Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de três dias em Lima com todos os posts e dicas que publicamos sobre a cidade.
Calma, calma, ainda temos muita informação para escrever sobre outros destinos mais ao sul do Peru.
Este roteiro compila as principais atrações de Lima, nossas dicas de restaurantes e hotéis, bem como informações sobre transporte e compras na cidade.
Onde ficar em Lima
Dicas de hospedagem e informações sobre quais são os melhores bairros para se hospedar, você encontra nesses posts bem detalhados:
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo
- Ofertas de hotéis em Lima
Roteiro de três dias em Lima no Peru
Ao chegar em Lima, duas dúvidas surgirão rapidamente: uma sobre qual moeda levar e a outra sobre como se locomover na cidade. Mas não se preocupe, todas as dicas estão aqui.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Veja nossas dicas sobre moeda local:
Como o transporte público em Lima não é muito eficiente, o ideal é utilizar os táxis (que são bem baratinhos) como explicamos abaixo:
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Dia 1 – Centro histórico de Lima e arredores
Check-in feito, é hora de começar a conhecer a cidade.
Centro Histórico
Comece seu dia visitando o centro histórico de Lima. Ele já sofreu muito com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções clássicas coloniais estão sendo, aos poucos, restauradas enquanto o policiamento na região é reforçado.
A bela Plaza de Armas deve ser seu ponto de partida. Conheça com calma o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima – exemplos marcantes do barroco peruano – e o Palácio do Governo, sempre cercado por militares.
De lá, siga para o Museu Bodega y Quadra que conta a história da cidade desde suas ruínas mais antigas até os objetos de famílias tradicionais encontrados por ali.
À direita da Plaza de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e pontos mais diferentes e curiosos do centro de Lima: a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, onde se encontram grandes catacumbas cobertas por ossadas.
- Palácio Episcopal e Catedral de Lima
- A Bela Plaza de Armas de Lima
- O novo Museu Bodega y Quadra de Lima
Os museus interessantes da região
Em um dos prédios históricos do centro de Lima fica o interessante museu do Banco Central de Reserva del Perú. Seu acervo traz um resumo da história da arte no país, passando por peças arqueológicas dos períodos incas e pré-incas até pinturas do século XIX e XX.
Só o prédio e o jardim que envolve o museu MALI já valem a visita. Com uma proposta interessante que mescla salas com obras bem contemporâneas e acervos arqueológicos, o museu é o endereço certo para grandes exposições temporárias.
Mercados de Lima
Uma visita à capital peruana não está completa sem uma passadinha pelos tradicionais mercados da cidade. Com pouco tempo disponível, sugiro uma visita ao Mercado de Surquillo, prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos. No mercado você encontrará uma variedade incrível de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.
Depois de um longo dia, a dica é descansar e aproveitar um dos principais atrativos de Lima: a boa gastronomia. Se você gosta desse assunto ou quer conhecer os melhores restaurantes da cidade, leve o post abaixo na bagagem e divirta-se provando cada novo sabor.
Dia 2 – Ruínas pré-incas, Museu Larco e Miraflores
Museu Larco
Um roteiro por Lima não estaria completo sem uma visita ao Museu Larco, considerado um dos mais importantes acervos do país. São mais de 3 mil anos de história peruana retratados através de diversos tipos de objetos arqueológicos.
Querendo aprofundar-se no tema arqueologia, siga para o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú que fica próximo ao Museu Larco.
Aceita uma sugestão de lugar incrível para almoçar? A fome deve aparecer depois dessa chuva de informações históricas, então pegue um táxi até o restaurante El Mercado, um dos nossos endereços favoritos na cidade.
Assim você estará pronto para visitar Miraflores e as outras ruínas dessa região.
Ruínas pré-incas
Entre San Isidro e Miraflores ficam dois endereços muito interessantes para quem quer conhecer mais sobre a cultura pré-inca e as ruínas históricas de Lima: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.
Os passeios são complementares e mostram aspectos de diferentes culturas, suas arquitetura e organização social.
- Sítios Arqueológicos de Lima: Huaca Pucllana, Huallamarca e Pachacámac
- Pachacámac, perto de Lima, por que não recomendamos o passeio
Para terminar o dia, nada melhor do que aproveitar o pôr do sol de frente para o mar no Parque do Amor, todo inspirado nas obras de Gaudí.
Ao lado do parque fica um dos shoppings mais bonitos da cidade e endereço favorito de muitos turistas: o Shopping Larcomar.
Na hora do jantar é só escolher uma sugestão da nossa lista de testados e aprovados.
Dia 3 – Barranco, Museu Oro, Tour de Bike e gastronomia
Você pode começar seu último dia na cidade visitando o Museu Oro, um pouco mais afastado do burburinho da região de San Isidro e Miraflores, e de lá seguir até o renovado e descolado bairro de Barranco.
Uma visita ao MATE e uma volta pelos bares, restaurantes e lojas do bairro Barranco também não poderiam ficar de fora desse roteiro, pois é nessa região que está o melhor da vida boêmia limenha, além das lojas mais descoladas da cidade.
É lá também que fica o Hotel B, um hotel com um conceito “arte-boutique” onde é possível, mesmo que você não seja hóspede, curtir um bom drink em meio a belas obras de artistas locais e renomados.
- Dédalo: uma loja de artesanatos em Lima pra lá de legal
- MATE: Museo Mario Testino de Lima, o endereço da arte e da fotografia
- 5 programas essenciais em Lima
Sobrando tempo na sua programação, há vários passeios diferentes em Lima como tours de bicicleta por Miraflores, voos de parapente e aulas de gastronomia.
Veja também:
Lima combina com?
Lima é a porta de entrada às cultura inca e pré-inca. Como está praticamente no meio do país, ela combina com todas as cidades, como Cusco, Machu Picchu, Valle Sagrado, Arequipa, Puno e até com o norte do país como Trujillo e Chiclayo 😉
- Como ir de uma cidade a outra no Peru?
- Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru.
- Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?
Amei a dica do site e dos comentários!!
Obrigada, Evelyn!
Boa viagem!
Estou viajando para Lima dia 30 e fico até dia 09 quando retorno ao Brasil. Vou para um congresso e fico no bairro de mira flores no hotel White House Peru. Vou sozinha e estou perdida em como fazer para andar na cidade.
Vi o site de vocês e adorei! mas ainda estou receosa.
Por favor me deem algumas dicas, minha reserva de hotel foi feito pela Booking.com e vou via Aerolineas Argentinas.
Olá, Tania!
Veja como se locomover em Lima de táxi:
https://sundaycooks.com/tecnicas-de-negociacao-de-taxi-em-lima/
Boa viagem 🙂
Estou viajando para Lima dia 30 e fico até dia 09 quando retorno ao Brasil. Vou para um congresso e fico no bairro de mira flores no hotel White House Peru. Vou sozinha e estou perdida em como fazer para andar na cidade.
Olá, Tania!
Veja como se locomover em Lima de táxi:
https://sundaycooks.com/tecnicas-de-negociacao-de-taxi-em-lima/
Boa viagem 🙂
Adorei! Informações super valiosas.
Muito obrigada, Maria.
Se precisar de ajuda, é só chamar 😉
Oi Natalie, adorei as suas dicas de Lima. Vamos no dia 24/12 a noite.
O que você recomenda fazer no dia 25/12?
Fica tudo fechado como em Buenos Aires e Europa?
Vamos para ICA/Paracas no dia 27/12. Acha que vale mais a pena ir no dia 25?
Desde já agradeço
Oi, Marcello.
Eu acredito que tudo deva fechar, sim, como na maioria das cidades turísticas.
Você poderia tentar reservar um brunch ou um almoço especial de natal em algum hotel bacana com o Pullman de San Isidro ou o Hotel B em Barranco