Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de três dias em Lima com todos os posts e dicas que publicamos sobre a cidade.
Calma, calma, ainda temos muita informação para escrever sobre outros destinos mais ao sul do Peru.
Este roteiro compila as principais atrações de Lima, nossas dicas de restaurantes e hotéis, bem como informações sobre transporte e compras na cidade.
Onde ficar em Lima
Dicas de hospedagem e informações sobre quais são os melhores bairros para se hospedar, você encontra nesses posts bem detalhados:
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo
- Ofertas de hotéis em Lima
Roteiro de três dias em Lima no Peru
Ao chegar em Lima, duas dúvidas surgirão rapidamente: uma sobre qual moeda levar e a outra sobre como se locomover na cidade. Mas não se preocupe, todas as dicas estão aqui.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Veja nossas dicas sobre moeda local:
Como o transporte público em Lima não é muito eficiente, o ideal é utilizar os táxis (que são bem baratinhos) como explicamos abaixo:
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Dia 1 – Centro histórico de Lima e arredores
Check-in feito, é hora de começar a conhecer a cidade.
Centro Histórico
Comece seu dia visitando o centro histórico de Lima. Ele já sofreu muito com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções clássicas coloniais estão sendo, aos poucos, restauradas enquanto o policiamento na região é reforçado.
A bela Plaza de Armas deve ser seu ponto de partida. Conheça com calma o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima – exemplos marcantes do barroco peruano – e o Palácio do Governo, sempre cercado por militares.
De lá, siga para o Museu Bodega y Quadra que conta a história da cidade desde suas ruínas mais antigas até os objetos de famílias tradicionais encontrados por ali.
À direita da Plaza de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e pontos mais diferentes e curiosos do centro de Lima: a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, onde se encontram grandes catacumbas cobertas por ossadas.
- Palácio Episcopal e Catedral de Lima
- A Bela Plaza de Armas de Lima
- O novo Museu Bodega y Quadra de Lima
Os museus interessantes da região
Em um dos prédios históricos do centro de Lima fica o interessante museu do Banco Central de Reserva del Perú. Seu acervo traz um resumo da história da arte no país, passando por peças arqueológicas dos períodos incas e pré-incas até pinturas do século XIX e XX.
Só o prédio e o jardim que envolve o museu MALI já valem a visita. Com uma proposta interessante que mescla salas com obras bem contemporâneas e acervos arqueológicos, o museu é o endereço certo para grandes exposições temporárias.
Mercados de Lima
Uma visita à capital peruana não está completa sem uma passadinha pelos tradicionais mercados da cidade. Com pouco tempo disponível, sugiro uma visita ao Mercado de Surquillo, prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos. No mercado você encontrará uma variedade incrível de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.
Depois de um longo dia, a dica é descansar e aproveitar um dos principais atrativos de Lima: a boa gastronomia. Se você gosta desse assunto ou quer conhecer os melhores restaurantes da cidade, leve o post abaixo na bagagem e divirta-se provando cada novo sabor.
Dia 2 – Ruínas pré-incas, Museu Larco e Miraflores
Museu Larco
Um roteiro por Lima não estaria completo sem uma visita ao Museu Larco, considerado um dos mais importantes acervos do país. São mais de 3 mil anos de história peruana retratados através de diversos tipos de objetos arqueológicos.
Querendo aprofundar-se no tema arqueologia, siga para o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú que fica próximo ao Museu Larco.
Aceita uma sugestão de lugar incrível para almoçar? A fome deve aparecer depois dessa chuva de informações históricas, então pegue um táxi até o restaurante El Mercado, um dos nossos endereços favoritos na cidade.
Assim você estará pronto para visitar Miraflores e as outras ruínas dessa região.
Ruínas pré-incas
Entre San Isidro e Miraflores ficam dois endereços muito interessantes para quem quer conhecer mais sobre a cultura pré-inca e as ruínas históricas de Lima: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.
Os passeios são complementares e mostram aspectos de diferentes culturas, suas arquitetura e organização social.
- Sítios Arqueológicos de Lima: Huaca Pucllana, Huallamarca e Pachacámac
- Pachacámac, perto de Lima, por que não recomendamos o passeio
Para terminar o dia, nada melhor do que aproveitar o pôr do sol de frente para o mar no Parque do Amor, todo inspirado nas obras de Gaudí.
Ao lado do parque fica um dos shoppings mais bonitos da cidade e endereço favorito de muitos turistas: o Shopping Larcomar.
Na hora do jantar é só escolher uma sugestão da nossa lista de testados e aprovados.
Dia 3 – Barranco, Museu Oro, Tour de Bike e gastronomia
Você pode começar seu último dia na cidade visitando o Museu Oro, um pouco mais afastado do burburinho da região de San Isidro e Miraflores, e de lá seguir até o renovado e descolado bairro de Barranco.
Uma visita ao MATE e uma volta pelos bares, restaurantes e lojas do bairro Barranco também não poderiam ficar de fora desse roteiro, pois é nessa região que está o melhor da vida boêmia limenha, além das lojas mais descoladas da cidade.
É lá também que fica o Hotel B, um hotel com um conceito “arte-boutique” onde é possível, mesmo que você não seja hóspede, curtir um bom drink em meio a belas obras de artistas locais e renomados.
- Dédalo: uma loja de artesanatos em Lima pra lá de legal
- MATE: Museo Mario Testino de Lima, o endereço da arte e da fotografia
- 5 programas essenciais em Lima
Sobrando tempo na sua programação, há vários passeios diferentes em Lima como tours de bicicleta por Miraflores, voos de parapente e aulas de gastronomia.
Veja também:
Lima combina com?
Lima é a porta de entrada às cultura inca e pré-inca. Como está praticamente no meio do país, ela combina com todas as cidades, como Cusco, Machu Picchu, Valle Sagrado, Arequipa, Puno e até com o norte do país como Trujillo e Chiclayo 😉
- Como ir de uma cidade a outra no Peru?
- Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru.
- Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?
Gente, demais esse roteiro! Vai combinar certinho com o que estou planejando pra fazer em setembro. Aliás, estou dando uma olhada nas passagens, e achei por R$ 1.400,00 (já com o trecho Lima-Cusco incluído). Pra época (setembro) e com essa crise/alta do dólar, é um preço razoável? Ou dá pra esperar mais um pouco pra comprar?
Oi Cristiane. Que bom 🙂 Esse preço está bom, pois nós pagamos 550 dólares nesse mesmo trecho em 2011 em uma pequena promoção. Se vc quiser esperar, compre com no máximo 3 meses de antecedência, pois é uma época em que as passagens ainda estão boas.
Obrigada pela resposta, Fred. Acabei esperando mais um pouco e me dei bem. Semana passada fechei por menos de 1200 reais =) Agora é só aproveitar o resto das dicas pra planejar o resto da viagem!
Que bom, Cristiane 😀 Boa viagem!
A duas semanas paguei R$ 1154 nesse trecho para junho. Vale a pena esperar um pouco, pois sempre da uma descida. A avianca aumenta o preço cerca de 32 dias antes da data, então dá pra esperar para comprar com uns 40 dias de antecedência esse trecho. Lembrando que atualmente domingo, quarta e sexta são os dias baratos para Avianca nesse trecho
Uma professora de turismo da USP que conhecemos nos disse que a praxe do mercado é aumentar os preços 75 dias antes da viagem. Ou seja, é interessante comprar antes disso. Claro que promoções podem aparecer no meio do caminho, mas pra quem quer comprar adiantado sem se preocupar muito, essa é uma boa dica 🙂
E obrigado pela dica também, Andrew. Quando viajei à Europa a primeira vez eu fiquei monitorando os preços e notei que no meio da semana o mesmo trecho para as mesmas datas saía mais barato.
Ah, e às segundas, as reservas que não foram confirmadas voltam ao sistema, e daí pode-se conseguir bons preços também.
Boa tarde pessoal! Por favor, poderiam me ajudar a montar um roteiro para Lima em 2,5 ? Estou meio perdido com tantas opções. Será que compensa pagar um city tour?
Bom vou chegar em Lima dia 08 de Julho às 11hs e retorno para o Brasil dia 10 de julho as 21hs.
Nesse período eu consigo fazer um roteiro legal para conhecer os principais pontos?
Não pretendemos perder muito tempo com compras.
Muito obrigado!
Oi, Fabiano.
Todas as nossas dicas de roteiro em Lima estão nesse post. Escolha as atrações que mais chamarem sua atenção e aproveite 🙂
ola,gostaria de uma ajuda de vs.
Quanto vcs acham que devo levar em dolares ou reais para 8 dias no peru?(lima e cusco). Digo, apenas para gastos diarios,sem hotel ou passeios em cusco.
outra pergunta :é realmente poossivel trocar reais no aeroporto?
obrigado
Oi, Rafael.
Você já viu nosso post sobre qual moeda levar para o Peru?
Na caixa de comentários você também encontra dicas fresquinhas e relatos de outros leitores que acabaram de voltar de viagem 😉
https://sundaycooks.com/qual-moeda-levar-para-o-peru/
Olá, boa noite. Estamos indo para Lima e Cusco no final de julho. Já li bastante os seus posts sobre Machu Pitchu, o que foi fundamental na compra do trem e acesso ao parque. Valeu!
Quanto a Lima, onde vamos passar 3 dias, gostaria de saber se tem um citytour (tipo “hop on hop off”) e se vale a pena fazê-lo?
Hélder,
Existe uma linha de ônibus turístico daquela empresa que opera passeios no mundo todo: City Sightseeing –> https://www.city-sightseeing.com/tours/peru/lima.htm
Não sei dizer se vale a pena ou não, porque não fizemos esse tipo de passeio quando visitamos a cidade.
Oi Hélder.
Olha, até deve ter algum hop on hop off (não lembro de ter visto nenhum), mas não acho que valha a pena, pois em 3 dias você consegue passear por toda a cidade pagando quase nada de táxi 🙂
Vale a pena um city tour, estilo City Sightseeing?
Natalia,
Existe uma linha de ônibus turístico daquela empresa que opera passeios no mundo todo: City Sightseeing –> https://www.city-sightseeing.com/tours/peru/lima.htm
Não sei dizer se vale a pena ou não, porque não fizemos esse tipo de passeio quando visitamos a cidade.
Acabei de voltar de Lima e amei! Vale muito a pena ir e ficar mais de 3 dias gente, quem puder…fiquei 4 dias e queria mais. Recomendo muito o passeio no centro histórico, é lindo! Não pode deixar de ir tb no Museu Larco, no bairro Barranco (e passar no museu MATE, do Mario Testino). Não ir domingo no bairro, pois os bares e algumas lojinhas ficam fechados! Ficar em Miraflores, pois é mais fácil o acesso a tudo. Fiquei próximo à Huaca Pucllana e recomendo tanto o passeio por lá, quanto a estadia na Casa 260, numa região mais residencial e tranquila, uma delicia!! Restaurantes ótimos!!! (mas não fui no Central recomendadissimo, pois não consegui reserva, e o Astrid e Gaston achei bem qualquer nota, não vale a pena, aliás, vale a pena pq o lugar é lindo, mas é só). Não trocar dinheiro no aeroporto, só o necessário, o cambio d elá é pessimo, me dei mal. Obrigada por todas as dicas daqui queridos, ajudou muito minha viagem!!! Quem quiser saber mais estou à disposição, e tá tudo fresquinho na cabeça pq acabei de voltar de uma viagem de 11 dias. beijos!
ola Tati,
vou ficar de 8 a 11 de setembro em Lima depois parto pra Cusco.
voçe fez o tour de taxi? contratou algum guia?
e em Cusco como foi sua logistica? vou ficar de 11 a 18 DE SETEMBRO.
agradeço desde ja . [email protected]
Obrigado pelas dicas, Tati 🙂
Oi Taty! Estou indo para o Peru dia 12 de setembro e de lá, dia 14 para Cusco. Fico até o dia 17. O que vc me fala sobre o mal de altitude de Cusco?
Ola Tati Azzi, estou indo ao Peru no fim de novembro. Vou ficar 4 dias em Lima e 4 dias em Cusco. Quanto você levou em reais nestes 11 dias? Js paguei meu hotel e o trem para machu Picchu.
Obrigada
Fiquei em Lima por 3 dias (padrão né)
Fiquei no Hostel Kaclla pertinho do Larcomar (uns 10 minutos no modo lesma)
Como estávamos no modo economia andamos bastante como El Metropolitano (um corredor que corta um pedaço da cidade de sul a norte/norte sul).
Andávamos uns 15 minutos do nosso hotel até a estação 28 de Julio.
Lá se compra o cartão que em Junho era 4,50 soles e a passagem acho que custava cerca de 3 soles
Nele pode ser ir ao Parque da Reserva (estação estadio nacional) e ao centro histórico (Jiron de la Union).
Achei bem seguro (como todos os lugares que andamos) e o povo é até bem educado lá dentro. Dificilmente vai se conseguir sentar, mas não chega a ser aquele aperto que não dá respirar (apenas no horário de pico).
O centro histórico é realmente muito bonito e bem cuidado achei demais o show da troca da guarda e a variedade de nacionalidades que tinha lá, só fiquei triste de não tirar a foto com os guardas.
A brisa da Beira Mar é algo espetacular e é o que mais sinto saudade do clima perfeito para um Paulistano, nem calor, nem frio.
O Larcomar realmente é algo para turistas, é lindo mas tudo lá é inflacionado.
O Larco é um museu extremamente bonito e bem organizado, mas recomendo muito, muito, muito um guia, pois fica algumas lacunas que ouvi um guia explicar, mas como estava de penetra na turma, não fiquei muito tempo.
Obrigado pelas dicas, Andrew 🙂
Neste mês de setembro estive no Peru, e agradeço as dicas do Sunday Cooks! Fiquei 3 dias em Lima e tentei aproveitar o máximo possível. Deixo algumas dicas, talvez redundantes:
1. Realmente trocar dinheiro no aeroporto não vale a pena, uma diferença cambial muito grande, melhor trocar na cidade ou até no shopping Lacomar.
2. Não se iluda com os balcões de táxi que ficam logo no desembarque internacional, acabei pagando caro, pois fico sempre no receio inicial de uma nova cidade. Paguei $ 106 soles em um táxi, que era executivo, até Miraflores. Para ter ideia, a volta com um táxi credenciado do hotel foi $ 50 soles, fora do portão de desembarque você encontra outros táxis comuns. Mas vale sempre o cuidado.
3. Fiquei hospedado no Ibis, não tem como errar, segue o padrão. Muito perto do Lacomar.
4. Museu Larco Herrera é sensacional, diferente do Museu de Oro, que é muito caro, longe e pouca orientação interna para uma visita sem guia.
5. Vale muito a pena ir a noite no Circuito Mágica das Águas.
6. Huaca Pucllana é muito legal para conhecer a cultura pré Inca, já tem guia incluso.
7. Convento de São Francisco e Catacumbas vale a pena conhecer.
8. Plaza das Armas é belíssima.
9. Ponte dos Suspiros é muito fraca, não vi nada de vantagem no bairro do Barranco.
Para curtir a gastronomia indico os seguintes restaurantes:
1. Brujas de Cachiche;
2. La Rosa Náutica;
3. La Mar Cebicheria;
4. Popular ( Lacomar).
Para quem for estudante, leve sua carteira, pois em alguns locais você pode utilizar de meia entrada.
Lima é sensacional.
Obrigado pelas dicas, fiz bom uso delas.
Obrigado pelo relato, Victor! Que bom que ajudamos você 😀
Obrigada sundaycooks pelas dicas, acabei seguindo um pouco desse roteiro em Lima e deu super certo. Miraflores e a plaza de armas são lindíssimos, trocar dólar e real nas ruas com os homens de coletes credenciados é super fácil e o câmbio vale mais a pena do que no aeroporto. Realmente os táxis em Lima são velhos, porém, alguns se salvam rs e são super baratos, pegamos ônibus um dia e foi uma experiência não muito boa, estava lotado, descemos no meio do caminho e pegamos um táxi rs. Os restaurantes são ótimos, lembro de alguns como, Punto azul, Rosa Náutica e Popular, e para lanches adorei o Lá lucha e o Bembos. Começar a planejar uma viagem pro Peru foi difícil, mas vcs me ajudaram bastante e chegando lá foi td tranquilo.
Obrigado, Leandra 😀 Que bom que sua viagem foi ótima!
Oi Fred tudo jóia, estou indo a o Peru próxima semana, a questão foi que meu tempo em Lima é bem enxuto. Tenho apenas 1 tarde e 1 dia completo. Tem algum roteiro como sugestão? O que seria indispensável? Antecipadamente te agradeço.
Oi Fred. Olha, Museu Larco, centro histórico e Huaca Pucllana são os principais. Depois vc pode adicionar algumas das sugestões do roteiro no tempo que sobrar 😉