativo feito antes das últimas 72 horas ou um teste antígeno não detectável colhido em até 24 horas antes da viagem mais a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida também em até 24 horas antes da viagem.
Se sua conexão vai levar mais de 24 horas, opte por um teste do tipo RT-PCR. Se não, será necessário repetir o teste antígeno assim que vencer o tempo de validade antes de chegar ao Brasil.